Header
Header
Header
Header
Header

ARCO-ÍRIS OU ARCO-DA-ALIANÇA?

abril 13th, 2013 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

André Luiz Marques
ARCO DA ALIANÇA
Como escrevi na postagem “Um pouco sobre o arco-da-aliança”, o relato mais antigo sobre o fenômeno físico-visual que envolve os raios de luz do Sol, as gotículas de água suspensas no ar e nossa visão, o chamado atualmente “arco-íris” está na Bíblia (Gênesis 9:13-17), ocasião em que Deus fez uma aliança com Noé e seus descendentes, prometendo nunca mais destruir a Terra, de forma global, com inundação. Portanto, o nome original para tal fenômeno é arco-da-aliança e não arco-íris.

Mas como e por que não se usa mais o termo original? Até mesmo os cristãos de modo geral (e não sei se os judeus também), que acreditam no Pentateuco mosaico, habituaram-se com esse termo não-bíblico. A resposta pode (para não dizer está) no paganismo introduzido principalmente no cristianismo, por meio da igreja dominante na Idade Média, a Igreja Católica Romana.
íris
Sabe-se que a união entre um grande grupo de cristãos apostatados (que viria a se tornar a Igreja Católica Apostólica Romana) e o Estado romano (que era pagão) se deu de forma com que os dois lados cedessem em alguns pontos. Enquanto que o Estado deixou de perseguir esse grupo de cristãos e se tornou oficialmente cristão, os pré-católicos aceitaram a adoração de imagens, passaram a guardar o domingo em detrimento ao sábado do sétimo dia e, chegando ao ponto, provavelmente toleraram outra interpretação para a origem do arco-da-aliança, já com influências do paganismo helênico (grego), onde o termo “arco-íris” foi criado em homenagem à deusa Íris (ilustração ao lado), posteriormente essa cultura foi infiltrada nas crenças romanas, de alguma forma, talvês com a “mãozinha” dos filósofos. Ocorreram esses erros e muitos outros. Para confirmar, é só consultar os livros de história renomados, estão recheados de informações a respeito das “maracutais” e atrocidades em solo romano.

Resumindo: caso você conhecia o belo e colorido arco apenas pelo nome “arco-íris”, agradeça ao catolicismo romano e à mitologia grega!

Procuremos devolver ao arco seu nome verdadeiro, pois como diz a passagem de Gênesis, é um sinal de Deus para o homem, tendo um propósito importante: nos faz lembrar e refletir no amor, justiça e misericordia de Deus, quando olhamos para sua obra!

Leia também: Um Pouco Sobre o Arco da Aliança
FONTE: http://criacionistaconsciente.blogspot.com.br/2009/02/arco-iris-ou-arco-da-alianca_13.html

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta