Header
Header
Header
Header
Header

ESCRITURAS SAGRADAS X ELLEN G. WHITE

outubro 11th, 2013 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

BÍBLIAEGW

AO EXAMINARMOS:

AS ESCRITURAS SAGRADAS,

VERIFICAMOS QUE O DÍZIMO FOI ESTABELECIDO POR DEUS NO SINAI PARA SEU POVO PARA MANTER O SERVIÇO CERIMONIAL E PARA RESOLVER O PROBLEMA DOS LEVITAS, CUJA TRIBO NÃO RECEBEU HERANÇA,  SENDO O DÍZIMO SEMPRE EM ALIMENTOS DO CAMPO, ANIMAL OU VEGETAL (LEV. 27:30 A 33), NUNCA NA FORMA DE DINHEIRO, OURO OU PRATA.

O QUE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA É O DÍZIMO SENDO DO LEVITA E, TAMBÉM, PERIODICAMENTE, COMIDO PELOS DOADORES EM FESTIVAIS ORDENADOS POR DEUS E, A CADA 3 ANOS, COMIDO POR ÓRFÃOS, VIÚVAS, ESTRANGEIROS E LEVITAS (SEMPRE PRESENTES POR ORDEM DE DEUS, PARA QUE NÃO FOSSEM DESAMPARADOS, POR SEREM DESTITUÍDOS DE BENS DESTE MUNDO). ASSIM ESTÁ EM DEUTERONÔMIO 14:

 

“Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, COMERÁS OS DÍZIMOS DO TEU GRÃO, DO TEU MOSTO E DO TEU AZEITE, E OS PRIMOGÊNITOS DAS TUAS VACAS E DAS TUAS OVELHAS; PARA QUE APRENDAS A TEMER AO SENHOR TEU DEUS TODOS OS DIAS. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

 

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem”. Deuteronômio 14:22-29.

 

VOCÊ CONHECE ALGUMA IGREJA QUE COBRE DÍZIMO HOJE, DEPOIS DA CRUZ DE CRISTO, SOB A NOVA ALIANÇA, QUE SIGA ISSO?????

 

PERCEBA QUE ASSALARIADOS NÃO PAGAVAM DÍZIMO E ESTE SÓ ERA COBRADO EM CIDADE QUE TINHA LAVOURA (NEEM. 10:37). ENTÃO, É CERTO COBRAR DÍZIMO (E EM DINHEIRO) SOBRETUDO DE ASSALARIADOS (QUE GANHAM PARA SOBREVIVER)???

 

NÃO VEMOS NA BÍBLIA SAGRADA, APÓS A CRUZ, A MANUTENÇÃO DA PRÁTICA DO DÍZIMO SOB A NOVA ALIANÇA, APÓS O TÉRMINO DO SACERDÓCIO LEVÍTICO.

ONDE ESTÁ NA BÍBLIA O ESTABELECIMENTO DA MUDANÇA DO DÍZIMO DA FORMA DE MANUFATURA DE DEUS (ALIMENTOS DA MÃO DE DEUS, VEGETAIS E ANIMAIS) PARA DINHEIRO??

VEMOS NO ENTANTO QUE A IGREJA PRIMITIVA EMBORA NÃO DIZIMASSE, DAVA OFERTAS LIBERALMENTE E CUIDAVA DOS POBRES (TIAGO 1:27)….).

 

AO EXAMINARMOS OS LIVROS DA SENHORA ELLEN G. WHITE

PERCEBEMOS QUE A MESMA ORIENTAVA NO SENTIDO DE QUE O DÍZIMO NÃO FOSSE USADO PARA:

– OS POBRES, ENFERMOS E IDOSOS  (MANUSCRIPT RELEASES, 3:218; CONSELHOS SOBRE MORDOMIA, 103)

NEM PARA CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PARA CULTO CONGREGACIONAL OU NECESSIDADES INSTITUCIONAIS, TAIS COMO ESCOLAS, HOSPITAIS E CASAS PUBLICADORAS (MANUSCRIPT RELEASES, 1:185, 191),

– NEM PARA SALÁRIOS E DESPESAS DE COLPORTORES (TESTIMONIES FOR THE CHURCH, 5:9:248-250),

– NEM PARA AS DESPESAS DE UMA IGREJA LOCAL (CONSELHOS SOBRE MORDOMIA, 103, TESTEMONIES FOR THE CHURCH, 9:248; MANUSCRIPT RELEASES, 1:191),
EGW TAMBÉM ESCREVEU: “O dízimo não deve ser consumido em despesas imprevistas. Isso faz parte do trabalho dos membros da igreja. Eles devem manter a igreja com suas dádivas e ofertas” (Carta 81, 1897).

COM QUE BASE SE COMPORTAM AQUELAS COMUNIDADES DE CRENTES – VIVENDO SOB O NOVO PACTO, APÓS A CRUZ DE CRISTO – AINDA COBRANDO DÍZIMO DE SEUS IRMÃOS?

ONDE ESTÁ A BASE PARA ESSA ATITUDE?

NA BÍBLIA SAGRADA? ONDE, NO NOVO TESTAMENTO APÓS A CRUZ DE CRISTO? PODE CITAR UM SÓ VERSO?

NOS ESCRITOS DE EGW, QUE PROIBIA O USO DO DÍZIMO PARA: OS POBRES, ENFERMOS E IDOSOS, CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS PARA CULTO CONGREGACIONAL, NECESSIDADES INSTITUCIONAIS (ESCOLAS, HOSPITAIS E CASAS PUBLICADORAS), SALÁRIOS E DESPESAS DE COLPORTORES E DESPESAS DE UMA IGREJA LOCAL?????

ALGUM LIVRO LEIGO DE PRAXES?????

UMA NOVA DENOMINAÇÃO ESTÁ SURGINDO?

A BÍBLIA NÃO AMPARA DÍZIMOS APÓS A CRUZ DE CRISTO SOB A NOVA ALIANÇA.

EGW, DIFERENTE DA BÍBLIA, QUE NOS DIAS EM QUE O DÍZIMO ESTAVA EM VIGOR AMPARAVA OS LEVITAS E OS POBRES COM DÍZIMOS DA TERRA, ELA APROVA O DÍZIMO E SÓ PERMITE USÁ-LOS PARA PASTORES.

A QUESTÃO É: A BÍBLIA OU EGW?

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo. … Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se de fato guardarmos firme até ao fim a confiança que desde o princípio tivemos.” Heb. 3:12 e 14. 

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta