Header
Header
Header
Header
Header

EM LUCAS 24 O “PARTIR DO PÃO” ERA A CEIA DO SENHOR?

abril 21st, 2013 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

CEIA DO SENHOR_13
OU
CEIA DO SENHOR_14
O partir o pão em Lucas 24 não é a ceia do Senhor. A ceia foi instituída pelo Senhor nos evangelhos, mas aquela ainda não era a ceia que praticamos. A que praticamos (e os discípulos em Atos praticavam sem ainda entenderem perfeitamente o que faziam) é a que foi revelada pelo Senhor a Paulo em 1 Coríntios 11 (não foram os outros que contaram a ele). Vamos à passagem de Lucas 24:

Luc 24:28-31 E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.

Em Lucas 24 vemos o Senhor tomando o lugar de anfitrião (a casa não era a dele) e tomando a iniciativa em tudo. Embora não seja uma reunião da igreja (que ainda não existia) e nem a ordenança da ceia do Senhor (nada é falado do vinho), a cena é um bom exemplo do que acontece quando a assembleia se reúne ao Seu nome. Mas ali claramente tratava-se de uma refeição normal, e não da ceia do Senhor revelada pelo Senhor a Paulo como uma ordenança dada à Igreja.

Em Atos 2:46 o “partir o pão” não era a ceia do Senhor, mas a refeição comum que os judeus faziam, mas o versículo em Atos 2:42 está falando da ceia do Senhor. Como distinguir se ambas passagens usam a expressão “partir o pão”? Simples, basta ver o contexto e o que está associado a cada uma das ocorrências. O verbo “apanhar”, por exemplo, pode ter diferentes significados dependendo de onde está inserido na frase. “Apanhei de meu colega na escola” significa que levei uma surra dele, mas “Apanhei meu colega na escola” significa que fui buscá-lo ali. Vamos às duas passagens de Atos 2:

Ats 2:41-42 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Esta passagem está falando de uma atividade corporativa como assembleia ou igreja, ainda que eles não entendessem exatamente que estavam vivendo algo distinto de Israel e que suas reuniões nada mais tinham a ver com o judaísmo. A verdade da igreja só seria revelada mais tarde a Paulo, conforme a passagem de 1 Coríntios:

1 Co 11:23-26 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Não faria sentido dizer que “perseveravam… no partir do pão” se em Atos 2:41-42 a expressão indicasse meramente a alimentação diária. Interpretar assim seria como dizer que “perseveravam em tomar café da manhã, almoçar e jantar”, o que não teria qualquer importância e nem conexão com “doutrina dos apóstolos”, “comunhão” e “orações”.

Portanto é sempre bom entender que quando lemos Atos estamos vendo um período de transição e não a doutrina dos apóstolos especificamente falando. Lembre-se de que Atos é a continuação do evangelho de Lucas. Em Atos vemos os atos ou ações dos primeiros cristãos, mas é na doutrina dos apóstolos para a igreja, encontrada nas epístolas ou cartas, que encontramos o embasamento para aquilo que era praticado em Atos.

Por exemplo, confirmando a passagem acima de Atos 2:41-42 nas epístolas encontraremos o perseverar na doutrina (1 Co 14:26-40), na comunhão (pode ser o caso de Jd 1:12 ou 1 Co 11:21, em ambos os casos apontando distorções), no partir do pão (a ceia do Senhor, 1 Co 11:23-26) e orações (1 Co 14:14-17).

A passagem que se segue àquela obviamente fala dos costumes da vida diária, e neste caso sim o “partir o pão” refere-se à alimentação regular e diária. Aqui poderíamos parafrasear como “tomando café da manhã, almoçando e jantando em casa, comiam juntos…”.

Ats 2:46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Já em Atos 20:7-11 trata-se da reunião da assembleia para partir o pão, isto é, celebrar a ceia do Senhor.

Ats 20:7-11 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se [congregando] os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos… E [Paulo] subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.

Em Atos 27:35, no relato do naufrágio, o ato de Paulo partir o pão nada tem a ver com a ceia do Senhor, mas é uma expressão usada para a refeição. Ele está cercado de tripulantes e passageiros incrédulos, portanto tentar atribuir aquilo à ceia do Senhor seria um erro.

Por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, ESTANDO CONGREGANDO DESDE 1981 SOMENTE EM NOME DO SENHOR JESUS.

DISPONÍVEL EM: http://www.respondi.com.br/2013/03/em-lucas-24-o-partir-o-pao-era-ceia-do.html

DO MESMO AUTOR:

Onde queres que a preparemos? Lc 22:7-20
Onde devemos celebrar a Ceia do Senhor? Esta pergunta, feita por muitos, traz à tona a tristeza causada pela ruína do testemunho do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Mas antes mesmo da existência da Igreja (por ocasião da última ceia a Igreja ainda não havia sido formada; isto aconteceu somente em Pentecostes – At 2), encontramos esta pergunta sendo feita em Lucas 22, do versículo 7 em diante. Ali encontramos o Senhor ordenando aos Seus discípulos: “Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos” (v.8). E eles fizeram a mesma pergunta: “Onde queres que a preparemos?” (v.9). Esta é a pergunta de uma alma submissa ao Senhor, que deseja fazer a vontade dEle acima de tudo. Sabemos que essa seria a última ceia do Senhor com Seus discípulos, antes de morrer numa cruz. E foi nessa ocasião que Ele pediu que fizessem isso em memória de Si; repetindo posteriormente o mesmo pedido a Paulo (1 Co 11:23), já no caráter de uma ordenança àqueles que faziam parte da Igreja.

Ao receberem a ordem do Senhor, os discípulos não fizeram o que achavam melhor, e nem se dirigiram ao lugar mais próximo de suas casas, ou aonde se sentissem bem. Tampouco procuraram qualquer lugar que lhes parecesse digno de tal evento, mas, com a simplicidade de uma criança, perguntaram ao Senhor: “Onde queres que a preparemos?” E a resposta do Senhor é muito instrutiva, se a aplicarmos espiritualmente a nós nestes últimos dias.

Primeiramente, no versículo 10 de Lucas 22, o Senhor ordena que entrassem “na cidade” (v.10). O lugar onde devemos lembrar Sua morte enquanto estamos aqui é neste mundo, em meio a toda a confusão criada pelo homem, mas, como veremos adiante, separados dela. Ali eles encontrariam “um homem levando um cântaro d’água” (v.10) e deveriam segui-lo. Não era comum encontrar um homem levando um cântaro d’água, pois esta era uma tarefa típica das mulheres, como encontramos em João 4 e em muitas passagens do Antigo Testamento. … O homem levava um cântaro d’água – esta é um símbolo da Palavra de Deus, conforme encontramos em Efésios 5:26.

O homem com o cântaro os levaria a um “grande cenáculo mobilado” (v.12). O cenáculo, que é o andar superior de uma casa, nos fala de um lugar que, embora neste mundo, encontra-se acima das coisas da Terra; um lugar elevado. O aposento era um “grande cenáculo” – havia espaço suficiente para todos os convidados – e o fato de estar mobilado demonstra que alguém já havia preparado acomodações suficientes para os que ali fossem. E eles, obedecendo às ordens do Senhor, encontram tudo exatamente como lhes foi falado e, “chegada a hora, pôs-Se à mesa, e com Ele os doze apóstolos” (v.14). E, ali, Ele lhes fala da Sua morte (v.15).

Tudo isso é muito instrutivo para nós. Em primeiro lugar, temos que buscar o Senhor quanto ao que devemos fazer e onde devemos fazê-lo. Ele nos mostrará com certeza. Então devemos seguir o homem com o cântaro d’água; uma figura de acompanharmos o Espírito Santo naquilo que Ele leva, ou seja, a Palavra de Deus. Não encontraremos na Palavra coisas do tipo, vá à esta ou àquela denominação, pois não encontramos, na doutrina que foi dada à Igreja, denominações diferentes para aqueles que fazem parte de um mesmo Corpo (Ef 4:4). A única distinção era feita quanto à localização geográfica dos crentes (por exemplo, “da igreja que está em Éfeso” Ap 2:1).

Também não encontramos coisas do tipo vá aonde desejar ou ao lugar onde se sentir melhor, como se os crentes não tivessem qualquer guia seguro e tivessem que seguir sua própria vontade ou sentimentos (veja Dt 12:8,13-14; Jz 21:25). Também não encontramos o conselho que normalmente é dado, vá à igreja mais próxima de sua casa, que neste tempo de fim tem lançado muitos nas garras de verdadeiros mercenários da fé (2 Pd 2). O que não encontramos na Palavra de Deus não devemos fazer. Encontramos em Mateus 18:20 a indicação de que onde estiverem dois ou três reunidos ao Nome do Senhor Jesus (e ao Seu Nome somente) Ele estará no meio, o que equivale dizer que Ele Se porá à mesa com os Seus que ali estiverem.

Portanto é pela Palavra de Deus somente, e não pelos costumes dos homens, ainda que sejam cristãos, que encontramos o lugar onde Deus quer que celebremos a Ceia. Tal lugar está acima das coisas deste mundo (assim como o cenáculo que vimos) e Deus preparou acomodações para todos os que desejarem se dirigir para ali (o cenáculo era grande e estava mobilado). Trata-se do lugar onde o Senhor colocou o Seu Nome, e mais nenhum outro; onde é Ele o centro de todas as atenções e Sua autoridade é reconhecida (veja 1 Co 5:4,12).
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2011/10/onde-queres-que-preparemos-lc-227-20.html

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

14 Responses

  • presbitero robson r pellegrino says:

    A PAZ CONVOSCO…

    COM MINHAS PESQUISAS, E COMO UM HISTORIADOR , CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE A CEIA MESMO NO DIA 14 DE NISÃ ANUALMENTE (NA DATA DO PESSACH) É UM RITO ROMANO AO DEUS MITRA (…) (…) FATO É QUE JESUS O MESSIAS ERA UM JUDEU ORTODOXO “LITERALMENTE” VIVEU AS LEIS DA TORAH, ELE ANTEIPOU A CEIA DE PESACH COMENDO CORDEIRO,ERVAS AMARGAS”TALVEZ CHICÓRIA ESCAROLA E O PÃO AZIMO(..)
    (…) ASSIM COMO O BAPTISMO ,TRINDADE,PRÉ EXITENCIA E OUTROS DOGMAS TUDO CRIADO PELA PRÉ I.C.A.R.
    NÃO TOMO MAIS ESTA CEIA MITRAICA!

    ROBSON R PELLEGRINO ( EX ADVENTISTA 7 DIA,EX ADV DA REFORMA 1914,EX JUDEU CARAITA,EX MUÇULMANO,EX PRESBÍTERO DA IGREJA DE DEUS 7 DIA, EX OBREIRO DA IGREJ CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA , FORMADO NA UNIBAN CURSO HISTORIA 1º ANO

    • ESTIMADO IRMÃO ROBSON,
      À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS, A CEIA DO SENHOR, É UM MOMENTO ÚNICO NA PRÁTICA DO CRENTE ENQUANTO VIVENDO EM COMUNIDADE, ATO PÚBLICO, ASSIM COMO O BATISMO E O LAVA-PÉS, EM QUE O CRENTE É CHAMADO A RELEMBRAR SOLENEMENTE O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ E SUA VOLTA À TERRA PARA BUSCAR OS QUE ELE VEIO SALVAR, E, NESSE MOMENTO, FAZER UM EXAME ÍNTIMO (ATÉ BEM ANTES, ACERTANDO AS CONTAS COM QUEM NECESSITASSE ACERTAR, PEDIR PERDÃO DE VERDADE, PERDOAR, SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS, PREPARANDO-SE PARA A ETERNIDADE).

      NÃO HÁ OUTRO MOMENTO SOLENE NA PRÁTICA CRISTÃ EM COMUNIDADE, PARA SE FAZER ESSE EXAME ÍNTIMO, RENOVAÇÃO DO COMPROMISSO COM CRISTO, ACEITAÇÃO DO NOVO PACTO, A NOVA ALIANÇA, SEM A QUAL ESTARÍAMOS TODOS PERDIDOS.

      SATANÁS DESEJA COM TODAS AS FORÇAS QUE ESQUEÇAMOS A NOVA ALIANÇA QUE DEUS FEZ COM SEU POVO MEDIANTE SEU DIVINO FILHO, POIS, ALIANÇA SELADA COM O SANGUE PRECIOSO DE CRISTO, SEM O QUE ESTARÍAMOS PERDIDOS.
      LEIA MAIS EM http://aodeusunico.com.br/?p=1373
      PAULO PINTO

  • presbitero robson r pellegrino says:

    VEMOS QUE O PARTIR DO PÃO ERA QUANDO O CAMINHO ANTIGO DE YESHUA (JESUS),SE REUNIAM PARA ESTUDAR AS ESCRITURAS HEBRAICAS E GREGAS(AINDA NA ÉPOCA ORAL), DEPOIS DOS ESTUDOS COMIAM O PÃO!

    ROBSON R PELLEGRINO ( EX ADVENTISTA 7 DIA,EX ADV DA REFORMA 1914,EX JUDEU CARAITA,EX MUÇULMANO,EX PRESBÍTERO DA IGREJA DE DEUS 7 DIA, EX OBREIRO DA IGREJ CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA , FORMADO NA UNIBAN CURSO HISTORIA 1º ANO ( HOJE UNITARISTA BIBLICO)

    • ESTIMADO IRMÃO,
      CREIO QUE VALE A PENA LER DE NOVO I COR. 11:

      Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

      Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.

      Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.

      E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

      De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

      Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.

      Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi?Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

      Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

      E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto (ISTO, NÃO É QUALQUER PÃO QUE SE COME EM CASA….) é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

      Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice (ESTE NÃO É QUALQUER CÁLICE EM QUE SE BEBE VINHO EM CASA….) é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. (NÃO É UMA REFEIÇÃO QUALQUER, MAS UMA CERIMÔNIA CHEIA DE SIGNIFICADO ESPIRITUAL NA CAMINHADA DA VIDA ENQUANTO CRISTO OPERA EM NÓS NOSSA SALVAÇÃO)

      Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. (PERCEBE QUE NÃO É UMA REFEIÇÃO FESTIVA QUALQUER????)

      Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.(NOTA AQUI A DIFERENÇA QUE OS QUE DESCARACTERIZAM A CEIA DO SENHOR NÃO VÊEM??? UM ALMOÇO FESTIVO, ALEGRE, COMO NA WEB SE PREGA, NÃO TEM A NADA A VER COM O QUE ESTÁ AQUI POSTO!!!) UM INIMIGO ESTÁ OCULTO E QUE QUER ACABAR COM A FÉ: SATANÁS. NÃO PODEMOS SUBESTIMÁ-LO!!!!!

      Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. (QUEM É QUE SE EXAMINA INTIMAMENTE, PEDE PERDÃO A QUEM OFENDEU, ACERTA AS CONTAS COM DEUS E COM SEU PRÓXIMO ANTES DE UM ALMOÇO FESTIVO, SOB PENA DE SER CONSIDERADO INDIGNO POR DEUS E É CONDENADO OU ATÉ MORTO PREMATURAMENTE????)

      Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

      Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

      Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

      Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

      Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

      Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.

      PERCEBE, QUE HÁ UMA DIFERENÇA GRANDE ENTRE COMER EM CASA PARA ENCHER O BUCHO OU PARTILHAR O ALIMENTO COM OUTROS (O QUE SEMPRE DEVEMOS FAZER) E A CERIMÔNIA QUE PAULO ENSINOU DETALHADAMENTE ´PARA CORRIGIR A ABERRAÇÃO QUE OS CORÍNTIOS ESTAVAM FAZENDO????? VEJA OS DETALHES RESSALTADOS NO TEXTO.

      QUANTO AO LAVA-PÉS QUE TAMBÉM SATANÁS ESTÁ INDUZINDO AS PESSOAS A RETIRÁ-LO DE ENTRE O POVO DE

      DEUS, UM SÍMBOLO, TÃO SIMPLES, MAS TÃO SIGNIFICATIVO, E QUE NADA TEM DE PAGÃO, FOI FORTEMENTE DESTACADO POR CRISTO QUANDO RESPONDEU A PEDRO. VEJA EM JOÃO 13:8: Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus:

      Se eu te não lavar, não tens parte comigo. João 13:8.
      TÃO SIMPLES, TÃO IMPORTANTE.
      MAGNÍFICO.
      PAULO COSTA PINTO

  • presbitero robson r pellegrino says:

    EU COMO PESQUISADOR INDICO ESTE LIVRO

    http://www.sefer.com.br/details/11381/as-7-leis-universais

    NESTE LIVROS OS JUDEUS MOSTRAM QUE O CAMINHO ANTIGO (judeus nazarenos) ou seja yeshua e seus discipulos e apostolos, viveram as 7 leis de noé

    http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/827475/jewish/As-Sete-Leis-de-No.htm

    , não somos judeus os cristãos começaram a guardar as leis de moisés a partir do seculo 16!

    ex igreja de deus 7 dia ( church world wild = igreja de deus mundial)

    era sabatista , a mais antiga, mãe das igrejas de deus…

    Hoje não guardam mais o sábado e outras crenças da torah, viram que são gentios!

    http://www.gci.org/law/sabbath1

    leiam este livro eu o temnho impresso em espanhol!

    ROBSON R PELLEGRINO ( EX ADVENTISTA 7 DIA,EX ADV DA REFORMA 1914,EX JUDEU CARAITA,EX MUÇULMANO,EX PRESBÍTERO DA IGREJA DE DEUS 7 DIA, EX OBREIRO DA IGREJ CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA , FORMADO NA UNIBAN CURSO HISTORIA 1º ANO ( HOJE UNITARISTA BIBLICO)

  • presbitero robson r pellegrino ( UNITARISTA BIBLICO) says:

    ESTOU LENDO O LIVRO A HISTORIA DO CRISTIANISMO DE GEOFFREY BLAINEY 2012 ED FUNDAMENTO PAGINA 55

    DIZ QUE A CEIA ERA REPARTIR O PÃO COM O POVO DE DEUS NAS CASAS DAS FAMÍLIAS ONDE HAVIA CULTO,DAVA-SE O PÃO AOS POBRES QUE TODOS SABEM QUE A IGREJA(ALMAS) NÃO ORGANIZAÇÃO MALDITA QUE SE TEM HOJE, ERA COMPOSTA DE MAIS POBRES E EXCLUÍDOS,POR ISTO SE REPARTIA O PÃP DEPOIS DA LITURGIA, OU ESTUDOS.

    cOM O PASSAR DOS TEMPOS ; ELA SE TORNOU A MITRAICA NO DIA 14 DE NISÃ A IGREJA ORIENTAL PÃO E VINHO MITRAICO NÃO O PESSACH QUE YESHUA TOMOU E JÁ COM A I.C.A.R.(CATÓLICA) IMPLANTADA A CEIA SERIA TODOS OS DOMINGOS A MITRAICA, DE REPARTIR O PÃO E VINHO ROMANO(…)

    (..) OBSERVAÇÃO NÃO SOU MESSIANICO (ABOMINO ESTA SEITA MALIGNA)!

    DIGO YESHUA PORQUE É O NOME DO JUDEU ORTODOXO,QUE É O MESSIAS,PROFETA !

    ROBSON R PELLEGRINO ( EX ADVENTISTA 7 DIA,EX ADV DA REFORMA 1914,EX JUDEU CARAITA,EX MUÇULMANO,EX PRESBÍTERO DA IGREJA DE DEUS 7 DIA, EX OBREIRO DA IGREJA CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA , FORMADO NA UNIBAN CURSO HISTORIA 1º ANO

    ( HOJE UNITARISTA BIBLICO)

    • ESTIMADO IRMÃO ROBSON,
      PREFIRO PERMANECER COM AQUILO QUE A PALAVRA DE DEUS MOSTRA.
      Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
      Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
      E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
      Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
      Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
      Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
      Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
      Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
      Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
      Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
      Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
      Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
      Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
      1 Coríntios 11:22-34.
      O TEXTO É CLARO.
      NÃO ACEITÁ-LO É REJEITAR A PALAVRA DE DEUS E SUA INSPIRAÇÃO.
      O APÓSTOLO PAULO RECEBEU ESSA INSTRUÇÃO NÃO DE TERCEIROS, MAS, DO SENHOR.
      E ASSIM ENSINOU AOS IRMÃOS DE CORÍNTIOS.
      APRENDEU E ENSINOU A ORDENANÇA DA CEIA DO SENHOR.
      SE INTRODUZIRAM HERESIAS, TIREMO-LAS, MAS NÃO DEIXEMOS DE PRATICAR A ORDENANÇA, QUE É BASTANTE SIGNIFICATIVA EM NOSSA VIDA ESPIRITUAL.
      “Fazei isto em memória de mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      “Este cálice é o novo testamento no meu sangue; FAZEI ISTO, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
      ESTÁ MUITO CLARO!
      “Porque todas as vezes que comerdes este (PERCEBA QUE É O PÃO QUE SIMBOLIZA O CORPO DE CRISTO, NÃO O QUE SE TRANSFORMA NO CORPO DE CRISTO, NÃO O PÃO COMUM COMIDO PARA MATAR A FOME, PERCEBE?????:??????) pão e beberdes este (ESTE CÁLICE, NÃO É UM CÁLICE QUALQUER, MAS O QUE CONTÊM O SUCO PURO DA VIDEIRA, SEM FERMENTO – SÍMBOLO DO PECADO – MAS O QUE SIMBOLIZA O SANGUE DE CRISTO, O SANGUE DA NOVA ALIANÇA QUE CRISTO VEIO FAZER ENTRE DEUS E NÓS OUTROS. É ESSA NOVA ALIANÇA QUE SATANÁS QUER APAGAR DA MENTE DO POVO E NÃO PODEMOS NOS DEIXAR LEVAR POR ESSES VENTOS DE DOUTRINA) cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
      SATANÁS TAMBÉM NÃO QUER QUE ANUNCIEMOS A MORTE DO SENHOR ATÉ QUE ELE VENHA.
      Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
      PERCEBA QUE ISSO NADA TEM A VER COM O PÃO PARA MATAR A FOME.
      COMER E BEBER INDIGNAMENTE OS EMBLEMAS, TRAZ CONDENAÇÃO.
      Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão (ESTE NÃO É UM PÃO QUALQUER) e beba deste cálice (ESTE NÃO É UM CÁLICE QUALQUER).
      Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
      LIÇÕES PROFUNDAS NA VIDA DO CRENTE AQUI SÃO ENSINADAS.
      PAULO A. DA C. PINTO
      http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783064D7

  • presbitero robson r pellegrino ( UNITARISTA BIBLICO) says:

    COMO DIZIA O SANTO(SEPARADO) DE DEUS MICHAEL SERVENTVS(…)

    (…) TRINDADE O MONSTRO DE 3 CABEÇAS!

    VEJA LISTA DE UNITARIOS MODERNOS :

    MICHAEL DE SERVENTVS
    BISPO ARIUS
    TERTULIANO
    IRINEU
    ORIGENES
    DIODORUS
    LUCIANO
    EUSEBIO DE NICOMÉDIA
    ADAM NEUSER
    SYLVAN
    MATHIAS
    FRANCIS
    DAVID BLANDATA
    SOCIANUS (LELIO SOZINI
    FAUSTO SOZINI
    JOHN BIDLLE
    MILTON
    JOLVA LOCKE
    ISAAC NEWTON(ESCREVEU DANIEL E APOCALIPSE EM 1871)
    TOMÁS EMYLIN
    THEOPHINUS
    LINDESEY
    JOSEPH PRIESTLY
    CHARLES CHAUNTY
    WILLIAN CHANNING

    SEM SE FALAR QUE

    JAMES WHITE
    ELLEN GOULD WHITE
    RAQUEL OAKES
    ANA RICCE PHILIPPS(SEGUNDA PROFETIZA DOS ADVENTISTAS)
    LOUGHBOURG
    KELLOGS
    URIAH SMITH
    HASKEL

    BOM PORQUE OS FUNDADORES DA IGREJA ADVENTISTA ERAM UNITARIOS ???
    HOJE A IGREJA SE UNIU A MAMÃE DA BABILÔNIA SAI DELA POVO MEU!

    LIVROS UNITARISTAS

    http://www.igrejacrista.com/eueopai/epsu3ed.pdf

    http://www.fambras.org.br/index.php?page=shop.product_details&category_id=1&flypage=flypage.tpl&product_id=23&option=com_virtuemart&Itemid=187&vmcchk=1&Itemid=187

    ESTE LIVRO FALA DOS UNITARISTAS E DO SURGIMENTO DA MALIGNA TRINDADE(LIVRO ISLAMICO)

    TAMBEM HÁ O LIVRO A TRINDADE REALMENTE DIVINA ?

    NESTE SITE ISLAMICO

    http://www.fambras.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=114&Itemid=187

    DEIXO BEM CLARO ADEMIRO O ISLAMISMO ( NA UNICIDADE DE DEUS E POR ACEITAR YESHUA = ISSA COMO MESSIAS) MAIS O ISLÃO TEM MUITAS DOUTRINAS
    FURADAS COMO O CRISTIANISMO.

    ADEMIRO O ALCORÃO MAIS É UMA COMPILAÇÃO DAS ESCRITURAS GREGAS E HEBRAICAS COM MISTURA DO CRISTIANISMO,JUDAISMO E RELIGIÕES PERSAS

    VEJAM ESTES LIVROS ISLAMICOS POR FONTE CONTRA A TRINDADE

    (ISLÃO CRISTIANISMO-JUDAISMO0 RELIGIÕES ERRADAS E ADULTERADAS !

    HISTORIADOR E PESQUISADOR ROBSON R PELLEGRINO ( EX ADVENTISTA 7 DIA,EX ADV DA REFORMA 1914,EX JUDEU CARAITA,EX MUÇULMANO,EX PRESBÍTERO DA IGREJA DE DEUS 7 DIA, EX OBREIRO DA IGREJA CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA )

    FORMADO NA UNIBAN CURSO HISTORIA 1º ANO

    ( HOJE UNITARISTA BIBLICO)

  • presbitero robson r pellegrino ( UNITARISTA BIBLICO) says:

    respeito seu ponto de vista mais com tempo veras que a ceia não é a de Yeshua, que era o pessach mais sim mitraica,pois pré i.c.a.r. mudou tudo! Soldados romanos adoravam mitra o vinho representa o sangue e o pão a carne,qualuer rabino e teologo católico o sabe!

    a paz de yeshua

  • presbitero robson r pellegrino ( UNITARISTA BIBLICO) says:

    esta ceia também é colocar o sacrificio de Yeshua por terra, pois representa sacrifica-lo todas as vezes que o fizeres,assim como os judeus ortodoxos por não crerem em Yeshua fazem sacrifícios de frangos no yom kippur!

    Onde esta ceia se repete nas escrituras depois da ceia de 14 de nisã.

    Parece me o texto enfiado (enxertado) pois como se fala do pessach e e depois já entra como de para quedas esta ceia mitraica romana pão e vinho !
    mais uma vez digo
    respeito seu ponto de vista
    (pela democraia e liberdade teologicas e eu fosse você deixaria nossos textos e respostas para os leitores analisarem !
    a paz de Yeshua !

    • Estimado irmão,
      Graça e Paz vos sejam multiplicadas bem como aos seus familiares.
      Não cremos, absolutamente que a Ceia do Senhor seja a ceia mitraica.
      “O ritual do mitraísmo era complicado. Incluía: batismo, refeição sagrada com pão, água e, “possivelmente”, vinho, purificação lustral (ablução cerimonial com água santificada), a queima de incenso, os cânticos sagrados e a guarda dos dias santos: o domingo e o dia 25 de dezembro, “dia do nascimento do sol”

      A CEIA ESTABELECIDA PELO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO É MEMORIAL DA NOVA ALIANÇA COM SEU SANGUE.
      RELEMBRA, NÃO SACRIFICA AO SALVADOR OUTRAS VEZES, A MORTE DE CRISTO E APONTA PARA O SEU RETORNO PARA BUSCAR A SUA IGREJA.
      SATANÁS, O INIMIGO DO DEUS ÚNICO, DEUS E PAI DE JESUS CRISTO, DESEJA QUE ESQUEÇAMOS ESSES DOIS FATOS E, ASSIM, O IRMÃO E CADA UM DE NÓS, NÃO PODEMOS LHE DAR ESSE GOSTO OU FAZER A SUA VONTADE.
      VEJA EM ANEXO, TEXTO TIRADO DE “O CRISTIANISMO E AS RELIGIÕES DE MISTÉRIOS” DE ZWINGLIO RODRIGUES, PAGINA 6 EM DIANTE.
      MARANATA
      PAULO PINTO

  • william says:

    QUERIDO E AMADO PAULO, AO ANALISAR I COR ONDE PAULO MENCIONA SOBRE A CEIA, PERCEBA VOCÊ QUE SHAUL CHAMA A ATENÇÃO DAS PESSOAS DIZENDO: “VOCÊS NÃO ESTÃO PRATICANDO A CEIA DO SENHOR”, OU SEJA ESTÁ CHAMANDO A ATENÇÃO DELES QUE A ATITUDE DE COMER E BEBER ESTÁ ERRADO. SHAUL TAMBÉM DISSE: “VOCÊS NÃO TEM CASA PARA COER???”. PERCEBE QUE ESTE COSTUME DE COMER LITURGICAMENTE PAULO REPREENDE???? OUTRA COISA A SALIENTAR: O MESSIAS O QUE MAIS ELE FEZ FOI COMBATER O SISTEMA RELIGIOSO E SEUS RITUAIS VAZIOS. POIS BEM, NÃO CREIO QUE ELE, O MESSIAS, IRÍA DESMONTAR UM SISTEMA RITUALÍSTICO PARA IMPLEMENTAR OUTRO. SEM DIZER QUE DÚVIDO QU ELE IRIA ENSINAR UMA PRÁTICA PAGÃ, POIS ESTA COISA DE COMER PÃO E BEBER VINHO É UM RITUAL QUE VEM DOS CAUDES E DEPOIS POR BABILÔNIA E ASSIM POR DIANTE. OUTRA COISA TAMBÉM, VERÁS QUE EM UMA DETERMINADA TRADUÇÃO DO LIVRO BÍBLIA, CONSTA A FRASE “TOMAI E COMEI”, E EM OUTRAS TRADUÇÕES NÃO TEM A FRASE. ENTÃO QUAL ESTÁ CERTA???? ACHO QUE A BALANÇA DAS EVIDÊNCIAS PODERÁ RESPONDE: QUANTAS VEZES VEMOS OS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS PRATICANDO A CEIA MITRAICA???? NENHUMA VEZ, ENTÃO AMADO, NÃO SE APEUE A CRENÇAS CRIADAS POR HOMENS E SIM NAS QUE VEM DO ALTO. SE EU FOSSE VOCÊ, DARIA UMA OLHADINHA NOS LIVROS QUE O IRMÃO ROBSOSN TE SUGERI, POIS TENHO CERTEZA QUE VÃO TE AJUDAR. AGORA SE VOCÊ DESCARTAR A HISTÓRIA E SÓ ACHAR QUE O QUE ESTÁ ESCRITO O LIVRO BÍBLIA ESTÁ CORRETO, LAMENTO MAS VOCÊ IRÁ SE DECEPCIONAR NA OCASIÃO DA VOLTA DE YAOHÚSHUA, NOSSO SALVADOR.

    WILLIAM COMENALE

    • AMADO IRMÃO WILLIAM COMENALE,
      GRAÇA E PAZ.
      SE ANALISAR I COR 11 GUIADO PELO ESPÍRITO DE DEUS, VERÁ QUE O APÓSTOLO PAULO NÃO CONDENA A CEIA DO SENHOR, MUITO PELO CONTRÁRIO, A APROVA, ENSINA E PRATICA COM OS SEUS IRMÃOS.
      INICIALMENTE ELE CONDENA A FORMA ERRÔNEA QUE ELES ESTAVAM PRATICANDO NA IGREJA OU LOCAL DE CULTO, E, LOGO EM SEGUIDA, FALA QUE ELE RECEBEU ESSE ENSINAMENTO DIRETAMENTE DO SALVADOR E NÃO DE TERCEIROS.
      ANALISE E CONSTATE.
      O ARGUMENTO QUE O IRMÃO USA: “ESTÁ CHAMANDO A ATENÇÃO DELES QUE A ATITUDE DE COMER E BEBER ESTÁ ERRADO” É O MESMO QUE RUBENS USA EM SEUS “DVD’S”.
      NÃO FOI ISSO QUE SHAUL FALOU.
      ELE CONDENOU A FORMA ERRADA QUE ELES ESTAVAM FAZENDO. UMA GLUTONARIA NA CASA DE DEUS, COMO SE FOSSE A CEIA DO SENHOR.
      QUANDO O IRMÃO ESCREVEU: “NÃO CREIO QUE ELE, O MESSIAS, IRÍA DESMONTAR UM SISTEMA RITUALÍSTICO PARA IMPLEMENTAR OUTRO. SEM DIZER QUE DÚVIDO QU ELE IRIA ENSINAR UMA PRÁTICA PAGÃ, POIS ESTA COISA DE COMER PÃO E BEBER VINHO É UM RITUAL QUE VEM DOS CAUDES E DEPOIS POR BABILÔNIA E ASSIM POR DIANTE” O IRMÃO SE EQUIVOCA, UMA VEZ QUE O PROBLEMA NÃO ESTAV NO RITUALISMO, POIS, DENTRO DAS LIMITAÇÕES TERRENAS O SISTEMA ERA PERFEITO, PORQUANTO ESTABELECIDO POR DEUS PARA NOS IMPRESSIONAR E CONDUZIR A CRISTO, O CRUCIFICADO COMO DIZEM AS ESCRITURAS.
      EM SEGUIDA, O APÓSTOLO MOSTRA O QUE É O RITO, A ORDENANÇA E COMO SE DEVE PRATICAR:

      “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
      E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
      Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
      Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
      Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
      Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
      Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
      Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
      Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
      Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
      Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
      Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for”. 1 Coríntios 11:23-34.

      SE LER COM ATENÇÃO E COM A LUZ DO ESPÍRITO DE DEUS, NÃO A DE “IRMÃO RUBENS”, PERCEBERÁ QUE A CERIMÔNIA REVESTE-SE DE ESPECIAL SIGNIFICADO PARA O CRENTE EM CRISTO.

      QUE O ESTIMADO IRMÃO LEIA O QUE POSTAMOS HÁ POUCO, INCLUSIVE OS DOIS TEXTOS EM ANEXO: http://aodeusunico.com.br/?p=2220
      QUE O ESPÍRITO DE DEUS ILUMINE AO IRMÃO E A CADA UM DE NÓS E NOS LIVRE DAS ARTIMANHAS DO MALIGNO.
      MARANATA
      PAULO PINTO

  • presbitero robson r pellegrino ( UNITARISTA BIBLICO) says:

    Assino embaixo a resposta do ANSIÂO Willian comenalle !!!

    a Paz de Yeshua a todos !!!

    Oro pela união literal dos adventistas bereanos,adentistas unitarios com a ICBA, quero ver eles fazendo discursos,cantando, e fazendo outras atividades na ICBA,pois temos praticamente o mesmo credo!

    VIVA A UNIÃO DO POVO DE DEUS UNITARISMO JÁ !



Deixe uma resposta