Header
Header
Header
Header
Header

PAPA FRANCISCO FALA SOBRE PARTICIPAÇÃO DOS CRISTÃOS NA POLÍTICA

junho 23rd, 2013 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

BÍBLIA E URNA ELETRÔNICA

À LUZ DA BÍBLIA, QUAL O COMPORTAMENTO ADEQUADO PARA O CRISTÃO?

Evitar qualquer militância política institucional. Cristo afirmou que o Seu rei­no “não é deste mundo” e que, por conseguinte, os Seus “ministros” não empunham bandeiras políti­cas (João 18:36).

“E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós”?
Lucas 12:13-14.

“E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra.
E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: DAI POIS A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS”. E maravilharam-se dele”.
Marcos 12:13-17.
CREMOS QUE AQUI E EM OUTROS MOMENTOS CRISTO ESTABELECEU UMA LINHA DEMARCATÓRIA ENTRE AS COISAS DE DEUS E AS COISAS DA POLÍTICA.
PODERÍAMOS PARTICIPAR SIM, DA POLÍTICA (“A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas “polis”, nome do qual se derivaram palavras como “politiké” (política em geral) e “politikós” (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim “politicus” e chegaram às línguas europeias modernas através do francês “politique” que, em 1265 já era definida nesse idioma como “ciência do governo dos Estados”.
O termo política é derivado do grego antigo ???????? (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como “A República” é, no original, intitulado “????????” (Politeía)http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica), SE A MESMA FOSSE SÉRIA.
EM ALGUM TEMPO DA HISTÓRIA UNIVERSAL A POLÍTICA FOI SÉRIA?
ENTÃO….

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta