Header
Header
Header
Header
Header

JESUS FALOU DE SI MESMO MUITAS VEZES COMO SE FOSSE DE UMA OUTRA PESSOA

maio 8th, 2012 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

Muitos irmãos sinceros, ainda que possam estar equivocados, tem defendido que o “Outro” consolador de que Jesus falou e está registrado em João 14:16 trata-se da 3a. pessoa da santíssima trindade, um ser que segundo eles é um Deus igual ao Pai (o único Deus verdadeiro conforme falou Jesus em João 17:3).

Veja o que Jesus disse sobre o “outro” consolador:

João 14:16 a 18:

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. (grifos inexistentes)

Para que você não tenha nenhuma dúvida, permita-me explicar João 14: 16 a 18 através de versos da própria Bíblia:

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, (“… eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Jesus, Mateus 28:20.)

17 o Espírito da verdade
(“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jesus, João 14:6. “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” . João, João 1:17),

que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis (“…vós me conheceis e sabeis de onde sou…” Jesus, João 7:28.),

porque habita convosco (“E chegou e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno”. Mateus 2:23. “E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali” Mateus 4:13.),

e estará em vós. (“Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja”. Jesus, João 17:26)

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. (“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Jesus, Mateus 18:20.)

Apesar de terem nos ensinado que em João 14:16 a 18 Cristo Se referiu a uma 3ª “pessoa”, na realidade, como nas OUTRAS 122 vezes (veja abaixo), que você viu neste estudo, Ele estava Se referindo, mais uma vez, a Ele mesmo!

“Naquele dia, conhecereis que [estou] em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós”. Jesus, João 14:20. (Por favor, pegue a sua Bíblia e veja no contexto que Jesus não está falando aqui de sua 2ª vinda!)

Mas pode ser que você ainda se questione por que Cristo utilizou esta expressão “outro Consolador”. O próprio Jesus explica e dá a resposta no contexto de seu sermão, relatado por João:

“Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do pai”. Jesus, João 16:25.

VERSÍCULOS EM QUE JESUS FALOU DE SI MESMO COMO SE FOSSE UMA OUTRA PESSOA

Evangelho de Mateus

8:20 E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu [têm] ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
9:15 E disse-lhes Jesus: Podem, [porventura,] andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.
10:23 Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de [percorrer] as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem.
11:19 Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí [um] homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.
12:8 Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor.
13:37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem,
13:41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade.
16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
16:27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.
16:28 Em verdade vos digo [que] alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino.
17:9 E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos.
17:12 Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem.
17:22 Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens,
17:23 e matá-lo-ão, e, ao terceiro dia, ressuscitará. E eles se entristeceram muito.
18:11 Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido.
20:19 E o entregarão aos gentios para que [dele] escarneçam, e o açoitem, e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.
20:28 bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida [em] resgate de muitos.
22:42 dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
22:45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
23:8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, [a saber,] o Cristo, e todos vós sois irmãos.
23:10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, [que é] o Cristo.
24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem.
24:30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
24:31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
24:33 Igualmente, quando virdes todas essas [coisas,] sabei que ele está próximo, às portas.
24:36 Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.
24:37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem.
24:39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
24:42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
24:44 Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.
25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.
25:31 E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
25:32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
25:33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
25:34 Então, dirá o Rei aos que [estiverem] à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
25:40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim [o] fizestes.
26:2 Bem sabeis que, daqui a dois dias, é a Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado.
26:24 Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
26:45 Então, chegou junto dos seus discípulos e disse-lhes: Dormi, agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores.
26:64 Disse-lhes Jesus: Tu [o] disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.

Evangelho de Marcos

2:10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
2:28 Assim, o Filho do Homem até do sábado é senhor.
9:12 E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e todas as [coisas] restaurará; e, como está escrito do Filho do Homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado.
9:31 porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens e matá-lo-ão; e, morto, ele ressuscitará ao terceiro dia.
10:33 [dizendo:] Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios,
10:34 e o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.
10:45 Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
12:35 E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é Filho de Davi?
13:26 E, então, verão vir o Filho do Homem nas nuvens, com grande poder e glória.
13:27 E ele enviará os seus anjos e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.
13:32 Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que [estão] no céu, nem o Filho, senão o Pai.
14:21 Na verdade o Filho do Homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.
14:41 E voltou terceira vez e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.

Evangelho de Lucas

5:24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.
6:5 E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado.
7:34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores.
9:22 dizendo: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas [coisas,] e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.
9:44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens.
9:56 Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-[las.] E foram para outra aldeia.
9:58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
11:30 Porquanto assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem [o] será também para esta geração.
12:10 E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.
12:40 Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais.
17:22 E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não [o] vereis.
17:24 porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia.
17:25 Mas primeiro convém que ele padeça muito e seja reprovado por esta geração.
17:26 E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem.
17:30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar.
18:8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?
18:31 E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do Homem tudo o que pelos profetas foi escrito.
18:32 Pois há de ser entregue aos gentios e escarnecido, injuriado e cuspido;
18:33 e, havendo-[o] açoitado, o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.
19:10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
20:41 E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é Filho de Davi?
21:27 E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória.
21:36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas [coisas] que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.
22:22 E, na verdade, o Filho do Homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!
22:48 E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?
22:69 Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus.
24:26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas [coisas] e entrasse na sua glória?
24:46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;

Evangelho de João

1:51 E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem.
3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.
3:14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
3:15 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
3:17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
3:18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
3:19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
4:10 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
5:19 Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
5:20 Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.
5:21 Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
5:22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo,
5:23 para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.
5:25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
5:26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo.
5:27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem.
6:27 Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.
6:29 Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou.
6:33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
6:46 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
6:50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
6:53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e [não] beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
6:58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
6:62 [Que seria,] pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava?
8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
8:35 Ora, o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.
9:35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
10:2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.
10:3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
11:4 E Jesus, ouvindo [isso,] disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
12:23 E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado.
12:35 Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo; andai enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem, pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
12:36 Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Essas [coisas] disse Jesus; e, retirando-se, escondeu-se deles.
13:31 Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora, é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele.
13:32 Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo e logo o há de glorificar.
15:13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
17:1 Jesus falou essas coisas e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti,
17:2 assim como lhe deste poder sobre toda carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
17:3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Abr.

Marcos Avellar

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta