O Dízimo no Velho Testamento e o Dadivar no Novo Testamento

O DÍZIMO RELIGIOSO – “MAIOR ERRO TEOLÓGICO”.

Clique a seguir e baixe o artigo

O DÍZIMO NO VELHO TESTAMENTO E O DADIVAR NO NOVO TESTAMENTO–> O Dízimo no VT e o Dadiivar no NT

Nosso breve estudo está fundamentado num ASSIM DIZ O SENHOR.

A sabedoria infinita de Deus ao estabelecer o Dízimo:

ÁUDIOS DE 12 PERGUNTAS AOS PASTORES QUE COBRAM DÍZIMO DE SUAS OVELHAS SOFRIDAS E NÃO CUMPREM DEUTERONÔMIO 14:28 E 29 E 26:12:

1) Para prover o sustento da tribo de Levi, que não receberia herança em Canaã e cuidaria de todo o sistema cerimonial no tabernáculo,

2) Para cumprir um papel social minorando a fome de órfãos, viúvas e estrangeiros (além dos levitas)

Apenas os agricultores, pecuaristas (que criavam animais) ou agro-pecuaristas eram obrigados a dizimar de suas colheitas e criações, quando produziam, não mensalmente, enquanto pedreiros, carpinteiros, ferreiros, pintores, artesãos, professores, músicos, lavandeiras, ….quaisquer outras profissões/funções NÃO DIZIMAVAM, APENAS OFERTAVAM, enquanto os pobres (órfãos, viúvas e estrangeiros, Deut. 14:28 e 29, 26:12 e 13, ALÉM DE NUNCA DIZIMAREM, CADA 3 ANOS, COMIAM OS DÍZIMOS DO 3º. ANO JUNTO COM OS LEVITAS.

O dízimo ao ser instituído como Lei, no Sinai, cerca de 2,5 milênios após a Criação, 1500 anos antes de Cristo, conforme Levíticos 27:30-34, ERA SEMPRE PRODUTOS DO CAMPO, ANIMAL OU VEGETAL, MANUFATURA DE DEUS, NUNCA DINHEIRO (QUANDO SEMPRE EXISTIU), OURO OU PRATA.

Áudios do Estudo:

“Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.
Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.
Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.

Levítico 27:30-34

O Dízimo era o que mantinha o sacerdócio levítico funcionando. Na Cruz de Cristo, findou o sacerdócio levítico e com esse, o Dízimo, o qual não mais foi praticado pela igreja primitiva de Cristo e os apóstolos, sob a Nova Aliança ou Novo Testamento, ou Novo Pacto, ou Nova Aliança.

Sempre nos ensinaram nas igrejas, e até hoje o fazem, que o NT começa nos 1os. capítulos dos evangelhos, o que não é verdade. O Novo Testamento foi assinado na Cruz de Cristo com seu precioso sangue. Jesus nasceu e morreu sob o VT, VConcerto, VPacto, VAliança, sendo circuncidado ao 8º. Dia, participando das festas cerimoniais judaicas, orientando leprosos a se apresentarem ao sacerdote, confirmando o dízimo – não em dinheiro – em endro, hortelã e cominho, produtos da terra, ELE MESMO NUNCA DIZIMANDO, POR SER POBRE E CARPINTEIRO COM SEU PAI ADOTIVO, embora fosse ofertante e cumpridor rigoroso de toda a Torah.

A Nova Aliança,…a primitiva igreja de Cristo e os apóstolos DADIVAVA generosamente, como bons mordomos de Deus e de Jesus, ajudando os pobres, aos evangelistas, pregadores da palavra, custeando a pregação do evangelho ao mundo.

Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça. Mateus 10:8.

O dízimo de hoje, nada tem a ver com o dízimo que Deus estabeleceu no VT, produtos do campo, manufatura de Deus.

Quando o dízimo vigorou os levitas o recebiam mas faziam todo o trabalho da tenda da Congregação.

Hoje, quem faz o trabalho das igrejas nada recebe, só os “levitas”.

Viúvas, órfãos e estrangeiros (todos nós) nunca dizimavam e comiam todo o dízimo a cada 3º. Ano, junto com os levitas de verdade (que não tinham herança)

Atos 4:36. Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, 37 Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

Temos um altar do qual não têm direito de comer os que se empregam no serviço do tabernáculo. Hebreus 13:10

Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:17 ARC –

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »