O Pr. Mark A. Finley nos dá um conselho bem útil: “Nunca deixe que algo confuso para você se superponha ao que está claro. Se existe um texto que você não está conseguindo entender, deixe que outras passagens mais diretas o expliquem. Não desconsidere textos e passagens das Escrituras bem claros para se apegar a algo obscuro, na tentativa de defender uma doutrina que você aprendeu anteriormente.” – Tempo de Esperança, página 70 (ênfase acrescentada).
Será que as passagens das Escrituras que transcrevemos a seguir não são “diretas”, um bem claro “assim diz o Senhor” referentes à formação da Divindade? Ou será que estamos nos apegando a “algo obscuro, na tentativa de defender uma doutrina”? Vejamos alguns exemplos:
“No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.” – I Coríntios 8: 4 a 6.
“Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis. Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único? Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai…” – S. João 5: 43, 44 e 45. “… visto que Deus é um só.” – Romanos 3: 30.
“Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém.” – Romanos 16: 27.
“Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.” – S. Lucas 9: 26
“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amem!” – I Timóteo 1: 17.
“Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem.” – I Timóteo 2: 5.
“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” – Efésios 5: 5.
“… por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre, a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.” – II S. João 1: 2 e 3.
“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.” – II S. João 1: 9.
“O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.” – I S. João 1: 3.
“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém.” – Epístola de Judas 1: 24 e 25.
“Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.” – S. Marcos 13: 32.
“Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: Que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste.” – S. João 17: 1, 2 e 3.
“Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” – S. Mateus 11: 27.
“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” – S. João 14: 23.
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.” – S. Mateus 10: 32 e 33.
“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” – Apocalipse 3: 5.
“Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” – Apocalipse 7: 10.
“Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” – Apocalipse 5: 13.
“Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” – S. Marcos 12: 29.
“Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” – Isaías 44: 6.
“Eu sou o SENHOR, e não há outro: além de mim não há Deus.” –Isaías 45: 5.
“Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim… porque eu sou Deus, e não há outro.” – Isaías 45: 21 e 22.
“Todavia, eu sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador, senão eu.” – Oséias 13: 4.
“Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.” – Joel 2: 27.
“Portanto, grandíssimo és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.” – II Samuel 7: 22.
“Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” – S. João 20: 17.
Da Sra. Ellen White lemos o seguinte: “Não é aos homens que devemos exaltar e adorar; é a Deus, o único Deus verdadeiro e vivo, a quem são devidos nosso culto e reverência… Unicamente o Pai e o Filho devem ser exaltados.” – The Youths Instructor 7/7/1898 – Filhos e Filhas de Deus, Meditações Matinais de 1956, página 58.
“Que os missionários da cruz proclamem que há um só Deus, e um Mediador entre Deus e os homens, o qual é Jesus Cristo, o Filho do Infinito Deus. Isto precisa ser proclamado em cada igreja em nossa terra.” – 1888 Materials, página 886, (Battle Creek, January 21, 1891).
Outro ponto a ser salientado: Quando Jesus Cristo dialogou com o Seu Pai na oração que lemos em S. João 17, disse: “E a Vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Jesus, ao afirmar que o Seu Pai é o único Deus verdadeiro, não está se inferiorizando em relação a Ele, mas está reconhecendo que dEle se originou; que foi gerado do Infinito Deus, dAquele que está escrito:
“Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” – Salmos 90: 2.
“Eu e o Pai somos um.” – S. João 10: 30.
“Quem me vê a mim, vê o Pai.” – S. João 14: 9.
“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” – Filipenses 2: 9, 10 e 11, (ênfase nossa).
“Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” – Apocalipse 5: 13.
Fonte: O Deus de nossos pais. Reinaldo Reichenbach. p. 4-8.