Evolução ou Criação?

Clique AQUI ou na imagem acima e ouça a mensagem e música. Medite, Comente, Compartilhe.

Texto: Gênesis 1:1
Introdução: Professar crer na declaração expressa de Gênesis 1:1:
“No princípio, Deus criou o céu e a terra”, é ser marcado pela sociedade como sendo ingênuo e não científico. Afinal, todo mundo sabe que a teoria da evolução é realmente verdade! Assim declarou Sir Julian Huxley em 1959, “a teoria de Darwin não é mais uma teoria, mas um fato. Nenhum cientista sério negaria que a evolução ocorreu, assim como ele não negaria o fato de que a Terra gira em torno do sol” A teoria da evolução é a ideia de que a vida veio a existir por um processo puramente natural de acordo com os princípios que se encontram em vigor no nosso nível de tempo, que nenhuma atividade
ou intervenção especial ou sobrenatural foi necessário, que todas as formas de vida que conhecemos hoje descendem de um único, ou, no máximo, alguns ancestrais comuns e que o homem descende de ancestrais animais.
Alguns afirmam que a discussão sobre as origens é desnecessária. Será que realmente importa? SIM! Se a Palavra de Deus está errada em Gênesis 1 e 2, não se pode confiar em qualquer outro texto! Não podemos acreditar em ambos? NÃO! Alguns tentaram misturar os dois, mas os resultados híbridos são inaceitáveis.

Considere O Relato De Gênesis.
A. O primeiro dia: v. 1-5 No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gênesis 1:1-5
1. O céu e a terra criada sem forma, desabitada, e na escuridão e cobertos por água.
2. Deus chama a luz a existência.
3. Ele separa a luz da escuridão e chama a luz “dia” e as trevas “noite”.
4. Ele nos diz que um dia consiste de tarde e manhã
(uma vez que o dia fecha à tarde e a noite termina com a manhã, a frase indica que o primeiro ciclo dia noite foi concluído).
B. O segundo dia: v. 6-8 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. Gênesis 1:6-8
1. Deus separa as águas por um firmamento.
2. Ele chama esse firmamento “céu”.
3. Houve águas acima e abaixo desse firmamento.
C. O terceiro dia: v. 9-13 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. Gênesis 1:9-13
1. Deus ajuntou as águas abaixo em um só lugar e fez a porção seca aparecer.
2. Ele chamou a porção seca “terra” e as águas “mares”.
3. Ele criou a vegetação neste terceiro dia.
D. O quarto dia: v. 14-19 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. Gênesis 1:14-19
1. Deus criou o Sol, a Lua e as estrelas.
2. O objetivo destes era para ser como sinais, para estações, para dias e para anos.
3. Eles também eram para alumiar a terra.
E. O quinto dia: v. 20-23 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. Gênesis 1:20-23
1. Deus criou as criaturas marinhas e as aves dos céus.
2. Deus ordena-lhes que “Frutificai e multiplicai-vos e enchei as águas dos mares”.
3. Ele ordena as aves do céu para “multiplicar na terra”.
F. O sexto dia: v. 24-31 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:24-31
1. Deus criou as criaturas sobre a terra.
2. Isto inclui animais, gado e répteis.
3. Deus criou o homem à Sua imagem e conforme a Sua semelhança.
4. Ele dá ao homem domínio sobre todas as criaturas no mar, no ar e na terra.
5. Ele ordena ao homem que seja fecundo, multiplicar e encher a terra.
G. O sétimo dia: 2:1-3 Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:1-3
1. Criação foi concluída.
2. Deus termina a sua obra.
3. Ele agora descansa de suas obras criativas, e santifica o sétimo dia, o Sábado.
II. A Importância da Criação.
A. Ela distingue Deus dos ídolos.
1. Salmos 96:5, “Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus”
2. Isaias 37:16: “O Senhor dos exércitos, Deus de Israel, tu que estás sentado sobre os querubins; tu, só tu, és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra”
3. Nota: Jeremias 10:10-12
B. Estabelece a soberania de Deus.
1. Nota: Isaías 40:12, 26, 28
2. Deus é soberano sobre toda a terra e sobre o homem.
3. Negar que Deus criou o mundo em que vivemos é negar que o homem tem a obrigação de obedecê-Lo e honrá-Lo.
4. Este é o perigo … ser anti-criacionismo é ser antiDeus!
5. Ele é o Senhor. Colossenses 1:16-17
6. Aqueles que negam que Deus criou este mundo e tudo o que nele há; cai na linha para a mesma condenação como aqueles em Romanos 1:25.

Conclusão: Criação e Evolução são não compatíveis. Nós acreditamos que a Palavra de Deus é verdadeira. Deus disse que Ele quis dizer e quis dizer o que Ele disse. Minha fé não é abalada pelas chamadas descobertas científicos.
Hebreus 11:3, “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê”. Jesus disse a Tomé: “… bem-aventurados os que não viram e creram” João 20:29.
Nós acreditamos no relato literal da criação, tanto como no relato literal da salvação! Onde está a vossa fé hoje? É na Palavra de Deus ou nas palavras dos homens?
Esboço: Aldenir Araújo                                                                                                                                     Apresentação: Paulo A. da C. Pinto

Veja também:

Quem Somos? De Onde Viemos? Para Onde Vamos?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »