Lemos no evangelho de João capítulo 5 referindo-se ao tanque de Betesda em Jerusalém:
v. 5: “E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
8. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
10. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
14. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
15. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
17. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
19. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
22. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;
23. Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
24. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
25. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
26. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
27. E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
28. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
30. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
João 5:5-30.
Lições tiradas do texto:
- Os judeus, como muitos hoje deixam de ver as maravilhas de Deus, para se apegar à tradição. Condenavam Cristo por ele ter curado no sábado, quando nas Escrituras Cristo ensinou é lícito fazer o bem aos sábados. Trabalho secular, não.
- No verso 18 de João 5, os judeus acusaram a Jesus de se fazer igual a Deus, quando na realidade Cristo apenas ensinou que Ele era Filho de Deus, não Deus como o paganismo ensina hoje.
- No verso 19 Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; Isso era um golpe às acusações falsas dos inimigos de Jesus e de Deus. Aqui Cristo reafirmava como sempre fez a soberania do Seu Deus e Seu Pai, nunca de ele ser igual a Deus.
- No verso 26 de João 5, mais uma vez Jesus reafirma a soberania do seu Pai e seu Deus, dizendo: “como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; Percebe? Quem deu vida ao Pai? Ele a tem por essência. Quem deu vida a Jesus? Ele responde que foi Seu Pai e seu Deus. Louvado seja Deus. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará do sistema religioso que deixou a verdade.