Header
Header
Header
Header
Header

O BATISMO EM NOME DO PAI, DO FILHO, DO ESPÍRITO SANTO E DE ELLEN G. WHITE

junho 7th, 2012 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

Tenho 32 anos, sendo que passei 21 anos na IASD. Durante o tempo que fiquei na igreja, pude ver que a maioria dos membros são muito desinformados quanto às doutrinas, a maioria nunca havia lido o manual da igreja, nem conhecia a fundo ou havia estudado as 28 doutrinas fundamentais. Para aqueles que afirmam que EGW não é considerada uma luz menor, ou que hoje é vista como algo secundário na IASD, gostaria de tecer alguns comentários:

Mc 16:16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

ou seja: a salvação depende de Crer em Jesus e ser batizado.

Vejamos dois dos votos do batizando na IASD (manual da IASD 17ed, 2008 -p63-64)

8. Aceita o ensino bíblico dos dons espirituais, e crê que o dom de profecia é uma das características identificadoras da igreja remanescente?

13. Aceita e acredita que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a Igreja remanescente da profecia bíblica, e que pessoas de todas as nações, raças e línguas são convidadas a fazer parte da sua comunhão, e a ser nela aceites?
Deseja ser membro desta congregação local da Igreja mundial?

Se o candidato ao batismo disser que não acredita nestes 2 itens, não poderá ser batizado, por consequência, não terá direito à salvação.

Daí o candidato pode perguntar o que é o tal dom de profecia. Novamente entra o manual da IASD para esclarecer:

manual, p 42:

18. O Dom de Profecia Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica identificadora da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como mensageira do Senhor, os seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto,
orientação, instrução e correcção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência.(Joel 2:28 e 29; Actos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)

Bem, até aqui apenas citei partes do manual da IASD, mas já evidenciamos algo que considero muitíssimo grave em uma religião que se diz cristã:

O Batismo em nome de Ellen Gould White.

Não adianta negar, buscar respaldo nesta ou naquela referência.
Está no manual da IASD, atualizado, disponível na rede para qualquer pessoa baixar, ler e analisar.

Fica bem claro para qualquer pessoa que a IASD exige que o batizando creia em Deus, em Jesus, no Espírito Santo e em Ellen G. White, do contrário o indivíduo não poderá ser batizado, perdendo o direito da salvação.
Isso para mim supera qualquer crítica à IASD. Mesmo se pudessem provar que EGW foi realmente inspirada por Deus (e nem entro na questão aqui) nunca poderiam buscar respaldo bíblico para a inclusão da crença em uma quarta pessoa no batismo. Não precisamos aqui discutir doutrinas alimentares, sábado, questão do bode emissário representando satanás, inspiração de EGW, igreja remanescente, restauração da verdade, santuário celestial, porta fechada, marcação de datas para a volta de Cristo…

A maioria dos ASD não se dão conta da gravidade do assunto do batismo em nome de EGW. Se você não tivesse religião, mas conhecesse um pouco o cristianismo, a ponto de se sentir atraído, e buscasse uma igreja, para poder ser instruído, e batizado… você aceitaria se dissessem assim: bem, meu amigo, você só poderá ser batizado se afirmar crer em Deus, Jesus, Espírito Santo, e Ellen Gould White….?!

Nem os membros da IASD notam que são batizados em nome de 4 pessoas.. converso ainda com meus irmãos e mãe (todos ainda na IASD): TODOS concordam que nunca haviam se dado conta do batismo em nome de EGW, e concordam plenamente que é algo absurdo, que a IASD deveria rever a questão. E qualquer pessoa assim concordaria, adventista ou não.

Esse foi o principal motivo que me levou, inicialmente a não mais levar ninguém para a IASD (pq o sujeito seria batizado em nome de EGW), e que depois culminou com minha saída da instituição.

Ainda mantenho muitos amigos por lá, alguns também buscando por conta o esclarecimento sobre tudo o que lá é falado.

Se ofendi algum ASD peço humildemente desculpas. Só escrevi neste blog pois acredito que muitos membros da IASD possam começar a estudar por si mesmos tudo o que lá é repassado como verdade. Mas a verdade sempre aparece, mais cedo ou mais tarde. Pensem no assunto do batismo, é realmente algo muito sério.

Bem, fico por aqui… Espero ter ajudado a esclarecer a seriedade do assunto do batismo na IASD, a única igreja que batiza em nome de 4 pessoas!

http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br/p/o-batismo-em-nome-de-ellen-white.html

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

14 Responses

  • Moizes Lino Lopes Filho says:

    gostei do artigo, percebo que o autor acredita ser a bíblia e a bíblia ainda sobre cuidado ser a unica regra de fé e credo. Que o povo seja despertado que a regra de fé e a bíblia, e não bíblia e EGW “a luz menor”.

  • Claudia says:

    Eu sou batizada na IASD, e fui batizada em nome do Pai, Filho e Espirito Santo. Apenas aceitei que os ensinos de Ellen são um esclarecimento dos acontecimentos do passado e logicamento as profecias para o futuro. A bíblia, só a bíblia é minha regra de fé. Deus ilumine a cada um de seus verdadeiros filho. amém…Deus seja louvado.

  • Marcelo Almeida says:

    É até normal não atentar para determinadas questões doutrinárias quando estamos desejosos de batizar na “igreja verdadeira”. Especialmente para mim, que vim do catolicismo, se tornar membro da IASD representava mais que uma mera mudança de denominação; era aceitar um chamado de Deus para fazer parte da igreja que, diferente das outras, pregava 100% de verdade. Pelo menos era esse o entendimento que tínhamos na época do batismo.
    Após alguns anos, passamos a observar que nem tudo que é ensinado encontra respaldo na Bíblia. A mesma inquietação que tínhamos na ICAR passamos a ter na IASD, pois, por mais duro que seja, tínhamos que reconhecer que alguns críticos tinham razão. Em lugar algum da Bíblia se mostra alguém sendo indagado se crê em qualquer profeta do A. T. para ser batizado. Uma coisa é querer que o membro já batizado aceite, naturalmente, que determinada pessoa foi inspirada por Deus, outra é colocar isso como condição para batizar alguém. Um total absurdo.

  • Leonardo Barreto says:

    ..O Paulo Pinto, em vez de você questionar e criticar o que a IASD faz o deixa de fazer..porque você não se preocupar em pregar o evangelho “verdadeiro”.. ajudar as pessoas humildes…orar por elas…AMAR as pessoas..fazer algo pela humanidade
    Para de perder seu tempo em criticar, e faz alguma coisa para salvar alguém…
    Porque o Deus que eu creio é um Deus que amava as pessoas, apesar de seus pecados e falhas…somos pecadores e dependemos da graça de Deus…
    Paulo Pinto…um dia vamos prestar contas de tudo o que fazemos…
    Jugar ao próximo, não cabe a nós..e sim a Deus..
    ..seja feliz meu amigo..

    • IRMÃO LEONARDO,
      GRAÇA E PAZ NOS SEJAM MULTIPLICADAS.
      TEMOS PREGADO O EVANGELHO DA SALVAÇÃO SOBRE TUDO DE 2004 PARA CÁ, ANTES EU ENGANADO PELA IASD, PREGAVA UM EVANGELHO DESTORCIDO, EMBASADO NUM deus TRIÚNO, POLITEÍSTA DE UM deus só, APÓS OS PACTOS DE AMIZADE COM ROMA.
      É VERDADE QUE O AMOR DE DEUS É MUITO GRANDE POR MIM, POR VOCÊ E TODOS.
      QUANTO AO BATISMO TAMBÉM EM NOME DE EGW, QUE TEM A ME DIZER? É OU NÃO VERDADE? EXPERIMENTE DIZER AO SEU PASTOR (O MEU É CRISTO) QUE NÃO ACREDITA EM EGW POR ELA TER PLAGIADO GRANDEMENTE.
      AINDA HÁ TEMPO PARA O IRMÃO VOLTAR À VERDADE DA PALAVRA DE DEUS.
      MARANATA

  • CLEYDISON says:

    Não posso acreditar,que uma pessoa de mente sã, acredite e faça parte de um sistema, como é a Igreja Adventista do sétimo dia. Esta senhora ( Ellen White) que está mais que comprovado,que teve sérios problemas mentais, e que foi usada como testa de ferro de seu marido e demais líderes adventista, criaram esse sistema com intuito único de engana

  • Heráclito Fernandes da Mota says:

    Muito interessante este artigo, o qual me fez lembrar as incompatibilidades entre o ensino assimilado na igreja e minhas próprias conclusões de fé. Também me fez lembrar uma senhora que após os estudos bíblicos que lhe ministrei, ficou interessadíssima em se batizar na igreja da “profecia”, mas apesar de concordar com todos os ensinos não aceitava ser batizada em nome da “Profetiza”, ao levarmos o caso ao Pastor o mesmo concordou que especificamente, naquele caso, não se perguntaria se a batizanda cria em EGW. Infelizmente para a igreja aquela senhora também não concordava com a Trindade e não se batizou.

    Recordo-me também que quando me retirei da igreja por causa da Trindade e ao pretender ser batizado em nome de Jesus fui descartado pelo irmão, de São Paulo, que me batizaria, tendo em vista que o mesmo exigia que assinasse um voto batismal no qual se fazia profissão de fé em EGW, e então tive que pedir ao irmão de Natal-RN, o qual me batizou sem condicionar-me a fé em EGW.

    Por isso é mister termos em mente que o essencial não é apenas deixar a Igreja da “profecia”, mas é, também, desvincular-se de suas reminiscências

  • José dos Santos Cavalcante says:

    Não é a toa que atribuíram à E.G.W o título divino: Espírito de Profecia. O qual sabemos ,pelas Escrituras, que pertence unicamente Ao Messias – O prometido!

  • José dos Santos Cavalcante says:

    Não é a toa que atribuíram à E.G.W o título divino: Espírito de Profecia. O qual sabemos ,pelas Escrituras, que pertence unicamente Ao Messias – O prometido!

  • luciano gomes da silva says:

    SR. Leonardo Barreto: Como os membros da IASD semelhante a você se magôa tanto quando se esclarece os desvio de conduta cristã, da empresa denominacional sem religião, porque religião ssignifica religação com DEUS, e IASD desde o ano de 1980, tem se distanciado cada vez mais do DEUS único e Eterno, e de Seu Filho único JESUS CRISTO, quando adotou o deus trindade da ICAR, e com respaldo da sua profetiza, pois ela ensina que existem 3 pessôa na divindade, 3 trio celestial, 3 personalidades vivas do trio celestial, 3 grandes poderes, o Pai, o Filho, e o Espirito Santo, os eternos dignatario da divindade, Deus, Jesus Cristo e o Espirito Santo, que o batismo seja no nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, contrariando o que os Apostolos sempre fizeram, batizavam em nome de JESUS, veja em atos dos apostolos, para confirmar. Não sabemos, digo não sabemos, porque fui da IASD por 67 anos, nunca meus pais me ensinaram tamanha distorção biblica. Só apaqixonados é que não quer ver que a virgem não é mais virgem, e que não é ele o responsavel pelo o ato, da donzela ter perdido a compustura e a vergonha.Eta povinho para gostar de ser enganado, só DEUS mesmo é que pode ter piedade dos inocentes uteis, que vivem pagando as contas dos líderes aproveitadores, que enganam e são enganados não sabemos por “QUEM”…

  • Pingback: BATISMO BÍBLICO DEVE SER EM NOME DE JESUS: PASTOR STINA | Ao Deus Unico

  • Claudia says:, irmã, se você dissesse na hora das perguntas que não criam em Ellen White e no que ela escreveu você não teria sido batizada, honestamente falando dá no mesmo usar o nome de três pessoas e ficar em oculto a quarta.



Deixe uma resposta