A Saúde na Bíblia. Curso Bíblia Aberta, Lição 17

Que expressão de amor maravilhoso, o do Pai e do Seu Filho, Jesus, Cristo!!!!!

Clique aqui e ouça a mensagem para a Rádio Cultura do Brejo, RN, 87,9 FM.

Ouça, Reflita, Partilhe.

A Palavra de Deus nos traz importantes recomendações quanto ao estilo de vida apropriado para o cristão. Na verdade, é o estilo de vida ideal para o ser humano, através do qual se pode ter uma vida longa e saudável.
1. Quando o ser humano foi criado, que alimentos foram indicados por Deus? “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda aárvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” Gênesis 1:29
2. Quando foi permitido ao homem comer carne?
“E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” Gênesis 9:1,3,4
“De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.” Gênesis 7:2
3. Que duas características dos animais limpos foram indicadas por Deus? “Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.” Levítico 11:3 “Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis. Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão. Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.” Deuteronômio 14:5-8
4. Quais as duas características dos peixes limpos? “Isto comereis de tudo o que há nas águas; tudo o que tem barbatanase escamas comereis.” Deuteronômio 14:9
5. A Bíblia aprova o consumo de bebidas alcoólicas? “O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” Provérbios 20:1
“Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!” Isaías 5:11
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Efésios 5:18 6. Qual o fim dos que comem e bebem aquilo que Deus proibiu? “Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor.” Isaías 66:17 7. O que devemos ter em mente em tudo o que fazemos, inclusive no comer e no beber? “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31
8. Qual o principal motivo por que devemos cuidar da saúde? “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” 1 Coríntios 3:16-17
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19
9. Por que devemos glorificar a Deus em nosso corpo? “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:20
10. Como devemos apresentar nosso corpo a Deus? “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1 11. Qual o desejo de Deus quanto à nossa saúde? “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” 3 João 1:2
12. Resumindo: O que devemos fazer para ter saúde? “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.” Êx. 15:26
Reflexão para Decisão: Creio que a intemperança acarreta enfermidades. Decido seguir as recomendações bíblicas de saúde para ser sadio e feliz, favorecendo minha comunhão com Deus.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »