CLIQUE E OUÇA A MENSAGEM DO PROGRAMA AVEAV
O que acontece conosco quando morremos?
Por que morremos?
SERVE DE CONSOLO SABER A VERDADE A RESPEITO DA MORTE?
Muito tempo atrás, Jó, um homem justo, perguntou: “Morrendo o varão vigoroso, pode ele viver novamente?” (Jó 14:14). Pode uma pessoa sem vida, que esteja dormindo na morte, ser trazida de volta à vida? O que a Bíblia ensina sobre isso é muito consolador.
Quando morre uma pessoa amada, nós lamentamos. E talvez nos perguntemos: ‘O que está acontecendo com ela? Está sofrendo? Está nos observando? Podemos ajudá-la? Será que um dia a veremos de novo?’ As religiões do mundo dão diferentes respostas a essas perguntas. Algumas ensinam que, se você for uma pessoa boa, irá para o céu; mas, se for uma pessoa má, queimará num lugar de tormento. Outras religiões ensinam que, na morte, a pessoa passa para o domínio espiritual a fim de se juntar aos seus antepassados. Ainda outras ensinam que os mortos vão para um outro mundo, para serem julgados, e depois reencarnam, ou nascem de novo num outro corpo.
Que diz a Bíblia sobre o assunto?
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 1 Tessalonicenses 4:13.
O ensino claro da Bíblia é: quando uma pessoa morre, ela deixa de existir. A morte é o oposto da vida. Os mortos não veem, não ouvem nem pensam. Nenhuma parte de nós sobrevive à morte do corpo. Nós não possuímos uma alma ou espírito imortal. Só Deus é imortal (I Tim. 6:16).
A vida é como uma vela acesa. Quando a chama se apaga, ela não vai para lugar algum. Simplesmente acaba.
Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Salmos 146:4.
Na vida, amamos, andamos, falamos, sentimos, comemos, … A morte é o oposto da vida. Os mortos não amam, não veem, não ouvem, não pensam, nem mesmo louvam a Deus.
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:5, 6 e 10.
Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio. Sal. 115: 17.
Não era plano de Deus que as pessoas morressem. Adão e Eva poderiam estar vivos hoje, mas morreram por terem preferido ser desobedientes a Deus e, desse modo, pecaram. Assim, tanto a inclinação pecaminosa de Adão como a morte foram transmitidas a todos os seus descendentes. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos”. Romanos 5:19.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”. 1 Coríntios 15:22.
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:28,29.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16.
E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM CLAMOR, NEM DOR; PORQUE JÁ AS PRIMEIRAS COISAS SÃO PASSADAS. Apocalipse 21:4. QUE DEUS E SEU FILHO JESUS CRISTO CONFORTE A CADA UM DE NÓS QUE PERDEMOS ENTES QUERIDOS.