Header
Header
Header
Header
Header

DOUTRINA DOS APÓSTOLOS: FUNDAMENTO DA IGREJA (CENTRADA EM CRISTO)

abril 21st, 2013 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

COMUNHÃO

D.M.Lloyd-Jones

Em Atos 2, para que os cristãos se reuniam? Ali estavam essas pessoas que tinham saído do mundo para se juntar ao grupo de pessoas chamado de discípulos, e eles formaram a primeira igreja, mas para que serve a igreja cristã? O que ela faz? O que ela provê? Pessoas Cristãs reúnem-se para reuniões sociais, danças, rifas, shows dramáticos, conferências políticas, literatura, e sociologia? Não havia nada desse tipo na igreja primitiva. Não é meu objetivo denunciar essas coisas. Mas eu quero deixar claro quão distante elas estão da igreja cristã. Você pode conseguir tudo isso no mundo, e você pode consegui-lo com muito mais qualidade. A igreja Cristã faz papel de boba quando tenta fazer essas coisas – ela as faz muito mal. Se você quer atividades assim, então vá e procure consegui-las profissionalmente organizadas. Mas isso não é a igreja de Cristo. Trata-se de uma caricatura.

“EU QUERO APRESENTAR DIANTE DE VOCÊS O RETRATO DA IGREJA DO NOVO TESTAMENTO. ESSA É A ÚNICA IGREJA QUE EU RECONHEÇO.”

Eu não quero defender a cristandade ou defender qualquer seção particular da igreja ou qualquer igreja local em particular. Eu quero apresentar diante de vocês o retrato da igreja do Novo Testamento. Essa é a única igreja que eu reconheço. Aquelas pessoas não vieram para a igreja para fazer coisas como essas. E quando o verdadeiro reavivamento acontece, essas são as primeiras coisas que desaparecem; as pessoas perdem o interesse nelas. Uma igreja que só consegue existir recorrendo a coisas como essas é totalmente diferente da igreja do Novo Testamento.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos [ensino] e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” – atividades puramente espirituais. E esse é o padrão para a igreja em qualquer tempo.

Portanto, vamos atentar para isto. Primeiro, a doutrina. O ensino dos apóstolos é posto em primeiro lugar nessa lista – é por isso que nós temos que começar por ali, e é muito importante que assim seja, porque hoje há real oposição ao que nós lemos aqui. A primeira coisa que estes cristãos desejaram era mais ensino por parte dos apóstolos. Eles desejaram isso com o todo o seu ser. Antes de avançarmos sequer mais um passo, façamos as nós mesmos uma pergunta simples: Nós desejamos a “doutrina dos apóstolos”? Deus nos conceda que sim.

“COMO, ENTÃO, PODE-SE NOTAR A DIFERENÇA ENTRE UMA EXPERIÊNCIA QUE É CRISTÃ E UMA QUE NÃO É? HÁ UMA SÓ RESPOSTA, E ESTA É A CAUSA DA EXPERIÊNCIA.”

Este desejo pela “doutrina dos apóstolos” nos diz algo tremendamente importante. Que o Cristianismo não é só uma experiência. Vejam bem, eu tenho enfatizado que é também uma experiência e não somente um ponto de vista intelectual. Quando homens e mulheres tornam-se cristãos, eles sofrem a mudança mais profunda que eles jamais poderiam imaginar; é realmente uma experiência profunda. Mas não é só isso, e eu tenho que enfatizar este ponto porque há outras instituições no mundo que podem dar experiências às pessoas.

Como se pode saber qual é a diferença entre tornar-se um cristão e alguma outra experiência, uma experiência emocional ou uma mudança como o resultado de psicoterapia ou algo do tipo? O ensino produzido pelas seitas pode produzir uma mudança. Adeptos de uma seita falam sobre as suas vidas sendo transformadas. Como, então, pode-se notar a diferença entre uma experiência que é cristã e uma que não é? Há uma só resposta, e esta é a causa da experiência. Cristãos experimentam mudança como resultado de acreditar na verdade sobre Jesus Cristo. Duas pessoas podem dizer, “eu estou muito feliz”. Ambos podem dizer, “eu fazia isso e aquilo, mas não faço mais. Fui liberto de tudo”. Mas isso não quer dizer que ambos são cristãos. Como, então, saberemos qual deles é? O único teste, eu repito, é a fonte da experiência.

“POR ISSO SOMOS OBRIGADOS A ENFATIZAR QUE O ENSINO DEVE VIR PRIMEIRO PORQUE FOI ELE QUE CONDUZIU ÀS CONVERSÕES, À TRANSFORMAÇÃO. FOI A PREGAÇÃO DE PEDRO, O SEU ENSINO, A SUA DOUTRINA, QUE UNIU ESSAS PESSOAS.”

Como vimos, as pessoas em Atos estavam juntas porque elas tinham tido a mesma experiência. Mas o que nos impressiona imediatamente a respeito delas é que elas tinham tido a mesma experiência porque elas tinham acreditado no mesmo ensino, na mesma mensagem.

“Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. Nunca teria havido uma igreja primitiva a não ser por este ensino específico. Por isso somos obrigados a enfatizar que o ensino deve vir primeiro porque foi ele que conduziu às conversões, à transformação. Foi a pregação de Pedro, o seu ensino, a sua doutrina, que uniu essas pessoas. Elas “aceitaram a palavra” e “foram batizados”. E somos informados no verso 44 que “todos os que creram estavam juntos”. No que eles creram? No mesmo ensino.

Fonte: Extraído do blog OldTruth.com
A fonte original é o livro Authentic Christianity (Cristianismo Autêntico) – Crossway Books.

Tradução: centurio
DISPONÍVEL EM: http://www.bomcaminho.com/mlj003.htm

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

3 Responses

  • presbitero robson r pellegrino says:

    A PAZ CONVOSCO(…) EM NOME DE IAUE O CLEMENTE E MISERICORDIOSO

    AMADOS VEJO QUE QUÃO DISTANTE ESTA HOJE OS QUE SEGUEM YESHUA(…0
    ONDE O RABINO MANDOU BATIZAR E BATIZOU, ONDE ELE MANDOU FORMAR EMPRESAS RELIGIOSAS(IMITANDO OS TEMPLOS PERSAS,GREGO-ROMANO)

    YESHUA PREGAVA FAZIA DISCURSOS, EM PRAÇAS, VILAS,CASAS.RUAS, IA AS BEIT (SINAGOGAS0 CASAS DE ESTUDOS E NÃO TEMPLO(…)

    OS 3 TEMPLOS,SALOMÃO,ZOROBABEL,HERODES, TODO BRUXO MAÇONS, O QUE É AS CAMARAS SECRETASA DO TEMPLO??? NÃO CHEIRA A MAÇONARIA E A ROSA CRUZ, OS LEÕES ALADOS(BABILONIA, ENFIM ESTE TEMPLO ERA IMITAÇÃO DO PÁGÃO MISTURADO COM AS LEIS DE DEUS, IAUE NUNCA PEDIU PAARA SE FAZER TEMPLOS…

    HOJE EU PREGO QUE VIVAMOS AS 7 LEI DE NOÉ,JÁ DISSE A I.C.B.A. (IGREJ CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA)

    DEVIA SE FAZER A IGREJA DELES EM SÃO MATEUS:

    1) UMA AREA SOCIUAL PARA EVENTOS E PALESTRAS DIVERSAS
    2) E DAI GRUPOS CELULAS NAS FAMILIAS
    3) POR ISTO AS EMPRESAS,FIRMAS RELIGIOSAS NÕ CRESCEM FICAM COM SEU MICRO PODER MANIPULANDO ALGUNS AINDA TRAZEM BAGAGEM DE SUAS ANTIGAS EMPRESAS RELIGIOSAS

    ROBSON R PELLEGRINO ( EX ADVENTISTA 7 DIA,EX ADV DA REFORMA 1914,EX JUDEU CARAITA,EX MUÇULMANO,EX PRESBÍTERO DA IGREJA DE DEUS 7 DIA, EX OBREIRO DA IGREJ CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA , FORMADO NA UNIBAN CURSO HISTORIA 1º ANO.

    OUTRO FATO EU NÃO DIGO BATIZARAM (RITO PERSA,DO ESSÊNIOS PAGÃO) , NÃO SE DARIA PARA SE BATIZAR TANTAS ALMAS EM UM DIA.

    1 CORINTIOS 13-25
    Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

    Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio,

    Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.

    E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
    Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

    Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

    Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado
    1 Coríntios 2:2

    ONDE SE VÊ BATISMO NAS ESCRITURAS… QUANDO SE TEVE PORQUE PEDIRAM PAULO SE FEZ DE GREGO PARA ATRAIR OS PAGÃOS (JUDEUS HELENOS,MITRAICOS E OUTROS CREDOS PARA YESHUA) DAI SE PEDIAM O BATISMO, FAZIAM MAIS SÓ VI ATÉ HOJE O EUNUCO,JOÃO E PAULO FAZEM UNS BATISMO(ISTO SE NÃO FOR NA REALIZADA O BAPTISMO = ENSINAR E NÃO O MIKVA, OU WHUDU QUE JUDEUS E MUÇULMANOS E CRISTÃOS HERDARAM DO PAGANISMO!

    HOJE SE EU TIVESSE UM GRUPO DE ESCOLA DE PROFETAS(COMO O CAMINHO ANTIGO DE YESHUA) NÃO BATIZARIA NAS ÁGUAS E SIM , COMO OS PROFETAS UNGIRIA COM ÓLEO E PEDIRIA PO PODER DE IAUE SUA FORÇA ATIVA PARA GUIAR E DAR ENTENDIMENTO AO NEÓFITO!

    ROBSON R PELLEGRINO ( EX ADVENTISTA 7 DIA,EX ADV DA REFORMA 1914,EX JUDEU CARAITA,EX MUÇULMANO,EX PRESBÍTERO DA IGREJA DE DEUS 7 DIA, EX OBREIRO DA IGREJ CRISTÃ BIBLICA ADVENTISTA , FORMADO NA UNIBAN CURSO HISTORIA 1º ANO ( HOJE UNITARISTA BIBLICO)

  • william says:

    É ISSO AÍ IRMÃO, ESTÁ CORRETO!!!!!!!!!!!!!

    • OBRIGADO IRMÃO,
      POR VISITAR NOSSA PÁGINA E POR CONCORDAR COM A VERDADE BÍBLICA.
      O QUE TEMOS QUE DEIXAR É O PECADO E DA CORRUPÇÃO DO MUNDO, NÃO AS ORDENANÇAS E PRECEITOS DEIXADOS PELO SALVADOR.
      “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago 1:27.
      É DISSO QUE PRECISAMOS.
      MARANATA!
      PAULO A. DA C. PINTO



Deixe uma resposta