Header
Header
Header
Header
Header

JESUS TERIA DITO EM JOÃO 8:58 QUE ELE É O PRÓPRIO DEUS?

novembro 13th, 2017 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

DOIS EPISÓDIOS DISTINTOS.

Jo. 8:58 diz: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” CLIQUE AQUI E OUÇA O ÁUDIO.

Em www.unitarismobiblico.com, o seu editor explica: “O verbo grego  “eimi” contido no final desse verso, pode ser traduzido por “SOU”, “ESTOU”, “EXISTO” e sentidos similares, daí precisamos verificar qual desses verbos em português, melhor se aplica ao caso. No verso anterior os judeus perguntaram “ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?”, isso é uma pergunta temporal, de indagação sobre preexistência. …Logo, a comparação clara do contexto das palavras de Cristo indica a intenção do Senhor Jesus em declarar-se anterior a Abraão e isto já estava delineado no verso 38 do mesmo capítulo “Eu falo do que vi junto de meu Pai, …“. Assim, o verbo em português que melhor traduz o contexto é o verbo “EXISTIR”. A Bíblia do Peregrino, afirma: “Asseguro-vos: antes que Abraão existisse, eu existo.”

O “EU SOU” de Ex. 3.14, (ho On), não se relaciona com o “eimi” de João 8:58”.

“Se Jesus quisesse fazer alusão ao “ho On” de Ex. 3.14, teria usado a idêntica construção, e não precisaria tomar por base a existência de Abraão”. Ex. 3.15, o verso imediatamente posterior diz: “E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Yahweh Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.”, agora compare com At. 3.13 “O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus…” É fácil perceber que O Deus que foi identificado em Êxodo é identificado como o Pai de Jesus e não como sendo o próprio Jesus. As palavras “Sou eu” do cego de nascença que fora curado em Jo. 9.9: são as mesmas usadas por Cristo no episódio que estamos comentando”.

Na realidade, em Êxodo 3, Moisés diante da sarça ardente, tinha a presença dos 2 únicos seres da divindade: O ANJO DO SENHOR (uma figura de Jesus) e o grande DEUS EU SOU, O DEUS E PAI DE JESUS, de quem Moisés ouviu apenas a voz.

E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. JOÃO 8:32.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta