Resultados da troca do Deus verdadeiro por um deus estranho – II Reis, capítulo 1.

Clique na imagem acima, no microfone a seguir ou aqui e ouça o áudio com Cid Moreira e com o professor Paulo Costa Pinto.

Programa A Voz e A Verdade pela Rádio Cultura do Brejo, edição de 14_08_2020, 17h_AVEAV_ Rádio Cultura do Brejo, RN, 87,9 FM. (Acesse o link http://l.radios.com.br/r/42327 Ou acesse http://www.rcbfm.tk  Aumente a tela, clique no play acima à esquerda e ouça o Programa ao vivo. Vamos compartilhar o link.)

2 Reis capítulo 1. Trata da parte final do Ministério de Elias

1:1. Fala da revolta do povo de Moabe, conforme a Wikipedia, um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe.[1] Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.

Foram combatidos e subjugados por Davi, rei de Israel. Os moabitas readquiriram a independência depois do cisma das doze tribos hebréias. Voltaram-se ao nomadismo e tempos depois Moabe foi anexado como parte da provincía romana da Arábia.

Segundo a Bíblia (Gênesis 19.30-38), deu-se origem o povo moabita através de um incesto, promovido pela filha mais velha de sobrinho de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra.)

Era muito comum que, com a morte de um monarca reinante, houvesse uma revolta. Mesa, o rei de Moabe, conforme descobertas arqueológicas, deixou uma inscrição (conhecida por Pedra Moabita), descrevendo sua revolta triunfante contra Acabe por causa da “opressão” do rei israelita sobre Moabe.

Estava próximo o fim do Ministério de Elias até Sua Trasladação. 1:1 – 2:11.

Ouvimos a narrativa da tentativa do Rei Acazias de prender Elias e a morte do rei, que nos ensina diversas lições importantes. Mostra que é fatal abandonar a Deus, que é necessário honrar o seu profeta e que o poder e proteção só se encontram na obediência à palavra profética dada por Deus.

  1. Acazias . . . adoeceu. A doença de Acazias foi provocada por uma queda da janela de um quarto no segundo andar. Ide, e consultai a Baal-Zebube. Baal-Zebul ou zebub. O primeiro significa Baal da mosca. O outro, Baal da habitação, isto é, o deus da vida cananita, era considerado o patrono da medicina, a principal divindade cananita. Um templo para esse ídolo foi erigido em Ekron. Acazias tentou sincretizar o culto a Baal com o culto a Jeová. Elias prova aqui que Baal não tem poder. Acabe, por seu lado, violara a aliança introduzindo o culto a Baal, substituindo a adoração ao Senhor pela idolatria. O pedido que Acazias fez de buscar um oráculo (resposta de uma divindade a quem a consultava) foi um desafio ao Deus de Israel. Se sararei desta doença. Uma doença prolongada resultante da queda despertara a preocupação do rei, levando-o a procurar um oráculo.
  2. O anjo do Senhor disse. Esse anjo, que realizou todas as comunicações entre o Deus invisível e Seu povo escolhido [Hengstenberg]. Este anjo encarregou Elias de encontrar os mensageiros do rei, para detê-los de imediato na missão idólatra e transmitir a eles ao rei informações sobre sua morte que se aproximava. Esta consulta de um ídolo, sendo uma violação da lei fundamental do reino (Êx 20:3Dt 5:7), foi uma rejeição ousada e deliberada da religião nacional. Deus aceitou o desafio. O Senhor, ao fazer este anúncio de sua morte, projetou que ele deveria ver nesse evento um julgamento por sua idolatria.

Não há Deus em Israel. A idolatria do povo excluíra Deus dos seus corações.

4b. Sem falta morrerás. Um oráculo adverso indicava que pecado público e afastamento deliberado de Deus deviam terminar com a morte.

4c. Elias partiu. Elias foi ao encontro dos mensageiros do rei.

  1. E os mensageiros voltaram para o rei. Os mensageiros, tendo se encontrado com Elias e recebido a sua mensagem, imediatamente retornaram para o rei, isto é, para Acazias – para Samaria (capital do reino do N, Israel – 10 tribos desde cerca de 930 AC). A idolatria tinha de tal forma obscurecido seus corações que não reconheceram a intervenção divina através de Elias.
  2. Um homem nos subiu ao encontro. Os mensageiros fielmente repetiram as palavras de Elias a Acazias.
  3. Qual era a aparência do homem? Não tendo se esquecido das aventuras de Acabe com Elias, Acazias conjeturou que Elias estava agindo novamente.
  4. É Elias, o tesbita (Tisbé ou Tisbe. Cidade da região de Gileade, no Oriente Médio antigo)A descrição de Elias confirmou suas conjecturas. As vestes de Elias eram características dos pregadores do arrependimento. Um ministério de arrependimento era oportuníssima naquele período de apostasia em Israel (cons. Mc. 1:6, 7).
  5. Então lhe enviou o rei. A segunda fase desta luta entre o Senhor e Baal começou então. Acazias pretendia castigar Elias pelo insulto. Homem de Deus… Desce. A maneira de tratar era desrespeitosa. O soldado não compreendia que o tratamento desonrava a aliança porque desonrava o profeta de Deus.
  6. Elias … respondeu. O desacato do capitão teria de resultar em morte. É com muita freqüência que o “mundo” trata os servos de Deus do mesmo modo. O pecado e o mundo cegam os olhos dos homens. Fogo desceu do céu, e o consumiu. O Senhor Deus confirmou a palavra de Elias e comprovou-se vitorioso no conflito.
  7. Outro capitão de cinqüenta. Na segunda tentativa de apanhar Elias, o rei aumentou o seu pecado acrescentando a palavra depressa.
  8. Veja o versículo 10. O pecado ainda não tinha dominado essa gente.

13, 14. Indo ele, pôs-se de joelhos. O terceiro capitão, percebendo ou não o significado dos acontecimentos, convenceu-se da posição e poder profético de Elias e o tratou com o devido respeito. Ele disse, com efeito, “eu sou apenas o servo do rei, cumprindo o meu dever; por isso, por favor, conceda-me a honra de vir comigo à presença do rei”.

  1. O anjo . . . disse a Elias. O poder do rei era vão. Elias não devia temer Acazias, pois o Senhor defenderia o Seu profeta.
  2. E disse a este. Elias repetiu a primeira mensagem já transmitida aos mensageiros.
  3. Assim, pois, morreu. A palavra de Deus nunca é enunciada em vão (veja E.R. Thiele, Mysterious Numbers of the Hebrew Kings, pág. 61). Jorão . . . começou a reinar no seu lugar . . . porquanto Acazias não tinha filho. Um irmão (cons. 8:16) de Acazias subiu ao trono (cons. 3:1; 1 Reis 22: 51). O reinado de Acazias, de pouco mais de um ano, foi curto demais mais para que ele gerasse um herdeiro. No ano segundo de Jeorão. Jorão de Israel veio a ser rei no décimo oitavo ano de Josafá e no segundo ano de Jeorão, reis de Judá. Nessa ocasião havia uma co-regência em Judá (cons. 3:1. Veja Introdução, Cronologia).Índice:2 Reis 1 2 Reis 22 Reis 3 2 Reis 4 2 Reis 5 2 Reis 6 2 Reis 7 2 Reis 8 2 Reis 9 2 Reis 10 2 Reis 11 2 Reis 12 2 Reis 13 2 Reis 14 2 Reis 15 2 Reis 16 2 Reis 17 2 Reis 18 2 Reis 19 2 Reis 20 2 Reis 21 2 Reis 22 2 Reis 23 2 Reis 24 2 Reis 25

Fonte de consulta: https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2017/02/interpretacao-de-2-reis-1.html

CONCLUSÃO: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

PROGRAMA

Alegria cumprimentar a você ouvinte do programa AVEAV, nesta 6a feira, 14 de agosto de 2020. Na realidade, nosso programa acontece a cada sábado, das 17h às 17:30h nesse período da intensificação da pandemia, ou até às 18h em tempos normais. Estamos no tempo da implantação do que se chama NOVA ORDEM MUNDIAL, logo devendo se manifestar o Anticristro, cuja religião se chama Ecumenismo. Neste tempo precisamos ter todo o cuidado com a nossa saúde, nossaimunidade e nos firmarmos na verdade da Palavra de Deus e confiar no Deus e Pai de Jesus.

Abraçamos à coordenação do programa, nosso querido irmão Antônio, juntamente com Estelo da RCB, aos irmãos adoradores unitarianos de Brejinho, RN, de Juazeiro na Bahia, ao ouvinte assíduo José da Paz em Juazeiro, BA, ir Paulo, Adelmo, Cícera, aos queridos irmãos de Luiz Eduardo Magalhães, BA – irmãos Nino e família, Dão, Zilda, Joelma, João, Verinha e filhos, ,…..Irmã Madalena no Rio de Janeiro, irmão Isaque em Feira de Santana, BA, aos demais irmãos em todo o Brasil e a todos no Brasil e no mundo que nos ouvem pela web.

  • Oração.
  • Música Tributo à divindade de autoria de Rogério Buzzi do Canal Verdade sobre o Fim, na voz de Tico.
  • Resultados da troca do Deus verdadeiro por um deus estranho, II Reis capítulo 1. Vamos ouvir inicialmente CID MOREIRA fazendo a leitura do texto de II Reis capítulo 1, se puder, abra a sua Bíblia de papel ou a Bíblia virtual no seu celular smartfone ou tablet. Depois estarei explicando o texto.
  • anúncio do hino Expressão Vocal – Se Meu Povo.
  • Música Expressão Vocal – Se Meu Povo.
  • Contatos
  • Encerramento

NOVEL MAP CORONAVÍRUS, https://infographics.channelnewsasia.com/covid-19/map.html.

NOVEL MAP DE CORONAVIRUS

20.739.537 casos confirmados

751.910 mortes relatadas

12.827.898 recuperados

Última atualização em 13 de agosto de 2020, 21 h.

 

BRASIL:

3.164.785 casos confirmados

104.201 mortes relatadas

2.506.228 recuperados

 

Última atualização NOVEL MAP CORONAVÍRUS 13 de agosto de 2020, 21h.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »