Header
Header
Header
Header
Header

OS TRANSGÊNICOS E O MEIO AMBIENTE

maio 1st, 2014 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

E conhecereis a verdade e verdade vos libertará”. João 8:32.
“Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna”. Isaías 24:5.
No livro: “Transgênicos para quem? Agricultura, ciência, sociedade!”, publicado na web em nossa página www.aodeusunico.com.br muito esclarecedor sobre o assunto, uma vez que tem ocorrido nestes últimos anos, aumento considerável da área agrícola plantada com lavouras transgênicas e o número de Plantas Geneticamente Modificadas (PGM) liberadas comercialmente reforçando a necessidade de se estar atento à evolução do uso das biotecnologias e às suas consequências.
Nesse livro lemos que “Já na década de 1950, Jacques Ellul, filósofo francês, abordava essa discussão (
Le système technicien, “O sistema técnico” Paris: Calman-Levy, 1977):
(Quanto) Mais o progresso técnico cresce, mais aumenta a soma de efeitos imprevisíveis. Certos progressos técnicos criam incertezas permanentes e em longo prazo […] Processos irreversíveis foram já implementados, particularmente no campo do meio ambiente e da saúde. Os problemas ambientais são exemplares. Criados pelo desenvolvimento tecnológico desenfreado e irrefletido, necessitam sempre de novos instrumentos e técnicas para resolvê-los. Os problemas de saúde pública ou de segurança alimentar são sistematicamente reformulados de modo que possam receber soluções técnicas ao invés de soluções políticas. […] O sistema técnico gera mecanismos de exclusão social devido à própria Técnica. Ele marginaliza um número crescente de homens e mulheres que perdem progressivamente a capacidade de se adaptar à sofisticação das técnicas, de seguir o ritmo do trabalho e da vida social na sociedade tecnicista (
L’homme qui avait presque tout prévu
[O homem que havia previsto quase tudo], Paris: Le Cherche Midi, 1977).A Técnica não suporta o julgamento moral […] no domínio da tecnologia, tudo o que é da ordem do possível será um dia realizado, para o melhor ou para o pior; manipulações do genoma humano, inserção de
chips
eletrônicos no homem, armas destruidoras […]. A única questão é de saber em que escalas essas realizações serão conduzidas e em que medida as forças sociais conseguirão limitá-las”.
Portanto, são muito pertinentes sobre tudo no século 21, o que o profeta Isaías escreveu 700 anos antes de Cristo quando afirmou que “a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna”. Isaías 24:5.
Como cristãos precisamos estar atentos às mudanças no planeta, sempre fazendo nossa parte para preservar o meio ambiente, pois nossa vida depende disso.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta