Header
Header
Header
Header
Header

ESTARIA A ICAR USURPANDO A TRINDADE?

outubro 17th, 2012 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

Uma querida amiga, cristã dedicada, está preocupada com a Igreja Católica Apostólica Romana, ICAR, por a mesma estar a “USURPAR A TRINDADE”.
Escreveu ela que “o papa se apropria, indebitamente, do lugar e dos nomes que pertencem exclusivamente a Deus (Vaticano II, “Lumen Gentium”, Vol. III).
1. Deus Pai – O papa afirma ser o “Santo Padre”, título exclusivo de Deus Pai. Em João 17:11, lemos: “E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós”.
2. Deus Filho – O papa afirma ser o líder da Igreja, quando somente Jesus Cristo merece esse título. Em Colossenses 1:8, lemos:
“Ele (Jesus Cristo) é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”.
Em Efésios 5:23, lemos: “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”.
3. Deus Espírito Santo – O papa afirma ser o “Vigário de Cristo”, ofício exclusivo do Espírito Santo.
Em João 14:26, lemos: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.
O papa sempre tem usurpado os títulos divinos. O catecismo católico diz que o papa é “o árbitro do mundo, o supremo juiz no céu e na terra, julgando sobre todos e não sendo julgado por ninguém, sendo o próprio Deus na terra”.
Como vemos, a TRINDADE DIVINA tem sido usurpada pela ICAR e sua hierarquia”. http://marybiblia.com/as-mas-novas-da-icar

Em resposta à nossa querida amiga, respondemos:
AS “MÁS NOVAS DA ICAR” SOBE O QUE ESCREVEU, DECORREM DO FATO DE QUE ELA PRÓPRIA, A ICAR, À LUZ DA HISTÓRIA, FOI QUEM CRIOU, ESTABELECEU, O DOGMA DA TRINDADE EM 325, NICÉIA E EM 381, CONSTANTINOPLA.
O PAPADO É O DONO DO DOGMA, JAMAIS ENCONTRADO NA PALAVRA DE DEUS.
OS ÚNICOS TEXTOS QUE PODERIAM DAR UM PÁLIDO APOIO A ESSE DOGMA TRANSFORMADO EM DOUTRINA E ACEITO POR GRANDE PARTE DA CRISTANDADE, SÃO ADULTERADOS, DE FORMA RECONHECIDA, A SABER:
I JOÃO 5:7 E 8 E MATEUS 28:19.
O PRIMEIRO, CONHECIDO COMO A “COMMA JOANINA”, É RECONHECIDO PELA CRÍTICA TEXTUAL COMO SENDO ACRÉSCIMO AO TEXTO SAGRADO.
http://www.adventistas-bereanos.com.br/maio2004/Ijoao5.7-8eapocriforeconhecetrinitarianos.htm

http://www.adventistas-bereanos.com.br/maio2004/mateus28.19parteI.htm

http://www.adventistas-bereanos.com.br/maio2004/mateus28.19parteII.htm
ATÉ MESMO A IASD, QUE DEIXOU A VERDADE SOBRE O DEUS ÚNICO E SE TORNOU OFICIALMENTE TRINITARIANA EM 1980, RECONHECE QUE I JOÃO 5:7 E 8 SÃO TEXTOS APÓCRIFOS.
(“A questão da Trindade (1Jo 5:7, 8).
Em algumas Bíblias, em 1 João 5:7, 8, aparecem as palavras “no Céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra”. O único problema é que elas são um acréscimo posterior, não encontrado nos manuscritos originais.
Entre os estudiosos bíblicos existe concordância de que essa declaração não é genuína e foi acrescentada, provavelmente para apoiar a doutrina da Trindade. Evidentemente, os textos bíblicos nunca deveriam ser alterados, por muitas razões (Ap 22:18), uma das mais importantes sendo que as pessoas podem começar a ter dúvidas sobre a confiabilidade das Escrituras como um todo e começar a desconfiar da Palavra de Deus”. LIÇÃO 9 DA ESCOLA SABATINA, DE 22-29 DE AGOSTO DE 2009, 4A. FEIRA.
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic932009.html

O SEGUNDO, NO RODAPÉ DA BÍBLIA DE JERUSALÉM É MOSTRADO COMO CONTENDO UMA FÓRMULA BATISMAL NUNCA USADA PELOS APÓSTOLOS (NENHUM BATISMO BÍBLICO RELATADO NO LIVRO DE ATOS E EM TODAS AS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO FOI FEITO EM NOME DA TRINDADE, MAS APENAS NO NOME DE JESUS), SENÃO APÓS O SURGIMENTO DA DOUTRINA A TRINDADE.
JOSEPH RATZINGER, EM SEU LIVRO INTRODUÇÃO AO CRISTIANISMO AFIRMA QUE MAT. 28:19 COMO O CONHECEMOS HOJE É UMA INVENÇÃO DE ROMA. http://aodeusunico.com.br/?p=430

QUANTO AO MAIS, AS ENCICLOPÉDIAS SÃO CLARAS EM MOSTRAR QUE A FÓRMULA BATISMAL FOI MUDADA:

Vejamos o que as enciclopédias dizem a respeito da origem da trindade e do batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo:
“Enciclopédia Britânica: “A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século.” – 11a Edição, Vol.3 – págs. 365-366. (em inglês)… “Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em nome de Jesus Cristo.” – Volume 3 pág.82.
Enciclopédia da Religião – Canney: “A religião primitiva sempre batizava em nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século.” – pág. 53 (em inglês).
Nova Enciclopédia Internacional: “O termo “trindade” se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana.” – Vol. 22 pág. 477 (em inglês).
Enciclopédia Da Religião – Hastings: “O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em nome do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada.” – Vol.2 pg 377-378-389 (em inglês)”
FONTE: EU E O PAI SOMOS UM, R. NICOTRA.
http://click.infospace.com/ClickHandler.ashx?du=http%3a%2f%2fwww.adventistas.com%2fdownloads%2fEu_e_o_Pai_Somos_Um.doc&ru=http%3a%2f%2fwww.adventistas.com%2fdownloads%2fEu_e_o_Pai_Somos_Um.doc&ld=20121017&ap=4&app=1&c=babylon2.hp.row&s=babylon2&coi=239137&cop=main-title&euip=189.104.33.203&npp=4&p=0&pp=0&pvaid=d698454b06bc425782d975d281f649cf&ep=4&mid=9&hash=33EA4A9CD818203B79B133A1CFD9FE1B

OUTROS DETALHES MUITO IMPORTANTES:
DEUS É UM SER ÚNICO, O PAI (JOÃO 17:3; MARCOS 12:28-31);
JESUS CRISTO É O DIVINO FILHO DE DEUS, QUE TEM A DEUS COMO SEU DEUS E SEU PAI (II COR. 1:3; EFÉSIOS 1:3 E 17);
O ESPÍRITO SANTO, “PNEUMA” DE DEUS, “RUACH” HAKODESH, O SOPRO DO TODO PODEROSO, É A VIRTUDE, GLÓRIA E PODER DE DEUS (“EKPOREUOMAI” QUE PROVÊM DE DEUS, ENCHEU A CRISTO NA TERRA (LUCAS 4:18) E NO CÉU, APÓS SUA ASCENSÃO – ATOS 2:32 E 33 – E FOI SOPRADO POR CRISTO SOBRE OS DISCÍPULOS ANTES DE SUA ASCENSÃO. O CONSOLADOR, QUE CONVENCE O MUNDO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO É O PRÓPRIO CRISTO, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, QUE DERRAMOU OS DONS SOBRE OS DISCÍPULOS NO DIA DE PENTECOSTES – ATOS 2:32 E 33, EFÉSIOS 4:1-12, E QUE APARECEU A SAULO DE TARSO A CAMINHO DE DAMASCO E O CONVENCEU DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO (ATOS 9). SAULO, DEPOIS, PAULO, NUNCA ENCONTROU COM UMA 3A. PESSOA DA TRINDADE. ELE, TODO ISRAEL ERAM MONOTEÍSTAS, JAMAIS POLITEÍSTAS.

http://www.adventistas.com/maio2003/joao1416_jairo.htm

http://www.adventistas.com/marco2006/resposta_jairo.htm

“TODAS AS SAUDAÇÕES DAS CARTAS DE PAULO CITAM APENAS DEUS PAI E O SEU FILHO JESUS CRISTO. Nunca citam o Espírito Santo. Em geral, citam também o nome das pessoas para quem a carta foi enviada. Vamos conferir as saudações de todas as epístolas de Paulo:
Romanos: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus.” – Romanos 1:1.
I Coríntios: “Paulo, chamado pela vontade de Deus, para ser apóstolo de Jesus Cristo… Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” – I Coríntios 1:1 e 3.
II Coríntios: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus… Graça a vós outros e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” – II Coríntios 1:1 e 3.
Gálatas: “Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos.. Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” – Gálatas 1:1 e 3.
Efésios: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Bendito oDeus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.” – Efésios 1:1-3.
Filipenses: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos, que vivem em Filipos: Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” – Filipenses 1:1-2.
Colossenses: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo: Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos: Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai. Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós.” – Colossenses 1:1-3.
I Tessalonicenses: “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz a vós outros.” – I Tessalonicenses 1:1.
II Tessalonicenses: “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz a vós outros da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.” – II Tessalonicenses 1:1-2.
I Timóteo: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e deCristo Jesus, nosso Senhor.” – I Timóteo 1:1-2.
II Timóteo: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, ao amado filho Timóteo: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.” – II Timóteo 1:1-2.
Tito: “Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo… a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Salvador.” – Tito 1:1 e 4.
Filemom: “Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom… Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” – Filemom 1 e 3.
Por que Paulo, em suas saudações, não se apresenta como servo de Deus Pai, de Jesus e do Espírito Santo? Por que não lemos versos como “graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai, do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo”? Estaria Paulo ignorando a terceira pessoa da trindade em todas as suas saudações?”.
FONTE: EU E O PAI SOMOS UM, R. NICOTRA (Ver link indicado acima)

QUE O ETERNO E SEU DIVINO FILHO NOS ENCHAM COM SEU SANTO ESPÍRITO E NOS GUIEM EM TODA A VERDADE.
PAULO AUGUSTO DA COSTA PINTO

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta