Congregar para Comunhão com os Irmãos e para Adorar ao Deus de Jesus é bíblico?

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25.

Aqui, o escritor do livro de Hebreus nos aconselha a não deixar de congregar.

Quando congregamos, revemos nossos irmãos de fé, nos congratulamos, nos alegramos no Senhor, às vezes também choramos juntos, oramos juntos, estudamos juntos a Palavra de Deus, testemunhamos, nos fortalecemos juntos, adoramos juntos ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo (Efésios 1:17) e em Seu nome (Colossenses 3:17).

De um modo especial nos últimos anos, desencantados com o sistema religioso, muitos passaram a não mais congregar – embora muitos se tenham tornados escravos de líderes religiosos pela internet – alegando que cada pessoa é a igreja de Deus e não é.

Que ensinou o Filho de Deus quando aqui esteve? “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus 18:20.

Veja que Jesus falou de 2 ou 3. Logo, igreja não é uma pessoa.

Em https://voltemosaoevangelho.com/ lemos que “A palavra grega ekklesia, geralmente traduzida por “igreja”, é uma combinação das palavras chamar e fora. Contudo, os dicionários gregos acadêmicos não dão a definição de “os chamados para fora” para a palavra ekklesia, porque ela não está sendo usada dessa maneira no Novo Testamento. Embora seja teologicamente verdadeiro que cristãos tenham sido chamados para fora do mundo pecaminoso para ser a igreja, essa verdade não é derivada da palavra ekklesia.

A Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã traz a seguinte definição para igreja:

“No NT, “igreja” traduz a palavra grega ekkl?sia. No grego secular, ekkl?sia designava uma assembléia pública, e este significado ainda foi mantido no NT (At 19.32, 39, 41). No AT hebraico a palavra qahal designa a assembléia do povo de Deus (e.g. Dt 10,4; 23.2-3; 31.30; Sl 22.23), e a LXX, a tradução grega do AT, traduz esta palavra por ekkl?sia e synag?g?, igualmente. Até mesmo no NT, ekkl?sia pode significa a assembléia dos israelitas (At 7.38; Hb 2.12); mas, à parte destas exceções, a palavra ekkl?sia no NT designa a igreja cristã, tanto local (e.g. Mt 18.17; At 15.41; Rm 16.16; 1 Co 4.17; 7.17; 14.33; Cl 4.15) quanto universal (e.g. Mt 16.18; At 20.28; 1 Co 12.28; 15.9; Ef 1.22).

É interessante notar que algumas das pessoas que enfatizam o “chamados para fora” são também contra a reunião dos crentes em um prédio para cultuar a Deus. Contudo, como o uso do termo ekkl?sia mostra, a igreja é uma assembléia (ou seja, uma reunião) e a igreja em Atos se reunia sim em locais fechados para cultuar a Deus, orar e ouvir a Palavra”.

Portanto, meus irmãos, ainda que fora do sistema religioso oficialmente estabelecido, envolvido com o ecumenismo (onde a base é a crença na trindade, no batismo em seu nome, na imortalidade da alma, na guarda do domingo, na cobrança de dízimos, etc. nos) congreguemos sim, para adorar ao Deus e Pai de Jesus, para ofertar com alegria conforme proposto no coração, e para crescermos na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo que em breve voltará.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »