SÁBADO, SANTO DIA DO SENHOR

https://www.youtube.com/shorts/ujkTlsrMR9M

 

As igrejas que se desviaram da verdade menosprezam as ordens de Deus e agem como se todas as Leis do Eterno fossem uma só. Chamam tudo de Lei de Moisés, dentro de um mesmo cesto e falam que isso já passou, não sendo mais obrigatório para o povo de Deus.

  1. Leis Morais

Descrição: Relacionam-se com o certo e o errado, com base no caráter de Deus. São universais e atemporais.

Exemplo: Os Dez Mandamentos (Êxodo 20).

Aplicação: ETERNAS, válidas para cristãos, pois expressam princípios éticos permanentes.

  1. 2. Leis Cerimoniais (ou Rituais) TEMPORÁRIAS, TIPOLÓGICAS, SOMBRAS DE REALIDADES FUTURAS.

Descrição: Relacionam-se ao culto, aos rituais religiosos, ao templo, sacrifícios e pureza.

Exemplo: Leis sobre sacrifícios (Levítico 1–7), festas judaicas.

Aplicação: No cristianismo, essas leis são consideradas cumpridas em Jesus Cristo e, portanto, não mais obrigatórias.

  1. Leis Civis (ou Judiciais)

Descrição: Regras que regulavam a vida social, econômica e política da nação de Israel.

Exemplo: Leis sobre propriedade, …

As leis que ficaram fora da Arca da Aliança, por ordem de Deus eram diferentes das que ficaram dentro da arca (estas, as MORAIS eram eternas). Entre as que ficaram fora da Arca, tudo que fosse de ordem moral ou de saúde (o homem é o mesmo daquela época, portanto, validando a diferença entre alimentos puros e impuros, bons para a saúde ou a ela prejudiciais), entende-se que estão válidos para os crentes de qualquer época. A Lei do Dízimo era aplicada aos agricultores e pecuaristas, sempre em alimentos do campo, animal ou vegetal e para 1) Sustentar o sacerdócio levítico (que acabou na cruz) e para fazer justiça social a cada 3 anos, para órfãos, viúvas e estrangeiros – que não pagavam dízimo. Outras categorias na sociedade, professores, artesãos, ….não pagavam dízimo. Na Nova aliança, todos devem ofertar generosamente, alegres, conforme as posses, sem % definido, conforme proposto no coração, pois Deus ama a quem dá com alegria.  “Coloquem este livro da lei ao lado da arca da aliança do SENHOR, o seu Deus, onde ficará como testemunha contra vocês”. Deuteronômio 31:26 NVI.

“Nada havia na arca, senão as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera, junto a Horebe, quando o Senhor, fez um pacto com os filhos de Israel, ao sairem eles da terra do Egito”. I Reis 8:9.

PERCEBE A DIFERENÇA ENTRE O TEMPORAL E O ETERNO? É  isso que as igrejas deixaram de ver e ensinar para sua própria perdição, como o autor do vídeo acima, que joga Sábado, alimentos,…tudo no mesmo cesto e lança fora.

COMO E PORQUE GUARDAR O SÁBADO https://www.youtube.com/watch?v=vfBC7GwTk0Q

 

Louvo a Deus e engrandeço o seu nome, pela luz que ele tem dado ultimamente a  queridos irmãos da CCB, sobre o dia de guarda dos servos do eterno e único Deus.

 

 

Esses sábados cerimoniais, da LEI CERIMONIAL, cumpriram-se em Cristo.

O Sábado semanal, jamais, parte da LEI MORAL, a que ficou dentro da Arca da Aliança, escrita em tábuas de pedra, símbolo de grande duração, de eternidade, pois, até nos novos céus e na nova terra, serão guardados.

“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.

²³ E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor”.

 

Isaías 66:22,23

O descanso do Sábado foi instituído e primeiramente adotado pelo Eterno e único Deus, YHWH, no Jardim do Éden, cerca de dois e meio milênios antes da nação de Israel, quando foi confirmado no Decálogo, em tábuas de pedra e postas dentro da Arca da Aliança.

“Os “tipos” de sábados

  1. Semanal – Sétimo dia
  2. Sábados dentro das Festas* (santa convocação, nenhuma obra fareis, descanso solene)
  3. Anual – Sétimo Ano

Os sábados que ocorriam durante o período das Festas são esses 7:

  1. O 1º dia dos Pães Ázimos (início) – 15º dia do 1º mês (Lv 23.6-8)
  2. O 7º dia dos Pães Ázimos (final) – 21º dia do 1º mês (Lv 23.8,11)
  3. O Dia de Pentecostes – 6º dia do 3º mês (Lv 23.24,25)
  4. O Dia do Toque das Trombetas – 10º dia do 7º mês (Lv 23.16,21)
  5. O Dia da Expiação – 10º dia do 7º mês (Lv 23.29-31)
  6. O 1º Dia da Festa do Tabernáculos (início) – 15º dia do 7º mês (Lv 23.34,35)
  7. O 7º Dia da Festa dos Tabernáculos (final) – 22º dia do 7º mês (Lv 23.36) “

 

“Festas. Ou, “ocasiões determinadas”, incluindo o sábado semanal (v. 3). Andrews Study Bible.

Santas convocações (ARA; NVI: “vocês proclamarão”).

Sábado do descanso solene. A tradução não imprime a força suficiente que tem o original hebraico. As variantes da tradução aparecem como um “sábado de completo repouso”, ”um sábado perfeito”, “um sábado de descanso solene”. O sábado é diferente de todas as outras festas e santas convocações (ver v. 37, 38), pois ele se originou na criação (Gn 2:1-3), enquanto as festa anuais e os “sábados” tiveram sua origem com a nação judaica. O sábado do sétimo dia “foi estabelecido por causa do homem” (Mc 2:27) e, por isso, é um compromisso do homem para sempre. As festas anuais foram feitas para os judeus e cumpriram seu propósito quando o tipo encontrou o antítipo, na cruz de Cristo (Cl 2:16, 17). O sábado do sétimo dia está incorporado à lei de Deus, os dez mandamentos,  Sua constituição para a humanidade. Pelo fato de ter sido criada antes que o pecado entrasse no mundo, a lei permanecerá depois que o pecado não mais existir (Is 66:22, 23). Por outro lado, as festas anuais judaicas eram apenas temporais, locais e de aplicação cerimonial, adequadas às condições da Palestina [tempos de colheita determinados pelas estações do ano], e não para serem aplicadas ao mundo todo. … Todas essas festas serviam a um propósito, e foram adaptadas às condições dos judeus enquanto vivessem na Palestina, antes da vinda do Messias. Todas elas cessaram, mas o sábado do sétimo dia permanece. … Ele [Cristo] acrescentou: “de sorte que o Filho do Homem é SENHOR também do sábado” (Mc 2:28). É o dia que pertence ao Senhor. Ninguém o pode falsificar, pois não tem o direito de fazê-lo. É o “santo dia do SENHOR”. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 869”.

https://reavivadosporsuapalavra.org/2019/02/02/levitico-23-comentarios-selecionados/

 

“Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.  Colossenses 2:16,17

 

Esses Sábados aqui citados pelo apóstolo Paulo não podem ser os sábados semanais, pois, ele mesmo continuou a guardá-los após a morte de Cristo, por toda a sua vida. https://sabado.org/blog/2010/01/10/paulo-e-o-sabado/  (ver neste link os textos bíblicos)

Em Romanos 7:7, Paulo pergunta e responde sobre a validade da Santa Lei de Deus, isso, após o cumprimento das Leis Cerimoniais.

Que diremos, então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! Todavia, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei; na realidade, eu não saberia o que é cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice”.  O DECÁLOGO É VÁLIDO POR TODA A ETERNIDADE.

Vejamos Gálatas 4:10: “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos”.

“Dias – Os dias aqui mencionados são sem dúvida os dias dos festivais judaicos. Eles tiveram vários dias de tais observâncias e, além dos especificados no Antigo Testamento, os judeus haviam acrescentado muitos outros como dias comemorativos da destruição e reconstrução do templo e de outros eventos importantes em sua história. Não é uma interpretação justa disso supor que o apóstolo se refira ao sábado, propriamente chamado, pois isso fazia parte do decálogo; e foi observado pelo próprio Salvador, e também pelos apóstolos. É uma interpretação justa aplicá-la a todos aqueles dias que não são ordenados a serem santificados nas Escrituras; e, portanto, a passagem é aplicável à observância dos dias dos santos e dos dias em homenagem a eventos particulares da história sagrada, bem como aos dias observados pelos gálatas. Existe uma servidão real na observância dos inúmeros festivais e jejuns na comunhão papal e em algumas igrejas protestantes, como houve na observância dos dias no calendário eclesiástico judaico e, por qualquer coisa que eu possa ver, tais observâncias são tão inconsistentes agora com a liberdade do evangelho quanto no tempo de Paulo. Devemos observar como estações do tempo santo o que pode ser provado que Deus nos ordenou, e não mais.

 

 

E meses – Os festivais da lua nova, mantidos pelos judeus. Números 10:10 ; Números 28: 11-14 . Neste festival, além do sacrifício diário, dois novilhos, um carneiro e sete ovelhas de um ano de idade foram oferecidos em sacrifício. O aparecimento da lua nova foi anunciado pelo som de trombetas. Veja Jahn, Archae. 352

 

E horários – horários declarados; festivais retornando periodicamente, como a Páscoa, a Festa de Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos. Veja Jahn, Archae . indivíduo. 3. 346-360.

E anos – O ano sabático, ou o ano do jubileu. Veja Jahn como acima.

 

Concluindo

70 Razões para se Guardar o Sábado

  1. Porque foi escrito pelo próprio dedo de Deus. Gênesis 31:18
  2. Porque o Sábado foi abençoado por Deus. Gênesis 2:3 (+ descanso e santificação)
  3. Porque todas as coisas foram feitas por Deus. João 1:3
  4. O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado. Marcos 2:27
  5. Porque Deus determinou que nos lembrássemos do Sábado para santificá-lo. Êxodo 20:8-10
  6. Porque o Sábado é o sinal do poder criador de Deus. Êxodo 20:11
  7. Porque o Sábado já existia antes das leis serem dadas no Monte Sinai. Êxodo 16:4, 22, 23, 27-29
  8. Porque o nome do Senhor permanece para sempre. Salmos 135:13
  9. Porque a obra da criação deverá para sempre ser lembrada. Salmos 111:2-4
  10. Porque o Sábado é um sinal entre Deus e o homem. Ezequiel 20:12, 20
  11. O Sábado será um sinal para sempre. Êxodo 31:17
  12. Porque até os remidos lembrarão o divino poder Criador. Apocalipse 4:11
  13. Porque na nova terra iremos adorar a Deus todos os dias especialmente no Sábado. Isaías 66:22-23
  14. Porque Deus deve ser verdadeiramente adorado. João 4:16
  15. Porque Jesus deu o exemplo de observância do Sábado. Lucas 4:16 (na igreja); Gênesis 2:3 (descanso)
  16. Jesus fazia atos de misericórdia no Sábado. Mateus 12:12
  17. Porque o dia da preparação seria no sexto dia. Lucas 23:54; Êxodo 16:22,23
  18. Porque o filho do homem é Senhor até do Sábado. Mateus 12:8
  19. É lícito fazer o bem no sábado. Lucas 6:9
  20. Jesus fazia milagres no sábado. João 9:16
  21. Porque o Sábado é o dia que antecede imediatamente ao primeiro dia da semana logo ele é o sétimo dia. Mateus 28:1; Êxodo 20:10
  22. Os seguidores de Cristo repousaram no Sábado depois da crucificação. Lucas 23:56
  23. Paulo e Barnabé foram à sinagoga no dia de Sábado. Atos 13:14
  24. Os judeus e gentios reuniam-se na sinagoga nos dias de Sábado. Atos 13:42
  25. O Sábado é o dia de oração. Atos 16:13
  26. São João foi arrebatado em espírito no dia do Senhor. Apocalipse 1:10
  27. Não podemos desviar-nos do Sábado. Isaías 58:13
  28. Cristo não veio destruir a lei. Mateus 5:17
  29. Porque a lei é eterna. Mateus 5:18
  30. Porque não podemos quebrar os mandamentos. Mateus 5:19
  31. Porque o homem cuidará em mudar a lei. Daniel 7:25
  32. Somos servos de Deus por isso devemos obedecê-Lo. Romanos 6:16
  33. Porque se guardamos outro dia não estamos de acordo com Cristo e sim com os homens. Mateus 15:9
  34. Se temos certeza quem é Deus porque não segui-Lo? I Reis 18:21
  35. Porque as escrituras não podem ser mudadas. Daniel 6:8
  36. Deus é o autor da lei. Êxodo 20:3
  37. Porque o 4º mandamento mostra autoridade do domínio do autor da lei. Êxodo 20:8-11
  38. Serão salvos os que guardam os mandamentos e tem a fé de Jesus. Apocalipse 14:12
  39. Porque Satanás está tentando o povo a não guardar os mandamentos. Apocalipse 12:17
  40. Porque o sábado foi feito. Marcos 2:27
  41. Cristo guardou o sábado. João 15:10
  42. Devemos andar como Cristo andou. I João 2:6, 5:3; I Pedro 2:21; João 13:15-17, 15:10
  43. Porque Cristo é o mesmo. Hebreus 13-8
  44. Serão castigados os que não guardam o sábado. Jeremias 17:27
  45. Deus fica irado quando profanamos o sábado. Neemias 13:17-18
  46. A lei de Deus é verdadeira. Neemias 9:13-14
  47. Bem aventurado é o homem que se guarda de profanar o sábado. Isaías 56:1,2,6,7
  48. Deus nos envia uma mensagem com relação ao sábado. Isaías 58:13-14
  49. Muitos ensinadores profanam a lei. Ezequiel 22:26
  50. Deus está enviando uma mensagem ao mundo para desviar o homem do culto falso para o culto verdadeiro. Apocalipse 14:7-10
  51. Deus apresentou razões para que o povo de Israel guardasse o sábado. Deuteronômio 5:15
  52. A nossa fé em Deus não anula a lei. Romanos 3:31
  53. Os que amam a lei terão paz. Salmos 119:165
  54. Deus dá uma garantia aos que observam os seus mandamentos. Isaías 48:18
  55. Quem obedece ao Senhor tem bom entendimento. Salmos 111:10
  56. Bem aventurado o homem que tem prazer na lei do Senhor. Salmo 1:1,2; Romanos 7:22
  57. Os mandamentos de Deus não são pesados. I João 5:3
  58. Quem não guarda os mandamentos é mentiroso. I João 2:4
  59. Deus considera bem aventurado o que anda no caminho do Senhor. Salmo 119:1
  60. Porque a lei é imutável. João 3:16; I Coríntios 15:3; Eclesiastes 12:13-14
  61. Porque a lei é santa, justa e boa. Romanos 7:12
  62. Porque a guarda da lei é uma prova de amor para com Jesus. João 14:15; 15:10; I João 2:5, 5:2
  63. Porque se guardamos todos e tropeçamos em um só nos tornamos culpado de todos. Tiago 2:10-12.
  64. Porque o apóstolo Paulo pregava na sinagoga no sábado. Atos 18:4
  65. Porque o sábado hoje é válido. I João 2:7
  66. Porque Deus não muda. Malaquias 3:6
  67. Porque é o sinal de Deus com o seu povo (sinal = selo de Deus, ver Romanos 4:11). Ezequiel 20:12
  68. Porque é o sinal dos que terão a vida eterna. Mateus 19:16-19
  69. Porque o Sábado foi feito por Deus. Êxodo 31:18
  70. Porque Jesus salvará OS OBEDIENTES. Hebreus 5:9

Fonte: Jornal Órion – julho 2007 – ARJS. https://setimodia.wordpress.com/2011/08/17/70-razoes-para-se-guardar-o-sabado/

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »