Header
Header
Header
Header
Header

TRIUNFOS DO EVANGELHO PURO DE JESUS CRISTO E DO SEU DEUS E PAI NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO

março 10th, 2016 | Posted by Paulo Pinto in Artigos

haras

Bem profetizou Isaías mais de setecentos anos antes de Cristo: “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”. Isaías 9:2.

Confirmando a profecia de Isaías, “falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12.

“Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Romanos 15:6. Os servos de Deus e Jesus Cristo, seu divino filho, temos um Deus e Pai. Louvado seja Deus, YHWH!

  1. O Despertamento

Foi pelo poder e a graça de Deus e do seu divino filho, Jesus Cristo, que o Seu povo no Submédio do Vale do Rio São Francisco no alvorecer do 3º. Milênio, quando alguns, na época ainda fazendo parte da Corporação Adventista do 7º. Dia, foi despertado para enxergar a verdade sobre o Deus único e verdadeiro, Deus e Pai de Jesus (João 17:3, I Cor. 8:6, Ef. 1:3, I Ped. 1:3, Apoc. 3: 11 e 12,…), deixando para sempre o dogma romano da trindade, esse, só aceito oficialmente pela Igreja Adventista do 7º. Dia (IASD) em uma reunião da Conferência Geral, pela primeira vez, em 1980, em Dallas, Texas, EUA.

Os sinceros também perceberam à luz das Escrituras sagradas que o Dízimo não é mais obrigatório para os crentes em Cristo, sob a Nova Aliança, assinada pelo sangue puro de Jesus. O dadivar, sim, liberal e voluntariamente, sobretudo quando se percebe que a obra é de Deus e há seriedade na administração dos recursos sagrados.

Este que escreve estas linhas, Paulo Augusto da Costa Pinto, batizado na igreja adventista do sétimo dia, iasd, em dezembro de 1963, desfraternizado dessa corporação com mais de quarenta anos de batizado, tendo atuado como 1º. ancião por muitos anos e ocupado praticamente todos os cargos na igreja local e em Projeto Pioneiro no bairro do Quidé em Juazeiro, BA desde 1980/81, vinha, há mais de vinte anos, estranhando o comportamento inadequado da corporação iasd de que fazia parte, quando foi a um Congresso de jovens em Itabuna, BA e a sua abertura na sexta feira à noite foi com muitos discursos de políticos, cantando o Hino Nacional Brasileiro (idólatra em diferentes trechos, onde o crente ou é hipócrita ao cantá-lo sem confirmar o seu conteúdo, ou idólatra ou não o cantando) e saudando os congressistas com faixas da Coca-Cola (uma bomba contra a saúde, assim considerada por médicos sérios e, até por descrentes conscientes). Em evento denominado Supermissão ocorrido em Maceió, AL, em 1995 constatou-se um escândalo em termos espirituais, irreverência de torcidas organizadas (as dos estádios eram fichinha), coreografias indecentes, aspecto de espetáculo de circo, de tal maneira, que o demônio apossou-se de uma jovem de uma das delegações, que deu tremendo trabalho ao Pr. Bullon para expulsá-lo altas horas da madrugada.

Tendo escrito várias laudas para o Presidente da Divisão Sul Americana, na época, Pr. Ruy Naguel, relatando os fatos e pedindo-lhe providências, depois de muitos meses de espera e cobranças, recebi uma breve carta, em resumo, dizendo: “vamos orar, irmão”, como se não tivéssemos cérebro.

Tudo isso nos mostrava que a denominação estava fora dos trilhos.

Com o apoio de irmãos como Rogério Rangel, agora de saudosa memória, Milton Figueiredo, do Ministério Bereano do Rio de Janeiro, irmão Heráclito Fernandes da Mota da Paraíba, Pr. Robson Ramos do site www.adventistas.com, irmão Ennis Meier, do site www.adventistas.ws, irmão Jairo Carvalho, na época, do Min. 4 Anjos, PR, hoje no Ministério quarto anjo advertência final, do irmão Aparecido, na época, da ABALEI, SP, irmão Nicotra, de SP, reestudamos as verdades bíblicas sobre a Divindade, sobre o dízimo, sobre o ecumenismo, o batismo, as adulterações nos livros de Ellen G. White,…constatando, com tristeza, que havíamos sido enganados pela IASD.

  1. A Expulsão (João 16:2 e 3)

Ao expormos nossos achados na Palavra de Deus para os anciãos e pastores, isso causou grande indignação, ao invés de nos convencerem uma vez que nos consideravam equivocados, culminando em processo de exclusão do livro da igreja, em 16 de março de 2.004, sem permitirem uma defesa perante a congregação.

Foi publicado algo da descrição do processo da nossa exclusão da iasd, o qual não difere das muitas exclusões que ocorreram em várias partes do país, até a corporação adventista mudar a estratégia para não esvaziar a organização. A defesa que não permitiram que apresentasse perante a congregação está devidamente documentada. É bíblica a “doutrina” da trindade? (Este é o título de uma breve apresentação em Power Point, também preparada na época da exclusão).

Os dois primeiros que foram excluídos do rol de membros do município de Juazeiro e Vale do Rio São Francisco fomos eu e minha esposa, Rosilene Coimbra Costa Pinto, em 16 de março de 2004. Dias depois, outros irmãos, a saber: Eudóxia, Joás, Josefa, Dailton, Madalena, Marinalva, Edgril, todos, no ano de 2.004, congregando na comunidade iasd do bairro do Quidé, em Juazeiro, BA.

Ficamos sem o templo que havíamos construído com a ajuda de poucos irmãos, numa área de seiscentos metros quadrados, agora, tendo que começar do zero, como falava o saudoso e querido irmão Moisés Lino Lopes.

  1. O Recomeço do “zero” (Palavras do saudoso irmão Moisés Lino Lopes)

Assim, “desigrejados”, desamparados momentaneamente, buscamos o poder do Altíssimo e Ele nos valeu.

Logo passamos a nos reunir na casa da irmã Josefa, que, embora muito humilde, mostrou-se rica para com Deus, disponibilizando sua casa para nos reunirmos, o que fizemos por vários meses, até depois alugarmos uma casa e, posteriormente, adquirirmos um imóvel simples, o qual, uma vez reconstruído, tornou-se mais adequado que os anteriores e permanente, onde nos reunimos até o dia de hoje.

Após as primeiras exclusões no Quidé, outras se seguiram na comunidade do Alto do Alencar, outro bairro de Juazeiro, onde os irmãos Rogério Rangel e a sua esposa Zilda Rangel, conhecedores da mensagem do Deus Único e verdadeiro e muito influentes na proclamação da mesma, pressionados pela liderança da iasd a tomar uma decisão, optaram por deixar a corporação que se desviou da verdade, para se dedicarem à causa do Deus verdadeiro, Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

O irmão Rogério (dedicado líder da comunidade ASD e pioneiro nela no bairro Tancredo Neves ou Juazeiro III), de saudosa memória, era estudioso profundo da verdade bíblica e muito nos ajudou nos primeiros estudos que fizemos juntos sobre o Deus único, Deus e Pai de Jesus, o Cristo. Foi um baluarte, junto com o irmão Moisés Lino Lopes (dedicadíssimo líder da comunidade da IASD no bairro do Alto do Alencar, missionário valoroso e fiel servo do Senhor) também de saudosa memória e outros queridos que junto conosco militaram e militam por Cristo e Seu Deus e Pai.

Nesses doze anos de ministério leigo, sempre mantivemos com a ajuda de alguns irmãos da região e de fora, o programa de rádio A Voz e A Verdade pela Rádio Juazeiro, ZYH 459, 1190 khz, webTV, http://www.radiojuazeiro.com.br, durante a maioria desses anos aos domingos à tarde, com uma hora de duração, contendo vários quadros (um recado prá você, acreditamos nisto, família, saúde, …), durante os últimos anos também um programete de 3 a 5 minutos, este último mantido até agora.

Nos dois últimos anos temos mantido na Rádio Casa Nova FM 104,9 de 2ª a 6ª feira, localmente e pela web para o planeta, no endereço http://www.radiocasanovafm.com.br o mesmo programa A Voz e A Verdade, durante 4 a 5 minutos diários.

Também temos uma página na internet http://www.aodeusunico.com.br onde publicamos muitas matérias de fé e esperança, combatendo os erros tão difundidos no seio do cristianismo, que se tornou mais pagão do que cristão, infelizmente.

  1. As primeiras comunidades de adoradores do Deus único no Vale do Rio São Francisco

No decurso desses doze anos, algumas comunidades bereanas foram estabelecidas e conservadas, a saber: Em Juazeiro, BA: Bairro do Quidé, Av. N. Sra. De Nazaré, 70 (CEP 48.901-000); Alto do Alencar,  Av. Miguel Silva, 10 (mais tarde sem denominação); Itaberaba, na casa do irmão Valdenor; Em Carnaíba do Sertão, BA, distrito de Juazeiro, a uns 20 km, rua ; Em Juremal, BA, distrito de Juazeiro, Rua Espínola Ramos, a uns 40 km; Em Sítio Santa Rita, BA, a uns 40 km de Petrolina; Em Petrolina, PE, na casa dos irmãos Ana e Roque; Projeto Senador Nilo Coelho, PSNC, Núcleo 6, na casa das irmãs Marilene, Marinalva e de sua mãe Tereza; bairro João de Deus (denominados Adventistas Pioneiros), Av. 12, no. 1; Em Casa Nova, Bahia, Centro, Rua do Açúcar, no. 6; Na zona rural de Casa Nova: Em São Romão, BA, na casa dos irmãos Febrônio e Ilda e em Serra da Esperança, BA, nas casas dos irmãos Raimundo e de Luiz; Em Luiz Eduardo Magalhães, BA, Rua do Pequizeiro, no. 5, a quase mil km de Juazeiro, BA. Em Ibó, Bahia. Em Macapá, AP, bairro Araxá, travessa Japão, no. 40 (CEP 68.900 – 030). Mais recentemente, o casal de irmãos, Iracema e Carlos, líderes dedicados da comunidade de Casa Nova, estabeleceram um pequeno grupo, uma pequena comunidade de estudos da Palavra de Deus em Caldas Novas, Barbalha, CE. Ver mapa da região mostrando a localização de algumas dessas comunidades. Muitas comunidades têm surgido com o passar do tempo, na região e em outras localidades do país e do mundo.

Fotos de algumas das comunidades bereanas podem ser vistas na web. As fotos não são atuais, mas mostram as comunidades em algum tempo nesses doze anos da fé unitariana na região do Vale do Rio São Francisco e algo de sua influência.

Temos pregado também utilizando outdoors, dois em Juazeiro, Ba (em frente à estação ferroviária antiga) e um em Petrolina, PE (na rodovia dos Tropeiros, em frente ao Posto de Gasolina do bairro Cacheado).

  1. Congressos, Batismos em nome do Senhor Jesus, viagem a Israel, ao Egito e à Polônia.

Oito Congressos foram realizados pelo ministério leigo nesses doze anos, o primeiro, realizado em parte em Petrolina, PE e em parte em Juazeiro, BA, o terceiro, de 8 a 10.6.2007, o sexto, de 7 a 9 de setembro de 2012, o último tendo sido realizado no dia 5 de dezembro de 2015, na comunidade de Carnaíba do Sertão, BA, num ginásio de Esportes.

CONGR1R CONGR2  CONGR3 CONGR4 CONGR5 CONGR6

Alguns irmãos queridos que já nos deram a honra de suas presenças nesses Congressos foram: Aparecido, conhecido como Cido, de Poá, SP, pioneiro que prestou relevantes serviços no início do despertamento unitariano no seio da iasd no Brasil e outras partes do mundo; Milton Figueiredo, pioneiro do Ministério Bereano no RJ; Jairo Carvalho do atual Ministério quarto anjo, Advertência final, PR; Valdomiro Filho (virtualmente em Hangout); Lynford, do Ministério Esmirna, EUA; Chalegre Filho, que, tristemente, voltou à corporação que deixou a verdade;

Muitos batismos em nome do Senhor Jesus Cristo têm sido feito ao longo dos anos, havendo permanência na fé por parte da grande maioria dos batizados. Também, em 2012, realizamos batismo no Rio Jordão na Palestina. Quando estive com minha esposa e m nossa filha primogênita na Espanha durante o ano de 2.008 e parte de 2.009, tivemos a grata oportunidade de sermos amigos de um jovem de Portugal, Mário Lino, com o qual estudamos a Bíblia. Mais tarde ele veio ao Brasil, esteve conosco em nossa casa, e, em Petrolina o batizamos em nome do Senhor Jesus Cristo, mais tarde nos enviando de sua terra natal um belo testemunho escrito.

SERRA ESPERANÇA3

Em 2014, realizei com minha querida esposa, a filha primogênita e meu genro, viagem à Polônia para visitar a Igreja Luterana da “santíssima trindade” para confirmar o fato da assinatura de Pacto de Amizade entre a IASD e o Papado, no ano 2.000, bem como visitar com profunda tristeza os campos de Concentração Nazista, para onde foram levados na época da 2ª. Guerra Mundial, além dos Judeus e outros povos, os Adventistas do 7º. Dia Judeus, os quais foram expulsos do rol de suas comunidades na Áustria, Alemanha,…, para agradarem

a Hitler, cujo perdão só foi pedido pelas igrejas adventistas da Alemanha e da Áustria, sessenta longos e frios anos depois do holocausto!!!!! Há um vídeo que mostra com detalhes como esse Pacto de Amizade está tendo continuidade em nossos dias.

  1. Materiais didáticos, Retiros espirituais, Noites de Louvor,…

A lição da Escola Sabática que temos usado em todos esses doze anos é normalmente a preparada pelos irmãos da ICBA, muito bem elaborada pelos irmãos, embasada na Palavra de Deus, sem os tenebrosos comentários de “iluminados doutores em divindade”, mas fundamentada num “Assim Diz O Senhor”!

Temos sentido muita carência de material apropriado para as faixas etárias menores, as das crianças, dos jovens e dos adolescentes. Quem aceita o chamado de Deus para ajudar a produzir material para essas joias dEle?

Quanto a Retiros Espirituais durante o carnaval temos realizado alguns, mas não com frequência ao longo dos anos.

Temos realizado Noites de Louvor e de oração, além de cultos nos lares, preferencialmente às quartas-feiras à noite.

  1. Conclusão

Cremos que Deus nos confiou a tarefa de iluminar o mundo com a verdade, Cristo, Esperança nossa.

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”. Apocalipse 12:17. (O testemunho de Jesus = Espírito de Profecia já existia desde os dias de João que foi exilado em Patmos! Apoc. 1:9)

O texto é claro mostrando a ira de Satanás contra a igreja de Deus, mas fazendo guerra contra o remanescente, o restante, os que guardam os mandamentos de Deus (o 1º. não admite adoração a uma trindade; o 2º. tem duas ordens, não fazer imagens de escultura ou semelhanças… e não as adorar nem lhes servir; o 4º. não permite a realização de Domingos especiais e inesquecíveis, nem apologia ao domingo,….).

O povo de Deus não está fazendo parte do sistema religioso corrompido, como nos dias de Jesus, João preferiu ir para o deserto e Jesus não frequentou as escolas dos rabinos.

A ordem de Deus é “…Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas”. Apocalipse 18:4.

“O povo judaico acariciava a ideia de que eles eram os favoritos do céu, e que sempre deveriam ser exaltados como igreja de Deus…  Mas por suas vidas de infidelidade estava se preparando para a condenação do céu e para a separação de Deus.”

“Eles rejeitaram a Luz do mundo, e daí em diante a vida deles foi cercada por trevas como as trevas da meia-noite. A destruição predita veio sobre a nação judaica. … Jerusalém foi destruída, o templo ficou em ruínas e o seu sítio arado como um campo” – Parábolas de Jesus, pp. 276-296.

“Vagarosa e tristemente, Cristo, com os Seus discípulos, deixou para sempre o recinto do Templo. Spirit of Prophecy, vol. 04, p. 46.2.

JERUS

Templo de Jerusalém

Jerusalém é uma representação do que a igreja será se recusar caminhar na luz que Deus tem dado”. Testimonies, vol. 08, p.67.

“O inimigo das almas tem buscado introduzir a suposição de que uma grande reforma deveria ter lugar entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que permanecem como pilares de nossa fé, e engajar-se num processo de reorganização. Caso essa reforma tivesse lugar, o que resultaria? Os princípios da verdade que Deus em Sua sabedoria tem concedido à igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião teria mudado. Os princípios fundamentais que têm sustentado a obra durante os últimos cinqüenta anos seriam considerados erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros de uma nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido. Os fundadores desse sistema iriam às cidades e realizariam uma maravilhosa obra. O sábado, logicamente, seria considerado levianamente, bem como o Deus que o criou. Nada seria permitido permanecer no caminho do novo movimento. Os líderes ensinariam que a virtude é melhor do que o vício, mas Deus sendo removido, eles depositariam sua dependência no poder humano, o qual, sem Deus, é sem valor. O seu fundamento seria edificado sobre a areia, e a tempestade e a tormenta levariam de roldão a estrutura”. Special Testimonies, Série B, # 7, pp. 39-40 (outubro de 1903). Mensagens Escolhidas, Vol I, pág. 204. (Destaques acrescentados)

“Foi confirmado tudo quanto declarei em Mineápolis: que precisava haver uma reforma nas igrejas. Deviam ser efetuadas reformas, pois a debilidade e a cegueira espirituais se apossaram das pessoas que tinham sido agraciadas com grande luz e preciosas oportunidades e privilégios. Como reformadores, elas haviam saído das igrejas denominacionais, mas desempenham agora uma parte semelhante à que desempenharam as igrejas. TÍNHAMOS A ESPERANÇA DE QUE NÃO HAVERIA NECESSIDADE DE OUTRA SAÍDA. Embora nos esforcemos por “preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”, não deixaremos, pela pena e pela voz, de protestar contra o fanatismo. The Ellen G. White 1888 Materials, págs. 356 e 357. (Grifos acrescentados, mostrando que EGW chegou a desencantar-se com a IASD e essa posição foi reafirmada em datas posteriores – 1889, 1893, 1898, …- no mesmo livro Eventos Finais, p. 43,44.)

Cristo diz o seguinte daqueles que se ufanam de sua luz mas não andam nela: “Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós outros. E tu, Cafarnaum [adventistas do sétimo dia que tiveram grande luz], que te ergues até aos céus [com referência a privilégios], serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.” Review and Herald, 1º de agosto de 1893. (Grifos acrescentados)

A igreja está na condição laodiceana. A presença de Deus não está no meio dela. Notebook Leaflets, vol. 1, pág. 99. Eventos Finais, pag. 49.

Muito triste essa situação profetizada e quase totalmente cumprida.

Devemos prosseguir em nosso viver cristão animados por Cristo, Yeshua Hamashia, a levar a Sua mensagem de salvação eterna, muito agradecidos a Ele e ao Seu Deus e Seu Pai, nosso Deus YHWH, pela graça de nos ter libertado do sistema religioso que deixou a verdade, para servi-Los em espírito e em verdade, cheios de seu Espírito – virtude, glória, poder do alto – e a libertarmos tantos quantos sejam sinceros e desejem o perdão dos pecados e a salvação em Cristo.

PP_SITE

Paulo Augusto da Costa Pinto

pacostapinto@hotmail.com

 

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.