Por Que Algumas Bíblias Tem Mais Livros Que Outras?

Clique AQUI ou na imagem acima e ouça a palestra e a música. Medite, Compartilhe.

Neste áudio vamos aprender um pouco mais sobre os livros apócrifos na bíblia, porque os católicos tem mais livros na bíblia deles que os evangélicos?
LIVROS APÓCRIFOS – DEUTEROCANÔNICOS – O QUE SÃO OS LIVROS APÓCRIFOS O que significa os livros apócrifos ? Porque os evangélicos não usam os livros apócrifos ? Essas são algumas perguntas que será respondida nesse tópico. A bíblia é uma coleção de pequenos livros, escrita por aproximadamente 40 autores e demorou cerca de 1600 anos para ficar pronta com seus atuais 66 livros. MAS ESPERA, as bíblias católicos possui alguns livros a mais, eles chamam estes livros de deuterocanônicos, estes livros não estão presentes nas bíblicas protestantes. Afinal, seria as bíblicas protestantes que estariam incompletas ou as bíblicas católicas que acrescentaram livros que não fazem parte do original do cânon inspirado por Deus ? ?
QUAIS SÃO OS LIVROS APÓCRIFOS? Os livros que diferenciam a bíblia protestante para as católicas são:
Tobias;
Judite;
Sabedoria de Jesus Ben Sirach ou Eclesiástico;
Sabedoria de Salomão;
Baruque;
I Macabeus;
II Macabeus;
Além de alguns acréscimos aos livros de Daniel e Ester. 
Sobre esses livros, podemos dizer que o CÂNON HEBRAICO DAS ESCRITURAS nunca os considerou inspirado por Deus. Por este motivo esses livros não estão inclusos na bíblia protestante. ? PORQUE OS LIVROS APÓCRIFOS NÃO ENTRARAM PARA O CANON BÍBLICO Num famoso encontro entre rabinos judeus realizado em ‘jamea‘, no final do primeiro século depois de cristo os participantes consideraram CANÔNICOS apenas os livros que existiam na língua hebraica e que remontassem o tempo do profeta Esdras, o que exclui os livros DEUTEROCANÔNICOS (Apócrifos). Essa posição judaica sobre o cânon é importante para nos, como disse Paulo em Romanos 3.3 – “Aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”. A palavra para Oraculo em grego significa – “a palavra inspirada por Deus“, isto é, o cânon dos livros sagrados. ? PORQUE ADICIONARAM OS LIVROS APÓCRIFOS NA BÍBLIA? Foi somente no Concílio de Trento em 1546 que a igreja católica para refutar os ensino de Martim Lutero, nesse concílio eles canonizaram oficialmente esses livros e por este motivo deu-se o nome de DEUTEROCANÔNICOS, isto é – canonizado numa segunda vez. O curioso que até mesmo o Cardeal Thomas Carretano que foi o maior oponente de Martim Lutero na época do movimento, também admitiu que os livros apócrifos não eram fontes confiáveis de doutrina. Já os protestantes, preferem chamar de apócrifos que em grego significa ‘oculto, escondido, de origem duvidosa’. ? CURIOSIDADES SOBRE OS LIVROS APÓCRIFOS – DO QUE ELES FALAM Vou listar algumas curiosidades dos livros apócrifos para quem nunca leu, lembrando que esses livros não podem ser usados para formar uma doutrina. Além disso, os livros apócrifos também foram rejeitados por trazer doutrinas e ensinamentos estranhos que contraria o senso comum e fere vários princípios da palavra de Deus (a canonizada). Por exemplo, os livros apócrifos falam de: Magina; Oração pelos mortos; preexistência da alma. Sem contar as levas de historias absurdas, como: como de uma mulher que jejuou a vida toda com exceção do sábado; um anjo que mentiu e ainda mandou Tobias queimar coração de um peixe no braseiro para com sua fumaça expelir espíritos demoníacos que estavam ao redor, isto é bruxaria. Esses são apenas algumas curiosidades que você pode encontrar nesses livros apócrifos, por estes motivos e outros já mencionado que eles não entraram na bíblia protestante.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »