Header
Header
Header
Header
Header

O FIM DA FÉ E DA ESPERANÇA

janeiro 4th, 2014 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

MÃOS EM ORAÇÃO

O FIM DA FÉ

Se desejar a plenitude do texto com as palavras em grego e em hebraico clique aqui: O fim da fé e da Esperança

Alguém pode perguntar quando a fé terminará, para responder basta ler: “alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas” [? ???? – Kefa Alef (1 Pedro) 1:9], “olhando para Yahushua, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou o madeiro, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Yahuh” ????? 12:2], ainda é bom lembrar o que é fé: “ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” [????? – Ivrim (Hebreus) 11:1), o fundamento da fé terminará quando Yahushua voltar como Rei dos reis e isso é simples de entender, hoje andamos por fé: “porque andamos por fé, e não por vista” [? ?????? – Qorintyah Bet (2 Coríntios) 5:7], “não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé” [? ?????? – Qorintyah Bet (2 Coríntios) 1:24), “porque nele se descobre a justiça de Yahuh de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” [????? – Romiyah (Romanos) 1:17], em Hebreus 11 encontramos um capítulo inteiro sobre os heróis da fé, que “todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra” [????? – Ivrim (Hebreus) 11:13), como eles morreram sem receber a promessa, naturalmente exercitam na fé e esperança.

Só que quando Yahushua Há Mashiach voltar, e nos transformar: “que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” [???????? – Fylypsiyah (Filipenses) 3:21], o veremos, daí a fé, crer no que não vemos, dará lugar à vista, pois o veremos com os nossos olhos: “amados, agora somos filhos de Yahuh, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” [? ????? – Yahuchanan Alef (1 João) 3:2], ocasião em que ele começará a nos agraciar com as benção indescritíveis: “mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, são as que Yahuh preparou para os que o amam” [? ?????? – Qorintyah Alef (1 Coríntios) 2:9], até elas passarão a ser visíveis: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” [? ?????? – Qorintyah Bet (2 Coríntios) 4:18], daí a fé será totalmente desnecessária, pois dará lugar à vista.

O FIM DA ESPERANÇA

A outra indagação é quando será o fim da esperança, para responder esta pergunta basta ler: “e Shaul, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado” [?????? ???? – Maaseh Shlichim (Atos dos Emissários) 23:6], “aguardando a bem aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande UL e do nosso Mashiach Yahushua” [???? – Teitus (Tito) 2:13], confira [?????? ???? – Maaseh Shlichim (Atos dos Emissários) 26:6 – “E agora pela esperança da promessa que por Yahuh foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado”]; com [???? – Iyob (Jó) 19:25 – “Porque eu sei que o meu Redentor(Yahuh) vive, e que por fim se levantará sobre a terra”], ficou claro que a esperança está ligada ao aparecimento de Yahushua, e em tal esperança todos nós estamos: “porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?” [????? – Romiyah (Romanos) 8:24], quando ele retornar a esperança dará lugar à efetiva realização, pois estaremos pessoalmente com o nosso Rei, ainda, para exemplificar, é a mesma esperança em que morreu Jó: “porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” [???? – Iyob (Jó) 19:25), além de, pessoalmente ficarmos para sempre com ele, daí a expectativa dará lugar à realização: “depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar Yahushua nos ares, e assim estaremos sempre com o Mashiach” [? ????????? – Tesloniqyah Alef (1 Tessalonicenses) 4:17], “guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória” [????? – Tehillim (Salmos) 73:24], “mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo[corruptível], para habitar com o Mashiach” [? ?????? – Qorintyah Bet (2 Coríntios) 5:8], “mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Yahushua Há Mashiach, porque isto é ainda muito melhor” [???????? – Fylypsiyah (Filipenses) 1:23], “e ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de UL com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo UL estará com eles, e será o seu UL” [????? – Gilyahna (Revelação/Apocalipse) 21:3]
[? ?????? – Qorintyah Alef (1 Coríntios) 13:10]
Restou precisar o termo final das profecias, línguas e ciência, antes, no entanto, passemos a entender o verso 10: “mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”, é necessário entendermos o significado da expressão o que é perfeito, o único significado possível é o já falado, a saber: a Palavra de Yahuh, a prova está a seguir: no grego, a palavra que é um adjetivo singular neutro e o caso é o acusativo, daí fica afastada a ideia, de alguns, que aqui perfeito signifique o Mashiach, pois se fosse seria utilizado o gênero gramatical masculino, e mesmo na tradução, a gramática portuguesa, estaria quem é (ou quem é perfeito) perfeito e não o que (é perfeito), já que se referiria à uma pessoa. Para facilitar o trabalho, precisamos ir à própria Palavra de Yahuh para saber o que é perfeito, a mesma palavra traduzida para o grego “teleios”, “1) levado a seu fim, finalizado, 2) que não carece de nada necessário para estar completo, 3)perfeito, 4) aquilo que é perfeito, 4a) integridade e virtude humana consumados, 4b) de homens,4b1) adulto, maturo, maior idade. ”: Tendo chegado ao fim ou propósito, completo, perfeito:
1. Coisas [???? – Yaakov (Tiago) 1:4 – “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”]; [? ????? Yahuchanan Alef (1 João) 4:18 – “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”]. O que é perfeito: [????? – Romiyah (Romanos) 12:2 – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Yahuh”]; [? ?????? – Qorintyah Alef (1 Coríntios) 13:10 – “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”]
2. &nbs p; Pessoas. -a. maduro, perfeito, adulto adjetivo [? ?????? -Qorintyah Alef (1 Coríntios)14:20 – “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento”]; [????? – Efsiyah (Efésios) 4:13 – “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Mashiach de Yahuh, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Yahushua”]; [????? – Ivrim (Hebreus) 5:14 – “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”]
Uma, das passagens, que usa esta palavra grega e esclarece bem o significado dela aqui é: “aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem aventurado no seu feito” [???? – Yaakov (Tiago) 1:25), para saber do que este verso fala basta ler o contexto:
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem aventurado no seu feito”
[???? – Yaakov (Tiago) 1:22-25]

GATO E LEÃO
Ficou claro que se trata da Palavra de Yahuh completa, à qual exorta que, além de ouvintes, sejamos cumpridores dela, ainda no tema, a Palavra recebe várias figuras, uma delas é a de espelho e curiosamente tanto a passagem que estamos estudando, como a passagem em Yaakov (Tiago) se referem à Palavra como um espelho: “porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido” [? ?????? -Qorintyah Alef (1 Coríntios) 13:12), “porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural” [???? – Yaakov (Tiago) 1:23], isso para sanar qualquer dúvida.

Ainda sobre espelho, a primeira palavra grega para espelho “esoptron” só ocorre duas vezes nas traduções da aliança renovada para o Grego, exatamente nas duas passagens referidas, em português, há mais uma palavra espelho, que aparece, ela está em um verso, que é bom adicioná-lo, ele diz: “mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória de Yahushua Há Mashiach, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo espírito de Yahuh” Qorintyah Bet (2 Coríntios) 3:18 – “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória de Yahushua, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo espírito de Yahuh”], este ensinamento corrobora com o perfeito ser a Palavra de Yahuh completa, pois nos transforma, o rosto descoberto designa o fato de nada podemos ocultar dele e de glória em glória demonstra como o processo ocorre, transformação que aperfeiçoa o homem: “toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Yahuh seja perfeito, e perfeitamente ins truído para toda a boa obra” [? ??????? – Timtheous Bet (2 Timóteo) 3:16,17]

FONTE:  http://www.acongregacao.org.br 

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta