RESPONDENDO A UM LEITOR QUE INSISTE EM DEFENDER OS ERROS DE SUA IGREJA

PREZADO IRMÃO,
SE DESEJA CONTINUAR DEFENDENDO SUA IGREJA APÓSTATA, TEM TODO O DIREITO, MAS A PARTIR DE HOJE, DESTE COMENTÁRIO, NÃO GOSTARIA MAIS DE PERDER TEMPO COM VOCÊ.
FICAREI APENAS ORANDO A DEUS, PEDINDO-LHE QUE TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊ E DE CADA UM DE NÓS.
VOCÊ ESCREVEU:
1. “E junto com a medalha o papa recebeu um livro com as crenças adventistas. Segundo o editor, o presente não era uma homenagem ao papa mas sim um pequeno testemunho sobre a mensagem adventista”.
RESPONDO: ANALISE SE É O QUE VOCÊ ALEGA:
2. “Imagens o problema é quando há adoração”.
O IRMÃO CONHECE O 2o. MANDAMENTO DO DECÁLOGO?
JÁ O LEU?
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.

Êxodo 20:4-6.
QUANTAS ORDENS DO DEUS ÚNICO E VERDADEIRO, O DEUS DE JESUS (JOÃO 17:3 – CRISTO NA TERRA EM PESSOA; NA CRUZ, MAT. 27:46, JOÃO 20:17, APÓS A RESSURREIÇÃO; APOC. 3:11 E 12, CRISTO JÁ GLORIFICADO)ESTÃO NESTE MANDAMENTO? 1A: NÃO FÁRÁS; 2A. NÃO AS ADORARÁS OU NÃO TE ENCURVARÁS A ELAS…. PERCEBE???????
3.”Trindade ou Deus único. O tema é controverso há bons argumentos dos dois lados. Em Gênesis 1:1 Deus é descrito no plural e o plural no hebraico é mais de dois. Para ser plural deve ser a partir de 03 pessoas. Duas pessoas é dual”.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO, ANTES DE ESCREVER ALGO.
4. “DOMINGOS ESPECIAIS, DIAS INESQUECÍVEIS” São programas evangelísticos nos cultos de domingo à noite.
5. “PARTICIPA DO ECUMENISMO. Não há nada de concreto apenas boatos. Devemos nos aproximar das denominações para alcançá-los. Cuidado com os julgamentos precipitados”.
ACHA QUE NÃO. LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
6. “MUTIRÃO DE NATAL, e tantas outras formas de ajuda através da ASA”.
VOCÊ JÁ LEU SOBRE O NATAL?
SABE QUE 25 DE DEZEMBRO NÃO É O DIA DO NATAL DE CRISTO?
25.12 É UM DIA PAGÃO, DO dEUS SOL,… UMA FESTA PAGÂ?
ACHA CERTO, A IGREJA QUE DIZ SER A ÚNICA VERDADEIRA, FESTEJAR, COMEMORAR, UMA FESTA PAGÃ, ATENDENDO AO PACTO DE AMIZADE FEITO COM A ICAR EM 2.000? É CERTO TAL ATITUDE, LEVANDO MILHÕES À RUÍNA, SOB A O DISFARCE DE QUE ESTÁ AJUDANDO PESSOAS? AJUDA MESMO? QUEM É QUE DÁ AS CESTAS BÁSICAS, A iasd OU A POPULAÇÃO EXTERNA NA iasd????? QUEM É QUE, DE FATO, ESTÁ AJUDANDO???????????
VEJA NO SITE DO VATICANO A ORIGEM DA PARCERIA.


LEIA TODA A MATÉRIA DO DISCURSO DO PAPA E VEJA LÍDERES DE SUA IGREJA APÓSTATA, REVERENCIANDO O PAPA NA POLÔNIA – IGREJA DA “SANTÍSSIMA” trindade – E ATENDENDO À SUAS ORDENS. ERA PARA OS ADVENTISTAS ESTAREM LÁ??????????????? QUE COMUNHÃO QUER A “LUZ” COM AS TREVAS? ACHA CERTO???? É ISSO QUE VOCÊ QUER??? QUER MESMO SACRIFICAR A SUA VIDA NA ETERNIDADE???? EU DECIDI A 10 ANOS, DESDE 16.3.2004, DEPOIS DE 41 ANOS SENDO ENGANADO, A SERVIR A CRISTO EM LIBERDADE. VIVENDO E, MORRENDO CADA DIA, COM ELE, PARA ELE!!!!!

VEJA ESPECIALMENTE ESSAS PALAVRAS DO PAPA: “Neste momento, gostaria de mencionar: a assinatura, no ano 2000, feita também neste templo pela Igreja católica romana e pelas Igrejas associadas no Conselho Ecuménico Polaco, da declaração do reconhecimento recíproco da validez do baptismo; a instituição da Comissão para o Diálogo, da Conferência Episcopal Polaca e do Conselho Ecuménico Polaco, à qual pertencem os Bispos católicos e os Chefes de outras Igrejas; a instituição das comissões bilaterais para o diálogo teológico entre católicos e ortodoxos, luteranos, membros da Igreja nacional polaca, mariavitas e adventistas; a publicação da tradução ecuménica do Novo Testamento e do Livro dos Salmos; a iniciativa chamada “Obra natalícia de ajuda às Crianças”, na qual colaboram as organizações caritativas das Igrejas: católica, ortodoxa e evangélica”.

PERCEBE ONDE A iasd SE METEU?
QUAL É ORDEM DE CRISTO?
“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei”; 2 Coríntios 6:17.

SE A iasd NÃO SÓ TOCOU, MAS SE EMPORCALHOU COM O PAPADO, QUAL A CONSEQUÊNCIA?
SER VOMITADO DA BOCA DE CRISTO E DE DEUS!!!!!!!!!
ENTENDE QUAL É A NOSSA LUTA DO POVO BEREANO, COMO OS PROFETAS DO VELHO E DO NOVO TESTAMENTO FIZERAM?
VOCÊ ESCREVEU: “Vc está julgando errado. O único que tem a capacidade de julgar é Deus. Ele conhece os motivos. Vc está querendo tomar o lugar que pertence a Deus?”.
COM TUDO QUE TENHO LHE MOSTRADO NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA UNIVERSAL, AINDA PODE DIZER ISSO, SINCERAMENTE????????
O QUE CRISTO AFIRMOU DE FORMA LAPIDAR?
“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. Mateus 7:20.
ANALISE TAMBÉM:
ANALISE, INVESTIGUE PROFUNDAMENTE, POIS A VERDADE NÃO PERDE NADA DE SUA ESSÊNCIA, PELA INVESTIGAÇÃO PROFUNDA!!!
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”, Deuteronômio 30:19
DECIDA-SE

VÍDEO DO PAPA CUMPRE PROFECIA (!?)

Doug Batchelor comenta Tony Palmer ao ele apresentar um clipe do papa Francisco apelando para que se unam à igreja católica. É recebido com entusiasmo por milhares de líderes protestantes. Legendado.…

OPINIÕES:
IRMÃO ENNIS MEIER (http://www.adventistas.ws):
Esse pregador tem um Ministério Independente muito conhecido nos US. Tem coisas interessantes e algumas coisas alarmitas.

Não fala mal de Ellen White e nem da Igreja Adventista, senão não vende mais nada !!!

União de religiões nunca vai haver. Vão haver coisas parecidas como o tratado de amizade com a Igreja Adventista.

A religião tornou-se meio de vida para dezenas de milhões e nunca vão se unir a um comando do Papa.
Lembre que o cristianismo não é o maior grupo religioso que existe.
Só Deus conhece o futuro, mas o diabo pode trabalhar para que seus planos se cumpram.

Como conhecer se um profeta é verdadeiro ? (Limitando-nos a poucos textos bíblicos)

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” I João 4:1.

Obviamente, o verdadeiro profeta sempre vai concordar com a Bíblia.

“Quanto ao profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta.” Jeremias 28:9.

A maioria das profecias de Ellen White são no condicional, e são profecias que o diabo pode fazer, como terremotos e guerras.
ESPECIALMENTE PROFECIAS SOBRE A APOSTASIA DA IGREJA ADVENTISTA, são previsões que o diabo pode trabalhar para que se cumpram. (à propósito, são as profecias de Ellen White que tem se cumprido)

IRMÃO PAULO PINTO:

AS RELIGIÕES, A EXEMPLO DA IASD, QUE JÁ SE ADAPTOU ÀS DOUTRINAS DA ICAR, PARA SER MAIS POPULAR, NÃO PROTESTAR MAIS CONTRA NADA, VIVER À SOMBRA DO VATICANO E USUFRUIR OS PRAZER TEMPORAIS E MUITA GRANA, DE FATO, NÃO DEVERÃO SE UNIR AO PAPADO SOB SUA CHEFIA TOTAL, POIS ISSO ACABARIA SUA FONTE DE GRANA.
CINICAMENTE DIALOGAM, ADAPTAM-SE ÀS SUAS NORMAS DITADAS PELO DRAGÃO, POR BAIXO DO PANO FAZEM CONCORRÊNCIA DESLEAL À BOCA PEQUENA, ENQUANTO BUSCAM MAIS ADEPTO$ PORQUE ISSO SIGNIFICA GRANA E MAIS GRANA!
O QUE NOS IMPRESSIONA É QUE ESSE PASTOR ASD, DE UM MINISTÉRIO INDEPENDENTE NOS EUA (AMAZING FACTS), PARECE SER CONTRA O PAPADO, ENQUANTO A IASD ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMA DESSE PODER ESPÚRIO, AINDA QUE APARENTEMENTE BOM E MANSO https://aodeusunico.com.br/?p=4493:
1. ASSINOU PACTO DE AMIZADE COM A ICAR NA POLÔNIA NO ANO 2000 NA POLÔNIA https://aodeusunico.com.br/?p=841; HÁ ANOS PRESENTEOU O PAPA COM UMA MEDALHA DE OURO.
2. INTRODUZIU IMAGENS DE ESCULTURA NA SEDE MUNDIAL DA IASD EM WASHINGTON D.C. http://arquivoxiasd.com/parte1.htm
3. MUDOU A DOUTRINA DO DEUS ÚNICO PARA A TRINDADE.
(ARQUIVO LENTO AO CARREGAR. VEJA A PÁGINA 32 EM DIANTE) 4. O DOMINGO DEIXOU DE SER O DIA DO DRAGÃO PARA SER “DOMINGOS ESPECIAIS, DIAS INESQUECÍVEIS” ; A IASD COMPROU OS DIREITOS AUTORAIS DO LIVRO BATISTA “CONFISSÕES DE UM NÔMADE”. http://tempodofim3.tripod.com/Confessions.htmhttp://tempodofim3.tripod.com/Confessions.htm
5. PARTICIPA DO ECUMENISMO DE MODO VELADO PARA NÃO ESPANTAR ALGUNS SINCEROS, MAS DE MODO CLARO PARA O MUNDO http://www.ncccusa.org/about/comcomfaithgroups.html
6. REALIZA MUTIRÃO DE NATAL COMO PARTE DO PACTO DE AMIZADE https://aodeusunico.com.br/?p=3082;

 ACORDA “LAODICEIA”!!!

 

A ATITUDE DE JESUS PARA COM AS MULHERES

MULHERES
Miguel Ángel Núñez
Sua vida na terra foi breve – somente 33 anos e meio. Seu ministério foi ainda mais breve – apenas três anos e meio. Mas ninguém, com sua vida e ensinamentos, impactou tanto a história de uma maneira tão intensa quanto Jesus. O que Ele ensinou e o que fez alterou o curso da história e dramaticamente mudou e continua mudando milhões de vidas ao redor do mundo. Seus ensinamentos têm afetado cada aspecto da vida – religião, educação, trabalho, ética, saúde, justiça social, desenvolvimento econômico e as muitas artes e ciências do viver humano.
Uma faceta da missão de Jesus que é menos conhecida, mas digna de ser recapitulada, é Sua atitude para com as mulheres. Isto é particularmente importante à luz de como o mundo na época de Jesus tratava as mulheres. Romanos e gregos, judeus e gentios, davam às mulheres nada mais que a segunda classe, como se elas fossem prestativas ferramentas em uma sociedade de domínio machista – cozinhar, dar à luz e criar as crianças e desempenhar qualquer função que lhes estivesse designada dentro das paredes de sua casa. Casos individuais de liderança e valentia se destacam em vários lugares, mas muitas mulheres estavam sob o domínio dos homens. Elas eram consideradas uma propriedade, transferida de pai para marido.
Em um mundo como aquele, Jesus veio e abriu novas perspectivas de igualdade e dignidade humanas. Ele se opôs às tradições e procurou direcionar os homens e as mulheres de volta ao plano original de Deus para a humanidade.
Este artigo revê brevemente a atitude de Jesus para com as mulheres em Seus ensinamentos e ministério que contrastou com as atitudes em relação à mulher no primeiro século da sociedade judaica.
A posição da mulher na sociedade judaica
As sinagogas do primeiro século mantêm registros somente de homens. Homens e meninos podiam entrar nas sinagogas para adorar, mas para as mulheres e meninas havia uma divisória separada onde era permitido que elas se sentassem.
Salvação. A tradição afirmava que as mulheres não tinham direito à salvação por seus próprios méritos. A única esperança de salvação era se unir a um devoto homem judeu. As prostitutas eram excluídas porque não tinham esse vínculo, e viúvas precisavam ter sido casadas com um judeu piedoso para ter esse privilégio.
Associação em público. Um homem era proibido de falar com uma mulher em lugares públicos. Um rabi deveria ignorar uma mulher em público, mesmo se ela pacientemente persistisse em busca de algum urgente conselho espiritual.
Responsabilidade pelo pecado. Em um enterro, as mulheres caminhavam à frente do caixão. Elas eram consideradas responsáveis pelo pecado e, por isso, encabeçavam a procissão, levando a culpa pelo que havia acontecido. Os homens, não se sentindo responsáveis, caminhavam atrás do corpo.
Impureza. As mulheres eram consideradas cerimonial e socialmente impuras durante seu período menstrual. Durante sua menstruação, elas eram isoladas. Até mesmo aos membros da família não era permitido chegar perto para não serem contaminados.
Gravidez como chave de valor. Aos olhos da sociedade, o valor de uma mulher estava vinculado a sua habilidade de dar à luz. A esterilidade era um estigma social terrível. A responsabilidade da mulher era dar à luz bebês do sexo masculino que perpetuariam, desta maneira, o nome do pai.
Divórcio. Era privilégio do homem iniciar um processo de divórcio, o qual ele podia exercer baseado em considerações que hoje parecem frívolas e dignas de riso.
Posição legal. A palavra de uma mulher, num tribunal, precisava ser confirmada pelo menos por três homens, de outro modo, não tinha valor.
Educação. Não era permitido à mulher entrar em uma sinagoga para estudar; era considerado perda de tempo.
Religião. Não era permitido que as mulheres se aproximassem do Lugar Sagrado no templo. Na época de Jesus, havia um pátio no templo para as mulheres, localizado fora dos recintos reservados para sacerdotes e outros homens, e uns 15 degraus abaixo, que indicava a posição subordinada da mulher.1
Uma revolução silenciosa
Jesus não começou uma revolução aberta contra o sistema que colocava as mulheres em uma posição subordinada. Todavia, Sua vida fez um manifesto. “Não encontramos em nenhuma de suas ações, seus sermões ou suas parábolas nenhuma depreciação referente às mulheres, tais como podemos facilmente encontrar em qualquer de seus contemporâneos.”2
Considere alguns exemplos de como Jesus relacionou-Se com as mulheres.
Jesus convidou as mulheres para serem Suas discípulas. Contrariando as expectativas contemporâneas, Jesus deu as boas-vindas às mulheres em seu círculo íntimo de discipulado (veja Lucas 8:1-3). Esta atitude contradisse as especulações rabínicas. As mulheres que seguiram a Cristo desprezaram os postulados da época. Elas se tornaram cuidadosas administradoras de seus recursos e apoiaram a missão de Cristo em momentos críticos (Lucas 8:13). “Uma coisa era as mulheres serem desobrigadas de aprender o Torah e proibidas de associar-se com um rabi, outra totalmente diferente era viajarem com um rabi e se responsabilizarem pelos assuntos financeiros.”3 Elas fizeram isso. Simplesmente revolucionário!
Jesus aceitou a hospitalidade das mulheres e ensinou-as. O mais importante exemplo é aquele da associação com Maria, Marta e Lázaro. O Mestre encontrou descanso e companheirismo na casa deles (Lucas 10:38-42). Enquanto um rabi judeu quase não olhava para uma mulher, Jesus não hesitou em falar com Maria e Marta em público ou em ensinar-lhes as grandes verdades sobre a morte e ressurreição (veja João 11).
Para Jesus, mulheres e homens eram igualmente importantes quando se tratava de ensinar sobre as boas-novas de Seu reino. Na época em que foi dito “é melhor queimar as palavras do Torah que confiá-las ao cuidado de uma mulher”,4 Jesus indicou que entre as escolhas abertas às mulheres, Maria “escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:42 – NVI). Desta forma, mostrou que a educação não era para ser um monopólio dos homens e que as mulheres também tinham o direito de aproveitarem as oportunidades para se educarem.
Outro exemplo da atitude diferente de Jesus para com as mulheres foi a revelação de Sua Missão a uma mulher. Na mais longa conversa registrada nos Evangelhos, Jesus revelou à mulher no poço samaritano (João 4:4-42) algumas das mais profundas doutrinas do reino: a natureza do pecado, o significado da verdadeira adoração, a disponibilidade de perdão para aqueles que se arrependem, a igualdade de todos os seres humanos independentemente de serem judeus ou samaritanos. Assim, em uma simples conversa no poço samaritano, Jesus rompeu dois preconceitos: de gênero e de raça.
Jesus reconheceu que à vista de Deus a família de Abraão inclui filhos e filhas. Ao curar a mulher incapacitada por 18 anos, Jesus colocou Suas mãos sobre ela e afetuosamente a definiu como “filha de Abraão” (Lucas 13:10-17). Por usar esta designação, Jesus advertiu em público que as mulheres seguramente, tanto quanto os homens, herdam os direitos prometidos a Abraão, e à vista de Deus não há nem homem nem mulher.
Em nenhuma parte da Bíblia está estabelecido que os homens têm vantagem sobre as mulheres em termos de acesso à salvação. Contrariamente às tradições rabínicas que ensinavam que as mulheres poderiam ser salvas somente pela união com um devoto homem judeu, Jesus convidou tanto homens quanto mulheres a se voltar para Deus e a aceitar o presente da salvação.
Em outro caso, a defesa e o perdão de Cristo a uma mulher pega em adultério revelaram que Sua definição de pecado e provisão para salvação estabelecia tratamento igual a todos. Quando alguns líderes religiosos trouxeram perante Ele uma mulher pega em adultério, Cristo a defendeu. Ele sabia que os líderes judeus, ao fazer a acusação contra a mulher, estavam, eles mesmos, violando as leis de Moisés. A lei levítica estipulava que ambos, homem e mulher, deviam ser submetidos a julgamento em tais casos (Levítico 20:10), mas os críticos de Jesus trouxeram apenas a mulher, e não os homens envolvidos no suposto ato. A lei também requeria pelo menos duas testemunhas (Deuteronômio 19:15), mas os fariseus não levaram nenhuma. A resposta de Cristo não somente deu à mulher acusada o benefício da lei, mas também mostrou aos presentes que Seu evangelho de perdão, baseado no arrependimento, estava aberto a todos. Assim Ele disse esta notável frase: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (João 8:7). Em outras palavras, Jesus disse aos homens: se vocês têm coragem de acusá-la, primeiro olhem para vocês mesmos em um espelho.
Jesus permitiu a uma mulher pecadora ungi-Lo. Quando Jesus foi convidado para uma festa na casa de Simão em Betânia, uma mulher conhecida no povoado por sua má reputação lançou-se aos pés de Jesus e o ungiu. Aqueles que estavam reunidos na festa, incluindo Seus discípulos, condenaram o incidente. Como era possível uma mulher pecadora tocar os pés do Messias, ungi-Lo e secar Seus pés com seus cabelos? Uma ofensa absoluta às tradições religiosas! Os que estavam ao redor de Jesus não podiam entender, muito menos aceitar, o ato de uma mulher ou a atitude de Jesus em permitir que ela fizesse o que fez. Mas Jesus disse que a mulher ao ungi-Lo fez uma bonita ação, mostrando às gerações futuras que, como ela, todos os pecadores podem ter a certeza da salvação ao ir até o Salvador e colocar sua vida a Seus pés, em rendição (Marcos 14:1-9; Lucas 7:36-50).
Jesus usou homens e mulheres para simbolizar os atos de resgate de Deus. Em Lucas 15, Jesus contou três parábolas para ilustrar a profunda e eterna verdade da procura de Deus pela humanidade perdida. Ao passo que as parábolas da ovelha perdida e do filho pródigo ilustram a procura de Deus através de figuras masculinas, do cuidado do pastor e o amante pai, a parábola da moeda perdida revela a procura de Deus através da cuidadosa e persistente missão de uma mulher que não sossegou até encontrar a moeda e regozijar-se com seus amigos (Lucas 15:8-10). Para os ouvidos legalistas daquela época isto deve ter soado herético.
Jesus dignificou as mulheres como primeiras testemunhas do maior evento da história humana – Sua ressurreição. As tradições rabínicas consideravam as mulheres como mentirosas por natureza. Conceito que advinha da reação de Sara ao ser dito que ela teria uma criança (Gênesis 18:9-15). No modo de pensar deles, a negação e o riso de Sara caracterizavam-se como uma mentira diante de Deus que sempre diz a verdade. Assim, por causa dela, todas as mulheres descendentes eram consideradas mentirosas.5 Nenhuma mulher era aceita como testemunha. Todavia, Jesus rejeitou esta perversa tradição e escolheu mulheres como as primeiras testemunhas de Sua ressurreição (Mateus 28:8-10), “constituindo-as não somente como as primeiras receptoras da mais importante mensagem do cristianismo mas as primeiras a proclamá-la”.6 Jesus reprovou os discípulos por não crerem no testemunho daquelas mulheres (Marcos 16:14) e desta maneira incentivou-os a rejeitarem os preconceitos do passado e caminharem à luz de Seu reino, no qual não há nem homem nem mulher.
Conclusão
No relato bíblico da vida de Cristo “as mulheres nunca são discriminadas”.7 Não há nada que respalde a visão cultural e religiosa da Sua época que via a mulher como inferior. Pelo contrário, “a atitude e a mensagem de Jesus significaram uma ruptura com a dominante visão mundial”.8
Jesus “não identificou as mulheres em harmonia com as normas do sistema patriarcal de seu tempo nem tomou parte no sistema como era, por definição, repressivo para as mulheres”.9 Abertamente mas sem fanfarra, Jesus proferiu um golpe mortal na praga da tradição que negava dignidade às mulheres. Através de Seu exemplo e ensino, Jesus reclamou para Seu novo reino as bênçãos de Sua criação original, a igualdade dos dois gêneros à vista de Deus.
Miguel Ángel Núñez (Ph.D., Universidade Adventista del Plata) leciona Teologia na Universidade União Peruana, onde também dirige o programa em Teologia e Psicologia Pastoral e Teologia e Filosofia. Núñez é autor de muitos artigos e de mais de 30 livros. Este trabalho está baseado em uma seção de seu livro Cristología: En las Huellas del Maestro (3ª ed., 2007). E-mail: [email protected]

Referências
1. Joachim Jeremias. Jerusalén en Tiempos de Jesús: Estudio Económico y Social del Mundo del Nuevo Testamento. Madrid: Cristiandad, 1977. p.97.
2. Marga Muñiz. Femenino Plural: Lãs Mujeres en la Exégesis Bíblica. Barcelona: Clie, 2000. p.183.
3. Alcion Westphal Wilson. “Los discípulos olvidados: La habilitación del amor vs. el amor al poder”, en Bienvenida a la mesap. Langley Park, Maryland: TEAMPress,1998. p.185.
4. Wilson. p.180.
5. Wilson. p.386.
6. Muñiz. p.187.
7. Leonardo Boff. El Rostro Materno de Dios: Ensayo Interdiciplinar sobre lo Femenino y sus Formas Religiosas. Madri: Paulinas, 1988. p. 83. (Em português: O Rosto Materno de Deus. 9ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003).
8. Boff. p. 84.
9. Muñiz. p.18.

FONTE: http://dialogue.adventist.org/articles/19_2_nunez_p.htm

O NASCIMENTO DE DEUS

A gestação de um Deus é processo que percorre um tempo de longa duração. Gestar um Deus é trabalho para dezenas de gerações, é esforço intelectual de sucessivas gerações. Mas, o que leva uma sociedade a gestar um novo Deus? A necessidade de um novo Deus se faz presente quando o Deus anterior dessa sociedade sucumbe paulatinamente à chegada de novos tempos. Para a sociedade cristã européia pós igreja cristã primitiva, os novos tempos chegaram quando ela considerou ser necessário afastar o Cristianismo católico em formação, da religião judaica. Todos sabem que o Cristianismo tem suas raízes fincadas no Judaísmo, que os cristãos são também herdeiros das promessas que o Deus Uno anterior fizera ao povo judeu na pessoa do patriarca Abraão. (Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Por ti serão benditos todos os clãs da terra. Gênesis 12:3) Porém, pouco a pouco, os novos cristãos foram se afastando das tradições judaicas – o sábado como dia sagrado, abstinência de alimentos impuros, proibição da veneração de imagens etc –, até que, finalmente, sentiram a urgência da gestação de um novo Deus, diferente do Deus Uno do povo israelita e que estivesse em melhor sintonia com as novas mentalidades aportadas ao Cristianismo.
Os novos cristãos, agora inimigos do primeiro Cristianismo de tradições judaicas, precisavam se desligar do Deus dos hebreus, Iahweh. Não estavam satisfeitos em apenas abandonar o sábado, as leis que proibiam o consumo de animais que Deus declarou imundos, a proibição da veneração de imagens, etc. Os novos cristãos, oriundos do paganismo, mesmo tendo criados novos ídolos para substituir os antigos e os introduzido dentro dos templos, ainda não se sentiam satisfeitos. Quebraram o Segundo Mandamento e começaram a fazer imagens de escultura; quebraram o Quarto e substituíram o sábado pelo domingo; dividiram outros e alteraram completamente a Lei do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Apesar das tantas alterações, não ainda não se deram por satisfeitos. Precisavam gestar um novo Deus, mais em sintonia com a nova realidade idolátrica. Eles não se sentiam confortáveis diante do antigo Deus Uno, que é uma repreensão contra a idolatria, assim com um servo do antigo também não se sente bem diante do novo Deus Triuno.

A gestação de um novo Deus para os cristãos começou a dar seus primeiros passos quando Constantino, um imperador romano pagão declarou admiração pelo Cristianismo, se aproximou dele e começou a usar os cristãos para os seus objetivos políticos. Não era saudável para o grande Império Romano ter sua população dividida entre seguidores de Cristo perseguidos e pagãos no pleno uso da liberdade religiosa. Para acabar com a crise religiosa pagãos versus cristãos, a estes foi estendida a liberdade religiosa no ano 313 pelo famoso Édito de Milão. Os cristãos, agora livres, começaram a gozar das benesses do Estado Romano Imperial juntamente com os pagãos. Como não eram mais perseguidos e ser cristão abria muitas portas e dava status, logo, o número deles aumentou e suplantou o de praticantes da antiga religião politeísta dos romanos. Sendo agora livres e se tornando maioria no Império, outro imperador, Teodósio, declarou o Cristianismo que se tornou católico romano, religião oficial do Império proibindo o exercício de qualquer outro culto religioso pelos cidadãos romanos. De repente, de perseguidos, os cristãos, agora, em sua maioria católicos romanos, passaram a perseguir o antigo inimigo pagão.

Constantino precisava dos cristãos unidos em torno de uma só crença, o que não acontecia em seu tempo, já que havia dois cristianismos, o católico e o ariano. Procurando promover a unidade dos cristãos, o Imperador convocou o famoso Concílio de Nicéia no ano 325, no qual as duas concepções cristãs entraram em choque. O Cristianismo católico que saiu vitorioso no embate, definiu a pessoa de Cristo de uma maneira que abriu as portas para que o dogma trinitariano desse os primeiros passos na estrada de sua longa gestação. De um Cristo Filho de Deus, segundo a Bíblia e Nicéia, a pessoa de Jesus foi ganhando exaltação até se tornar Deus como o Pai. De um espírito que procedia do Pai, segundo apenas a Bíblia, a natureza do espírito santo foi sendo modificada até que ele se tornou o Espírito Santo, igualmente tão Deus quanto o Pai. Para os novos cristãos convertidos do paganismo politeísta para o Cristianismo católico dos novos tempos, muitas vezes pela violência, agora como antes, apenas um Deus, o de Abraão, Isaque e Jacó, não era o bastante. Quem sabe três, fosse o ideal. O antigo inimigo pagão nunca foi derrotado completamente. Pelos antigos inimigos do Deus de Israel um novo Deus foi gestado. Esse novo Deus precisava receber uma identificação coerente com sua principal característica: a impessoalidade. Ele não poderia ser chamado de Pai, esse termo pertence ao Deus de Israel. Ele não poderia ser chamado de Filho, esse termo pertence ao Filho do Deus de Israel, Jesus Cristo. Ele também não poderia ser chamado de espírito santo, essa expressão pertence ao espírito do Deus dos Judeus. O novo Deus impessoal precisava de um nome que fosse capaz de transmitir a nova ideia do Deus gestado: um Deus em três pessoas. Trindade, eis o nome escolhido por Tertuliano, teólogo do Cristianismo católico para o novo Deus. Depois de séculos sendo gestado, os novos cristãos afastados do Verdadeiro puderam finalmente fazer sua declaração de adoração ao novo Deus: “Para nós há um só Deus (…) uma unidade de três pessoas coeternas Nisto Cremos, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, 1997, pág. 31 ”. Essa unidade impessoal de três pessoas coeternas chama-se Deus Triúno, ou, simplesmente, Trindade. Foi assim que nasceu o Deus do Cristianismo católico romano e que se tornou o Deus da maioria das igrejas cristãs parcialmente reformadas.

Declaração de crença no antigo Deus do povo judeu:

“Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” I Coríntios 8:5 e 6

Declaração de crença no novo Deus gestado pelo Cristianismo católico romano:

“Quem quer salvar-se, deve, antes de tudo, professar a fé católica (…) A fé católica consiste em venerar a um só Deus na Trindade, e a Trindade na unidade sem confundir as pessoas, nem separar as substâncias. (…) E nesta Trindade nada existe de anterior ou posterior, nada de maior ou menor; mas todas as três pessoas são coeternas e iguais, umas às outras; de sorte que, em tudo, como acima ficou dito, deve ser venerada a unidade na Trindade, e a Trindade na unidade. Quem quer portanto salvar-se, assim deve crer a respeito da Santíssima Trindade.” MARTINS, Frei Leopoldo Pires. Catecismo Romano. Petrópolis: Editora Vozes. 1951. p. 67 e 69

Elpídio da Cruz Silva

A FÉ DA MULHER CANANEIA – NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A FÉ DA MULHER CANANEIA

“E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”. JOÃO 8:32.
(OUÇA O ÁUDIO)
A mulher temente e obediente a Deus é uma grande bênção, um tesouro precioso de Deus.

No evangelho de Mateus, capítulo 15, versos de 11 a 28 lemos uma belíssima passagem das Escrituras sagradas relatando a passagem de Jesus por terras dos gentios, Tiro e Sidom, próximo ao mar Mediterrâneo. Saiu-lhe ao encontro uma mulher cananéia, clamando e dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Jesus, querendo ensinar uma lição aos seus discípulos e demais judeus próximos a ele, não lhe respondeu palavra. Seus discípulos, ao invés de acolherem a mulher desesperada, rogaram ao Mestre que a despedisse. Quanta discriminação e insensibilidade ao sofrimento humano!!! Jesus, querendo corrigir o tremendo erro dos judeus que consideravam os gentios como cachorros, e para provar a fé daquela mulher, disse: “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ou seja. Eu vim para atender o meu povo, os judeus, não aos gentios!!! Mas a mulher, sem desistir, mostrando grande humildade, se chegou, e o reverenciou, dizendo: Senhor, socorre-me! Ao que Cristo disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. Ele queria dar uma grande lição aos presentes.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Concluindo a colossal lição espiritual, lhe respondeu: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. Mateus 15:21-28. Louvado seja Deus!!!

Que outras Lições espirituais podemos tirar desse texto sagrado?

1. A VERDADEIRA FÉ É MUITAS VEZES ENCONTRADA ONDE MENOS SE ESPERA.

2.MUITAS VEZES A DESGRAÇA, A DOENÇA, OU ALGUM PROBLEMA REDUNDA EM BENEFÍCIO DO SOFREDOR.

No Salmo 119:71, o salmista diz: “Foi-me bom ter sido afligido, para que eu aprendesse as tuas leis”.

3. DEVEMOS TER COMPAIXÃO POR AQUELES QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR.

4. AO LER ESTA HISTÓRIA DEVERÍAMOS SER ESTIMULADOS A ORAR PELOS OUTROS.

5. A VERDADEIRA FÉ NÃO IMPÕE CONDIÇÕES PARA PODER CRER, E O VERDADEIRO CRISTÃO NÃO DÁ AS ORDENS A DEUS.

Pra você e pra mim, Deus olha com amor e nos diz: “Eu conheço as vossas lágrimas; Eu também chorei. Aqueles pesares demasiado profundos para serem desafogados em algum ouvido humano, Eu os conheço. Não penseis que estais perdidos e abandonados. Ainda que a vossa dor não encontre eco em nenhum coração da Terra: Olhai para Mim e vivei!”

FRONTE: http://sermaoesbocos.blogspot.com.br/2014/01/encontros-de-jesus-mulher-cananeia.html

NOVO BATISMO EM NOME DE JESUS – YESHUA HAMASHIACH – NO RIO SÃO FRANCISCO, PRÓXIMO AO LAGO DE SOBRADINHO – BA

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Fotos do Retiro Espiritual em Santa Rita e do Batismo.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 1 Pedro 2:9-13

Na tarde de 1 de março de 2014, perto do por do sol do santo dia do Senhor, foi ministrado na comunidade e de Santa Rita, nas águas do Rio São Francisco,  em nome do Senhor Jesus Cristo, ministrado pelo servo de Deus Paulo Pinto, o batismo de João Rangel, precioso servo do Deus único e verdadeiro.

O irmão João Rangel conheceu a mensagem adventista desde 1960, quando foi batizado no alto São Francisco, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na forma romana.

Foi muito atuante membro da iasd, tendo deixado a mesma por muitos anos por motivos pessoais, entretanto, nunca se esquecendo de Cristo.

Neste Retiro Espiritual, fez grande surpresa a todos os acampantes, quando ao dirigir a programação JB (Jovens Bereanos) anunciou que tinha se decidido a descer às águas batismais neste dia, selando sua fé com Cristo, em Seu nome, conforme está nas Escrituras Sagradas. Leia mais sobre BATISMO em https://aodeusunico.com.br/?s=batismo

 

PORQUE DEUS CONDENA A IDOLATRIA

IMAGENS

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eus condena a idolatria com toda a intensidade. Segundo O. S. Boyer, a idolatria é “adoração aos ídolos”. O Dr Hugo Schlesinger e o Pe Humberto Porto definem: “ ato de prestar a criatura, culto devido somente a Deus” as duas partes se unem numa única definição. Idolatria é a adoração da criatura. Sendo ela idealizada na projeção de um ídolo, uma imagem de escultura ou um ícone. A extensão do significado também inclui fotografias e desenhos, já a fotografia não era conhecida nos tempos bíblicos mas uma invenção moderna, uma imagem fotográfica ou desenhada num papel também pode ser uma forma de idolatria.

Mas porque DEUS condena as imagens e o fabrico de imagens para fins cultuais? Alguns tentam sofismar ou ensinar que não existe nada de mal em confeccionar imagens idolátricas de homens considerados “santos” para se prestar “homenagem”. Infelizmente os apologetas pro-idolatria são fracos na sua argumentação. A bíblia católica por exemplo diz: “ ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele prestarás culto” (Mateus 4:10 Bíblia dos Capuchinhos)

Na literatura católica no entanto testemunhamos esses textos em suas liturgias: “…Confirmação do culto do beato Duns Escoto” ou “…Culto a Nossa Senhora Aparecida”. Citando Porto e Schlesinger, eles definem que culto é o “ato de adoração ou homenagem a divindade”. Aqui está, uma resposta clara contra o catolicismo, seus escritores e padres afirmam que culto é prestado a divindade, e não a criaturas.

Deus proibiu os israelitas de confeccionarem imagens de esculturas, essa proibição se estendeu por toda bíblia, Antigo e novo Testamento.

Na antiga religião dos mistérios e nas próprias religiões pagas dos vizinhos de Israel, os ídolos ou os terafins eram consideradas como estatuas falantes, acreditava-se que seriam receptáculos de espíritos. As imagens não eram só para fins litúrgicos, eram consideradas como mediadoras dos deuses a serem cultuados e invocados. As imagens serviam como oráculos, elas eram consultadas, os iniciados nas religiões dos mistérios acreditavam que as estatuas e as imagens eram uma ponte ou uma porta de contato com os espíritos dos deuses. Eram consideradas como estatuas vivas e falantes. Esse tipo de ocultismo idolátrico se desenvolveu na Grécia, Caldéia, Egito e outros povos antigos. Em algumas religiões antigas, os terafins eram até mesmo receptáculos para receber espíritos desencarnados.

Geralmente os terafins são traduzidos da bíblia hebraica como ídolos. Na maioria das vezes eram ídolos de metal fundido, ou esculpidos em pedras, e tinham imagens de homens ou um amalgama entre animais e homens. Lemos em um livro que trata sobre o assunto as seguintes informações: “ A tradução do AT do hebraico para o grego, feita em Alexandria por volta de 200 AC, é conhecida como feita por setenta sábios, emprega alguns termos gregos para determinar o significado de terafim, a tradução desses termos gregos representa para nos os seguintes sentidos: 1) forma e semelhança de alguém. 2) esculturas no sentido de conter algo oculto ou simplesmente receptáculo” 3) luminoso, brilhante, semelhança. Os gregos conheciam muito bem a finalidade desses ídolos” (encontro com os deuses pág 151 e 152). Paulo conhecedor da cultura pagã da Grécia teve muito discernimento quando associou a idolatria ao culto aos demônios em I Corintios 8:1 a 10. porque ele sabia que havia uma manifestação sobrenatural enganadora na idolatria. Na concepção pagã o ídolo ou a imagem era o acesso para o contato com o mundo espiritual que o mundo denuncia como demoníaco. Agora vejamos como isso se encaixa com a revelação bíblia, em apocalipse 13 temos por exemplo a descrição da imagem da besta que ganha um espírito e se personifica ganhando movimento e comunicação. Desde gênesis até Apocalipse temos a exortação, a orientação para não associarmos o culto cristão com qualquer espécie de idolatria, e qualquer leitor da bíblia vai descobrir que não há sequer um único incentivo, ensino e orientação para se confeccionar imagens de pessoas, nem para fins litúrgicos e nem mesmo para fins didáticos, a advertência de João foi: “filhinhos guardai-vos dos ídolos” (I João 5:21) ele nunca orientou aos cristãos a confeccionarem imagens de João Batista, Tiago ou do próprio Cristo. aliás nenhum apostolo fez tal coisa, tudo isso é uma invenção posterior, sem qualquer nexo ou apoio das escrituras. Jesus não associou a adoração com a idolatria, mas definiu que quem quisesse adorar a Deus, teria como norma, como principio, adorá-lo em espírito e em verdade(João 4:24)

Alguns tentam justificar o uso de imagens apelando para a ordem divina para fazer uma serpente de metal para curar os israelitas das picadas das serpentes. (Números 21) mas nessa passagem,não era invocada a serpente, não era dirigida a ela qualquer liturgia ou qualquer pronuncia, era simplesmente para olhar para ela, e quando os israelistas a transformaram em um objeto de culto, DEUS mandou que ela fosse destruída(II Reis 18) outros apelam para o exemplo dos querubins da arca, mas descobrimos pelo contexto geral, que o povo não tinha acesso a arca, ela ficava no lugar mais santo, por isso mesmo não era acessível aos olhos do povo, a não ser em casos especiais, e os sacerdotes não se prostravam diante dos querubins, não invocavam eles como supostos “anjos da guarda”, os querubins da arca não tinham qualquer fim litúrgico, não eram invocados, não eram adorados, não eram reverenciados, não eram homenageados. Agarra-se a esses textos para provar algo que o texto não ensina é se desviar da verdade e enganar os outros. Sejamos sóbrios, a bíblia não defende o uso de imagens, não defende a idolatria, muito pelo contrario condena com muita veemência, porque a idolatria conduz o homem para a cegueira espiritual”.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

FONTE: http://judas3.blogspot.com.br/2010/09/porque-deus-condena-idolatria.html

 

 

POR SUA PRÓPRIA ADMISSÃO, A IASD TEM ESTADO NA VANGUARDA DO MOVIMENTO ECUMÊNICO (“a maior traição aos reformadores e Seus mártires através da história”)

Por sua própria admissão, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem estado na vanguarda do movimento ecumênico:

“Em 1926, muito antes de o ecumenismo estar em voga, o Comitê Executivo da Conferência Geral adotou uma declaração importante que agora faz parte da Política de Trabalho da Conferência Geral (075). Esta declaração tem implicações ecumênicas significativas. A preocupação da declaração era para o campo e as relações com outras missões “sociedades missionárias. ” No entanto, a declaração já foi ampliado para lidar com “organizações religiosas” em geral. Ela afirma que adventistas do sétimo dia ” reconhecem as agências que exaltam a Cristo diante dos homens como parte do plano divino para a evangelização do mundo, e . . . manter em alta estima os homens e mulheres de outras comunidades que estão engajados em ganhar almas para Cristo. ” Em relações da Igreja com outras igrejas , “cortesia cristã, franqueza e justiça” estão a prevalecer … ” (Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada de 1995, Art ” Ecumenismo “.)

Já em 1926, a Igreja Adventista do Sétimo Dia numa reversão de 180 graus, votou para reconhecer todas as igrejas cristãs e sociedades missionárias (incluindo os jesuítas que até 1926 eram considerados pelos fundadores da igreja como ” o mais cruel, sem escrúpulos e poderoso de todos os campeões do papado” o Grande Conflito, página 234) , como parte do ” plano para a evangelização do mundo ” de YHWH e está a ser realizado em ” alta estima “.

Cinco anos depois, em 1931 , a Igreja Adventista do Sétimo Dia (extraoficialemente) decaiu da sua posição doutrinária sobre a “Divindade”, e adotou a doutrina católica romana Trindade. (Alegava que) Sem esse compromisso doutrinário sem precedentes, ia ser uma missão quase impossível convencer o mundo cristão da autenticidade da reviravolta que ocorreu em 1926, por parte da liderança adventista do sétimo dia. Esta inversão de posição, de fato desfez tudo o que o ekklesia representava, e representa a maior traição aos reformadores e Seus mártires através da história“. (Tradução livre do google)

FONTE: http://www.worldslastchance.com/ecumenism/adventist-an-ecumenical-pioneer.html

A IASD AFIRMA QUE NÃO FAZ PARTE DO ECUMENISMO.

CONFIRA VOCÊ MESMO (A) SE FAZ OU NÃO: http://www.ncccusa.org/about/comcomfaithgroups.html QUEM ESTÁ MENTINDO?

 

COMO OS ADVENTISTAS COMEÇARAM A CRER NA TRINDADE?

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Em www.adventistas.ws lemos:

Como os Adventistas começaram a crer na Trindade ?
O professor da Universidade de La Sierra prova ser um grande conhecedor de como a mudança aconteceu.

Conta a história do pastor que influenciou Ellen White a dar um giro de 180 graus na sua teologia.

 http://spectrummagazine.org/blog/2014/02/13/how-adventists-started-believing-trinity (em inglês)

A profetisa que passou a maior parte da vida ensinando religião, sem saber quem ela adorava!

Dr. Gilbert Valentine, Professor titular do Departamento de Educação da Universidade La Sierra, conta sem rodeios como a Trindade entrou na Igreja Adventista.

Diz que Ellen White foi sempre vaga e ambígua sobre a questão da Trindade, e quando escrevia o livro O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES ela foi influenciada pela pregação de outro pastor, quando se encontrava na Austrália.

Para o Dr. Valentine, Ellen White estava mais preocupada com a unidade da igreja do que interessada em esclarecer um assunto que na época não era polêmico.
Em outras palavras, ele quer dizer que Ellen White só escrevia para 50 mil adventistas que existiam na época, e não para os 16 milhões de Adventistas de hoje.

Fala abertamente que Ellen White copiou do autor ‘John Cummins’ a sua famosa frase:
“Em Cristo é vida, original, não emprestada, não derivada.

O Dr. Gilbert Valentine parece achar muito natural Ellen White ter passado a vida inteira ensinando religião, sem ela mesmo saber quem adorava ! — o primeiro postulado de qualquer religião é saber quem se está adorando.

VEJA: Inspirada no livro dos outros?

 

 

 

SE CHRISTIANINI TIVESSE RAZÃO QUANTO A PROVÉRBIOS 8:22…

…depois dele, nenhuma nova tradução da Bíblia em português diria: “O Senhor Deus me criou…” Nem usaria qualquer outra expressão semelhante, para referir-se à Sabedoria de Deus personificada, em Provérbios 8. Mas não foi isto o que aconteceu. Pelo contrário, em lugar de condenar os Testemunhas de Jeová, tanto tradutores católicos como protestantes concluíram que o verbo “criar” era a melhor tradução para o hebraico “qânâh” e adotaram esse significado nas novas traduções lançadas depois da morte de Christianini.

Em 1975, sem provavelmente perceber que o combate às doutrinas dos Testemunhas de Jeová visava a fortalecer a crença na Trindade entre os adventistas do sétimo dia, os quais estavam para torná-la uma doutrina oficial, Arnaldo B. Christiani escreveu:

“E nisto querem seguir a Versão dos LXX, ou septuaginta, toda em grego, que consigna: ‘O Senhor me criou…’, da qual os arianos tanto abusaram com o fim de defenderem seu estrambótico unitarismo. E desta forma forçam o verbo hebraico (qânâh) – que no texto aparece numa forma imperfeita e pronominal qananî – a ter o sentido de ‘criar’ ou‘fazer’. Ora, isto é insustentável, e podemos afirmar, com absoluta segurança, serem errôneas neste ponto,tanto a versão Septuaginta como a dos jeovitas.”

“Os especialistas em línguas semitas, destacando-se o douto F. C. Barney, afirmam que o verbo hebraico qânâh tem o sentido de ‘gerar’ (coisa bem diferente de ‘criar’, como veremos adiante), ‘obter’ e especialmente o sentido de ‘possuir’; nunca porém, o de ‘fazer’ ou ‘criar’. Trata-se aí de um equívoco da versão dos Setenta, endossado pelos jeovitas.” CHRISTIANINI, Arnaldo B. Radiografia do Jeovismo. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1975. pág. 65.

Como se pode notar na citação acima, preocupado em defender o ponto de vista teológico de que o Filho de Deus nunca poderia ter sido gerado (tese que basta ler com atenção para perceber seu absurdo!), Christianini enveredou então por uma interpretação tendenciosa do texto bíblico e, se ainda vivo, teria agora de tentar contestar até os renomados e meticulosos eruditos, responsáveis pela tradução da Bíblia de Jerusalém – Nova Edição Revista e Ampliada, lançada em agosto de 2002:

BJ1

BJ2

A tradução católica da Bíblia Sagrada – Edição Pastoral, lançada pelas Edições Paulinas em março de 1999 é outra evidência do equívoco de Arnaldo B. Christianini:

prov.8.22.pastoral

Abaixo, você encontra outros exemplos de traduções recentes em português, as quais podem inclusive ser consultadas em versão on-line, na internet:

22 – “O SENHOR Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas. 23 – Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo. 24 – Nasci antes dos oceanos quando ainda não havia fontes de água. 25 – Nasci antes das montanhas, antes de os morros serem colocados nos seus lugares, 26 – antes de Deus ter feito a terra e os seus campos ou mesmo o primeiro punhado de terra. 27 – Eu estava lá quando ele colocou o céu no seu lugar e estendeu o horizonte sobre o oceano. 28 – Estava lá quando ele pôs as nuvens no céu e abriu as fontes do mar, 29 – e quando ordenou às águas que não subissem além do que ele havia permitido. Eu estava lá quando ele colocou os alicerces da Terra. 30 – Estava ao seu lado como arquiteto e era a sua fonte diária de alegria, sempre feliz na sua presença – 31 – feliz com o mundo e contente com a raça humana. — Nova Tradução na Linguagem de Hoje, Sociedade Bíblica do Brasil.http://www.sbb.org.br/bibliaonline/biblia_completa4.asp?cv=3&livro=152&cap=8


22-26O Senhor criou-me logo no princípio de tudo, antes mesmo de ter criado fosse o que fosse. Já desde a eternidade sou o que sou. Existo antes da Terra ter começado a sua existência; antes que os grandes oceanos se formassem, e que as águas da atmosfera começassem a derramar-se sobre a terra; antes das altas cordilheiras e das montanhas; sim, eu nasci antes que Deus tivesse feito tudo o que há na superfície do nosso planeta. 27-29Eu estava presente quando ele estabeleceu os céus, formou a atmosfera, e encheu os abismos com grandes mares. Eu estava lá quando impôs limites aos oceanos e determinou que não se estendam além das fronteiras que determinara. Estava presente quando fazia os cálculos e os planos fundamentais deste mundo maravilhoso. 30-31Eu ali estava, como um aluno junto do seu mestre. Era a cada momento as suas delícias, brincando na sua presença. Como me sentia feliz no seu vasto mundo, no meio de toda a humanidade! — Tradução da International Bible Society. Fonte: http://bible.gospelcom.net/bible?passage=PROV+8&language=portuguese&version=PRT-IBS


Pv 8:22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.

Pv 8:23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.

Pv 8:24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d’água.

Pv 8:25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,

Pv 8:26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.

Pv 8:27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,

Pv 8:28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,

Pv 8:29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,

Pv 8:30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;

Pv 8:31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.

Fonte: http://www.evangelicos.com/cgi-bin/bible.pl


22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d’água.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,
26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,
29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,
30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos.

Versão Almeida Revista e Corrigida. Fonte: http://www.bibliaonline.com.br/read.jspa?book=20&chapter=8


22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.

23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.

24 Antes de haver abismosfui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d’água.

25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,

26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus camposnem sequer o princípio do  do mundo.

27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,

28 quando estabelecia o firmamento em cimaquando se firmavam as fontes do abismo,

29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mandoquando traçava os fundamentos daterra,

30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delíciasalegrando-me perante ele em todo o tempo;

31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.

Fonte: http://www.intratext.com/IXT/POR0013/_PI8.HTM


A Sabedoria é o sentido da criação –* 22 Javé me produziu como primeiro fruto de sua obra, no começo de seus feitos maisantigos23 Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes que a terra começasse a existir24 Fui gerada quando ooceano ainda não existia, e antes que existissem as fontes de água25 Fui gerada antes que as montanhas e colinas fossemimplantadas, 26 quando Javé ainda não tinha feito a terra e a ervanem os primeiros elementos do mundo27 Quando ele fixavacéu e traçava a abóbada sobre o oceano, eu aí estava28 Eu me achava presente quando ele condensava as nuvens no alto efixava as fontes do oceano29 quando punha um limite para o mar, de modo que as águas não ultrapassassem a praia; e também quando assentava os fundamentos da terra30 Eu estava junto com ele, como mestre-de-obras. Eu era o seu encantotodos os dias, e brincava o tempo todo em sua presença31 brincava na superfície da terra, e me deliciava com a humanidade.

Fonte: http://www.paulus.com.br/BP/_PK6.HTM


Nota do editor:

As várias traduções mostradas acima dirimem qualquer dúvida quanto ao sentido de Provérbios 8:22 e versículos seguintes, os quais ao longo dos séculos têm sido interpretados como uma referência direta a Jesus Cristo, o Filho de Deus, mediante Quem todas as coisas foram posteriormente feitas. Perceba que o estamos fazendo sem entrar em confronto com os nossos opositores, que insistem em se utilizar de ataques pessoais, incluindo-se entre eles até um ex-colega do curso teológico.

A ele especialmente, diria para primeiro vasculhar as gavetas e encontrar suas notas de grego, hebraico e outras disciplinas. Depois, compará-las com as daquele colega que se formou com as melhores notas da turma, tendo inclusive recebido mençãosumma cum laude, por ocasião da formatura em 1985. E por fim, responder para si mesmo qual dos dois está realmente em melhores condições de escrever sobre temas teológicos, se ele ou seu amigo, que foi chamado direto do Seminário para a Redação da Casa Publicadora Brasileira em lugar de Alberto R. Timm, cujo chamado havia sido cancelado. — Robson Ramos

Leia também:

FONTE: http://www.adventistas.com/marco2004/biblia_prov8.22-30.htm

Observem os adventistas que a sua profetisa também reconhece que Prov. 8:22 a 30 se aplica a Cristo.

O Soberano do Universo não estava só em Sua obra de beneficência. Tinha um companheiro – um cooperador que poderia apreciar Seus propósitos, e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” João 1:1 e 2. Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai – um em natureza, caráter, propósito – o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus. “O Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.” Isa. 9:6. Suas “saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Miq. 5:2.

“E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: “O Senhor Me possuiu no princípio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas. … Quando compunha os fundamentos da Terra, então Eu estava com Ele e era Seu aluno; e era cada dia as Suas delícias, folgando perante Ele em todo o tempo”. Prov. 8:22-30.  EGW, PATRIARCAS E PROFETAS, p. 34.

 

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