Header
Header
Header
Header
Header

A IGREJA PRIMITIVA E A DESCIDA DO ESPÍRITO DE DEUS

janeiro 24th, 2012 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Palavras preciosas de Cristo, o divino Filho único do Deus único, o Pai, em João 8:32.

No livro de Atos dos Apóstolos capítulo 2 lemos um belíssimo relato da chamada igreja primitiva fundada por Jesus e seus discípulos e a descida do Espírito de Deus.
Verso 1: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar”. Maravilhoso isso. Todos em comum, no mesmo espírito, sem divergências, conforme o Espírito de Cristo.
Então “…de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.
No mesmo capítulo, a partir do verso 14 vemos Pedro explicando ser aquela manifestação o cumprimento da profecia de que Deus nos últimos dias do Seu Espírito derramaria sobre toda a carne; os filhos, as filhas, os velhos, os servos e as servas.
Na seqüência (v. 22) fala sobre “Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
No v. 32 fala que Deus ressuscitou a Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
V. 33: De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, (observem, a promessa do ES) derramou isto que vós agora vedes e ouvis”. Perceba: Isto, quer dizer, o dom precioso do céu.
Depois ele fala do batismo de quase 3 mil pessoas em NOME DE JESUS.
V. 42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Que relato extraordinário! Que comunidade de crentes, espelho daquilo que Deus e seu divino Filho querem para seu povo.
É interessante perceber aqui que o precioso Espírito que muitos chamam de Espírito Santo é um precioso dom de Deus, Espírito de Deus, dado a Cristo após sua vitória sobre o pecado e seu originador, Satanás, na cruz do calvário, conforme lemos no versos 32 e 33 de Atos 2 e confirmado na carta de Paulo a Efésios 4: 7-11 “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Efésios 4:7-11
Deus seja louvado por ter enviado seu divino Filho e por tê-LO enchido com seu Espírito que nos foi dado na forma de maravilhosos dons.
Paulo Augusto da Costa Pinto

Esta meditação será apresentada no Programa A Voz e A Verdade de 25.01.2012 pela Rádio Juazeiro, AM, ZYH 459 1190 Khz e, pela web para o mundo inteiro no endereço www.radiojuazeiro.com.br. O Programa é levado ao ar de segunda a sexta-feira às 6:50h e aos sábados e domingos às 14h (horário normal, não de verão).

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta