Header
Header
Header
Header
Header

JÁ EXISTE ALGUM LIVRO LEIGO DE PRAXES JUSTIFICANDO A COBRANÇA DO DÍZIMO ATÉ AOS POBRES, MESMO SOB A NOVA ALIANÇA ASSINADA COM O SANGUE PRECIOSO DE CRISTO?????

julho 3rd, 2012 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

AO EXAMINARMOS:
1) AS ESCRITURAS SAGRADAS,
VERIFICAMOS QUE O DÍZIMO FOI ESTABELECIDO POR DEUS NO SINAI PARA SEU POVO PARA MANTER O SERVIÇO CERIMONIAL E PARA RESOLVER O PROBLEMA DOS LEVITAS, CUJA TRIBO NÃO RECEBEU HERANÇA, SENDO O DÍZIMO SEMPRE EM ALIMENTOS DO CAMPO, ANIMAL OU VEGETAL (LEV. 27:30 A 33), NUNCA NA FORMA DE DINHEIRO, OURO OU PRATA.
O QUE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA É O DÍZIMO SENDO DO LEVITA E, TAMBÉM, PERIODICAMENTE, COMIDO PELOS DOADORES EM FESTIVAIS ORDENADOS POR DEUS E, A CADA 3 ANOS, COMIDO POR ÓRFÃOS, VIÚVAS, ESTRANGEIROS E LEVITAS (SEMPRE PRESENTES POR ORDEM DE DEUS, PARA QUE NÃO FOSSEM DESAMPARADOS, POR SEREM DESTITUÍDOS DE BENS DESTE MUNDO). ASSIM ESTÁ EM DEUTERONÔMIO 14:

“Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, COMERÁS OS DÍZIMOS DO TEU GRÃO, DO TEU MOSTO E DO TEU AZEITE, E OS PRIMOGÊNITOS DAS TUAS VACAS E DAS TUAS OVELHAS; PARA QUE APRENDAS A TEMER AO SENHOR TEU DEUS TODOS OS DIAS. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem”. Deuteronômio 14:22-29.

VOCÊ CONHECE ALGUMA IGREJA QUE COBRE DÍZIMO HOJE, DEPOIS DA CRUZ DE CRISTO, SOB A NOVA ALIANÇA, QUE SIGA ISSO?????

PERCEBA QUE ASSALARIADOS (CARPINTEIROS-CERTAMENTE POR ISSO CRISTO E SUA FAMÍLIA NÃO PAGAVA. ERAM POBRES E NÃO AGROPECUARISTAS- OLEIROS, FERREIROS,…) NÃO PAGAVAM DÍZIMOS E ESTES SÓ ERAM COBRADOS EM CIDADES ONDE HAVIA LAVOURA (NEEMIAS 10:37). ENTÃO, É CERTO PARA AQUELES QUE, DESCONHECENDO O SACRIFÍCIO DE CRISTO E O NOVO PACTO ASSINADO COM SANGUE, COBRAREM DÍZIMO (E EM DINHEIRO E SEM DIVIDIREM TODOS OS DÍZIMOS COLETADOS A CADA 3 ANOS COM ÓRFÃOS, VIÚVAS E ESTRANGEIROS) SOBRETUDO DE ASSALARIADOS (QUE GANHAM PARA SOBREVIVER)???

NÃO VEMOS NA BÍBLIA SAGRADA, APÓS A CRUZ, A MANUTENÇÃO DA PRÁTICA DO DÍZIMO SOB A NOVA ALIANÇA, APÓS O TÉRMINO DO SACERDÓCIO LEVÍTICO.
ONDE ESTÁ NA BÍBLIA O ESTABELECIMENTO DA MUDANÇA DO DÍZIMO DA FORMA DE MANUFATURA DE DEUS (ALIMENTOS DA MÃO DE DEUS, VEGETAIS E ANIMAIS) PARA DINHEIRO??
VEMOS NO ENTANTO QUE A IGREJA PRIMITIVA EMBORA NÃO DIZIMASSE, DAVA OFERTAS LIBERALMENTE E CUIDAVA DOS POBRES (TIAGO 1:27)….).
HÁ UM ESTUDO MARAVILHOSO SOBRE O DÍZIMO DE AUTORIA DE BRIAN ANDERSON, EM http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas/DizimoVT-X-DadivarNT-Anderson.htm

2) AO EXAMINARMOS OS LIVROS DA SENHORA ELLEN G. WHITE,
VERIFICAMOS QUE A MESMA ORIENTAVA NO SENTIDO DE QUE O DÍZIMO NÃO FOSSE USADO PARA:
– OS POBRES, ENFERMOS E IDOSOS (MANUSCRIPT RELEASES, 3:218; CONSELHOS SOBRE MORDOMIA, 103)
– NEM PARA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PARA CULTO CONGREGACIONAL OU NECESSIDADES INSTITUCIONAIS, TAIS COMO ESCOLAS, HOSPITAIS E CASAS PUBLICADORAS (MANUSCRIPT RELEASES, 1:185, 191),
– NEM PARA SALÁRIOS E DESPESAS DE COLPORTORES (TESTIMONIES FOR THE CHURCH, 5:9:248-250),
– NEM PARA AS DESPESAS DE UMA IGREJA LOCAL (CONSELHOS SOBRE MORDOMIA, 103, TESTEMONIES FOR THE CHURCH, 9:248; MANUSCRIPT RELEASES, 1:191),

EGW TAMBÉM ESCREVEU: “O dízimo não deve ser consumido em despesas imprevistas. Isso faz parte do trabalho dos membros da igreja. Eles devem manter a igreja com suas dádivas e ofertas” (Carta 81, 1897).

COMO SE COMPORTAM AQUELAS COMUNIDADES DE CRENTES – VIVENDO SOB O NOVO PACTO, EMBORA DESCONHECENDO-O, APÓS A CRUZ DE CRISTO – QUE AINDA COBRAM DÍZIMO DE SEUS IRMÃOS MESMO PESSOAS SIMPLES E ASSALARIADAS?

ONDE ESTÁ A BASE PARA ESSA ATITUDE?

– NA BÍBLIA SAGRADA? ONDE, NO NOVO TESTAMENTO APÓS A CRUZ DE CRISTO?
– NOS ESCRITOS DE EGW, QUE PROIBIA O USO DO DÍZIMO PARA: OS POBRES, ENFERMOS E IDOSOS, CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PARA CULTO CONGREGACIONAL, NECESSIDADES INSTITUCIONAIS (ESCOLAS, HOSPITAIS E CASAS PUBLICADORAS), SALÁRIOS E DESPESAS DE COLPORTORES E DESPESAS DE UMA IGREJA LOCAL?????
A IASD TEM SEU IMORAL LIVRO DE PRAXES, QUE PERMITE A UM PASTOR ATÉ ALUGAR A SI MESMO UMA CASA PRÓPRIA. OS LEVITAS DOS DIAS DE MOISÉS TINHAM CASAS PRÓPRIAS, CARROS, FAZENDAS,….? VEJA O ÍTEM Y 20 12 S http://www.adventistas.com/praxes.htm
SERÁ QUE JÁ EXISTE ALGUM LIVRO LEIGO DE PRAXES, JUSTIFICANDO A COBRANÇA DO DÍZIMO ATÉ AOS POBRES, MESMO SOB A NOVA ALIANÇA, ASSINADA COM O SANGUE PRECIOSO DE CRISTO??????????
DEUS NOS GUIE EM TODA A VERDADE E QUE EXERÇAMOS A MORDOMIA DOS BENS QUE DEUS NOS CONCEDEU – O CORPO, TEMPLO DO ESPÍRITO DE DEUS; O TEMPO, IMPORTANTE CAPITAL DA VIDA; TALENTOS; E OS BENS – COMO A IGREJA PRIMITIVA FAZIA.
II Coríntios 9:7 “Cada um contribua SEGUNDO PROPÓS NO SEU CORAÇÃO; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
1 Timóteo 6:18-19 “18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.”
2 Coríntios 8:1-5 “1 ¶ Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedónia; 2 Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. 3 Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. 4 Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. 5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.”
Marcos 12:41-44 “E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; 44 Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.”
II Cor 8:9, “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.”
João 15:12-13, “12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”.

Paulo Augusto da Costa Pinto

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

2 Responses



Deixe uma resposta