
No mês de agosto de 2025, fui entrevistado por um estudante secundarista, meu irmão de fé, Abner Silva Barbosa, sobre “O Eco dos Trilhos: Recordações da Estação Ferroviária de Juazeiro no Bairro Piranga”.
Minhas respostas (Clique e ouça)
Identificação do Entrevistado
Nome completo:
Idade
Profissão (ou profissão que exerceu):
Ha quanto tempo mora (ou morou) no bairro Piranga?
Você nasceu aqui ou veio de outro lugar?
2. Primeiros Contatos com o Bairro e com a Estação
Quando você se lembra pela primeira vez da estação ferroviária do bairro Piranga?
Como era a estação naquela época? Pode descrever?
A estação tinha um nome específico? Era chamada só de “Estação do Piranga”?
Você costumava usar o trem? Para onde ia? Com que frequência?
3. Vida no Entorno da Estação
Como era a movimentação em torno da estação? Tinha muito movimento de pessoas, comércio,
trabalhadores?
Havia vendedores, feiras, pontos de encontro por ali?
A estação influenciava a vida do bairro? De que forma?
Lembra de alguma figura conhecida que trabalhava ou circulava por lá (maquinistas, bilheteiros,
comerciantes, etc.)?
4. Memórias e Histórias Marcantes
Algum acontecimento importante relacionado à estação que você presenciou ou ouviu falar? (Ex chegada de autoridades, protestos, acidentes, festas, encontros)
Tem alguma lembrança pessoal marcante relacionada à estação (encontros, despedidas, infância)?
Lembra de como era o som dos trens, o apito, o ambiente da plataforma?
5. Declinio e Mudanças
Você se lembra de quando a estação parou de funcionar? Como foi?
O que mudou no bairro depois disso?
Como os moradores reagiram ao fechamento da estação?
Algum espaço foi construído no lugar da estação ou no entorno depois disso?
6. Olhar Afetivo e Avaliação Histórica
O que a estação representava para você e para o bairro?
Na sua opinião, o bairro perdeu algo importante com o fim da estação?
Você acha que ela deveria ser restaurada ou transformada em espaço cultural/memorial?
7. Encerramento
Que mensagem você deixaria para os mais jovens sobre a importância da estação na história do bairro?
Existe algo mais sobre a estação ou o bairro que você gostaria de contar?




