Por que Deus proibiu eunucos de entrar na Sua assembleia?

Clique aqui e ouça o áudio. Medite, Compartilhe, cumprindo o IDE de Jesus. 

No livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 8, versos de 26 a 40 lemos uma belíssima história sagrada, de um eunuco, tesoureiro da rainha Candace da Etiópia, que viajou milhares de quilômetros para vir a Jerusalém para adorar ao Deus de Israel, YHWH, nunca jamais uma trindade, que é um deus pagão, mas, talvez por ser um eunuco, não foi bem recebido pelos judeus e voltava desconsolado para sua terra.

Mas Deus, conhece os sinceros, os verdadeiros adoradores e providenciou Felipe, para pregar a ele a verdade sobre o Deus verdadeiro a quem ele buscava e ao seu divino filho Jesus, em cujo nome ele foi batizado, jamais no nome do deus pagão, trindade.

No site Defendendo a Fé Cristã, lemos uma bela explicação sobre “Por que Deus proibiu eunucos de entrar na Sua assembleia”:

“Qualquer que tenha os testículos esmagados ou tenha amputado o membro viril, não poderá entrar na assembleia do Senhor.” (Deuteronômio 23:1)

Um dos motivos para que os eunucos não entrassem nestas assembleias (do santuário) é que Deus não queria que o povo israelita se assemelhasse às nações idólatras que costumavam praticar a castração intencional para demonstrar devoção ao seu deus. Deus tem aversão pela mutilação do corpo humano, (como fazem os penitentes).

Mas Deus não os exclui da salvação ou da casa de oração: “Pois assim diz o Senhor: ‘Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança, a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.’” (Isaías 56:4-5).

Jesus faz referência a três tipos de eunucos:

“Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite.” (Mateus 19:12)

Além dos eunucos que já nasceram com esse tipo de problema e os que foram castrados por outros homens, Jesus fala sobre um outro tipo de eunuco: aquele que praticava o celibato para se dedicar exclusivamente à vida religiosa, ao Reino dos Céus.

Jesus está dizendo que aqueles que, livremente, optarem pelo celibato devem abster-se de atividade sexual. Em Mateus 19:1-12, Jesus fala também sobre o matrimônio, deixando claro que cada um foi chamado para algo diferente, uns para o celibato e outros para o matrimônio (se reproduzindo e dando continuidade ao projeto de Deus). Tanto os celibatários quanto os casados são importantes para o Reino e Jesus deixou isso bem claro.

O comentário da Bíblia Diario Vivir  (ESP) diz: “Alguns têm certas limitações físicas que lhes impedem de casar-se, enquanto que outros não se casam porque em seu caso particular podem servir melhor a Deus como solteiros. Paulo fala disto em 1 Coríntios 7.”

Mas infelizmente nem todos compreendem as Suas palavras. É como próprio Senhor Jesus disse: “Quem puder aceitar isso, aceite.”

Fonte: https://defendendoafecrista.wordpress.com/2017/06/26/por-que-deus-proibiu-eunucos-de-entrar-na-sua-assembleia/

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »