Header
Header
Header
Header
Header

O ENVENENAMENTO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL RURAL SÃO JOSÉ DO PONTAL

maio 23rd, 2013 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

AVIÃO VENENO

Diretor de escola envenenada: “Naquele momento eu pensei que poderia morrer”

Publicado em Quarta, 22 Maio 2013 22:35

Assista ao depoimento do diretor da Escola Municipal Rural São José do Pontal, em Rio Verde, Goiás. “As crianças ainda estão com medo de voltar para a escola. Foi um transtorno muito grande na vida delas.” E revela preocupação com os efeito que os agrotóxicos podem trazer no futuro: “Como vai ser a vida dessas crianças daqui pra frente?”

O mono-motor sobrevoou, às 09hs20, do dia 03/05/2013, à escola pública localizada no Projeto de Assentamento “Pontal dos Buritis”, que abriga 150 famílias, às margens da Rodovia GO-174, no município de Rio Verde/GO. Num período de 20min, o piloto sobrevoou por 5 vezes por cima a escola, em especial a quadra de concreto, molhando no total de 60 crianças, que ali se encontravam, com o pesticida “Engeo Pleno”, da empresa Syngenta. Os alunos, com idade entre 4 a 16 anos, que naquele momento lanchavam a céu aberto, engoliram o composto denominado piretroide (classe toxicidade 3 e 4), sem conhecimento perigo no primeiro instante.

Porque uma Campanha Contra os Agrotóxicos?

Nos últimos três anos o Brasil, vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais, como trabalhadores rurais, moradores do entorno de fazendas, além de todos nós que consumimos alimentos contaminados.

Diante desta situação, mais de 50 entidades nacionais se juntaram desde 2011 na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil.

Junte-se a nós! Assine nossa petição e entre em contato com o comitê mais próximo!

Assine nossa Petição!

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos lançou um abaixo assinado para banir do nosso país os agrotóxicos já banidos em outros países. É inaceitável que o nosso país continue sendo a grande lixeira tóxica do planeta. Por isso colabore:

– Assine a petição virtual
– Baixe e imprima o abaixo-assinado e papel e comece a colher assinaturas.

Veja aqui a lista das substâncias que queremos banir, e as instruções para coleta de assinaturas. Participe!

Dossiê ABRASCO

Alguém ainda acha que agrotóxico não faz mal? Veja nos dossiês da ABRASCO (parte 1, parte 2, parte 3) a devastação que os agrotóxicos e o agronegócio vem causando à população brasileira.

O Veneno está na Mesa (ASSISTA)

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos alerta: O veneno está na mesa. Assista ao filme do premiado diretor Sílvio Tendler, que mostra os perigos dos agrotóxicos e aponta que a agroecologia já acontece e representa uma solução real para a agrícultura sustentável.

FONTE: http://www.contraosagrotoxicos.org/

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta