Estaria o autor de Hebreus nos aconselhando a abandonar o arrependimento, a fé em Deus, a doutrina do batismo, a da imposição das mãos, a da ressurreição dos mortos, e a do juízo eterno?

Clique aqui e ouça o áudio, parte 1. Medite, partilhe. 

Clique aqui e ouça o áudio, parte 2. Medite e partilhe. 

Uma leitura apressada poderia sugerir isso, ainda que absurdo.

Leiamos Hebr. 6:1 e 2: “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno”.

No SDABC, lemos: “O autor continua com a exortação iniciada no cap. 5. Seus leitores têm se alimentado com leite quando já deveriam estar comendo um alimento mais sólido. Eles ainda eram crianças e se sentiam satisfeitos com a seriedade. Mas o autor quer que eles penetrem mais profundamente nas coisas de Deus e não continuem satisfeitos com o que eles conseguiram.

Rudimentos. Literalmente “a palavra do começo”; isto é, os princípios elementares da doutrina de Cristo. Eles estão definidos na última parte do verso. 1 e no vers. 2.

Perfeição ou “maturidade”. Fundamento, alicerce.

É necessário colocar umaboa base, mas quem não constrói sobre ele nunca terá um edifício completo. O autor propõe que os primeiros rudimentos sejam deixados, porque pressupõe que as pessoas já estão bem fundadas neles; mas deixá-los não é abandoná-los. O autor “deixa” os mesmos como “base” para construir sobre eles, assim como um construtor eleva o prédio em sua base, seu alicerce.

O autor menciona seis princípios fundamentais nos quais ele construiu o cristianismo. Ele os menciona, mas não os discute porque considera que isso já foi feito e bem.

Arrependimento. Gr. Metanoia, “mudança de mente” (veja em 2 Coríntios 7: 9). Este é o primeiro na lista de princípios fundamentais. Aquele que verdadeiramente se arrepende avalia suas ações passadas, pesa-as no equilíbrio moral, repudia todos os motivos e atos indignos, e pela graça de Deus muda a mente antiga, carnal, pela mente de Cristo. Transforma-se renovando sua mente (Rm 12: 2). O arrependimento não é primariamente uma experiência baseada em emoções; é um processo profundo que afeta a mente e a vida, que dá origem a uma “nova criatura”, até que se possa dizer “as coisas velhas já passaram … todas são renovadas “(2 Coríntios 5:17).

Obras mortas. “Mortas”, talvez no sentido de que elas são pecaminosas. O pecador está morto

em “crimes e pecados” (Ef 2: 1). Estes são trabalhos que você deve descartar antes que se possa tornar um cristão. Cf. Hb 9:14.

Fé em Deus. É o segundo na lista de princípios fundamentais. O arrependimento significa partir “das obras mortas”; Fé é ir a Deus.

O velho deve ser abandonado; o novo deve ser adquirido. Arrependimento de obras mortas significa uma mudança completa da mente – uma nova atitude espiritual – que induz o crente a abandonar as obras mortas, e se transformar para Deus. O arrependimento e a fé estão entre os princípios fundamentais do Evangelho. Se um homem é completamente convertido, se ele se afastou de sua vida passada e renunciou às “obras mortas”, se você colocou sua fé em Deus, tem uma base sólida que não faltará quando chegarem os dias ruins”.

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »