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Livro Guerras de Identidade. Caminho à liberdade. Adrian Ebens, pág 107 a 111.
“E outro anjo seguiu, dizendo: “Caiu, caiu Babilônia a grande cidade, porque ela fez todas as nações beberem do vinho da ira da sua fornicação.”” Apocalipse 14: 8
Por que Deus usa o termo Babilônia? Ao examinarmos a Bíblia, descobrimos que foi Nimrod quem construiu a cidade de Babilônia. Nimrod era um personagem interessante. A Bíblia nos diz: “Os primeiros centros de seu reino foram Babilônia, Erech, Akkad e Kalneh, em Shinar.”[1] Nimrod é o primeiro ser humano registrado a estabelecer seu próprio reino. Também é interessante notar que Nimrod em algum momento se casou com sua mãe – uma família disfuncional de fato! Há também rumores de que Nimrod matou seu pai para se casar com sua mãe. Seja como for, o lar de Nimrod não foi fundado nos princípios do reino de Deus, onde os relacionamentos familiares são sagrados.
Tão grande era a falta de segurança de Nimrod em sua vida doméstica que ele começou a se tornar conhecido pelo que fazia, e não por quem ele pertencia. No capítulo dez de Gênesis, a Bíblia lista as genealogias da raça humana. Cada homem foi identificado por quem era seu pai. Sua identidade foi estabelecida por seus relacionamentos familiares. É assim que o reino de Deus opera. Nimrod, no entanto, ficou conhecido por ser um poderoso caçador e um poderoso governante.
“Ele era um poderoso caçador diante do Senhor; é por isso que se diz: “Como Nimrod, um poderoso caçador ante (contra)[2] o Senhor.” Os primeiros centros de seu reino foram Babilônia, Erech, Akkad e Calneh, em Shinar. Dessa terra, ele foi para a Assíria, onde construiu Nínive, Reobote Ir, Calá e Resen, que fica entre Nínive e Calá; essa é a grande cidade.” Gênesis 10: 9-12 NVI
Nimrod, impulsionado por suas inseguranças, sentiu a necessidade de provar a si mesmo. Então ele começou a construir cidades e depois começou a construir exércitos para conquistar as tribos familiares vizinhas. Um historiador exigente observa o seguinte:
“A autoridade dos antigos governantes repousava sobre o sentimento de parentesco, e a ascensão do chefe era uma imagem do controle dos pais. Nimrod, pelo contrário, era um soberano do território, e os homens na medida em que eram seus habitantes e independentemente de laços pessoais. Até então havia tribos ampliadas – famílias – sociedade; agora havia uma nação, uma comunidade política – o Estado.”[3]
Praticamente o mundo inteiro hoje segue os passos de Nimrod. Os governos hoje são políticos e territoriais, não tribais e nômades.
É interessante observar os passos que Nimrod seguiu para construir esse sistema político baseado no estado. Deus rotulou esse sistema pela primeira cidade que ele construiu, chamada Babilônia. Observe a essência de como Babilônia se desenvolve nos corações humanos:
- Começa em crianças que foram afastadas de seus pais.
- Então, devido à insegurança resultante, eles estão constantemente buscando aprovação.
- Esse desejo de aprovação geralmente leva essas pessoas a medidas desesperadas para compensar seu vazio e inutilidade.
Este é o ingrediente secreto que torna o vinho de Babilônia tão viciante. Quantos de nós não fomos atormentados por sentimentos de inutilidade ou determinação em provar aos outros que temos o que é preciso? Quantos de nós sentimos que nossos esforços para agradar a Deus foram apenas um fracasso total, e não adianta tentar mais? Quantos de nós fomos apanhados em uma luta pelo poder no trabalho, escola ou igreja e ouvimos ou falamos palavras raivosas ou cortantes como um meio de autodefesa ou na tentativa de ampliar nossos próprios pequenos reinos? O mundo inteiro não bebe deste copo? Se agirmos dessa maneira, não seremos verdadeiramente escravos da Babilônia?
Então, o que significa a queda da Babilônia? A frase “Babilônia caiu” vem diretamente de Jeremias 51:8 e encontra seu contexto em Jeremias 50 e 51.
Em Jeremias 50, Deus descreve Seu povo como ovelhas perdidas que foram desencaminhadas e que esqueceram seu local de descanso. O povo de Deus está sendo literalmente mantido em cativeiro pela Babilônia e muitos deles esqueceram seu verdadeiro lar, seu local de descanso.
Mas Deus não esqueceu seus filhos. Ele faz a seguinte maravilhosa promessa:
“Assim diz o Senhor dos exércitos: “Os filhos de Israel foram oprimidos, juntamente com os filhos de Judá; todos que os capturaram os mantiveram escravos; eles se recusaram a deixá-los ir. Seu Redentor é forte; O SENHOR dos Exércitos é o seu nome. Ele defenderá minuciosamente a causa deles, para que possa dar descanso à terra e inquietar os habitantes de Babilônia.” Jeremias 50: 33,34
Então, no capítulo 51, lemos o seguinte:
“Fugi do meio de Babilônia, e livrai cada um a sua alma, e não vos destruais na sua maldade; porque este é o tempo da vingança do SENHOR; que lhe dará a sua recompensa. Babilônia era um copo de ouro na mão do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso as nações enlouqueceram.
Num momento caiu babilônia, e ficou arruinada; lamentai por ela, tomai bálsamo para a sua dor, porventura sarará.
Queríamos curar babilônia, porém ela não sarou; deixai-a, e vamo-nos cada um para a sua terra; porque o seu juízo chegou até ao céu, e se elevou até às mais altas nuvens. O Senhor trouxe a nossa justiça à luz; vinde e contemos em Sião a obra do Senhor, nosso Deus.” Jeremias 51:6-10
No contexto deste capítulo, o povo de Deus está sendo mantido cativo por Babilônia. Eles foram desviados, mas Deus os libertará, não porque sejam dignos, mas porque são Seus filhos.
Enquanto o termo “Babilônia caiu”, é uma declaração de julgamento e condenação, é simultaneamente uma promessa de liberdade a Israel, porque a Babilônia havia mantido Israel em cativeiro.
A queda de Babilônia contida na Mensagem do Segundo Anjo libera o Israel espiritual da insegurança, inutilidade e do espírito controlador que nos obriga a pecar. Quando reconhecemos que somos aceitos no Amado, que somos de fato filhos de Deus através do sacrifício de Jesus, toda a nossa insegurança e inutilidade são varridas, e permanecemos livres como filhos de Deus.
As Mensagens dos Três Anjos também são também chamadas de Mensagem de Elias, e não é por acaso que a parte final desta mensagem em Malaquias 4: 6 diz que Deus voltará o coração dos pais para os filhos e dos filhos para os pais. Em outras palavras, o poder desta mensagem será liberado quando acreditarmos verdadeiramente que somos filhos de Deus, não por qualquer coisa que tenhamos feito, mas pelo que Jesus fez por nós.
Esqueça a Babilonia e seus princípios Duracell. Não permaneça mais sendo um servo, mas clame “Abba Pai” e saiba que você é Seu filho amado. Através de Cristo, somos livres”.
[1] Gênesis 10:10 NVI
[2] A palavra ante também pode ser lida contra
[3] A. T. Jones, Empires of the Bible, (Review and Herald Publishing, 1904), p. 51.