Header
Header
Header
Header
Header

A EXCLUSÃO SUMÁRIA DE MEMBROS DA IASD QUE RESOLVERAM ADORAR SÓ AO DEUS ÚNICO É “CULTURA INTOLERANTE E RADICAL” – Opinião do leitor

março 29th, 2013 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

…, 28/março/2013.

Estimado Paulo Pinto, bom dia.

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer-lhe que tenho por você e sua família, grande admiração e respeito, sinto-me honrado em te-los como amigos, e sei que Deus é por todos vocês, e isso é o bastante.
Olha, somente agora, depois de tanto tempo já passado, porque o tempo não espera, tive oportunidade de ler sua defesa http://adventistas.com/marco2004/defesa_paulo.htm, da época da comissão que determinou sua exclusão do rol de membros da IASD. Li tudo, inclusive a apresentação resumida, em slides coloridos. Achei brilhante todo o conteúdo. Sem dúvida os argumentos são maravilhosos. Infelizmente, pessoas dirigentes religiosas, quase sempre são muito radicais. No mundo religioso, há pouco ou quase nenhum espaço para interpretações diferentes daquela que está estabelecida, e por isso a intolerância religiosa sempre foi um grande problema para a humanidade impiedosa. E você acabou sendo vítima de uma grande injustiça, mas olha, tem males que pode vir para o bem, então voce acabou por se libertar de interpretações que voce permaneceu preso intelectualmente por 41 anos. Se houvesse mais tolerancia para interpretações diferenciadas, é provável que haveria mais amor e mais compaixão entre a humanidade. Entre os judeus, apesar de tudo, havia diferentes correntes de interpretação das escrituras, como os fariseus que criam na ressurreição, saduceus que não criam na ressurreição, essênios que defendiam uma espécie e ascetismo, e outros movimentos mais voltados para a política da libertação de Israel através da espada na guerra. Mas na hora de adorar a Deus, todos estavam juntos no templo, ou nas sinagogas. É dito popularmente que onde há 10 judeus reunidos, existem 11 interpretações diferentes de certos textos das escrituras. Na IASD falta essa tolerância para interpretações diferenciadas de certos assuntos, considerados muito polêmicos. Esse é um cuidado que todos os religiosos precisariam redobrar, para não acabar na histórica intolerância religiosa. Se considerarmos o ponto de vista dos pastores que participaram daquela comissão que analisou, ou não analisou, seus motivos, e o que fazer diante da situação, então vejo que a decisão de excluí-lo do rol de membros foi fruto de uma cultura intolerante e radical, que certamente ficou cega quanto a posição que deveria ter adotado. Não tenho dúvida de que a IASD de juazeiro foi quem perdeu um membro da sua qualidade, não somente um membro, mas todos os membros do núcleo de sua família, pois isso atingiu sua esposa e filhos, que tem no curriculum um lista enorme de serviços prestados a instituição adventista, principalmente em Juazeiro e região. Sim foi um grande injustiça, e eu, mesmo não sendo membro da IASD desde 95, sentir no coração um pouco de revolta por essa injustiça contra vocês cometida.

Sei que no fundo do coração fica aquela mágoa,( porque voce sempre amou a IASD), que insiste em permanecer, por causa de um certo grau de trauma, que inconscientemente nos pertruba. Mas hoje, passada aquela turbulência na vida de vocês, digo-lhes que façam como Jesus fez na cruz, ao ser crucificado pelos romanos, “Pai, perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem” . Então meu prezado Paulo Pinto, digo a voce que procure PERDOAR AQUELES QUE ACHARAM QUE TE FAZIAM O MAL, se é que voce ainda não perdoou completamente. Então coloque no seu coração e no coração de sua esposa e filhos, esse perdão completo e absoluto, para que vocês fiquem melhores ainda mais do que voces sempre foram na suas vidas.

Gostaria de agradecer pelo livro que voce me postou ( Eu e o Pai somos Um ), e os outros links sobre o assunto do Espírito Santo. Li e achei excelentes os argumentos. O Autor é bem coerente e profundo. Mas minhas idéias a esse respeito são mais flexíveis. Eu no momento não consigo ver essa questão do Espírito Santo com essa gravidade toda. Para mim, a IASD está errada ao impor uma interpretação única e fechada sobre esse tema, deveria abrir espaço para outras interpretações, desde que não radicalizasse com nenhum ponto de vista absolutamente fechado, ao ponto de excluir e perder membros somente por entender diferente, já que trata-se de um tema bastante polêmico, em razão da própria escritura haver sido traduzida em nossa linguagem, (graças a Deus por termos várias traduções, privilégio que pouquíssimas gerações tiveram), e o termo Espírito possuir uma abrangência muito grande de significados, o que contribui para a polêmica, tanto que todos nós passamos muitos anos lendo esses textos nas escrituras sobre esse tema, mas somente há pouco essa discussão ganhou mais força. O problema todo gira em torno de se Espírito Santo é uma 3ª pessoa ou não. Historicamente, entre os evangélicos quem mais abordou esse assunto foi o movimento das Testemunhas de Jeová, e as publicações da sociedade torres de vigília, editora de propriedade deles, que sempre defenderam que o Espírito Santo é a” força ativa de Deus”, e não uma 3a pessoa.
Mas ao passo que voce me respondeu abaixo: ESTIMADO IRMÃO GILVATE,
GRAÇA E PAZ.

NO EPISÓDIO DE Mat. 12:31 a 32 VEMOS JESUS EXPULSANDO DEMÔNIOS PELO PODER DO ESPÍRITO DE DEUS (O ESPÍRITO SANTO – PODER, GRAÇA, GLÓRIA, VIRTUDE DE DEUS – DERRAMADO PELO PAI SOBRE JESUS – “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração”, Lucas 4:18,
EM CUMPRIMENTO DO PROFETIZADO POR ISAIAS:
“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”; Isaías 61:1)

Mas em sua defesa, e também em outro momento que falamos sobre esse assunto, e também em vários textos que já li, foi dito que o Espírito Santo é o próprio Jesus, despido de sua humanidade após ter ascendido ao céu, que voltou em espírito para cumprir sua promessa: ” eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos ” . Então observe que esse é um assunto de não fácil entendimento, para nós gentios brasileiros, pois em tese não seria necessário Jesus voltar desencarnado para poder estar conosco todos os dias. De lá de cima mesmo Ele poderia nos acompanhar, e observar e nos ajudar, já que Ele é onipresente, e tem a sua disposição grandíssima quantidade de seres celestiais a suas ordens e disposição, e pode nos ouvir a qualquer momento em oração, mesmo em pensamentos. Mas nos texto de Isaías 61:1 acima mencionado, Jesus foi ungido com esse mesmo Espírito Santo.

Ora, se de fato é verdade que o Espírito Santo mencionado nas escrituras após o pentecostes trata-se do próprio Jesus, despido de seu corpo humano adotado ao nascer de Maria, então é uma pessoa em Espírito, não uma terceira, mas a 2º pessoa da divindade no sentido latu sensu, o filho do Deus único. Então segue-se que para os que interpretam que seria uma 3a pessoa, o erro consistiria somente de não ser uma terceira pessoa, mas do próprio Jesus, portanto não deixa de de ser alguém. Por isso no presente momento não vejo gravidade alguém interpretar o Espírito Santo como uma 3a pessoa, pois que diferença vai fazer na prática. Ora se o Espírito Santo de fato é o próprio Jesus, segue-se não se tratar de idolatria, nem de transgressão do 1o mandamento. Para mim o pecado vai estar na discriminação e falta de amor deflagrado uns contra os outros, pela intolerância , apenas para impor como absolutamente verdadeira uma interpretação de um assunto tão complexo como este.

No momento, para mim, o mais importante é aceitar Jesus como o Messias, enviado pelo Pai, designado especificamente para cuidar da espiação dos pecados da humanidade, condução dos serem humanos ao Reino de Deus, destruição do reino de Satanás, julgamento e execução de todos os pecadores, incluindo os anjos que pecaram, e depois entrega e sujeição a Deus de todas as coisas, incluindo Ele mesmo como filho especial. Os judeus ortodoxos, que ainda hoje insistem em não aceitar Jesus como o Messias, apesar de alguns ainda crerem no Deus único, estarão perdidos por não aceitarem seu Messias. Mas no caso dos cristãos que imaginam que o Espírito Santo seja uma terceira pessoa, caso de fato estejam enganados por tratar-se do próprio Jesus em Espírito, não ve jo nenhuma idolatria, pois nesse caso seria uma pessoa sim, mas o próprio Jesus, melhor ainda, tratar-se do nosso comandante que teve essa experiência incrível, de se transformar em embrião, passar por criança, adolescente, fazer necessidades fisiológicas, trabalhar como carpiteiro, pegando peso, cobrindo casas em Israel, ver bem de perto todas essas mazelas humanas, ser sacrificado em espiação substituta dos pecadores, ressuscitar, ascender ao céu sem nave espacial, e depois voltar em espírito e ser confundido como se fosse outro ser. Ora, descobrindo trata-se de fato do próprio Jesus, melhor ainda é o sentimento que precismos ter por Ele.

Interessante que eu, que tive formação católica e depois adventista, nunca tive nenhuma dúvida de que Deus o Pai sempre foi o único Deus, e que Jesus, nosso Messias, sempre foi o filho especial de Deus, mas nunca me preocupei em especular quando Ele surgiu, antes de se tornar homem na terra. Mas quanto ao Espírito Santo, eu sempre achei de difícil entendimento sobre o que seja, mas também nunca fechei a cabeça para novos entendimentos.

Forte abraço, Que as bençãos do Eterno Deus permaneça com você e sua família.

Cordialmente,

ESTIMADO IRMÃO …, MUITO OBRIGADO POR SUAS PALAVRAS AMÁVEIS E SOLIDÁRIAS AO SEU AMIGO VELHO E IRMÃO E FAMÍLIA.
JÁ PERDOAMOS TODOS OS AMADOS IRMÃOS QUE VOTARAM ENGANADOS PARA MINHA EXCLUSÃO, BEM COMO AOS PASTORES QUE
OS LEVARAM A PRATICAR TAL ATO.
OS AMO DE CORAÇÃO E DESEJO VER TODOS ARREPENDIDOS E SALVOS NA ETERNIDADE ADORANDO AO DEUS ÚNICO E AO SEU DIVINO FILHO E NOSSO SALVADOR.
DESDE 16 DE MARÇO DE 2004, VIVO COM MINHA FAMÍLIA COMO SERVOS DEUS, ADVENTISTAS BEREANOS DO 7o. DIA, AOS PÉS DE CRISTO, PARTILHANDO DA FÉ DOS FÉIS SERVOS DE DEUS DE TODOS OS TEMPOS, VIVENDO A BENDTITA ESPERANÇA DO BREVE ADVENTO DE CRISTO, NOSSO SALVADOR.
QUANTO AO PRECIOSO ESPIRITO SANTO DE DEUS, INFORMO QUE A CRENÇA EM UMA TRINDADE É GRAVE POR FERIR AOS 2 1os. MANDAMENTOS DO DECÁLOGO. CUMPRE EXIGÊNCIAS DO ECUMENISMO (VEJA O LIVRO “E HAVERÁ UM SÓ REBANHO”, (procure deus trino) AQUILO QUE O PAPA ATUAL CHAMA DE GRANDE IRMANDADE, INCLUINDO CATÓLICOS E PROTESTANTES QUE ADORAM A TRINDADE E OUTROS DOGMAS CATÓLICOS) DO VATICANO. LOGO LHE ESCREVO MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO.
PAULO PINTO
www.pacostapinto.com.br

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta