Header
Header
Header
Header
Header

3 CATEGORIAS DE PESSOAS. EM QUAL VOCÊ SE ENQUADRA?

fevereiro 3rd, 2018 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

Recebi esse texto de uma querida irmã em Cristo:

“Trabalhadores x Distraídos x Zombadores

Textos base: Genesis 6:14-22

Mateus 24:37-39 e Lucas 17:26-27

II Pedro 3:3-6

Nesta reflexão, trataremos de três categorias de pessoas que existiam nos dias de Noé, e que ainda existem nos dias atuais. São elas: – trabalhadores; – distraídos; – zombadores;

Trabalhadores: Esta primeira categoria, de um modo geral, é a mais ativa, mas é uma categoria em que pouquíssimos se enquadram, é deficiente em quantidade, mas eficiente em qualidade. Nos dias de Noé, de todos os humanos que existiam na face desta terra, apenas 8 pessoas pertenciam a essa categoria, conforme veremos no texto a seguir:

 

“14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 15 E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. 16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. 18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. 19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. 20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida. 21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles. 22 Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gênesis 6:14-22″

Noé, sua esposa, seus filhos Sem, Can e Jafé e as esposas de seus filhos, foram os únicos que mereceram continuar existindo após o primeiro fim do mundo com o dilúvio. De um mundo inteiro, apenas 8 se acharam dignos de continuar existindo, porque foram obedientes e trabalharam sem questionar;

Distraídos: Esta segunda categoria, sem sobra de dúvidas, era composta pela grande maioria massiva que vive esta vida sem preocupações, só no oba, oba, e tratava-se de uma categoria passiva, sem comprometimento com mais nada além do seu próprio umbigo. Quando Deus pede para Noé construir a arca, que o salvaria juntamente com sua família do dilúvio que estava por vir, não há registros com relação a essa categoria, mas sabemos que essa categoria existia nos dias de Noé, porque quando Jesus Cristo, esteve neste mundo, revelou aos seus discípulos, como forma de advertência, quem pertencia a essa segunda categoria, conforme veremos no texto a seguir:

“37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.  Mateus 24:37-39”

“26 E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. 27 Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Lucas 17:26,27 ”

Vemos nestas duas passagens que a segunda categoria, dos distraídos, estavam comendo, bebendo, casando-se e dando-se em casamento; Alguém vai dizer: – Que mal há em comer, beber, casar-se e dar-se em casamento? Mal nenhum, o grande problema está no verso 39 da passagem de Mateus, destacada a cima: E não o perceberam, não se atentaram para a gravidade do problema.

 

Zombadores: Esta terceira categoria, é a pior de todas, pois trata-se daqueles que cercam os poucos trabalhadores, e além de não ajudarem, zombam, tentam de todas as formas, fazer com que os trabalhadores parem de trabalhar; Trata-se de uma categoria que ninguém quer ter por perto. Também não encontramos informações sobre essa terceira categoria na passagem bíblica referente ao dilúvio, mas essa terceira categoria é mencionada por um dos discípulos do Senhor Jesus Cristo, a quem o Senhor escolheu para apascentar o seu rebanho, trata-se do apóstolo Pedro que fala em sua segunda carta, a respeito desta terceira categoria, conforme o texto a seguir:

 

“3 Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, 4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5 Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. 6 Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio.

II Pedro 3:3-6”

 

Tanto o Senhor Jesus, quanto o apóstolo Pedro, fazem menção da segunda e terceira categoria de pessoas, em tom de advertência, e nos dois casos não houveram sobreviventes, e tanto Jesus quanto Pedro fazem menção da segunda vinda do nosso Senhor Jesus Cristo e analisando o contexto de cada uma das três categorias de pessoas, creio que se quisermos triunfar, se quisermos ser salvos, precisamos pertencer a categoria dos trabalhadores, precisamos ser como Noé e sua família, essa é a nossa única chance de salvação”;

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Deixe uma resposta