Davi um homem segundo o coração de Deus

“já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração…” 1 Samuel 13:14

No livro Davi: Um Homem Segundo o Coração de Deus / Charles R. Swindoll; traduzido por Neyd Siqueira. – São Paulo: Mundo Cristão, 1998

Lemos “V u l n e r á v e l … M as u m H o m e m d e Deus. Muitos são os exemplos de grandes homens de Deus na Bíblia, mas apenas um foi considerado “um homem segundo o coração de Deus”. Porém… • Será que este homem foi perfeito? • Será que ele foi imune ao pecado? • Em todos os momentos de sua vida, ele teria andado nos caminhos do Senhor, obedecendo-o e agindo segundo a vontade de Deus? Davi. Pastor, salmista e rei.

Ele surgiu como um simples e ingênuo apascentador de ovelhas — e segue pela atribulada, espiritual, humana e gloriosa trajetória de seus dias aqui na terra. É assim que Deus trabalha na vida daqueles que lhe pertencem: Um ninguém que ninguém notou foi transformado no exemplo de maior rei de todos os tempos.

“As verdades não mudaram, mas é preciso que a poeira seja removida delas, para que possam ser vistas à luz de onde vivemos hoje”.

Deus nem sempre escolhe indivíduos brilhantes, de aparência elegante e bem sucedidos para levar adiante seus projetos e realizar sua obra. Não. Muitas vezes ele escolhe o mais humilde ou o mais anônimo entre os homens, como fez com Davi. Deus olhou para um pastorzinho, espiritual e obediente, que lá nas colinas de Belém guardava as ovelhas do pai, e disse: “Este é o homem”. O Senhor está buscando homens e mulheres em cujos corações haja o sincero desejo de segui-lo e fazer sua vontade acima de qualquer outra coisa no mundo. Davi foi em muitos aspectos um homem extraordinário. Mas isso não quer dizer que nunca tenha desagradado a Deus ou não tenha sido injusto em algum momento de sua vida. Ocorreu com ele tudo o que geralmente acontece na vida das pessoas comuns. Ele foi arrastado por paixões destrutivas, abalado por problemas familiares e pela tragédia pessoal, e motivado por conveniências políticas. Como, então, um indivíduo tão humano poderia ser descrito como “um homem segundo o coração de Deus ”? O segredo de Davi está na maneira como ele consagrou sua vida totalmente ao Senhor e em sua capacidade de descer ao pó do arrependimento e da humilhação, e pedir perdão a Deus. Dedicação não significa perfeição: apesar de todas as dificuldades e erros cometidos, Davi viveu uma vida extraordinária de fé.

Davi foi um ótimo guerreiro e diplomata habilidoso, mas foi um pai omisso na educação dos filhos. Seu pulso para com eles é fraco”.

Dois gestos de muita grandeza me tocam muito na vida de Davi 1) quando seu filho Absalão criou uma revolta contra ele, Davi pediu aos seus generais que “E o rei deu ordem a Joabe, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os capitães acerca de Absalão. 2 Samuel 18:5).

2) Quando soube que seu filho tinha morrido na guerra que ele mesmo causou onde morreram mais de 20 mil pessoas, “Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” 2 Samuel 18:33
Deus nos faça uma pessoa segundo o Seu Coração.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »