JORNAL ADVENTISTA DE 1928 E TITO 2:13

Queridos, Paz seja com todos!

Estava fazendo uma pesquisa ontem sobre uma afirmação de E. Hurther sobre Tito 2.13 e terminei esbarrando, em minhas “andanças” pela Web, no The Advent and Sabbath Review Herald, Vol. 68, Nº 32 de 1928 da  Seventh-day Adventist Publishing Association, que traz na página 504 uma publicação de 1891.
E vejam o que naquela época se publicava, por exemplo, sobre Tt. 2.13: a recusa por parte dos adventistas da ideia trinitária de que nesse verso, “Grande Deus” e Salvador Jesus”,referem-se ao mesmo sujeito da frase.
TITUS 2: 13. DEUS E CRISTO.
 
Existe alguma prova em Tito 2: 13, de que o grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo “são uma e a mesma pessoa? A ideia do Dr. Clarke é correta que, por causa do o artigo ser omitido antes do último nome, eles devem ser o mesmo?  A.S.H.
 
Ans. – A leitura literal do texto é: “Procurando por aquela esperança abençoada, a aparição da glória do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo”, é como, substancialmente, a Nova Versão a traduz. Quando Cristo aparece, ele aparece “na glória de seu Pai”. Marcos 8: 38. Somente a aparição de Cristo é trazida a vista em Tito 2: 13, e a glória do grande Deus, o Pai, é falada como um acompanhamento inseparável de tal aparência.
 
O texto não afirma que o grande Deus e Cristo são uma e a mesma pessoa. Dr. Clarke argumenta que deve ser entendido assim, porque o artigo”É omitido antes de Cristo”, não é bem recebido. O comentário de Meyer sobre Titu 2: 13, falando em referência a esta pergunta, diz: “Não pode ser decidido por motivos puramente gramaticais, já que o grande Deus” e “nosso Salvador” pode ??ser dois atributos referentes a Jesus Cristo, mas, pode ser também que o “nosso Salvador Jesus Cristo” seja um sujeito distinto do “Deus grande”, mesmo que apenas um artigo seja usado “.
 
Mais informações são fornecidas em uma nota de pé, da seguinte forma: – “Hoffman afirma erroneamente que, porque “nosso Salvador” está diante de “Jesus Cristo” e com o “grande Deus”, sob um e o mesmo artigo, deve, portanto, fazer parte com o “grande Deus”. Assim, tanto o “Salvador”, como “grande Deus”, ambos juntos indicam Jesus Cristo” como predicado. Há instâncias suficientes de dois assuntos distintos sob um único artigo, e não podemos ver por que essas instâncias não devem ser citadas aqui … O artigo antes de Grande Deus pode, de acordo com uso do Novo Testamento ser também referido ao Salvador Jesus Cristo, “sem, necessariamente, produzir assumidamente uma unidade de sujeitos. Comp. Buttm. pp: 84 ff; Winer pp. 118 ff. “
Pág. 504
Valdomiro Filho, autor do site http://www.unitarismobiblico.com/w/
Jóia, dos dias em que a IASD adorava só ao Deus único, Deus e Pai de Jesus.
Leia também https://aodeusunico.com.br/?s=tito+2+13&op.x=0&op.y=0

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »