Clique aqui ou na imagem acima e ouça o áudio e as músicas desse programa. Ouça, Medite, Compartilhe
A seguir, temos o áudio da 1a parte da palestra.
“Olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, … ”(Hebreus 12: 2 )
Introdução: Foust, Anne escreveu: “É a vontade de Deus que sejamos tristes? Não. Definitivamente não é o desígnio de Deus, vontade ou intenção de sermos tristes. Ele não se deleita em nossa dor.
Ele certamente não estava feliz com o sofrimento de seu próprio filho na cruz. Nem Jesus queria o sofrimento que suportava o peso que o pecado causaria a Ele (Mateus 26:39).
- Por que, então, Deus permite dor em nossas vidas?
Por quê Ele suportaria ver seu próprio Filho em dor? O que poderia valer a pena experimentar e testemunhar essa dor? Apenas algo de grande valor: nossa salvação. João 3:16
- O Amor de Deus nos fortalece.
Cristo quer que você tenha bom ânimo quando você cai em várias provações, sabendo que o teste de sua fé produz paciência…
Como Jesus podemos suportar nossa “cruz” pela alegria que nos foi dada. Deus não permitiria sofrer em nossas vidas sem propósito (Romanos 8:28).
E se você acredita que existe um propósito, ainda assim você está triste? Como isso pode ser possível?
Quando temos expectativas erradas, olhamos para as circunstâncias ou pessoas para abençoar, mas devemos olhar para a bênção de conhecer e experimentar Deus.
- Como acalmar a Tristeza e o Coração Quebrantado? Qual é a solução?
Primeiro, entenda o processo de tornar-se triste. A tristeza profunda acontece quando nos oprimem, quando o que sentimos é o que nós pensamos.
O que nós pensamos em nossa mente impacta grandemente como nos sentimos. Pode se tornar um ciclo vicioso: quanto mais você pensa sobre o que está sentindo, tanto mais intensifica o que você sente e este ciclo só vai para baixo.
Em segundo lugar, veja a causa da sua tristeza.
A tristeza resulta quando nos concentramos sobre o que está nos causando dor ao invés de se concentrar no Alguém que pode nos fazer suportar isso.
Quando estresse, depressão, ansiedade, tentações e problemas de qualquer tipo nos subjugam, a única maneira de evitar o ciclo vicioso da tristeza é focar em Jesus Cristo (Hebreus 12: 2).
Conclusão
A Fonte de Deus para Acalmar a Tristeza e o Coração Quebrantado é o Amor de Deus. Decidir simplesmente pensar em Deus e no que é bom (Filipenses 4: 8) pode ser feito lendo a palavra de Deus, cantando louvores, ouvindo músicas espirituais e Mensagens da Bíblia. Pense em Deus, quem Ele é, o que Ele fez por nós. Superemos a tristeza, pensando no único que pode nos encher de alegria, paz e contentamento apesar das nossas circunstâncias”.
Adaptado de: Foust, Anne, “Misery or Joy?” (2018). Faculty Publications and Presentations . 174. https://digitalcommons.liberty.edu/lib_fac_pubs/174