O QUESTIONÁVEL REGIME ALIMENTAR DE ELLEN WHITE

Por: Aristoteles Pereira de Oliveira

 Não quero através deste estudo, defender o uso da carne, pois sou vegetariano desde 1985, e aconselho as pessoas a seguir este regime. Mas não posso concordar e nem ficar calado com algumas declarações absurdas feitas por Ellen White referindo-se aos males causados pela carne e também em especial por duas declarações enganosas ditas por ela.

A primeira foi quando ela disse: “Tenho tido do Senhor grande luz acerca do assunto da reforma pró-saúde. Não busquei essa luz, não estudei a fim de obtê-la, ela me foi dada pelo Senhor para comunicá-la aos outros.”

Esta declaração não é verdadeira, pois seus escritos sobre reforma pró-saúde não é fruto de nenhuma revelação divina, e sim de plágios de outros reformadores.

A segunda declaração enganosa de Ellen White foi quando acusada de não seguir os princípios da reforma o qual tanto pregava, ela se defendeu dizendo que foi fiel a essa reforma, e que sua família sabia que era verdade.

Esta declaração também é enganosa, pois ela não seguia o regime que tanto pregava, pois viveu comendo carne durante 30 anos, mesmo depois da tal orientação que ela disse que teve de Deus sobre a reforma pró-saúde.

Em 1863 Ellen White disse que teve a visão sobre o grande tema da reforma pró-saúde.

“Foi na casa do irmão A. Hilliard, em Otsego, Michigão, a 6 de junho de 1863, que foi exposto em visão o grande tema da reforma pró-saúde.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 481 escrito em 1867.

Ela também disse que o Senhor apresentou a ela a questão do comer carne no mesmo ano de 1863 e que ela deixou de comer este alimento neste mesmo ano.

“Mas desde que o Senhor me apresentou, em junho de 1863, a questão do comer carne em relação com a saúde, deixei o uso desse alimento.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 482, escrito em 1904.

 Segundo ela esta luz sobre reforma pró-saúde foi dada pelo Senhor.

“Tenho tido do Senhor grande luz acerca do assunto da reforma pró-saúde. Não busquei essa luz; não estudei a fim de obtê-la; ela me foi dada pelo Senhor para comunicá-la aos outro.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 493, escrito em 1897.

Em 1865 a reforma da saúde passa a fazer parte da “tríplice mensagem angélica” pela primeira vez. 

“A reforma de saúde, foi-me mostrado, é parte da mensagem do terceiro anjo, e com ela tão intimamente relacionada como são o braço e a mão em relação ao corpo humano. Vi que nós como um povo precisamos progredir nesta grande obra. Ministros e povo devem agir concertadamente.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 74, escrito em 1867.

De acordo com Apocalipse 22:18 a reforma de Saúde pode ser acrescentada a mensagem do terceiro anjos?

“Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;”                    Apocalipse 22:18

Ellen White disse que a reforma da saúde pode santificar o homem e habilitá-lo para a imortalidade.

Se o homem abraçar a luz que em misericórdia Deus lhe dá com respeito à reforma da saúde, ele pode ser santificado pela verdade, e habilitado para a imortalidade. Mas se despreza, essa luz e vive em violação à lei natural, terá de pagar a penalidade;” Conselhos Sobre Regime Alimentar, página 70, escrito em 1873.

Ellen White colocou em dúvida as orações de famílias que comem manteiga, ovos e carne, se subiriam ao céu.

“Pondes na mesa manteiga, ovos e carne, e vossos filhos deles participam. São alimentos justo com os artigos que lhes incitarão as paixões animais, e depois ides à reunião e pedis que Deus abençoe e salve vossos filhos. Até que altura subirão vossas orações? Cumpre-vos fazer uma obra antes. Quando houver desfeito por vossos filhos tudo quanto Deus vos deixou para fazer, então podereis reclamar confiantemente o auxilio especial que Deus prometeu dar-vos.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 366, escrito em 1870.

Ela Também disse que manteiga e a carne são estimulantes que fortalecem o apetite animal.

Manteiga e carne são estimulantes. Isto tem danificado o estomago e pervertido o gosto. Os nervos sensitivos do cérebro são insensibilizados, e o apetite animal fortalecido a expensas das faculdades morais e intelectuais. Essas elevadas faculdades, de função controladora, têm sido discernidas….” Conselhos Sobre Regime Alimentar, pagina 48, escrito em 1870.

Em outro texto escreveu dizendo que ovos e carne de animais provocam as paixões animais.

“Foi-me mostrado o perigo de famílias que são de temperamento irritável, com predomínio das paixões animais. Seus filhos não devem ter permissão para fazer dos ovos sua alimentação, pois esta espécie de alimento – ovos e a carne de animais provocam as paixões animais. Isto torna muito difícil vencerem a tentação para condescender com a pecaminosa prática da masturbação, a qual nesta época quase é praticada universalmente. Este hábito debilita as faculdades físicas, mentais e morais, e obstrui o caminho para a vida eterna. – Mensagens escolhidas vol. III pág. 286 par. 3.

Trinta e três anos mais tarde Ellen White escreveu que o leite, ovos e manteiga não devem ser classificados como alimentos cárneos.

Leite, ovos e manteiga não devem ser classificadas como alimentos cárneos.”                   Conselho Sobre o Regime Alimentar, página 351, escrito em 1903.

Trinta e nove anos depois que Ellen White condenou a manteiga e ovos ela disse que alguns por abster-se de leite, ovos e manteiga deixaram de prover alimento necessário e em consequência se enfraqueceram e incapacitaram para o trabalho.

Abstendo-se de leite, ovos e manteiga, alguns deixaram de prover ao organismo o alimento necessário e, em conseqüência, se enfraqueceram e incapacitaram para o trabalho. Assim a reforma de saúde perde o seu prestígio. A obra que temos procurado erguer solidamente, confunde-se com coisas estranhas que Deus não exigiu, e as energias da igreja se paralisam. Mas Deus intervirá para evitar os resultados de idéias tão extremadas. O evangelho tem por alvo harmonizar a raça pecaminosa. O seu fim é levar ricos e pobres, juntos, aos pés de Jesus.”  – Conselhos Sobre o Regime Alimentar pag. 207,208, escrito  em 1909

Segundo Ellen G. White Deus não pode iluminar a mente de um homem que faz de seu estômago uma fossa e nem ouve as orações daqueles que estão andando á luz das faíscas de sua própria fogueira.

“Deve-se ter grande cuidado em formar hábitos corretos no comer no beber. O alimento ingerido deve ser da espécie que elabore o melhor sangue. Os delicados órgãos da digestão devem ser respeitados. Deus requer de nós, mediante temperança em todas as coisas, que façamos nossa parte para nos mantermos a nós mesmo com saúde. Ele não pode iluminar a mente de um homem que faz de seu estômago uma fossa. Não ouve as orações daqueles que estão andando á luz das faíscas de sua própria fogueira.” Conselho Sobre Saúde, páginas, 576.

Ellen White também declarou que o motivo por que Deus não ouvia mais as orações de seus servos pelos doentes, era porque Deus não podia ser glorificado enquanto eles estivessem violando as leis de saúde.

“Vi que o motivo por que Deus não ouvia mais plenamente as orações de Seus servos pelos doentes entre nós, era que Ele não podia ser glorificado nisto enquanto eles estivessem violando as leis da saúde. E vi também ser Seu desígnio que a reforma da saúde e o Instituto de Saúde preparem o caminho para que a oração da fé possa ser plenamente atendida. A fé e as obras devem andar de mãos dadas no aliviar os aflitos que há entre nós, e em prepará-los para glorificar a Deus aqui e serem salvos na vinda de Cristo. Deus não permita que esses sofredores fiquem decepcionados e ofendidos por verificarem que os dirigentes do Instituto trabalham apenas segundo o ponto de vista mundano, em vez de aliarem à prática da reforma de saúde, ao tratá-los, as virtudes e bênçãos de pais e mães em Israel”  Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 25,26, escrito em 1867.

A carne tende a desenvolver a sensualidade e o desenvolvimento da sensualidade diminui a espiritualidade.

“A dieta de alimento cárneo tende a desenvolver a sensualidade. O desenvolvimento da sensualidade diminui a espiritualidade, tornando a mente incapaz de entender a verdade.” Conselho Saúde, páginas, 575.

Ellen White chegou até a dizer que comer carne causa:

Influência sobre a moral.

O uso comum de carne de animais mortos tem tido influência deteriorante sobre a moral, bem como na constituição física. A má saúde, em uma variedade de formas, caso fosse rastreada até à causa, mostraria o seguro resultado da alimentação cárnea.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 383, escrito em 1887.

Não faz bem para a moral.

“Tem-me sido comunicado por muitos anos o conhecimento de que a carne não é boa para a saúde nem a moral. Conselho Sobre Regime Alimentar, página 413, escrito em 1898.

Enfraquece as faculdades físicas, mentais e morais.

“Ao chegar a mensagem aos que não haviam ouvido a verdade para este tempo, eles vêem que se precisa efetuar uma grande reforma em seu regime alimentar. Vêem que devem abandonar os alimentos cárneos, porque os mesmos suscitam sede de bebidas alcoólicas, e enchem o organismo de moléstias. Pelo comer carne, são enfraquecidas as faculdades físicas, mentais e morais. O homem é constituído por aquilo que come. As paixões animais adquirem domínio em resultado da alimentação cárneo, do uso do fumo e das bebidas alcoólica.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, páginas 268, 269, escrito em 1901.

Em 1905 Ellen White disse que os males morais do regime cárneo não são menos assinalados do que os físicos.

Os males morais do regime cárneo não são menos assinalados do que os físicos. A comida de carne é prejudicial à saúde, e seja o que for que afete ao corpo, tem seu efeito correspondente na mente e na alma. Pensai na crueldade que o regime cárneo envolve para com os animais, e seus efeitos sobre os que a infligem e nos que a observam. Como isso destrói a ternura com que devemos considerar as criaturas de Deus!” Conselho Sobre o Regime Alimentar, página 383, escrito em 1905.

Ellen White Também disse que o motivo que Deus permitiu que o homem comesse carne após o dilúvio foi para abreviar a vida do ser humano.

“E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 373, escrito em 1864.

Em 1870 Ellen White escreveu dizendo que não mudou nada desde que adotou a reforma pró-saúde. Não voltou nem um passo atrás desde que a luz do céu iluminou pela primeira vez no seu caminho, e que tinha rompido com a carne. 

“Não mudei minha direção nem uma partícula desde que adotei a reforma pró-saúde. Não voltei nem um passo atrás desde que a luz do Céu iluminou pela primeira vez o meu caminho. Rompi com tudo imediatamente – com carne e manteiga, e com as três refeições…” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 483, escrito em 1870.

Ela também escreveu dizendo que aqueles que estão se preparando para vinda do Senhor o comer carne será abandonado.

Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado; a carne deixará de fazer parte de sua alimentação.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, páginas 380, 381, escrito em 1890.

Nove anos mais tarde em 1909, Ellen White escreveu dizendo:

“Os que têm sido instruídos com relação aos efeitos prejudiciais do uso da alimentação cárnea, do chá e do café, bem como de comidas muito condimentadas, e que estão resolvidos a fazer com Deus um concerto com sacrifício, não hão de continuar a satisfazer o seu apetite com alimentos que sabem ser prejudiciais à saúde. Deus requer que o apetite seja dominado, e se pratique a renúncia no tocante às coisas que fazem mal. É esta uma obra que tem de ser feita antes que o povo de Deus possa ser apresentado diante dEle perfeito. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 381, escrito em 1909.

De acordo com Ellen White João Batista era um reformador, pois o anjo Gabriel, deu instruções sobre reforma de saúde aos pais de João Batista, por isso que ele era vegetariano.

“João Batista saiu no espírito e virtude de Elias, a fim de preparar o caminho do Senhor, e fazer voltar o povo à sabedoria do justo. Era ele um representante dos que vivem nos últimos dias, a quem Deus tem confiado sagradas verdades para serem apresentadas perante o povo, a fim de ser preparado o caminho para a segunda vinda de Cristo. João era um reformador. O anjo Gabriel, vindo do Céu, deu instruções sobre reforma de saúde aos pais de João. Disse que ele não devia beber vinho nem bebida forte, e que seria cheio do Espírito Santo desde o seu nascimento.”

João separou-se dos amigos e das ostentações da vida. A simplicidade de sua vestimenta, uma peça de vestuário tecida de pêlos de camelo, era uma reprovação direta à extravagância e pompa dos sacerdotes judaicos, e do povo em geral. Seu regime, puramente vegetariano, composto de gafanhotos e mel silvestre, era uma censura à condescendência com o apetite e a glutonaria que prevalecia por toda parte.” Conselhos Sobre  o Regime Alimentar, página 70 e 71, escrito em 1872.

João Batista não seguia nenhum regime puramente vegetariano devido os seus pais ter recebido do anjo instruções sobre reforma de saúde, as únicas coisas que foram transmitidas aos pais de João pelo anjo Gabriel era que o mesmo não podia beber vinho ou bebida forte.

João Batista não era vegetariano, pois se alimentava de gafanhotos e mel silvestre (Mateus 3:4 e Marcos 1:6). Segundo a bíblia o gafanhoto é um alimento que esta na lista dos animais limpos de Levítico 11 (versículo 21,22), junto com o grilo, o gafanhoto devorador e a locusta. Sendo assim o gafanhoto é um inseto do reino animal, que é descrito como um alimento.

Dizer que João Batista comia uma tal alfarrobas com mel silvestre como esta escrito no site www.ellenwhiteboks.com no livro Conselhos Sobre Regime Alimentar página 71, é uma grande mentira, pois o gafanhoto que  João Batista comia era mesmo inseto.

Outra prova que João Batista não era vegetariano esta no fato dele ser Judeu. Os Judeus celebravam uma vez por ano a páscoa, e neste dia da pascoa os judeus comiam um carneiro assado no fogo com pães asmos e ervas amargas (Êxodo, 12: 8).

Outro que segundo Ellen White foi um reformador de saúde foi o apostolo Paulo.

“Paulo foi um reformador de saúde. Disse ele: “Subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” Ele compreendia que sobre si repousava a responsabilidade de preservar toda a sua força e faculdades, para que pudesse usá-las para glória de Deus…” Conselho Sobre Regime Alimentar, página 133, escrito em1880.

O apostolo Paulo não foi nenhum reformador de saúde, pois o mesmo recomendava aos irmãos na sua segunda viagem missionária a não comer carne sufocada, note que a sua advertência em relação à carne era para não comer carne sufocada (Atos 15:29). Quando escreveu para os irmãos em Coríntio, Paulo recomendou a comer de tudo que se vende no açougue (I Coríntios 10:25). Como poderia Paulo ser um reformador de saúde recomendando pessoas a comer carne?

Ellen White disse que o motivo que levou Adão e Eva a caírem foi a intemperança.

Adão e Eva caíram pela intemperança do apetite. Cristo veio e resistiu à mais feroz tentação de Satanás, e, em favor da raça, venceu o apetite, mostrando que o homem pode vencer. Como Adão caiu pelo apetite, perdendo o abençoado Éden, os filhos de Adão podem, por intermédio de Cristo, vencer o apetite, e mediante a temperança em tudo reconquistar o Éden.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, página 70.

Como poderia a queda de Adão e Eva ter sido por causa da intemperança se eles não comiam carne!

Ellen White errou ao dizer que Adão e Eva caíram devidos o apetite, pois Adão e Eva pecariam só em tocar a fruta (Gên 3:3).

Já no livro Patriarcas e Profetas nas páginas 57-59, Ellen White se contradiz quando disse que o motivo de Adão comer o fruto foi o amor a Eva.

“Adão não podia negar nem desculpar seu pecado; mas, em vez de manifestar arrependimento, esforçou-se por lançar a culpa sobre a esposa, e assim sobre o próprio Deus: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e eu comi”. Aquele  que, por amor a Eva, havia deliberadamente preferido perder a aprovação de Deus, o seu lar no Paraíso, e uma vida eterna de alegria, podia, agora, depois de sua queda, procurar tornar sua companheira, e mesmo o próprio Criador, responsável pela transgressão. Tão terrível é o poder do pecado.” Patriarcas e Profetas página 57-59.

Ellen White disse que chá e café são narcóticos.

“Quando ao alimento cárneo, podemos dizer todos: Deixai-o em paz. E todos devem dar claro testemunho contra o chá e o café nunca deles se servindo. São narcóticos, prejudiciais a um tempo ao cérebro e a outros órgão do corpo.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, página 402, escreveu em 1902.

 Ellen White também disse que tomar chá e café é pecado.

“Tomar chá e café é pecado, condescendência prejudicial, que, como outros males, causa dano à alma. Esses diletos ídolos criam estímulos, ação mórbida do sistema nervoso; e, cessada a influência imediata dos estimulantes, há uma depressão abaixo do normal na mesma proporção que suas propriedades estimulantes elevaram acima do normal.” Conselho Sobre o Regime Alimentar, página 425, escrito em 1896.      

Segundo Ellen White além de ser pecado tomar chá e café, ela também declarou que é pecado estar doente.

É pecado ser doente, pois toda a doença é resultado de transgressão. Muitos sofrem em consequência da transgressão de seus pais. Estes não podem ser censurados pelo pecado de seus pais; não obstante, é seu dever, indagar em que seus pais violaram as leis do seu ser, que trouxeram sobre seus descendentes tão desditosa herança; e naquilo em que os hábitos de seus pais foram errados, devem eles mudar de procedimento, e guiar-se por hábitos corretos, em melhor relação para com a saúde.” – Conselhos Sobre Saúde, página 37, escrita em 1866.  

Veja que a Bíblia não confirma esta declaração de Ellen White em dizer que toda doença é resultado de transgressão:

“Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” Jó 2:7, 10.

“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” João 9:1-3.

Se for pecado estar doente porque toda doença resulta de transgressão, então Ellen White pecou muito, pois durante a sua vida ela esteve muitas vezes doente. Certa vez Ellen White esteve muito doente por três semanas. Seus pais e o marido uniram-se em oração por ela, mas a angústia que ela sentia era tão grande que rogava para que eles não mais orassem por ela.

“Quando voltamos, caí muito doente, e sofri extremamente. Meus pais, marido e irmãs uniram-se em oração por mim, mas continuei a sofrer por três semanas. Freqüentemente desfalecia como morta, mas em resposta à oração me reanimava. Minha angústia era tão grande que eu rogava àqueles que me rodeavam que não orassem por mim, pois pensava que suas orações me estivessem prolongando os sofrimentos. Nossos vizinhos, já sem esperanças, abandonaram-me. Durante algum tempo, aprouve ao Senhor nos provar a fé.”      Vida e Ensinos, Página 89

Em 1911 Ellen White escreveu sobre uma luta interna que passou quando deixou o uso do vinagre, ela disse que esteve muito doente por varias semanas aponto de todos pensarem que era impossível viver.

“Houve um tempo em que me achei em alguns respeitos em situação semelhante à vossa. Condescendera com o desejo de usar vinagre. Resolvi, porém, com o auxilio de Deus vencer isto. Combati a tentação, resolvida a não ser dominada por esse hábito.

Estive muito doente por várias semanas; mas dizia repetidamente: O Senhor sabe tudo a esse respeito. Se eu morrer, morrerei; mas não cederei a esse desejo. A luta continuou, e fui duramente afligida por muitas semanas. Todos pensavam que me era impossível viver. Podeis estar certos de que buscamos mui fervorosamente ao Senhor. Foram feitas as mais fervorosas orações por meu restabelecimento. Continuei a resistir ao desejo de usar vinagre, e venci afinal. Agora não tenho inclinação para provar qualquer coisa dessa espécie. Esta experiência me tem sido, por muitas maneiras, de grande valor. Obtive inteira vitória.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 485, escrito em 1911. 

Como poderia Ellen White ter ficado doente e quase morrer, só porque interrompeu o uso do vinagre, se o vinagre em si é acido acético e o mesmo não é viciante.

O ácido acético não causa dependência, porém o álcool vicia causando delírio e alucinações.

O tipo de luta que Ellen G. White descreveu que ocorreu com ela, só acontece com pessoas viciada em álcool. Pois o álcool é altamente viciante. E mais, essa luta que ela teve para deixar o uso do vinagre, é uma prova clara que a mesma era viciada em vinagre com elevado porcentagem de álcool como também essa luta indica que este vicio de vinagre com elevado porcentagem de álcool vinha de muitos anos.

O sintoma que Ellen White descreveu que sentiu ao deixar de usar vinagre são sintomas da síndrome da abstinência alcoólica. Somente um alcoólatra crônico sofre quando para de bebe.

Na época de Ellen White o vinagre usado era caseiro. No entanto, nem todo o álcool é convertido em ácido acético.

Certa quantidade permanece, e essa quantidade varia de acordo com vários fatores, incluindo o tempo a mistura que foi deixada a fermentar.

Vinagre comprado na prateleira de um supermercado de hoje contém aproximadamente 0,5% de álcool, que é bastante pequeno.

É impossível determinar exatamente quanto álcool estava presente no vinagre utilizado pela Sra. White porque ela provavelmente utilizava o vinagre caseiro. Uma vez que não sabemos todas as condições que foram usadas na produção do vinagre, é difícil dizer exatamente quanto álcool estava nele. Temos de procurar outras pistas quanto ao seu teor alcoólico.

Hoje o vinagre que compramos na loja tem um teor alcoólico mais baixo do que o vinagre caseiro de meados da década de 1800.

É evidente que o vinagre que Sra. White usava era muito mais forte e mais potente do que o vinagre vendido nos supermercados de hoje.

(Adaptado por Aristoteles Pereira de Oliveira do estudo “Swill Segredo de Ellen White” de Elaine Bowerman e Dirk Anderson).

Em 1887, Vinte e quatro anos antes de Ellen White declarar que teve uma luta para deixar o vinagre, ela disse que o vinagre afetava “a moral e a vida religiosa”.

“As saladas são preparadas com óleo e vinagre, a fermentação ocorre no estômago, e a comida não faz digestão, mas se deteriora ou apodrece. Como conseqüência, o sangue não é nutrido, mas fica cheio de impurezas, fígado e rim dificuldades aparecem problemas cardíacos. inflamação, e muitos males são o resultado desse tipo de tratamento, e não são apenas os órgãos afetados, mas a moral, a vida religiosa, são afetados.Manuscript Releases vol. 2, páginas 143-144, escrito em1887.

Outro texto que descreve o alto teor alcoólico do vinagre esta no livro “O Desejado de Todas as Nações” nas páginas (745-746), quando ela escreveu que Jesus recusou o vinagre por causa do efeito que poderia “obscurecer sua mente”, e isto ofereceria vantagem a Satanás”.

“Em outra profecia declarou o Salvador:” Afrontas Me quebrantam o meu coração, e fraquíssimo.  Esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não o achei. Deram-Me fel por mantimento, e na Minha sede Me deram a beber vinagre.” Aos que padeciam morte de cruz, era permitido ministrar uma  poção entorpecente, para amortecer a sensação de dor. Essa foi oferecida a Jesus; mas havendo-a  provado, recusou-a. Não aceitaria nada que lhe o obscurecer sua mente. Sua fé devia ater-se firmemente a Deus. Essa era sua única força. Obscurecer a mente era oferecer vantagem a Satanás.” O Desejado de Todas as Nações na página (745-746).

Segundo esta declaração de Ellen White podemos notar que o vinagre no passado tinha bastante teor alcoólico, ao ponto de afetar “a moral e a vida religiosa” como também chegando até a “obscurecer” os sentidos.

Mais somente em 1911, que a própria Ellen White admitiu ter um vício de vinagre, que ela mesma tinha dito que afetava “a moral, e a vida religiosa.” Com base nessa revelação, da própria Ellen White surge uma pergunta:

Se o vinagre poderia “obscurecer” os sentidos e “dar a Satanás uma vantagem” sobre o Filho de Deus, que efeito o vinagre teve sobre Ellen White?

Elaine Bowerman e Dirk Andewrson em seu estudo “Swill Segredo de Ellen White” revela outra possibilidade para explicar esse vício de Ellen White em vinagre, eles dizem:

“Há uma outra possibilidade para explicar esse vício em vinagre. É possível que a Sra. White  fosse descontroladamente exagerada  na sua doença e nas suas lutas. Se isso for verdade, então talvez ela não era viciado no teor de álcool do vinagre. Se isso for verdade, talvez ela só tinha vinagre com um pouquinho de álcool na mesma. O único problema com essa explicação é que ele admite que a Sra. White estava propenso a exageros selvagem e grosseiro.”

Ellen White disse que a carne produz câncer, tumores e moléstias do pulmão, escrófula e tuberculose.

“Os que usam carne menosprezam todas as advertências que Deus têm dado relativamente a esta questão Não possuem nenhuma prova de estar andando em veredas seguras. Não têm a mínima desculpa quanto a comera carne de animais mortos. A maldição de Deus repousa sobre a criação animal. Muitas vezes, ao ser comido, a carne deteriora-se no estômago, e cria doenças. Câncer, tumores e moléstias do pulmão são em grande escala produzidos por comer carne.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 383, escrito em 1892.

“O testemunho de examinadores é que bem poucos animais se acham isentos de enfermidades, e que o costume de comer amplamente carne está fazendo contrair moléstias de toda espécie – câncer, tumores, escrófula, tuberculose e uma porção de outras afecções semelhantes.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 388, escrito em 1897.

Em 1887 Ellen White escreveu que carne para doente é o pior regime que pode ser dado e que estimula, não fortalece.

“Especialmente se o médico não tem sido correto em seus hábitos dietéticos, se seu apetite não tem sido restringido a um regime simples e saudável, rejeitando em grande maneira o uso de carne de animais mortos – ele ama a carne – educou e cultivou o gosto pelos alimentos prejudiciais à saúde. Ele tem idéias estreitas, e mais depressa educará e disciplinará o gosto e o apetite de seus pacientes no sentido de amarem as coisas que ele ama, do que lhes comunicará os sãos princípios da reforma de saúde. Prescreverá carne para os doentes, quando esta é o pior regime que lhes possa ser dado – estimula, mas não fortalece. Eles não examinam seus hábitos anteriores de comer e beber, notando especialmente seus hábitos errôneos, os quais estiveram por anos a deitar o fundamento da doença.”  Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 448, escrito em 1887.

Anos mais tarde, em 1890 ela disse que em caso de doença ou exaustão, poderá ser considerado melhor usar alguma carne.

“Onde é possível obter bastante leite bom e frutas, raro há uma desculpa para comer alimento animal; não é necessário tirar a vida de qualquer das criaturas de Deus para suprir nossas necessidades comuns. Em certos casos de doença ou exaustão, poderá ser considerado melhor usar alguma carne, mas grande cuidado deve ser tomado para adquirir carne de animais sadios…” Conselho Sobre o Regime alimentar, página 394, escrito em 1890.

Quinze anos depois, em 1905, Ellen White escreveu:

“É erro supor que a força muscular depende do uso de alimento animal. As necessidades do organismo podem ser melhor  supridas, e mais vigorosa saúde se pode desfrutar, deixando de usá-la.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 494, escrito em 1905.

Ellen White também disse que comer peru ou outros alimentos cárneos provoca uma perversão do apetite.

“Os que se afastam ocasionalmente para condescender com o gosto comendo um peru gordo ou outros alimentos cárneos, pervertem o apetite, e não são os que podem julgar os benefícios do sistema da reforma pró-saúde. São controlados pelo gosto, não pelos princípios.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 399, escrito em 1870.

Se comer carne perverte o apetite, então Cristo perverteu o apetite de mais de 4 mil pessoas quando deu peixes para que eles comessem. Sem falar que Ele próprio também perverteu o seu apetite quando comeu peixe após ter ressuscitado (Lucas 22:42).

Segundo Ellen White a carne desperta o desejo de bebidas fortes.

“Os que crêem a verdade presente devem recusar-se a beber chá ou café, porque despertam o desejo deestimulantes mais fortes. Devem recusar-se a comer carne porque esta também desperta o desejo de bebidas fortes. Os alimentos sãos, preparados com gosto e perícia, devem constituir agora o nosso regime alimentar.” Evangelismo, pág. 265

Há outro texto que Ellen White escreveu que reforça o pensamento do texto anterior quando ela disse que comer carne desperta o desejo de bebidas fortes. Esse texto foi escrito em 1901, quando ela diz que os alimentos cárneos suscitam sede de bebidas alcoólicas.

“Ao chegar a mensagem aos que não haviam ouvido a verdade para este tempo, eles vêem que se precisa efetuar uma grande reforma em seu regime alimentar. Vêem que devem abandonar os alimentos cárneos, porque os mesmos suscitam sede de bebidas alcoólicas, e enchem o organismo de moléstias. Pelo comer carne, são enfraquecidas as faculdades físicas, mentais e morais. O homem é constituído por aquilo que come. As paixões animais adquirem domínio em resultado da alimentação cárneo, do uso do fumo e das bebidas alcoólicas.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, páginas 268, 269, escrito em 1901.

Ellen White também disse que o uso de carne desenvolve o animalismo. Segundo ela o desenvolvimento do animalismo diminui a espiritualidade, tornando a mente incapaz de compreender a verdade.

“Os que condescendem com o comer carne, beber chá e a glutonaria, estão semeando para uma colheita de dor e morte. A comida prejudicial introduzida no estômago fortalece os apetites que combatem contra a alma, desenvolvendo as propensões inferiores. Um regime de carne tende a desenvolver o animalismo. O desenvolvimento do animalismo diminui a espiritualidade, tornando a mente incapaz de compreender a verdade.Conselho Sobre o Regime Alimentar, página 382, escrito em 1902.

Se comer carne desenvolve o animalismo, e este animalismo leva as conseqüências como: Diminuir a espiritualidade, tornando a mente incapaz de compreender a verdade, fortalece a natureza animal e enfraquece a espiritualidade, priva homens e mulheres do amor e simpatia que devem sentir uns pelos outros, estimula a intensa atividade as tendências concupiscentes e enfraquece a natureza moral e espiritual, então Cristo cometeu um grande pecado quando deu peixes para uma multidão de mais de 4 mil pessoas para comerem, pois o peixe também é carne e a carne segundo Ellen White causa todos esses males citados.

O uso da carne segundo Ellen White priva homens e mulheres do amor e simpatia que devem sentir uns pelos outros.

“Fui instruída quanto a ter o uso do alimento cárneo à tendência de animalismo a natureza, e privar homens e mulheres do amor e simpatia que devem sentir uns pelos outros. Somos constituídos daquilo que ingerimos, e aquele cujo regime compõe-se amplamente de alimento animal são levados a uma condição em que permitem ás paixões subalternas assumir o domínio das mais elevadas faculdades do ser….

Não traçamos qualquer linha precisa a ser seguida no regime alimentar. Há muitas espécies de comida saudável. Dizemos, porém, que o alimento cárneo não é direito para o povo de Deus. Animaliza os seres humanos. Em um país como este, em que há frutas, cereais e nozes em abundância, como pode alguém pensar que precisa comer a carne de animais mortos?” Conselho Sobre o Regime Alimentar, página 390, escrito em 1902.

Ellen White também disse se rejeitamos a carne, a vida religiosa pode ser obtida e mantida com mais êxito, pois ela estimula à intensa atividade as tendências concupiscentes e enfraquece a natureza moral e espiritual.

O regime cárneo muda a disposição e fortalece o animalismo. Constituímo-nos daquilo que comemos, e comer muita carne diminui a atividade intelectual. Os estudantes efetuariam muito mais em seus estudos se nunca provassem carne. Quando a parte animal do instrumento humano é fortalecida pelo uso da carne as faculdades intelectuais enfraquecem proporcionalmente. A vida religiosa pode ser obtida e mantida com mais êxito se a carne é rejeitada, pois esse regime estimula a intensa atividade as tendências concupiscentes, e enfraquece a natureza moral e espiritual. “A carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne.” Conselho Sobre o Regime Alimentar, página 389, escrito em 1905.

Anos mais tarde em 1909, Ellen White disse que não compete fazer do uso da alimentação carne uma prova de comunhão.

Não nos compete fazer do uso da alimentação cárnea uma prova de comunhão; devemos, porém, considerar a influência que crentes professos, que fazem uso da carne, têm sobre outras pessoas”. Conselhos Sobre Regime Alimentar, página 404, escreveu em 1909.

Em 1896 ela disse que Carne não é teste, nem os que comem são os maiores pecadores.

“Devemos considerar a situação do povo, e o poder de hábitos e práticas de vidas inteiras, e devemos ser cautelosos em não impor aos outros como se esta questão fosse um teste, e os que comem carne fossem os maiores pecadores.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, página 462, escreveu em 1896.

Ellen White também disse que comer carne não é pecado.

“Se você é tanto um leitor da Bíblia como um praticante da Bíblia, deve entender, ao examinar as Escrituras, que a carne suína foi proibida por Jesus Cristo enquanto estava envolto em uma nuvem espessa. Isto não constitui uma prova de comunhão. As famílias têm sido instruídas que artigos como manteiga e o consumo abundante de alimentos cárneos não são o melhor para a saúde física e mental…. Aconselho todo colportor observador do sábado a evitar comer carne, não porque seja considerado pecado comer carne, mas porque não é saudável.” Manuscript Releases vol. 16, pág. 173.

A Bíblia não condena o uso de comer carne. Somente para as carnes imundas é que há condenação, porém para carnes limpas não há.

Deus sempre proporcionou ao homem o uso carne como alimento. A carne foi proporcionada a Noé e a seus descendentes (Gênesis 9:3, 4). Os três anjos que aceitarão a hospitalidade de Abraão comeram carne (Gênesis 18:1-8). Os sacerdotes do templo, incluindo o Sumo Sacerdote, regularmente comiam carne dos sacrifícios de animais (Levítico 6:25, 26, 4:22-35).

O profeta Elias algum tempo antes da transladação (II Reis 2:11), foi sustentado diariamente por corvos que lhe traziam pão e carne por ordem de Deus (I Reis 17:4,6). Se fosse pecado comer carne de animais limpos, Deus ordenaria aos corvos alimentar Elias com outro tipo de comida. E mas, Deus seria o responsável por levar Elias a cometer “pecado”!

Também não posso esquecer do jovem Daniel que é usado como exemplo de ser um vegetariano. De acordo com a ordem do rei, Daniel ficaria alimentando-se da porção do manjar e do vinho do rei durante três anos (Daniel 1:5). Mas Daniel se recusou comer da porção do manjar do rei, e passou a comer legumes (Daniel 1: 8,12,16). O período que era para Daniel ficar comendo do manjar seria de três anos, isto significa que ele foi vegetariano durante três anos.

A bíblia não dizer que Daniel continuou comendo somente legumes, ou seja, sendo vegetariano durante toda a sua vida, pelo contrario, a bíblia mostra que Daniel comia carne.

Uma prova clara estar no relato do próprio Daniel quando o mesmo disse que teve uma visão que deixou três semanas completas triste. Durante estas três semanas Daniel não comeu manjar desejável, nem carne, nem vinho, e nem se ungiu com ungüento, até que se cumpriram as três semanas. Note que Daniel disse que ficou sem comer manjar desejável, carne, vinho, e sem se ungir com ungüento, até que se cumpriram as três semanas. Ora, como o poderia ter ele deixado de comer carne durante três semanas se o mesmo não comia carne por ser vegetariano? Se ele deixou de comer carne, era porque talvéz comesse carne antes de deixar de comê-la. O Próprio Daniel disse que deixou de comer carne até que se cumpriram as três semanas. Mas após completar as três semanas ele, talvez, voltou a comer carne.

Quanto a Jesus, ele abençoou e multiplicou pães e peixes (Mat. 14:19-2). Como judeu, Jesus também celebrava a páscoa. A celebração da páscoa incluía comer um bom carneiro assado no fogo com pães asmos e ervas amargas (Êxodo, 12: 8). Antes de sua morte, Jesus celebrou a páscoa com os seus discípulos (Lucas 22: 8, 15) comendo o carneiro assado com pães asmos e ervas amargas com dizia a lei (Êxodo, 12: 8).  Após a sua ressurreição, Jesus com uma natureza incorruptível e gloriosa, comeu peixe assado (Lucas 24:41-43). Já Pedro, ele disse que só não comia carnes imundas (Atos 10:14), mais isto não significa que ele não comia carne.

Vale lembra que o primeiro homicídio mencionado na historia foi cometido por um vegetariano (Gênesis 4:3-15) e que o pecado tem como símbolo uma fruta (Gênesis 3:1-13) e a remissão veio através da carne! (Gênesis 4:4).

Em 1897 Ellen White declarou: “Tenho tido do Senhor grande luz acerca do assunto da reforma pró-saúde. Não busquei essa luz; não estudei a fim de obtê-la; ela me foi dada pelo Senhor para comunicá-la aos outros.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 493.

Esta declaração de Ellen White não é verdadeira, pois seus escritos sobre reforma pró-saúde não é fruto de nenhuma revelação divina, e sim de plágios dos escritos de outros reformadores como pode ser visto a seguir através do artigo do Dr. Ronald Numbers: Ellen G. White Foi Realmente Avançada Para Sua Época?

As Reformas Pró-saúde da Sra. M. L. Shew

  • O álcool é um veneno mortal.
  • As medicinas a base de drogas são “das mais perniciosas.”
  • O sal deve ser eliminado da dieta.
  • As especiarias, como a mostarda, a pimenta e o vinagre são “perniciosas.”
  • O chá é “um dos venenos mais destruidores.”
  • O fumo é um veneno muito poderoso.
  • O banho diário, o exercício e o ar puro são importantes para a boa saúde.
  • Deve usar-se creme de leite em vez de manteiga.
  • Uma dieta vegetariana contribui para saúde.
  • É difícil para o corpo digerir o queijo.
  • As refeições devem estar separadas por um período de seis horas. Duas refeições ao dia são “melhores para pessoas sedentárias.”
  • O pão é “o sustento da vida.” O pão recém assado não deve ser comido enquanto ainda está quente.

As Reformas Pró-saúde de Sylvester Graham

Sylvester Graham em 1849 publicou em seus Lectures on the Science of  Human Life [Conferências Sobre a Ciência da Vida Humana], o seguinte:

  • Evitar os alimentos estimulantes e não naturais, vivendo “inteiramente dos produtos do reino vegetal e a água pura.”
  • A manteiga devia ser usada “muito moderadamente.”
  • O leite fresco e os ovos eram vistos com maus olhos, mas não proscritos.
  • O queijo era permitido somente se fosse suave e sem ser envelhecido.
  • Os condimentos e as especiarias, como a pimenta, a mostarda e a canela, eram proibidos por serem todos “altamente estimulantes e esgotadores.”
  • O chá e o café, como o álcool e o fumo, envenenavam o sistema.
  • Os produtos de pastelaria, com exceção dos pastéis de fruta, encontravam-se “entre os mais perniciosos artigos que causam mal-estar nos seres humanos.”
  • O sono era preferível antes da meia-noite.
  • Devia-se dormir numa habitação bem ventilada.
  • Era desejável um banho com esponja todas as manhãs.
  • A roupa não devia restringir os movimentos.
  • “Toda medicina, como tal, é em si mesma um mau.”

Graham também opunhava-se ao excesso marital e à masturbação. Ele achava que os alimentos estimulantes despertavam as paixões sexuais. Portanto, chegou à conclusão de que uma das melhores maneiras de controlar o desejo sexual era adotar uma dieta vegetariana e abandonar os condimentos, as especiarias, o álcool, o chá e o café. (Lecture to Young Men on Chastity [Conferência para os Jovens Sobre a Castidade], pp. 83, 144-148).

Dio Lewis Propõe Duas Refeições ao Dia

Na década de 1850, Dio Lewis era um conferencista sobre a reforma pró-saúde conhecido em todo o país. Ensinou muitas das mesmas coisas que Graham, mas lhe acrescentou a reforma de comer somente duas refeições ao dia.

O Reformador Millerista Larkin Coles

Larkin B. Coles era menos conhecido que Graham ou Lewis. No entanto, é de especial interesse para os Adventistas porque era um médico-pregador Millerista. Antes de sua morte em 1856, escreveu dois livros sobre a saúde. Em seus livros, ele defendia o ar puro, o exercício, a dieta vegetariana, a abstenção de estimulantes, a reforma no vestido, a pureza sexual e a medicina sem drogas. Vários dos escritos da Sra. White sobre a reforma pró-saúde são notavelmente similares aos escritos de Coles.

Coles não somente advertiu contra o consumo de carne porque esta aumentava a inclinação ao instinto animal, senão que também comentou a relação entre o consumo de carne e as doenças. Foi notável por fazer soar o alarme (que outros reformadores já tinham feito soar antes) de que havia uma relação entre o uso do fumo e os carcinomas. (The Beauties and Deformities of Tobacco-Using [As Belezas e Deformidades do Uso do Fumo], 1853, p. 142).

Outro reformador de quem Ellen G. White plagiou seus escritos foi o Dr. Tiago Jackson. No livro “A Nuvem Branca”, no capitulo “Reforma de Saúde ou Mito de Saúde?”, o autor Dirk Anderson relata como aconteceu isto.

Em janeiro de 1863 os jovens White adoeceram de difteria nesse tempo os White encontraram um artigo de um reformador norte americano de saúde, Dr. Tiago Jackson. Em meados da década de 1800, a mais destacada instituição médica dos Estados Unidos, caracterizada por reformas na dieta e no tratamento dos enfermos, era administrada pelo Dr. Jackson em Dansville, New York. O Dr. Jackson se distinguia por promover uma dieta vegetariana de duas refeições ao dia, “curas de água” (hidroterapia), e um estilo reformado de vestido para mulheres.

Tiago White ficou tão impressionado, que reimprimiu o artigo de Jackson sobre a difteria na edição da Review and Herald de 17 de fevereiro de 1863.

Em junho de 1863, Tiago escreveu ao Dr. Jackson solicitando-lhe alguns de seus livros. Aparentemente, Tiago recebeu os livros em algum momento pelo final do verão ou princípios do outono, pois imprimiu um artigo do livro de Jackson Laws of Life na edição do Review and Herald de 27 de outubro.

Em agosto de 1864, os White decidiram viajar a Dansville, Nova York, para conhecer o Dr. Jackson. No mesmo dia o Dr. Jackson convidou os White a visitar o seu lar, e em sua casa o do Dr. Jeckson concedeu uma entrevista a eles; como também realizou um exame físico na Sra. White.

O diagnóstico do Dr. Jackson concordou com o do médico adventista de Ellen White. Ambos diagnosticaram dizia que ela tinha histeria. (A histeria é um estado médico que começa tipicamente na adolescência ou começo da fase adulta, e que ocorre mais comumente na mulher).

Os sintomas dos ataques histéricos incluem alucinações visuais e auditivas, paralisia de grupos musculares, e falta de resposta a estímulos externos. Por via de regra, os ataques histéricos diminuem à medida que o paciente envelhece, e com freqüência cessam pela metade da vida.

Conquanto o Dr. Jackson possa ter atribuído suas visões a alucinações, a maioria dos adventistas cria que as visões procediam diretamente de Deus. É interessante notar que a Sra. White começou a ter visões sobre o tema da saúde durante essa época de sua vida.

Quando Ellen White publicou visões sobre saúde, as pessoas que estavam familiarizadas com os escritos do Dr. Jackson ficaram pasmas ao ver que a reforma pró-saúde dela se parecia tanto com os escritos do Dr. Jackson.

Surgiram tantas perguntas, que a Sra. White se viu obrigada a responder por meio do periódico da igreja: Ellen White Chegou a dizer que não as leria até que houvesse escrito as suas visões por completo, para que não dissesse que ela havia recebido luz sobre o tema da saúde desses médicos, e não do Senhor.

Ela disse que depois de haver escrito os seis artigos para How to Live, foi quando examinou várias obras sobre higiene, e ficou surpreendida em encontrar tão em harmonia com o que o Senhor me havia revelado.

Enquanto os membros de igreja estavam ainda discutindo se a Sra. White havia lido Laws of Life antes ou depois de haver publicado seus artigos sobre saúde, a Sra. White decidiu publicar seu primeiro livro sobre a reforma pró-saúde.

Mais tarde, esse livro daria lugar a perguntas ainda mais difíceis para a jovem profetisa.

Em 1864 Ellen White publicou um livro intitulava An Appeal to Mothers: The Great Cause of the Physical, Mental, and Moral Ruin of Children of Our Time [Um Apelo às Mães:   A Grande Causa da Ruína Física, Mental, e Moral das Crianças de Nosso Tempo]. O propósito do livro era advertir contra os perigos da masturbação!

É muito provável que a Sra. White estivesse familiarizada com os ensinos de Graham. De fato, algumas das reformas pró-saúde da Sra. White se parecem muitíssimo com as reformas de Graham.

Em 1849, uns 14 anos antes que a Sra. White tivesse a primeira visão da reforma pró- saúde, Sylvester Graham expunha seus pontos de vista sobre a reforma pró-saúde em seu livro Lectures on the Science of Human Life [Conferências Sobre a Ciência da Vida Humana].

A primeira tentativa da Sra. White em favor da reforma pró-saúde foi um livro chamado Appeal to Mothers, publicado em 1864. Do mesmo modo que os esforços de Sylvester Graham duas décadas antes, a Sra. White decidiu que os membros de sua igreja precisavam ser advertidos a respeito dos perigos da masturbação para a saúde. Na primeira página ela adverte do assombroso número de mortes causadas pela masturbação.

No ano de 1890 Ellen White escreveu dizendo que algumas vezes comia um pouco de carne quando não era possível obter o alimento de que necessitava.

“Onde é possível obter bastante leite bom e frutas, raro há uma desculpa para comer alimento animal; não é necessário tirar a vida de qualquer das criaturas de Deus para suprir nossas necessidades comuns. Em certos casos de doença ou exaustão, poderá ser considerado melhor usar alguma carne, mas grande cuidado deve ser tomado para adquirir carne de animais sadios. Tem chegado a ser questão muito séria se é seguro usar de algum modo alimento cárneo nesta época do mundo. Melhor nunca usar carne, do que usar a carne de animais que não sejam sadios. Quando não me possível obter o alimento de que necessitava, comi um pouco de carne algumas vezes; mas estou ficando cada vez mais atemorizada de fazê-lo.” Conselho Sobre o Regime alimentar, página 394, escrito em 1890.

A verdade é que Ellen White mesmo com todo este conhecimento que ela tinha sobre carne a qual dizia ela que tinha sido dado por Deus. Não foi suficiente para a fazer a mesma deixar de comer carne em 1863 como ela disse que deixou. Ellen White só deixou de comer carne em Janeiro de 1894 em uma reunião campal de Brighton como ela mesma declarou 1895.

Desde a reunião campal de Brighton (janeiro de 1894) bani absolutamente a carne de minha mesa. Está entendido que, quer eu esteja em casa quer lá fora, nada dessa espécie deve ser usado em minha família, ou vir à minha mesa. Tive muito quadro sobre este assunto perante mim durante a noite.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 488, escrito em 1895.

Outro texto escrito em 1896 e um em 1901 por Ellen White confirmam que ela não deixou de comer carne definitivamente em Junho de 1863 como ela disse em 1864.

“Tenho uma grande família, que chega muitas vezes a dezesseis pessoas. Há nela homens que trabalham no arado e que derrubam árvores. Esses têm mais vigoroso exercício, mas nem uma partícula de carne é posta em nossa mesa. A carne não tem sido usada por nós desde a reunião campal de Brighton. Não era meu desígnio tê-la a minha mesa em qualquer tempo, mas instantes alegações foram feitas de que não podia comer isto ou aquilo, e que seu estômago podia digerir carne melhor que qualquer outra coisa. Assim fui incitada a pô-la em minha mesa….” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 488, 489, escrito em 1896.

“Há mais de trinta anos, eu me encontrava muitas vezes em grande fraqueza. Muitas orações eram feitas em meu favor. Pensava-se que o alimento cárneo me daria vitalidade, e esta era, portanto, meu principal artigo de alimentação. Em vez de adquirir força, porém, tornei-me cada vez mais fraca….

Cortei imediatamente a carne do meu cardápio. Depois disto fui por vezes colocada em situações em que me compelida a come um pouco de carne.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 487, escrito em 1901.

Para Ellen White pessoas que adotam o regime vegetariano, e voltam ao uso da alimentação cárnea, são insensatas, e revela uma falta de conhecimento na maneira de prover o alimento que substitui a carne.

“Algumas pessoas, depois de adotar regime vegetariano, voltam ao uso da alimentação cárnea. Isto é grande insensatez, e revela falta de conhecimento da maneira de prover o alimento que substitui a carne.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 469, escrito em 1902.

Se para Ellen White insensatez é quando uma pessoa deixa de come carne e depois voltar a comer novamente, e isto revela uma falta de conhecimento na maneira de prover o alimento que substitui a carne. Então ela foi insensata e tinha falta de conhecimento na maneira de prover o alimento que substituía a carne. Porque ela disse que deixou de comer carne em 1863, mais tarde a encontramos dizendo que comia carne, e por fim em 1895 ela revela que tinha deixado definitivamente de comer carne em 1894. Isto demonstra uma insensatez e falta de conhecimento na maneira prover o alimento que substituía a carne por parte de Ellen White.

Ellen White escreveu dizendo para que os obreiros não desse mau exemplo de comer alimento cárneo, e que vivesse com sua família à altura da reforma de saúde, e que não animalizassem a sua própria natureza e nem de seus filhos.

“Que nenhum de nossos obreiros dê o mau exemplo de comer alimentos cárneos. Vivam eles e suas famílias à altura da luz da reforma de saúde. Que nenhum de nossos obreiros animalize sua própria natureza e a natureza de seus filhos. Filhos cujos desejos não têm sido restringidos, são tentados a não apenas condescender em hábitos comuns de intemperança, mas a dar rédea solta a suas baixas paixões, e a desconsiderar a pureza e a virtude. Esses são levados por Satanás não apenas a corromper o seu próprio corpo, mas a sussurrar suas más mensagens a outros. Se os pais estão cegados pelo pecado, muitas vezes deixarão de perceber essas coisas.” Medicina e Salvação, página 281.

Ellen White disse que foi mostrado a ela que o povo de Deus deveria assumir uma atitude firme contra a carne, e que a carne fortalece a natureza animal e enfraquece a espiritual.

Foi-me mostrado claramente que o povo de Deus deve assumir atitude firme contra o comer carne. Daria Deus por trinta anos a Seu povo a mensagem de que, se quiser ter sangue puro e mente clara precisa abandonar o uso da carne, se Ele não quisesse que eles dessem ouvidos a essa mensagem? Pelo uso de alimentos cárneos a natureza animal é fortalecida e enfraquecida a espiritual.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 383, escreveu em 1902.

Ela também disse que aqueles que são meio convertidos quanto à questão da carne sairão do povo de Deus para não mais andar com ele.

“Há pessoas que devem ser despertadas para o perigo de comer carne, que ainda comem carne de animais, pondo assim em risco a saúde física, mental e espiritual. Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele”.  – Conselhos Sobre Regime Alimentar, página 382, escrito em 1902.

Segundo Ellen White, o preparo de pratos compostos em qualquer proporção de alimento cárneo, aponta para as trevas e ignorância do Egito, e não a pureza da reforma pró-saúde. 

“Não se anime o preparo de pratos compostos, em qualquer proporção, de alimento cárneo, pois este aponta para as trevas e ignorância do Egito, e não pureza da reforma pró-saúde.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, página 475, escreveu em 1913.

Em 1909 Ellen White escreveu:

“Houve quem alegasse que não tenho seguido os princípios da reforma alimentar, tais como os defendo com a pena; posso, entretanto, dizer que tenho sido fiel a essa reforma. Os membros da minha família sabem que isto é verdade.” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 494, escrito em 1909.

Ela também escreveu:

“Eu não prego uma coisa e pratico outra. Eu não apresento regras de vida para meus ouvintes enquanto eu não as sigo.” Selected Messages Book 2, p. 302. Letter 12, 1888.

Conclusão

A verdade é que Ellen White não foi tão fiel aos princípios de reforma e saúde como alguns pensam e nem as mensagens que ela escreveu dizendo serem enviadas por Deus eram verdadeiras. Ela não vivia o que pregava e isto fica bem claro, um exemplo disso foi quando em 1865 ela declarou que tinha deixado de comer carne em Junho de 1863, anos mais tarde em 1895 escreveu que tinha deixado de comer carne definitivamente em janeiro de 1894, portanto foram 30 anos comendo carne, talvez seja este um dos motivos que levaram algumas pessoas a dizer que ela não seguia os princípios da reforma alimentar que tanto pregava.

Se você deseja saber mais sobre Ellen G. White e seus plágios e contradições pesquise nas seguintes fontes abaixo:

  • Mentira Branca (Walter T. Rea)

http://www.baptistlink.com/creationists/amentirabranca.htm

  • A Nuvem Branca (Dirk Anderson)

http://www.ellenwhiteexposed.com/port/woc.htm

  • A Igreja de Vidro (Ubaldo Torres de Araújo)

http://pt.scribd.com/doc/7371292/Evangelico-Ubaldo-Torres-de-Araujo-Igreja-Adventista-A-Igreja-de-Vidro

  • Ellen G. White Foi Realmente Avançada Para Sua Época? (Dr. Ronald Numbers)

http://www.adventistas-bereanos.com.br/2007outubro/reformadoresprosaudeantesdasraegw.htm

  • Mitos de Ellen G. White (Sydney Cleveland)

http://pt.scribd.com/doc/3409204/Os-Mitos-de-Ellen-G-White-Sidney-Cleveland

  • Amalgamação: declarações de Ellen G. White em relação às condições por ocasião do dilúvio (Por Francis D. Nichol)

http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/02/refer%C3%AAncia_06a.pdf

  • A História Secreta do Livro Caminho a Cristo.

http://www.adventistas.com/julho2001/egw_mensageira1.htm

  • Ellen G. White e o Plágio (P. Hottman)

Extraido do site: www.adventistas.ws (https://aodeusunico.com.br/?p=337)

Referências Bibliográficas:

  • Alfarrobas ou Gafanhotos

http://adventista1844.webnode.com.br/news/alfarrobas-ou-ganfanhotos

  • Bíblia Sagrada
Traduzido em Português por João Ferreira de Almeida
Edição Revista e Corrigida
Na grafia Simplificada com referencia e algumas variantes
7º impressão – 2°edição /São Paulo – SP – Brasil – 2001
 

Conselhos Sobre o Regime Alimentar

Compilação dos escritos de Ellen G. White
Tradução de Isolina A. Waldvogel e Luiz Waldvogel
Casa Publicadora Brasileira – Tatui – São Paulo – Sétima edição -1990
 
  • Conselho Sobre Saúde

www.ellenwhitebooks.com.br

  • Desejado de Todas as Nações
Ellen G. White
Tradução de Isolina Waldvogel
Casa Publicadora Brasileira Tatui – SP
Segunda edição- 1996 Impresso no Brasil
 
  • Evangelismo

www.ellenwhitebooks.com.br

  • Medicina e Salvação

www.ellenwhitebooks.com.br

  • Vida e Ensino

www.ellenwhitebooks.com.br

  • Patriarcas e Profetas
Ellen G. White
Tradução: Flávio L. Monteiro
Casa Publicadora Brasileira Tatuí – SP- Segunda edição – 1996
 
  • O vegetarianismo na IASD e nas denominações e grupos derivados dela.   Traduzido e condensado por Eloy Arraes Vargas

http://www.geocities.com/splitoff144/vegetarianismo.htm

  • Swill Segredo de Ellen White

Elaine Bowerman & Dirk Anderson

  • Selected Messager Book 2
  • Manuscript Releses Vol 2, 16.                                                                                               
  • Manuscript Releases vol. 16, pág. 173.

http://www.gilead.net/egw/books/manuscript-releases/Manuscript_Release_Volume_Sixteen/index.htm

52 comentários

  • FÁBIO

    6 de março de 2014 at 02:39

    Prezado irmão, todo o mal entendido NESTA QUESTÃO está em afirmar que Ellen White não vivia o que pregava com base nesta declaração:

    “Tenho uma grande família, que chega muitas vezes a dezesseis pessoas. Há nela homens que trabalham no arado e que derrubam árvores. Esses têm mais vigoroso exercício, mas nem uma partícula de carne é posta em nossa mesa. A carne não tem sido usada por nós desde a reunião campal de Brighton. NÃO ERA MEU DESÍGNIO TÊ-LA A MINHA MESA EM QUALQUER TEMPO, MAS INSTANTES ALEGAÇÕES foram feitas de que não podia comer isto ou aquilo, e que seu estômago podia digerir carne melhor que qualquer outra coisa. Assim fui incitada a pô-la em minha mesa….” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 488, 489, escrito em 1896.

    UMA LEITURA ATENTA DOS DETALHES CONTIDOS NO TEXTO, NOS AJUDAM A PERCEBER QUE:

    1. O texto não afirma que ela comia carne, APENAS que a mesma foi permitida por ela, em sua mesa, devido as alegações dos seus familiares. Veja: “NÃO ERA MEU DESÍGNIO TÊ-LA A MINHA MESA EM QUALQUER TEMPO, MAS INSTANTES ALEGAÇÕES foram feitas […]”

    2. As últimas palavras do texto: “[…] Assim fui incitada a pô-la em minha mesa[…]” revela o motivo da carne estar presente na sua mesa em 1895.
    Qual o motivo? As “INSTANTES ALEGAÇÕES foram feitas (pelos familiares) de que não podia comer isto ou aquilo, e que seu estômago podia digerir carne melhor que qualquer outra coisa. Assim fui incitada a pô-la em minha mesa”.

    Conclusão: Ellen White vivia o que pregava! No entanto por respeito e consideração para com as necessidades dos seus familiares, ela permitiu que o alimento cárneo estivesse em sua mesa até 1994. Após a reunião campal de Brighton quando mais revelações foram-lhe dadas ela tomou uma posição mais firme ao banir tal alimento da sua mesa.

    Quanto ao texto de 1901:
    Cortei imediatamente a carne do meu cardápio. Depois disto fui por vezes colocada em situações em que me compelida a come um pouco de carne.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 487, escrito em 1901.
    Tal texto esclarece uma atitude equilibrada em determinadas situações onde ela não podia substituir a proteína da carne. Deve-se considerar que isto ocorreu em suas viagens longas, onde ela precisava passar vários dias em determinadas cidades ou países, e não conseguia obter nestes locais os alimentos de que necessitava para substituir a carne.
    Portanto tal texto também não desabona a conduta da mensageira do Senhor, pelo contrário mostra uma atitude equilibrada.
    Abraço.

    Responder
    • Paulo Pinto

      6 de março de 2014 at 12:49

      OLÁ, IRMÃO FÁBIO,
      GRAÇA E PAZ.
      NÃO ACHA O IRMÃO QUE AS CONTRADIÇÕES DA SENHORA EGW SÃO MUITO GRANDES NESTA E EM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO?
      DEUS SE CONTRADIZ AO ENVIAR MENSAGENS AOS SEUS FILHOS?
      QUE DIZ DAS DEMAIS CONTRADIÇÕES NO DIZ RESPEITO À CARNE E AOS OUTROS ASPECTOS DE SAÚDE?
      QUE DIZ O ESTIMADO IRMÃO SOBRE AS PROFECIAS NÃO CUMPRIDAS?
      AGUARDO SUAS CONSIDERAÇÕES ENQUANTO ESPERO AS CONTESTAÇÕES AO SEU ESCRITO POR PARTE DO AUTOR DA MATÉRIA.
      QUE O ETERNO E SEU FILHO NOS GUIEM EM TODA A VERDADE.

      Responder
    • pedro erich

      8 de maio de 2018 at 17:47

      irmãos, duro é recalcitrar contra os aguilhes. É duro é defender o indefensável. Está provado que ellen white copiou de outros autores abundantemente sem atribuir aos mesmos seu devido crédito. Isso é desonesto. Ela copiou muitas coisas boas, válidas até hoje. Mas o grande problema, é que copiou coisas erradas, que não se confirmam cientificamente e por isso a denominação escondeu para debaixo do tapete o quanto pode. como por exemplo que masturbação causa tuberculose.etc, etc. CLEVELAND, Sidney. O Caso White. 2017. Editora Reflexão); Um falso profeta não é conhecido pela coisas boas, mas por suas falhas e erros. O espírito de Deus não falha.Ellen White falhou, não necessarimente na conduta moral, nesse ponto todos erram, mas errou na sua mensagem. Isso é um fato.

      Responder
  • FÁBIO

    6 de março de 2014 at 23:56

    Prezado irmão Paulo,

    REALMENTE DEUS NÃO PODE SER CONTRADITÓRIO AO ENVIAR MENSAGENS AOS SEUS FILHOS.

    Creio no dom profético dado à igreja remanescente.
    Por isso, creio que tudo isso não passa de aparentes contradições. Apenas isso.
    No Centro White tem uma infinidade de materiais que podem ajuda-lo neste sentido.
    Abraço!

    Responder
    • Paulo Pinto

      7 de março de 2014 at 02:24

      Estimado irmão,
      Que me diz dos plágios de EGW?
      E do Veltman Repórter?
      Compare a introdução de Lucas 1, escrito há 2000 anos com os plágios de EGW.
      Não acha que desonestidade seja pecado grave diante do Deus único?
      Maranata.

      Responder
  • FÁBIO

    7 de março de 2014 at 11:45

    Bom dia irmão Paulo,

    Não resta dúvidas que EGW se valeu de idéias de outros autores em seus escritos de saúde. Mas este fato só é problemático para aqueles que crêem que inspiração é sinônimo de absoluta ORIGINALIDADE. Se inspiração exigisse originalidade, então vários escritores bíblicos que copiaram de outras fontes não-inspiradas TAMBÉM estariam em dificuldade. Inspiração profética significa simplesmente a transmissão fidedigna e confiável da verdade, mesmo que derive de outras fontes previamente conhecidas (ver Lc 1:1-4).

    No livro Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 276-277, você encontra a explicação de EGW sobre QUANDO ela acabou se familiarizando com os escritos de saúde do Dr. J. C. Jackson e outros autores. Ela esclarece: “Não li nenhuma obra sobre saúde ATÉ QUE escrevi Spirituals Gifts (‘Dons Espirituais’), volumes 3 e 4, Appeal to Mothers (‘Apelo às Mães’) e delineara a maior parte de meus seis artigos nos seis números de How to Live” (p. 276).

    Observe o contraste entre “até que escrevi…” e “delineara…” Então ela acrescenta: “E DEPOIS QUE ESCREVI os meus seis artigos para How to Live (“Como Viver”), examinei as diversas obras sobre higiene, e fiquei surpresa ao verificar que estavam tão de perto em harmonia com o que o Senhor me revelara. E para MOSTRAR ESSA HARMONIA, e apresentar a meus irmãos e irmãs o assunto da maneira como fora exposto por hábeis escritores, decidi publicar How to Live, em que extraí muita coisa das obras mencionadas” (p. 277).

    Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, sugiro que leia o documento “Respostas às Críticas ao Livro: ‘A Profetiza da Saúde’” (ver http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-sobre-ellen-g-white/respostas-as-criticas-ao-livro-a-profetisa-da-saude/). Esse texto esclarece em bem mais detalhes as questões levantadas aqui no blog.

    Embora muitos dos conceitos de saúde de EGW estivessem além da sua época, o que realmente me impressiona em seus escritos não é tanto a sua ORIGINALIDADE quanto o fato de ela ter escolhido, entre as várias teorias disponíveis em sua época, a linha correta.

    Não vejo tanta consistência assim nos argumentos doS críticos que alegam saber sobre EGW MAIS do que ela mesma. Deus pode revelar (e mesmo revela) para um profeta idéias e conceitos já conhecidos no ambiente em que o profeta vive.

    Para os adeptos do método histórico-crítico, os conceitos de saúde de EGW foram simplesmente copiadas de outras fontes, iIGNORANDO O QUE O próprio profeta tem a dizer sobre o assunto.

    Para os que usam o método gramático-histórico, tais idéias podem ter sido copiadas ou reveladas por Deus, deixando que o próprio profeta esclareça a origem de suas idéias. Cada um é livre para acreditar no que quiser, e, em última instância, terá de dar contas a Deus.

    Muitas bênçãos meu irmão!

    Responder
    • Paulo Pinto

      7 de março de 2014 at 15:58

      IRMÃO FÁBIO,
      GRAÇA E PAZ.
      O IRMÃO ESCREVEU: “Cada um é livre para acreditar no que quiser, e, em última instância, terá de dar contas a Deus”.
      COM CERTEZA.
      ESSA É UMA VERDADE PLENA.
      MAS, SE O IRMÃO DESEJA CRER PIAMENTE QUE EGW FOI PROFETISA, COMO ENSINAM OS LÍDERES DA IASD, OS QUAIS SE ENRIQUECEM COM A VENDA DE SEU LIVROS, QUANDO ELA MESMA DISSE QUE NÃO ERA, NO QUE CREIO ESTAVA CERTA, PODE CONTINUAR PENSANDO ASSIM. TEM, TODO O DIREITO.
      MAS, QUE ME DIZ DISSO: Em 1844, 19 anos inteiros antes da primeira “visão” da Sra. White sobre a reforma pró-saúde, a Sra. M. L. Shew publicou a terceira edição de um livro de 156 páginas sobre a reforma pró-saúde titulado Water Cure for Ladies: A Popular Work on the Health, Diet, and Regimen of Females and Children, and the Prevention and Care of Disease s [Cura Pela Água Para Damas: Uma Obra Popular Sobre a Saúde, a Dieta, o Regime de Mulheres, Meninos, a Prevenção e o Cuidado das Doenças]. Nele, a Sra. Shew ensina que:
      O álcool é um veneno mortal.

      As medicinas a base de drogas são “das mais perniciosas.”

      O sal deve ser eliminado da dieta.

      As especiarias, como a mostarda, a pimenta e o vinagre são “perniciosas.”.. LEIA MAIS EM http://www.adventistas-bereanos.com.br/2007outubro/reformadoresprosaudeantesdasraegw.htm
      O IRMÃO TAMBÉM ESCREVEU: “Embora muitos dos conceitos de saúde de EGW estivessem além da sua época…”. PODE ME INFORMAR UM SÓ CONSELHO DE EGW QUE NÃO FOSSE CONHECIDO EM SUA ÉPOCA E QUE NÃO ESTIVESSE NOS LIVROS QUE FAZIAM PARTE DE SUA BIBLIOTECA?
      EM QUE ELA ESTEVE, DE FATO, ALÉM DE SUA ÉPOCA, COMO FAZEM OS PROFETAS DE DEUS?
      LHE AFIRMO QUE “o que mais me chocou foi quando encontrei na publicação oficial adventista “The Adventist Review, 23 fevereiro de 1984, p. 4 no artigo “Sources of the Great Controversy” Ellen G. White pedindo a seu filho “que não contasse a ninguém” que ela copiava de outros autores”.
      https://aodeusunico.com.br/?s=%22ME+ENSINARAM+A+AMAR%22
      O QUE É PREFERÍVEL, CONFORME ESCREVEU O PASTOR WALTER REA: UMA DOCE MENTIRA OU UMA AMARGA VERDADE?
      AGUARDO SUAS CONSIDERAÇÕES.
      FELIZ SÁBADO.
      PAULO COSTA PINTO

      Responder
  • FÁBIO

    8 de março de 2014 at 00:30

    Irmão Paulo, feliz sábado.

    Penso que não estamos aqui para nos digladiar.

    Vc ficou muito chocado com a atitude da mensageira do Senhor pelo fato dela pedir prudência ao seu filho. Eu li e não fiquei chocado. Ela receou que alguns não compreendessem tal atitude.
    Isso não a desabona em nada. Somente aqueles que não compreendem que os escritores bíblicos também fizeram empréstimos literários ou “plágio” ficam incomodados.
    Maranata!

    Responder
    • Paulo Pinto

      8 de março de 2014 at 16:04

      Estimado irmão,
      Claro que não estamos a nos digladiar.
      Estamos dialogando como irmãos em Cristo, mas precisamos nunca perder a sensibilidade e o bom senso! Concorda?
      Se o amado irmão é devoto da abnegada irmã Ellen G. White, mas que escreveu diversas vezes que não era profetisa, tem todo o direito de fazê-lo, como os católicos devotos de Maria, preciosa serva de Deus, mas que não intercede por ninguém.
      Ora, achar que é natural, ético e correto à luz das Escrituras Sagradas, uma pessoa copiar os escritos dos outros, não revelar a fonte dando o devido crédito à pessoa, pedir ao filho que conte isso para ninguém e dizer ao público que foi Deus quem lhe mostrou (os escritos dos outros), é, no mínimo, falta de discernimento espiritual, cabendo o conselho de Cristo em Apocalipse: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”. Apocalipse 3:18.
      Temos que orar muito a Deus, pedindo-lhe para não acontecer o que está em I Timóteo: “Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”; 1 Timóteo 4:2.
      Maranata!

      Responder
  • FÁBIO

    8 de março de 2014 at 17:41

    Caro Paulo,

    Não estou aqui para força-lo a crer no dom profético de EGW!

    Espero que vc também não esteja aqui para forçar-me a desacreditar em seu ministério profético o qual tem norteado o avanço da obra de Deus aqui nesta terra.

    Se vc deixar o preconceito de lado e estudar a vida desta humilde serva de Deus verá como foram determinantes os conselhos INSPIRADOS, dados por Deus a ela, para alavancar o avanço da obra do evangelho em nosso tempo (tempo do fim).

    Quanto ao fato dela ser ou não profetisa, EGW disse que o seu trabalho envolvia MUITO MAIS do que ser uma SIMPLES PROFETISA.

    Veja:

    A Obra de Uma Profetisa e Mais

    “Durante o discurso eu disse que não reclamava ser profetisa. Alguns ficaram surpreendidos ante esta declaração, e como tanto se está falando sobre isto, darei uma explicação. Outros me têm chamado profetisa, eu, porém, nunca me atribuí esse título. Não tenho sentido que fosse meu dever designar-me assim. Os que se arrogam ousadamente serem profetas nesses nossos dias são muitas vezes uma ofensa à causa de Cristo.
    Minha obra INCLUI MUITO MAIS DO QUE ESSE NOME SIGNIFICA. Considero-me uma MENSAGEIRA a quem o Senhor confiou mensagens para Seu povo. Carta 55, 1905. Citado em I ME, p. 36.
    As mensagens inspiradas de EGW tem sido uma constante guia para aqueles dentre o povo de Deus que procuram servir-Lo com sinceridade de coração.

    O Criador nos adverte: “Nem todo o que me diz senhor, senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”.
    Será que os que descrentes em relação ao dom profético estão fazendo a VONTADE DE DEUS?
    Pare um pouco e analise a obra de Deus no mundo.
    Onde a pregação da mensagem do terceiro anjo é mais forte?
    Onde a obra está crescendo com mais intensidade?
    Os fatos comprovam que onde os ASD descreem no ministério profético de EGW, nossas igrejas estão morrendo. Um exemplo disso é na Alemanha. Nossas igrejas lá são um amontoado de irmãos idosos com faixa etária de 80 a 85 anos. Chega-se a pensar que talvez daqui a 5 ou 10 anos não teremos mais adventistas do sétimo dia na Alemanha.
    Para vc ter uma ideia, lá eles reeditam a lição da escola sabatina retirando todos os textos de EGW. Infelizmente a igreja está morrendo por lá por virarem as costas às mensagens inspiradas que Deus nos enviou através de EGW. Quem deixa de crer no ministério profético da mensageira do Senhor, também deixará de crer nas doutrinas fundamentais da Bíblia. Ela profetizou isto também.

    Feliz sábado irmão!

    Responder
    • Paulo Pinto

      8 de março de 2014 at 17:56

      CARO IRMÃO,
      GRAÇA E PAZ.
      PARA MIM E MILHARES DE SEGUIDORES DE CRISTO, A SUA PALAVRA É O BASTANTE.
      SEI QUE EGW ESCREVEU COISAS BELÍSSIMAS, ALGO MOSTRADO POR DEUS E MUITO COPIADO DOS OUTROS SEM CITAR A FONTE, ENTRETANTO, O QUE É CRIMINOSO, DESONESTO, AFIRMANDO-SE QUE FOI DEUS QUEM LHE REVELOU.
      CREIO O ESPÍRITO DE PROFECIA, O TESTEMUNHO DE JESUS, O MESMO QUE FEZ COM QUE JOÃO FOSSE EXILADO NA ILHA DE PATMOS HÁ DOIS KILÊNIOS (APOC. 19 E 19:10).
      O QUE O IRMÃO CHAMA DE CRESCIMENTO DA IGREJA É O AUMENTO DO SEU NÚMERO VERTIGINOSAMENTE?
      QUE ME DIZ DA ICAR QUE TEM MAIS DE 1 BILHÃO DE MEMBROS? É ISSO O CRESCIMENTO A QUE SE REFERE?
      ENTÃO A ICAR É MUITO ABENÇOADA E DIREITA NA FÉ.
      QUE ME DIZ DE ENCHER OS TEMPLOS E LEVAR AS PESSOAS AO IBFERNO?
      ESQUECEU A ADVERTÊNCIA DE JESUS NOS SEUS DIAS, MUITO OPORTUNA HOJE?
      “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”. Mateus 23:15.
      COMO INTERPRETA A PREVISÃO QUE EGW FEZ QUANTO À APOSTASIA ÔMEGA?
      QUEM A ESTÁ CUMPRINDO?
      OS LEIGOS? OU A ORGANIZAÇÃO QUE MUDOU A DOUTRINA E “ESQUECEU” DE MUDAR O NOME?
      Uma Outra Igreja Surgiria

      “O inimigo das almas tem buscado introduzir a suposição de que uma grande reforma deveria ter lugar entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que permanecem como pilares de nossa fé, e engajar-se num processo de reorganização. Caso essa reforma tivesse lugar, o que resultaria? Os princípios da verdade que Deus em Sua sabedoria tem concedido à igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião teria mudado. Os princípios fundamentais que têm sustentado a obra durante os últimos cinqüenta anos seriam considerados erro.Uma nova organização seria estabelecida. Livros de uma nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido. Os fundadores desse sistema iriam às cidades e realizariam uma maravilhosa obra. O sábado, logicamente, seria considerado levianamente, bem como o Deus que o criou. Nada seria permitido permanecer no caminho do novo movimento. Os líderes ensinariam que a virtude é melhor do que o vício, mas Deus sendo removido, eles depositariam sua dependência no poder humano, o qual, sem Deus, é sem valor. O seu fundamento seria edificado sobre a areia,e a tempestade e a tormenta levariam de roldão a estrutura. Special Testimonies, Série B, # 7, pp. 39-40 (outubro de 1903). Mensagens Escolhidas Vol I, pág. 204. LEIA MAIS EM http://www.adventistas.com/setembro2003/citacoes_apostasia.htm

      VEJA TAMBÉM:

      Responder
  • Tony Amaro

    8 de março de 2014 at 18:23

    Eu acho interessante que hoje mesmo um pastor na pregação disse que a base de toda pregação é a bíblia.A seguir leu um vs da bíblia,e emendou a citar a senhora EGW, até o final.
    Eu acho que seria muito útil para toda a IASD que essa senhora não fosse o centro da fé na IASD.Abraços.

    Responder
  • FÁBIO

    9 de março de 2014 at 10:37

    Paulo,

    Vc diz: “PARA MIM E MILHARES DE SEGUIDORES DE CRISTO, A SUA PALAVRA É O BASTANTE.”

    O que vc quer dizer com sua palavra é o bastante?
    Pelo que eu sei a mensagem de Deus é tudo o que o Espírito Santo revela. Disse Paulo:
    “Não desprezeis as profecias (revelações de Deus aos seus mensageiros os profetas)”.

    Vamos analisar este trecho do seu comentário:

    “SEI QUE EGW ESCREVEU COISAS BELÍSSIMAS, ALGO MOSTRADO POR DEUS E MUITO COPIADO DOS OUTROS SEM CITAR A FONTE, ENTRETANTO, O QUE É CRIMINOSO, DESONESTO, AFIRMANDO-SE QUE FOI DEUS QUEM LHE REVELOU.”

    Destaco esta parte:

    “EGW ESCREVEU COISAS BELÍSSIMAS, ALGO MOSTRADO POR DEUS…”

    Vc confessa que crê que Deus mostrou a ela algumas coisas belíssimas.
    Então vc crê que Deus trabalha de parceria com satanás?
    Vc crê que Deus inspira e revela mensagens a criminosos e desonestos?
    Lembre-se que ela afirmou que os testemunhos ou são de Deus ou são do inimigo. Deus não faz nada (não trabalha) em parceria com o satã.
    Pare e reflita Paulo. Vc está sendo contraditório ao afirmar “…SUA PALAVRA É O BASTANTE…” e logo após usar declarações de EGW (Special Testimonies, Série B, # 7, pp. 39-40 (outubro de 1903). Mensagens Escolhidas Vol I, pág. 204.), a qual vc considera desonesta e criminosa, para defender a sua argumentação. Vc está utilizando textos que favorece o seu ponto de vista de uma fonte que vc julga inconfiável.

    Quanto ao crescimento da IASD, creio que embora imperfeita a IASD é o povo escolhido por Deus para levar a mensagem do terceiro anjo ao mundo. Não é apenas ao crescimento numérico que me referi, mas ao fato de ser o movimento que está cumprindo a missão de uma forma global com penetração em praticamente todos os países do mundo levando a mensagem do terceiro anjo a todos os povos.

    Pense nisso irmão.

    Responder
    • Paulo Pinto

      9 de março de 2014 at 13:09

      O IRMÃO NÃO ME RESPONDEU, MAS, EU GOSTARIA, SINCERAMENTE, DE CONHECER SUA RESPOSTA SOBRE O QUE LHE PERGUNTEI:
      ENTÃO A ICAR É MUITO ABENÇOADA E DIREITA NA FÉ.
      QUE ME DIZ DE ENCHER OS TEMPLOS E LEVAR AS PESSOAS AO INFERNO?
      ESQUECEU A ADVERTÊNCIA DE JESUS NOS SEUS DIAS, MUITO OPORTUNA HOJE?
      “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”. Mateus 23:15.
      COMO INTERPRETA A PREVISÃO QUE EGW FEZ QUANTO À APOSTASIA ÔMEGA?
      QUEM A ESTÁ CUMPRINDO?
      OS LEIGOS? OU A ORGANIZAÇÃO QUE MUDOU A DOUTRINA E “ESQUECEU” DE MUDAR O NOME?
      Uma Outra Igreja Surgiria

      “O inimigo das almas tem buscado introduzir a suposição de que uma grande reforma deveria ter lugar entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que permanecem como pilares de nossa fé, e engajar-se num processo de reorganização. Caso essa reforma tivesse lugar, o que resultaria? Os princípios da verdade que Deus em Sua sabedoria tem concedido à igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião teria mudado. Os princípios fundamentais que têm sustentado a obra durante os últimos cinqüenta anos seriam considerados erro.Uma nova organização seria estabelecida. Livros de uma nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido. Os fundadores desse sistema iriam às cidades e realizariam uma maravilhosa obra. O sábado, logicamente, seria considerado levianamente, bem como o Deus que o criou. Nada seria permitido permanecer no caminho do novo movimento. Os líderes ensinariam que a virtude é melhor do que o vício, mas Deus sendo removido, eles depositariam sua dependência no poder humano, o qual, sem Deus, é sem valor. O seu fundamento seria edificado sobre a areia,e a tempestade e a tormenta levariam de roldão a estrutura. Special Testimonies, Série B, # 7, pp. 39-40 (outubro de 1903). Mensagens Escolhidas Vol I, pág. 204. LEIA MAIS EM http://www.adventistas.com/setembro2003/citacoes_apostasia.htm

      A IASD ESTÁ CUMPRINDO QUE MISSÃO, ENQUANTO CADA VEZ MAIS SE APROXIMA DO PAPADO???? https://aodeusunico.com.br/?p=4493:
      1. ASSINOU PACTO DE AMIZADE COM A ICAR NA POLÔNIA NO ANO 2000 NA POLÔNIA https://aodeusunico.com.br/?p=841; HÁ ANOS PRESENTEOU O PAPA COM UMA MEDALHA DE OURO.
      http://www.adventistas.com/fevereiro2002/medalha_bertbeach.htm; http://adventistas.com/fevereiro2002/ra_explica_bertbeach.htm;
      TAMBÉM RECEBEU UMA MEDALHA DO PAPA: http://adventistas.com/outubro2002/iasd%20_medalha_1968.htm
      2. INTRODUZIU IMAGENS DE ESCULTURA NA SEDE MUNDIAL DA IASD EM WASHINGTON D.C. http://arquivoxiasd.com/parte1.htm
      3. MUDOU A DOUTRINA DO DEUS ÚNICO PARA A TRINDADE.
      4. O DOMINGO DEIXOU DE SER O DIA DO DRAGÃO PARA SER “DOMINGOS ESPECIAIS, DIAS INESQUECÍVEIS”, COMPROU OS DIREITOS AUTORAIS DO LIVRO BATISTA “CONFISSÕES DE UM NÔMADE”.
      5. PARTICIPA DO ECUMENISMO DE MODO VELADO PARA NÃO ESPANTAR ALGUNS SINCEROS, MAS DE MODO CLARO PARA O MUNDO http://www.ncccusa.org/about/comcomfaithgroups.html
      6. REALIZA MUTIRÃO DE NATAL COMO PARTE DO PACTO DE AMIZADE https://aodeusunico.com.br/?p=3082;

      PODE OU NÃO UM PROFETA SERVIR A DEUS E A SATANÁS?
      LEMBRA DO PROFETA BALAÃO O QUE ELE FEZ? ORA SERVINDO A SATANÁS E ORA SERVINDO AO DEUS ÚNICO YAHVEH???
      AGUARDO SUA RESPOSTA.

      Responder
  • FÁBIO

    9 de março de 2014 at 16:43

    Paulo,

    “ENTÃO A ICAR É MUITO ABENÇOADA E DIREITA NA FÉ”.

    Eu já havia lhe respondido, mas vamos lá.
    Não creio que a “Mãe” ou as suas “filhas” recebam bênçãos institucionais. Quanto aos membros Individuais sim, pois Deus tem filhos sinceros até mesmo na ICAR.

    QUE ME DIZ DE ENCHER OS TEMPLOS E LEVAR AS PESSOAS AO INFERNO?

    Sim, é real, acontece.

    ESQUECEU A ADVERTÊNCIA DE JESUS NOS SEUS DIAS, MUITO OPORTUNA HOJE?
    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”. Mateus 23:15.

    Não esqueci. Qual o propósito de me questionar quanto a isto?

    COMO INTERPRETA A PREVISÃO QUE EGW FEZ QUANTO À APOSTASIA ÔMEGA?
    QUEM A ESTÁ CUMPRINDO?

    O meu propósito aqui neste blog foi esclarecer um erro interpretativo do autor da matéria principal quanto ao uso de carne por EGW por muitos anos após1863. Confesso que não estou a par deste assunto do ômega. Não sou um expert no EP. Se vc deseja me mostrar algo neste sentido, me envie algum material para o meu e-mail para que não venhamos a continuar desvirtuando o assunto principal aqui desta seção.

    Por último, vejo que vc está muito equivocado ao interpretar um vacilo de Balaão, o qual quando errou Deus o corrigiu. Observe que para a falha de Balaão, ficou registrado publicamente a correção de Deus.
    Se EGW, foi desonesta no que escreveu e Deus silenciou quanto aos seus possíveis enganos não a repreendendo como repreendeu Balaão é o mesmo que afirmar que Deus não se importa com a verdade.

    Reflita meu irmão.

    Responder
    • Paulo Pinto

      9 de março de 2014 at 18:01

      AMADO IRMÃO,
      GRAÇA E PAZ VOS SEJAM MULTIPLICADAS.
      ENTENDO PERFEITAMENTE.
      O IRMÃO NÃO É EXPERT EM EP, ABREVIATURA DE ESPÍRITO DE PROFECIA, ACERCA DO QUE FOMOS ENGANADOS, NO MEU CASO, POR 41 ANOS DE QUE OS LIVROS DE EGW SÃO O EP.
      QUE ENGANO CRUEL!
      JOÃO, FOI EXILADO EM PATMOS POR CAUSA DO TESTEMUNHO DE JESUS QUE É O ESPÍRITO DE PROFECIA, ISSO HÁ 2000 ANOS. APOC. 19 E 19:10.
      NESSE ESPÍRITO DE PROFECIA, CREMOS.
      ABRA OS OLHOS MEU IRMÃO.
      SOBRE O ASSUNTO DA CARNE, O IRMÃO NÃO ME RESPONDEU “EM QUE EGW ESTEVE, DE FATO, ALÉM DE SUA ÉPOCA, COMO FAZEM OS PROFETAS DE DEUS”?
      AFINAL O QUE FOI QUE ELA ESCREVEU DE NOVO ALÉM DE SUA ÉPOCA QUE NÃO ESTIVESSE ESCRITO NOS LIVROS DE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO ESTIVESSE ESCRITO NOS LIVROS DE OUTROS QUE FAZIAM PARTE DE SUA BIBLIOTECA?
      SE ENCONTRAR ALGO, NOS INFORME POR BONDADE.
      VOU LHE ENVIAR PARA SEU EMAIL MATERIAL SOBRE A APOSTASIA ÔMEGA, A ÚLTIMA.
      DEUS NOS ILUMINE A MENTE PARA NÃO VIVERMOS ENGANADOS.

      Responder
  • FÁBIO

    14 de março de 2014 at 11:13

    “FOMOS ENGANADOS, NO MEU CASO, POR 41 ANOS DE QUE OS LIVROS DE EGW SÃO O EP.
    QUE ENGANO CRUEL!”

    Paulo, qual é o seu entendimento sobre EGW?
    Desejo entender porque vc utiliza parte de seus escritos e ao mesmo tempo parece ensinar que ela foi uma falsa profetisa.

    Abraço.

    Obs.: Quanto ao material sobre a profecia ômega de EGW envie para o meu e-mail: [email protected]

    Responder
    • Paulo Pinto

      14 de março de 2014 at 13:51

      ESTIMADO IRMÃO,
      NA REALIDADE, COMO LHE ESCREVI, NADA TINHA CONTRA EGW, ATÉ QUE CAIU A FICHA E FIQUEI SABENDO COMO ELA – APARENTEMENTE OU CERTAMENTE UMA PIEDOSA SENHORA – FOI PLAGIADORA E USADA POR UMA MULTINACIONAL CHAMADA IASD, PARA ENRIQUECER-SE E À FAMÍLIA DELA, COM SEUS LIVROS.
      VEJA
      VEJA TAMBÉM: O QUE ESCREVEMOS EM NOSSA PÁGINA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO E O LIVRO COMPLETO
      AÍ O IRMÃO VAI SABER O QUE TENHO CONTRA ELA.
      MEU IRMÃO, 41 ANOS DE SERVIDÃO A UMA INSTITUIÇÃO QUE ATIRA CONTRA TODAS AS IGREJAS E FAZ POSE DE ÚNICA IGREJA VERDADEIRA, É UMA PROSTITUTA EM TERMOS DE FÉ, TALVEZ PIOR QUE A ICAR, PELO FATO DE TER RECEBIDO GRANDE LUZ E TER JOGADO TUDO PARA CIMA, CO MO OS JUDEUS FIZERAM E FORAM REJEITADOS.
      SUA PRÓPRIA PROFETISA ESCREVEU: “O povo judaico acariciava a idéia de que eles eram os favoritos do céu, e que sempre deveriam ser exaltados como igreja de Deus… Mas por suas vidas de infidelidade estava se preparando para a condenação do céu e para a separação de Deus.”

      “Eles rejeitaram a Luz do mundo, e daí em diante a vida deles foi cercada por trevas como as trevas da meia-noite. A destruição predita veio sobre a nação judaica. … Jerusalém foi destruída, o templo ficou em ruínas e o seu sítio arado como um campo” – PJ, pp. 276-296.

      “Vagarosa e tristemente, Cristo, com os Seus discípulos, deixou para sempre o recinto do Templo. Spirit of Prophecy, vol. 04, p. 46.2.

      “Jerusalém é uma representação do que a igreja será se recusar caminhar na luz que Deus tem dado” Testimonies, vol. 08, p.67.

      “O mundo não deve ser introduzido na igreja, e com ela casar-se, formando um laço de união. Por esse meio tornar-se-á a igreja verdadeiramente corrupta, e, como foi declarado em Apocalipse: covil de toda ave imunda e aborrecível” – TM, p. 265.

      VEJA TAMBÉM UM DEPOIMENTO DE UM PASTOR ASD QUE DEIXOU A IASD POR NÃO CONCORDAR COM SUA PROSTITUIÇÃO ESPIRITUAL.
      ACORDA, ESTIMADO IRMÃO!!!!

      Responder
  • FÁBIO

    14 de março de 2014 at 22:50

    “NA REALIDADE, COMO LHE ESCREVI, NADA TINHA CONTRA EGW, ATÉ QUE CAIU A FICHA E FIQUEI SABENDO COMO ELA – APARENTEMENTE OU CERTAMENTE UMA PIEDOSA SENHORA – FOI PLAGIADORA E USADA POR UMA MULTINACIONAL CHAMADA IASD, PARA ENRIQUECER-SE E À FAMÍLIA DELA, COM SEUS LIVROS.”

    O que vc me diz dos “plágios” na Bíblia? Faz de conta que não existe? Fecha os olhos para um caso e condena outro?
    Mas, eu quero saber porque vc usa os textos da “plagiadora” se não crê nos escritos dela.

    Responda:
    Segundo o seu entendimento, EGW foi:

    ( ) Uma falsa profetisa usada pelo cão.
    ( ) Não foi profetisa, seus escritos são fruto total de plágio.
    ( ) Parte dos seus escritos foram inspirados pelo ES, outros não. Quais?
    ( ) Tudo o que ela escreveu veio do capeta.
    ( ) Outro favor explicar.

    Preciso entender como vc pensa para poder continuar o diálogo.

    Responder
    • Paulo Pinto

      15 de março de 2014 at 02:20

      ESTIMADO IRMÃO,
      GRAÇA E PAZ.
      SEGUNDO A IASD, EGW ESCREVEU MAIS DE 100.000 PÁGINAS.
      A LUZ “MENOR” É PELO MENOS 74 VEZES MAIS QUE A LUZ “MAIOR”, AS ESCRITURAS SAGRADAS.
      NÃO ACHA ISSO INTRIGANTE?
      A BÍBLIA FOI ESCRITA POR CERCA DE 40 AUTORES INSPIRADOS POR DEUS EM CERCA DE 1.500 ANOS.
      EGW ESCREVEU MAIS DE 70 VEZES MAIS QUE TODOS ELES JUNTOS EM ALGUMAS DEZENAS DE ANOS.
      INTRIGANTE, NÃO É?
      ESCREVEU COISAS BOAS, MUITAS DELAS COPIADAS DE OUTROS, SEM SE LHES ATRIBUIR AS FONTES, E ESCREVEU ABSURDOS SÓ PARA CITAR UM:
      “Nem a metade das mães sabem cozinhar ou o que pôr diante de seus filhos. Colocam perante seus filhinhos nervosos essas indigestas substâncias que ardem na garganta e por todo o caminho abaixo até às delicadas membranas do estômago, tornando-o como fogueira a arder, de modo que não reconhece a comida saudável. Os pequeninos chegam à mesa, e não podem comer isto, ou aquilo. Tomam o controle e comem justamente o que querem, seja ou não para benefício seu.

      Eu recomendaria deixá-los ficar sem comida pelo menos por três dias, até que sintam fome bastante para tomar o alimento bom e saudável. Arriscaria deixá-los passar fome. Nunca pus em minha mesa comidas de que não permitisse que meus filhos participassem. Punha diante deles só aquilo de que eu própria comia. As crianças comiam isto, e nunca pensavam em pedir aquilo que não se encontrava na mesa. Não devemos condescender com o apetite das crianças, apresentando-lhes essas comidas indigestas”. Manuscrito 3, 1888. TEMPERANÇA, PÁG. 158.

      NÃO ACHA ESSE MAIS UM GRANDE E TREMENDO EQUÍVOCO?
      NÃO ACHA QUE AS MÃES INTEMPERANTES É QUE DEVIAM APRENDER A COZINHAR E A EDUCAR?
      E SÃO AS CRIANÇAS QUE DEVEM SER PUNIDAS E MORTAS À FOME?
      NÃO ACHA SER ISSO INCONSISTENTE E UM CASO DE POLÍCIA?
      ISSO VEM DE DEUS?
      A BÍBLIA ENSINA ALGO ASSIM, DESCONEXO, INJUSTO?
      EGW TAMBÉM EM ALGUM TEMPO CONCORDOU COM O CONSUMO DE CARNE DE PORCO PELOS IRMÃOS DE FÉ, MESMO QUANDO A BÍBLIA ENSINA CLARAMENTE O CONTRÁRIO!!!!!!!!
      QUANTO AO JULGAMENTO DELA, ELA MESMA SE CONSIDEROU NÃO PROFETISA, NO QUE ESTAVA CERTA.
      SE ELA FOI GUIADA PELO ES, DEUS É QUEM SABE.
      CRISTO DISSE QUE PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS.
      O QUE SABEMOS É QUE DEUS NÃO SE CONTRADIZ E NÃO MENTE E ELA SE CONTRADISSE E MENTIU VÁRIAS VEZES.

      SE O ESTIMADO IRMÃO QUER TÊ-LA COMO PROFETISA, FIQUE À VONTADE, TEM TODO O DIREITO.
      EU NÃO A TENHO MAIS, DEPOIS QUE DEUS ME LIBERTOU DAS GARRAS DA IASD, UMA PROSTITUTA ESPIRITUAL, POUSANDO DE SANTA.
      FELIZ SÁBADO

      Responder
  • FÁBIO

    15 de março de 2014 at 15:31

    Paulo vc escreveu:

    “SE O ESTIMADO IRMÃO QUER TÊ-LA COMO PROFETISA, FIQUE À VONTADE, TEM TODO O DIREITO. EU NÃO A TENHO MAIS”

    Acho contraditória a sua postura em afirmar que não crê em EGW e embasar a sua argumentação nos seguintes textos:

    “O povo judaico acariciava a idéia de que eles eram os favoritos do céu, e que sempre deveriam ser exaltados como igreja de Deus… Mas por suas vidas de infidelidade estava se preparando para a condenação do céu e para a separação de Deus.”

    “Eles rejeitaram a Luz do mundo, e daí em diante a vida deles foi cercada por trevas como as trevas da meia-noite. A destruição predita veio sobre a nação judaica. … Jerusalém foi destruída, o templo ficou em ruínas e o seu sítio arado como um campo” – PJ, pp. 276-296.

    “Vagarosa e tristemente, Cristo, com os Seus discípulos, deixou para sempre o recinto do Templo. Spirit of Prophecy, vol. 04, p. 46.2.

    “Jerusalém é uma representação do que a igreja será se recusar caminhar na luz que Deus tem dado” Testimonies, vol. 08, p.67.

    “O mundo não deve ser introduzido na igreja, e com ela casar-se, formando um laço de união. Por esse meio tornar-se-á a igreja verdadeiramente corrupta, e, como foi declarado em Apocalipse: covil de toda ave imunda e aborrecível” – TM, p. 265.

    Esses são alguns textos de EGW que vc utilizou agora por último… há outros aqui neste tópico. Acho estranho vc dizer que ela era uma falsa profetisa e usar vários textos dela!

    Quando eu citei o texto de EGW de que Deus “não faz nada de parceria com satanás” vc citou ERRONEAMENTE o erro de Balaão para apoiar o seu errôneo ponto de vista de que um profeta pode ensinar a verdade e a mentira ao mesmo tempo.

    Vc não acha isso incoerência?

    Responder
  • FÁBIO

    15 de março de 2014 at 21:16

    Paulo vc está se negando a reconhecer que está utilizando uma argumentação DESONESTA.

    Qualquer pessoa que estiver acompanhando o que estamos debatendo aqui irá concordar comigo, quando eu afirmo que só devem utilizar os escritos de EGW, para sustentar uma tese, os que acreditam nela. O que não é o seu caso.

    Sendo que vc não crê nos escritos dela, para ser HONESTO, não pode embasar os teus ensinos e ARGUMENTOS em nada do que ela afirmou.

    Coerência és uma joia!

    Responder
    • Paulo Pinto

      15 de março de 2014 at 23:56

      IRMÃO FÁBIO,
      EU NÃO ESTOU ENSINANDO NADA.
      APENAS MOSTRANDO QUE A PROFETISA DOS ASD MENTIU INÚMERAS VEZES AO PROFETIZAR INVERDADES.
      O QUE MAIS ME ENTRISTECEU FOI SABER QUE ELA FOI PLAGIADORA E PEDIU AO FILHO PARA NÃO CONTAR AOS OUTROS QUE ELA COPIAVA OS ESCRITOS DOS OUTROS E NÃO CITAVA AS FONTES.
      EMBORA OS QUE QUEREM TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA DIGAM QUE EM SUA ÉPOCA NÃO ERA CRIME SER PLAGIADORA, DEIXAM DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE A DESONESTIDADE SEMPRE FOI CRIME, SEMPRE FOI PECADO CONTRA DEUS.
      2000 MIL ANOS ATRÁS, O EVANGELISTA LUCAS AO INICIAR SEU LIVRO DIZ COM FRANQUEZA QUE OUVIU VÁRIAS PESSOAS, ORDENOU OS FATOS E OS ESCREVEU.
      ISSO É CRISTIANISMO. ISSO É SINCERIDADE. CRISTO DISSE QUE SIM É SIM E NÃO É NÃO E O QUE PASSA DISSO É DE PROCEDÊNCIA DO DEMÔNIO!!!!

      ESCREVEU LUCAS:
      “Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
      Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
      Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
      Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. Lucas 1:1-5.

      EGW escreveu:
      “Eu não escrevo nenhum artigo, expressando meramente minhas próprias idéias. Eles são o que Deus me tem exposto em visão – os preciosos raios de luz brilhando do trono.” (Testimonies, vol. 5, pág. 67, Mensagens Escolhidas, p. 29 e “Ellen G. White, Mensageira da Igreja Remanescente”, p. 35).
      ISSO É MUITO CINISMO. ISSO É MUITA DESONESTIDADE.
      VOCÊ CONHECE ALGUM PROFETA BÍBLICO QUE GANHOU DINHEIRO COM SUA OBRA PROFÉTICA? QUE COBROU DIREITOS AUTORAIS? QUE PASSOU PARA OS FILHOS UMA HERANÇA FRUTO DO DOM PROFÉTICO?

      A mensagem vendida ao povo de Deus

      Não conheço nenhum caso da Bíblia em que o profeta tenha comercializado as suas próprias visões. —— Algum caso em que o próprio profeta saiu vendendo as suas visões.

      Também não consta na Bíblia, que tivessem feito algum museu para preservar a memória de algum profeta. — Estão construindo um terceiro museu milionário, em memória de Ellen White.

      Moisés foi enterrado em local ignorado para o povo não idolatrar o seu lider morto.

      Ellen White montou uma editora de 15 funcionários, e até mesmo os artigos para a Review and Herald lhe eram creditados na sua folha de pagamentos.

      Tudo que Ellen White escreveu, ela considerava da sua propriedade.
      Ao contrário do que afirmam, ser uma época em que os direitos autorais eram pouco respeitados, todas as obras eram registradas em seu nome. — O Copyright não era em nome da igreja.

      Se a desculpa era pagar o salário dos seus funcionário, antes de morrer não doou os direitos autorais para a igreja, e sim para os seus filhos e netos, que receberam Royalties até 1990. (75 anos após a morte do autor)
      Alegam que os herdeiros não recolhiam esse dinheiro. Nunca exibiram nenhuma prova dessa doação.

      Seja como for, o seu Testamento desfigurou muito o que ela afirmou ser “uma mensagem para o povo de Deus nos últimos dias.”

      Em 1990 a Igreja Adventista já congregava mais de 1 milhão de membros, e 10% do preço de capa, representou uma enorme fortuna para a família White.

      As estatísticas de igreja Adventista de 2005 mostram 65 casas publicadoras.
      Estima-se que 40% do tempo estão ocupadas na impressão de obras de Ellen White.
      Trabalhos externos 40% visando lucro.
      Bíblias menos de 1%.
      Uma boa parte dos 19% restantes, são dedicados a impressão de livros escritos por administradores regionais, que visam notoriedade e lucro. (fazem valer a sua posição para que seus livros sejam publicados)

      Nos Estados Unidos o Copyright dos livros de Ellen White caducou e há outras impressoras que vendem os livros pela metade do preço.
      No Brasil, conseguiram um sentença de juiz de primeira instância, que permite ao advogado da CPB fazer ameaças, até para quem publica escritos de EGW em Lições da Escola Sabatina pela Internet !

      Há mais de 100 NOVOS TÍTULOS publicados após sua morte, que levam o nome Ellen G. White.

      DÁ PARA ACREDITAR?
      Ellen White como uma alcoólatra: (ela mesma abaixo descreve o estado lastimável a que chegou. Embora ela não especifique a época dos fatos, é fácil concluir que ocorreu nos primeiros anos da sua carreira de profetisa)

      “Houve um tempo em que me achei em alguns aspectos, em situação semelhante à vossa. Condescendera com o desejo de usar vinagre. Resolvi, porém, com o auxílio de Deus vencer isto. Combati a tentação, resolvida a não ser dominada por esse hábito.

      Estive muito doente por várias semanas; mas dizia repetidamente: O Senhor sabe tudo a esse respeito. Se eu morrer, morrerei; mas não cederei a esse desejo. A luta continuou, e fui duramente afligida por muitas semanas. Todos pensavam que me era impossível viver. Podeis estar certos de que buscamos mui fervorosamente ao Senhor. Foram feitas as mais fervorosas orações por meu restabelecimento. Continuei a resistir ao desejo de usar vinagre, e venci afinal. Agora não tenho inclinação para provar qualquer coisa dessa espécie. Esta experiência me tem sido, por muitas maneiras, de grande valor. Obtive inteira vitória.” — Conselhos Sobre Regime Alimentar pg.485

      NOTA: Antigamente o vinagre era feito em base alcoolica. Hoje, para sair fora dos impostos que recaem sobre bebidas alcoolicas, o vinagre tem base em ácido acético, que não embriaga ou vicia. http://www.adventistas.ws/ellenGwhite.htm

      POR ISSO, IRMÃO FÁBIO, VOCÊ DEVE SE DECIDIR: OU FICA AO LADO DA VERDADE BÍBLICA OU FICA COM O SOFISMA CHAMADO EGW E A IASD.

      A igreja sempre ensinou e ainda ensina que seus livros são o Espírito de Profecia e que a igreja que não os possui é falsa.

      Responder
  • FÁBIO

    16 de março de 2014 at 11:45

    Paulo e suas mentiras!

    “EU NÃO ESTOU ENSINANDO NADA.
    APENAS MOSTRANDO QUE A PROFETISA DOS ASD MENTIU INÚMERAS VEZES AO PROFETIZAR INVERDADES.”

    Paulo, vc está sendo desonesto! Vc baseia os teus ensinos sobre a profecia ômega nos textos de uma pessoa que vc critica e condena e considera mentirosa.

    Tá bom, devo acreditar que Deus só inspirou a tal profecia ômega. O resto é tudo mentira. Isto é honestidade?

    Para ser coerente e honesto contigo mesmo e com os outros, por favor pare de ensinar sobre a tal profecia ômega. Afinal foi EGW, a “plagiadora” a “mentirosa” (SIC) que fez tal profecia. Não envie mais o link sobre os ensinos sobre tal profecia somente assim vc poderá ser considerado uma pessoa coerente e honesta.

    Coerência és uma joia!

    Acorda Paulo!

    Responder
    • Paulo Pinto

      16 de março de 2014 at 13:32

      IRMÃO FÁBIO,
      O PROFETA FALSO TAMBÉM FALA VERDADES.
      EXEMPLO: NOSTRADAMUS.
      OU VOCÊ NÃO SABIA DISSO?
      MINHA ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA É A PALAVRA DE DEUS, QUE É IMUTÁVEL E NÃO ERRA NUNCA.
      O PROFETA VERDADEIRO DEVE ACERTAR EM 100 % DAS SUAS PREVISÕES.
      UMA SÓ FALHA, O DESCARACTERIZA.
      SE EGW ERROU, FALHOU, MUITAS VEZES, LOGO ELA NÃO É UMA PROFETISA DE DEUS.
      OU NÃO É ASSIM?
      QUANTO AO QUE ELA ESCREVEU E É CONSONANTE COM A BÍBLIA, EU NÃO TENHO COMO REJEITAR, POIS O PADRÃO UNIVERSAL E DIVINO É A BÍBLIA.
      OS ASD CRIARAM SEU CATECISMO PRÓPRIO, COMO A ICAR, A UNIVERSAL,…. PARA ENGANAR AOS SEUS FIÉIS.
      EXEMPLO: O DÍZIMO NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO PARA OS CRENTES SOB A NOVA ALIANÇA.
      NÃO EXISTE UM SÓ VERSO BÍBLICO MOSTRANDO A IGREJA PRIMITIVA DE CRISTO E OS APÓSTOLOS O PRATICANDO.
      ELES APENAS OFERTAVAM LIBERALMENTE, VOLUNTARIAMENTE, CONFORME PROPOSTO NO CORAÇÃO.
      A IASD E AS DEMAIS IGREJAS CAÍDAS, FILHAS DE BABILÔNIA, PARA SE ENRIQUECEREM (IASD: + DE 2 BILHÕES US$ POR ANO, SÓ DE DÍZIMOS – EU FUI ENGANADO POR MAIS DE 4O ANOS, ATÉ QUE, HÁ 10 ANOS, DEUS ME LIBERTOU E TEM LIBERTADO A MILHARES) TEM LIVROS COMO O CONSELHOS SOBRE MORDOMIA DEFENDENDO O DÍZIMO. OS DEVOTOS DE EGW NÃO TEM COMO REJEITAR O PAGAMENTO DESONESTO, INJUSTO, ILEGAL DOS DÍZIMOS, E CONTINUAM ESCRAVOS, AINDA QUE FORA DAS ESCRITURAS SAGRADAS.
      É ISSO.
      JOÃO 8:32 E 36. MILHARES, INCLUSIVE EU, JÁ FORAM LIBERTOS.
      MARANATA

      Responder
  • FÁBIO

    16 de março de 2014 at 21:48

    Deixa ver se eu entendi… EGW foi totalmente inspirada por satanás… É isso?
    Ele inspirou-a sobre a profecia ômega.

    Então vc utiliza uma profecia inspirada pelo demônio para defender a sua posição anti-tri.

    Kkkkkkkkkkk

    No entanto, o contraditório é que nos 04 links que vc me enviou sobre a profecia alfa e ômega em nenhum momento o defensor da tese unissista desqualifica EGW, antes argumenta a sua defesa utilizando-se de vários textos da profetisa que vcs afirmam ser falsa.

    Estranho não achas?

    Responder
    • Paulo Pinto

      17 de março de 2014 at 00:20

      IRMÃO FÁBIO,
      A QUESTÃO É MAIS SÉRIA DO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR.
      NÃO É MOTIVO PARA BRINCADEIRA.
      EU NUNCA LHE DISSE QUE EGW FOI TOTALMENTE INSPIRADA POR SATANÁS.
      O IRMÃO FOI QUEM ESCREVEU ISSO.
      ELA ESCREVEU COISAS BOAS CONSONANTES COM AS ESCRITURAS, COMO QUALQUER PESSOA PODE ESCREVER, ESTUDANDO AS MESMAS.
      ELA COPIOU MUITO DOS OUTROS E, DESLEALMENTE, NÃO LHES DEU O DEVIDO CRÉDITO, EMBORA PEDISSE AOS OUTROS PARA CONCEDER-LHE O CRÉDITO, DAQUILO QUE MUITAS VEZES NEM ERA DELA.
      TRISTE, NÃO É?
      VEJA POR EXEMPLO:

      “Você já percebeu que no próprio site da Igreja,a Igreja Adventista do 7º Dia, há informações que, se levadas a sério, te afastariam da Igreja? Por exemplo: a) que Ellen White mentiu para José Batespara que ele aceitasse que ela era profetiza, e assim entrasse para a sua Igreja? b) que Ellen White escreveu um livro que dizia que a masturbação era responsável por quase todos os males da humanidade e esse livro foi tirado de circulaçãoainda no século dezenove? c) que a profetiza Ellen White disse que foi Deus que enganou Guilherme Miller, encobrindo dele a verdade, levando-o assim a enganar multidões com a falsa mensagem de que Jesus voltaria em 1844? Que Ellen White copiou inúmeros trechos de outros autores, sem dar-lhes crédito, chegando uma vez a copiar até quatorze páginas seguidas de um autor sem citar a fonte edizia que isso “foi o Senhor que me revelou”? Que Ellen White fez pelo menos doze profecias que não se cumpriram? Que ela acreditava que deixar crianças sem comer por três dias era uma boa forma de disciplina”?

      Ellen G. White pediu a seu filho “que não contasse a ninguém” que ela copiava de outros autores.(The Adventist Review, 23 fevereiro, 1984, p. 4 no artigo “Sources of the Great Controversy”).

      CONFIRA NA PÁGINA 4, QUARTO PARÁGRAFO http://www.adventistarchives.org/docs/RH/RH19840223-V161-08__B.pdf

      No original esta escrito:

      “In the early days of her work, Mother was promised wisdom in the selection from the writings of others, that would enable her to select the gems of truth from the rubbish of error. We have all seen this fulfilled, and yet when she told me of this, she admonished me not to tell it to others.

      TRADUÇÃO:

      “Nos primeiros dias de seu trabalho, foi prometido a minha mãe sabedoria na seleção dos escritos de outros, que lhe permitisse escolher a jóia da verdade a partir do lixo de erros.
      Nós todos vimos esta promessa cumprida, e ainda quando ela disse isso, ela advertiu-me para não contar aos outros.”

      Adventist Review, February 23, 1964 http://www.adventistarchives.org/docs/RH/RH19840223-V161-08__B.pdf

      SE EGW PEDIA PARA QUE OS OUTROS CITASSEM SUAS OBRAS COMO SUAS, POR QUE ELA NÃO USAVA DO MESMO EXPEDIENTE PARA AS OBRAS DOS OUTROS?????
      DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE CADA UM DE NÓS!!!!!

      Responder
  • FÁBIO

    17 de março de 2014 at 09:22

    EU NUNCA LHE DISSE QUE EGW FOI TOTALMENTE INSPIRADA POR SATANÁS.
    O IRMÃO FOI QUEM ESCREVEU ISSO.

    Paulo, não há meio termo. Ou é de Deus ou de Satanás. Deus não poderia inspirar alguém que faz a obra do demônio. Certo ou errado?

    ELA ESCREVEU COISAS BOAS CONSONANTES COM AS ESCRITURAS, COMO QUALQUER PESSOA PODE ESCREVER, ESTUDANDO AS MESMAS.

    Paulo o erro é vc dizer que ela não era profetisa e crer na profecia alfa e ômega. Se não foi Deus que inspirou foi o Demo. Vc defende suas teses em profecias do Demo.

    ELA COPIOU MUITO DOS OUTROS E, DESLEALMENTE, NÃO LHES DEU O DEVIDO CRÉDITO…

    Porque vc tem problemas com isso? Muitos autores bíblicos fizeram o mesmo.

    Seja imparcial irmão.

    Responder
  • FÁBIO

    18 de março de 2014 at 01:10

    1. E junto com a medalha o papa recebeu um livro com as crenças adventistas. Segundo o editor, o presente não era uma homenagem ao papa mas sim um pequeno testemunho sobre a mensagem adventista.
    2. Imagens o problema é quando há adoração.
    3.Trindade ou Deus único. O tema é controverso há bons argumentos dos dois lados. Em Gênesis 1:1 Deus é descrito no plural e o plural no hebraico é mais de dois. Para ser plural deve ser a partir de 03 pessoas. Duas pessoas é dual.
    4. “DOMINGOS ESPECIAIS, DIAS INESQUECÍVEIS” São programas evangelísticos nos cultos de domingo à noite.
    5. PARTICIPA DO ECUMENISMO. Não há nada de concreto apenas boatos. Devemos nos aproximar das denominações para alcançá-los. Cuidado com os julgamentos precipitados.
    6. MUTIRÃO DE NATAL, e tantas outras formas de ajuda através da ASA.

    Vc está julgando errado. O único que tem a capacidade de julgar é Deus. Ele conhece os motivos. Vc está querendo tomar o lugar que pertence a Deus?

    Responder
    • Paulo Pinto

      18 de março de 2014 at 09:11

      IRMÃO FÁBIO,
      SE DESEJA CONTINUAR DEFENDENDO SUA IGREJA APÓSTATA, TEM TODO O DIREITO, MAS A PARTIR DE HOJE, DESTE COMENTÁRIO, NÃO GOSTARIA MAIS DE PERDER TEMPO COM VOCÊ.
      FICAREI APENAS ORANDO A DEUS, PEDINDO-LHE QUE TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊ E DE CADA UM DE NÓS.

      1. E junto com a medalha o papa recebeu um livro com as crenças adventistas. Segundo o editor, o presente não era uma homenagem ao papa mas sim um pequeno testemunho sobre a mensagem adventista.
      ANALISE SE É O QUE VOCÊ ALEGA:
      2. Imagens o problema é quando há adoração.
      O IRMÃO CONHECE O 2o. MANDAMENTO DO DECÁLOGO?
      JÁ O LEU?
      “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
      Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.

      Êxodo 20:4-6.
      QUANTAS ORDENS DO DEUS ÚNICO E VERDADEIRO, O DEUS DE JESUS (JOÃO 17:3 – CRISTO NA TERRA EM PESSOA; NA CRUZ, MAT. 27:46, JOÃO 20:17, APÓS A RESSURREIÇÃO; APOC. 3:11 E 12, CRISTO JÁ GLORIFICADO)ESTÃO NESTE MANDAMENTO? 1A: NÃO FÁRÁS; 2A. NÃO AS ADORARÁS OU NÃO TE ENCURVARÁS A ELAS…. PERCEBE???????
      3.Trindade ou Deus único. O tema é controverso há bons argumentos dos dois lados. Em Gênesis 1:1 Deus é descrito no plural e o plural no hebraico é mais de dois. Para ser plural deve ser a partir de 03 pessoas. Duas pessoas é dual.
      LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO, ANTES DE ESCREVER ALGO.
      4. “DOMINGOS ESPECIAIS, DIAS INESQUECÍVEIS” São programas evangelísticos nos cultos de domingo à noite.
      5. PARTICIPA DO ECUMENISMO. Não há nada de concreto apenas boatos. Devemos nos aproximar das denominações para alcançá-los. Cuidado com os julgamentos precipitados.
      ACHA QUE NÃO. LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
      6. MUTIRÃO DE NATAL, e tantas outras formas de ajuda através da ASA.
      VOCÊ JÁ LEU SOBRE O NATAL?
      SABE QUE 25 DE DEZEMBRO NÃO É O DIA DO NATAL DE CRISTO?
      25.12 É UM DIA PAGÃO, DO dEUS SOL,… UMA FESTA PAGÂ?
      ACHA CERTO, A IGREJA QUE DIZ SER A ÚNICA VERDADEIRA, FESTEJAR UMA FESTA PAGÃ, ATENDENDO AO PACTO DE AMIZADE FEITO COM A ICAR EM 2.000?
      VEJA NO SITE DO VATICANO A ORIGEM DA PARCERIA.


      LEIA TODA A MATÉRIA DO DISCURSO DO PAPA E VEJA LÍDERES DE SUA IGREJA APÓSTATA, REVERENCIANDO O PAPA NA POLÔNIA – IGREJA DA “SANTÍSSIMA” trindade – E ATENDENDO À SUAS ORDENS. ERA PARA OS ADVENTISTAS ESTAREM LÁ??????????????? QUE COMUNHÃO QUER A “LUZ” COM AS TREVAS? ACHA CERTO???? É ISSO QUE VOCÊ QUER??? QUER MESMO SACRIFICAR A SUA VIDA NA ETERNIDADE???? EU DECIDI A 10 ANOS, DESDE 16.3.2004, DEPOIS DE 41 ANOS SENDO ENGANADO, A SERVIR A CRISTO EM LIBERDADE. VIVENDO E, MORRENDO CADA DIA, COM ELE, PARA ELE!!!!!

      VEJA ESPECIALMENTE ESSAS PALAVRAS DO PAPA: “Neste momento, gostaria de mencionar: a assinatura, no ano 2000, feita também neste templo pela Igreja católica romana e pelas Igrejas associadas no Conselho Ecuménico Polaco, da declaração do reconhecimento recíproco da validez do baptismo; a instituição da Comissão para o Diálogo, da Conferência Episcopal Polaca e do Conselho Ecuménico Polaco, à qual pertencem os Bispos católicos e os Chefes de outras Igrejas; a instituição das comissões bilaterais para o diálogo teológico entre católicos e ortodoxos, luteranos, membros da Igreja nacional polaca, mariavitas e adventistas; a publicação da tradução ecuménica do Novo Testamento e do Livro dos Salmos; a iniciativa chamada “Obra natalícia de ajuda às Crianças”, na qual colaboram as organizações caritativas das Igrejas: católica, ortodoxa e evangélica”.

      PERCEBE ONDE A iasd SE METEU?
      QUAL É ORDEM DE CRISTO?
      “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei”; 2 Coríntios 6:17.

      SE A iasd NÃO SÓ TOCOU, MAS SE EMPORCALHOU COM O PAPADO, QUAL A CONSEQUÊNCIA?
      SER VOMITADO DA BOCA DE CRISTO E DE DEUS!!!!!!!!!
      ENTENDE QUAL É A NOSSA LUTA?
      VOCÊ ESCREVEU: “Vc está julgando errado. O único que tem a capacidade de julgar é Deus. Ele conhece os motivos. Vc está querendo tomar o lugar que pertence a Deus?”.
      COM TUDO QUE TENHO LHE MOSTRADO NA BÍBLIA E NA HISTÓRIA UNIVERSAL, AINDA PODE DIZER ISSO, SINCERAMENTE????????
      O QUE CRISTO AFIRMOU DE FORMA LAPIDAR?
      “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. Mateus 7:20.
      ANALISE TAMBÉM:
      ANALISE, INVESTIGUE PROFUNDAMENTE, POIS A VERDADE NÃO PERDE NADA DE SUA ESSÊNCIA, PELA INVESTIGAÇÃO PROFUNDA!!!
      “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”, Deuteronômio 30:19
      DECIDA-SE.

      Responder
  • FÁBIO

    19 de março de 2014 at 00:54

    Paulo
    Vejo que a ira e a fúria dos dissidentes em relação à igreja que é a menina dos olhos de Deus é muito grande. Está certo é profético, tem que acontecer essa fúria. Jesus disse que se odiaram a Ele nós também seríamos odiados. Somos taxados de APÓSTATAS quando na verdade os verdadeiros apóstatas são os que saem da igreja e se iram contra o povo de Deus.

    Espero que vc se arrependa, e volte enquanto a PG ainda estiver aberta meu irmão.

    Aqui no site há links que direcionam para outros sites. E pelo que eu pude notar não estão em comum acordo em todos os pontos doutrinários, mas divulgam mutuamente suas diferentes doutrinas. Estranho isso, não? Percebe-se que há posições diferentes nestes sites.

    Por exemplo, citarei algumas:

    1. pude notar que há movimentos dissidentes que apoiam o sistema de dízimos enquanto há outros grupos que não apoiam o dízimo na “nova aliança”.
    2. Há os que creem em EGW e defendem o antitrinitarismo embasando os seus argumentos na Bíblia e nos escritos de EGW, enquanto que há os que defendem suas posições anti trinitarianas apenas na Bíblia e descreem em EGW como profetisa…
    3. Há os que apoiam o sistema de dízimo e outros que não o apoiam, mas estranhamente estão UNIDOS. Mesmo tendo divergências doutrinárias estão unidos em atacar a IASD.

    Esta confusão religiosa, ou seja, a Babel religiosa é profética.
    Num ponto específicos todos estão em comum acordo: Falar mal da IASD.

    Abra os olhos meu irmão Paulo, estarei orando por vc!

    Responder
    • Paulo Pinto

      19 de março de 2014 at 01:08

      IRMÃO FÁBIO,
      DEPOIS DE VER COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS TODOS OS SINAIS DA APOSTASIA DA iasd, AINDA TEM A CORAGEM DE CHAMAR ESSA CORPORAÇÃO DE “MEMINA DOS OLHOS DE DEUS”, QUE O ENVERGONHA E O DESMERECE, AINDA CHAMA OS “LEIGOS” BEREANOS DE IRADOS E DISSIDENTES??????
      DEUS TENHA MISERICÓRDIA!
      SUGIRO AO IRMÃO ASSITIR: ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA 1ª PARTE (Quem Deserta e Quem Permanece) EM: 1A. PARTE
      2A PARTE
      3A. PARTE
      4A PARTE

      SE ASSISTIR, PERCEBERÁ QUEM DEIXOU A FÉ E QUEM PERMANECEU NELA!
      DEUS NOS ILUMINE

      Responder
  • FÁBIO

    19 de março de 2014 at 09:22

    Paulo,

    eu gostaria que vc entendesse algo.

    Deus tem um movimento aqui nesta terra responsável pela proclamação da tríplice mensagem angélica.
    Quem é este movimento?
    Não pode ser o movimento bereano nem os adventístas históricos, pois ambos tem concepções diferentes da tríplice mensagem. Os bereanos ignoram o dom profético de EGW e não aceitam o dízimo na nova aliança já os adv. históricos creem diferentemente dos bereanos, eles acreditam no dom profético de EGW, e defendem que a devolução do dízimo é dever do cristão. Discordam nestes pontos doutrinários entre si, mas estão unidos em torno da crença sobre o antitrinitarismo.
    Paulo, esta é uma característica de BABILÔNIA. Aqui neste site há links que direcionam para o site dos adv. históricos sendo que vcs tem diferentes posições sobre a verdade presente.

    Reflita Paulo. Isto é uma característica da babel religiosa.

    Responder
    • Paulo Pinto

      19 de março de 2014 at 17:34

      IRMÃO FÁBIO,
      VOCÊ ESCREVEU: “Deus tem um movimento aqui nesta terra responsável pela proclamação da tríplice mensagem angélica”.
      MUITO BEM.
      MAS, ONDE ESTÁ NA BÍBLIA QUE ESSE MOVIMENTO É UMA CORPORAÇÃO RELIGIOSA?
      MAIS, A iasd AINDA PREGA A TRÍPLICE MENSAGEM ANGÉLICA?
      LEMBRA QUAL ERA O LOGOTIPO DA iasd?
      ELA MUDOU SEU LOGOTIPO
      POR QUE MUDOU?
      APÓS OS PACTOS DE AMIZADE, ELA NÃO PODE MAIS PREGAR CONTRA O PAPADO, SALVO À BOCA PEQUENA, MAS, POR TRÁS DOS BASTIDORES, ESTÁ EM BEIJOS E ABRAÇOS COM O PAPADO NO HOTEL SANTA MARTA, NO VATICANO, CONFORME VÍDEO QUE PUBLICAMOS EM NOSSA PÁGINA.

      VOCÊ ESCREVE: “Quem é este movimento”?
      Não pode ser o movimento bereano nem os adventístas históricos, pois ambos tem concepções diferentes da tríplice mensagem. Os bereanos ignoram o dom profético de EGW e não aceitam o dízimo na nova aliança já os adv. históricos creem diferentemente dos bereanos, eles acreditam no dom profético de EGW, e defendem que a devolução do dízimo é dever do cristão. Discordam nestes pontos doutrinários entre si, mas estão unidos em torno da crença sobre o antitrinitarismo.
      Paulo, esta é uma característica de BABILÔNIA. Aqui neste site há links que direcionam para o site dos adv. históricos sendo que vcs tem diferentes posições sobre a verdade presente”.

      MEU IRMÃO, OS BEREANOS E OS HISTÓRICOS NÃO PODEM SER BABILÔNIA, PORQUANTO GUARDAMOS OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEMOS A FÉ DE JESUS.
      ESSES, SÃO PONTOS DE SALVAÇÃO.
      FÉ, RAZÃO DA SALVAÇÃO, E OBRAS, CONSEQUÊNCIA DA SALVAÇÃO EM CRISTO.
      OS HISTÓRICOS CREEM NO QUE EGW ESCREVEU E É CONSONANTE ÀS ESCRITURAS SAGRADAS.
      DESCREEM NAQUILO QUE ELA ESCREVEU OU A ADMINISTRAÇÃO DA iasd ADULTEROU, DE MODO A FERIR AS ESCRITURAS SAGRADAS.
      QUANTO AO DÍZIMO, ELES AINDA NÃO COMPREENDERAM TOTALMENTE O ASSUNTO, CREIO.
      O DÍZIMO AINDA ESTÁ EM VIGOR, SIM! (OUÇA 6 ÁUDIOS DE 4 MINUTOS CADA)
      A LIDERANÇA DOS HISTÓRICOS É SÉRIA, COMPROMETIDA COM A VERDADE, ISENTA DE QUALQUER ECUMENISMO, FIEL A JESUS COMO OS BEREANOS BUSCAM SER.
      EM QUESTÃO DE SALVAÇÃO ESTAMOS UNÂNIMES.
      ASSIM, DEUS TEM UM POVO NA FACE DA TERRA, QUE PROCLAMA AS 3 MENSAGENS ANGÉLICAS E ESSE POVO, DESDE 1980, NÃO MAIS É O POVO ASD.
      COMO OS JUDEUS, ELES DEIXARAM A LUZ, AO ACEITAREM OFICIALMENTE O DOGMA ROMANO DA TRINDADE EM SEU CORPO DOUTRINÁRIO, ASSINARAM PACTO DE AMIZADE COM O PAPADO, DIRIGEM HOSPITAIS JUNTOS, TÊM 5 COMPANHIAS BILIONÁRIAS DE SEGUROS DE VIDA, INTRODUZIRAM IMAGENS DE ESCULTURA NA SEDE NOS EUA DESDE O ANO 2000, O MESMO ANO DO PACTO DE AMIZADE, ALOJARAM RECENTEMENTE NO RJ 200 JOVENS DE ROMA QUE VIERAM VENERAR O PAPA NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE,…..
      A ORDEM DE DEUS AOS SINCEROS ESTÁ EM APOC. 18:4.
      ATENDA À ORDEM, A MESMA QUE ATENDI EM 16.03.2004.
      MARANATA!

      Responder
    • Paulo Pinto

      19 de março de 2014 at 16:29

      ESTIMADO IRMÃO FÁBIO,
      GRAÇA E PAZ.
      HAVIA ESCRITO QUE NÃO LHE RESPONDERIA MAIS, POR CONSIDERAR PERDA DE TEMPO.
      MAS PERCEBO QUE O IRMÃO É UM INQUIRIDOR DA VERDADE E MERECE TODO NOSSO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO.
      O QUE NOS CAUSA ESTRANHEZA É O FATO DE A iasd, DEPOIS DE TER RECEBIDO TANTA LUZ, DE SABER QUE O DOGMA ROMANO DA TRINDADE É CATÓLICO, PAGÃO (LIVRO A TRINDADE, PÁGS. 189 E 190, E QUE A SUA ACEITAÇÃO VALIDA TODA A ESTRUTURA DOGMÁTICA DA IGREJA MEDIEVAL (TORMENTO ETERNO, PURGATÓRIO, LIMBO, MEDIAÇÃO DOS SANTOS, …).
      DIZER QUE O ESPÍRITO DO SANTO É UMA 3A. PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE É DESCER AO PAGANISMO E SE EMPORCALHAR COM ELE.
      A BÍBLIA NÃO DIZ ISSO NUNCA.
      QUANDO O SOL ENVIA SEUS RAIOS À TERRA E OS SENTIMOS, ENTENDEMOS QUE O SOL ESTÁ AQUI, MAS, NA REALIDADE, ESTÁ A MILHÕES DE Km DA TERRA.
      O ESPÍRITO SANTO É A GLÓRIA DE DEUS, SUA VIRTUDE, PODER, A PRESENÇA DE DEUS EM NÓS, ENTRE NÓS, …
      A PRÓPRIA EGW, CONFIRMA A BÍBLIA QUANDO NO DTN, NO CAPÍTULO DO BATISMO, AFIRMA ISSO.

      QUANTO ÀS AÇÕES PESSOAIS DO ESPÍRITO DO SANTO NAS ESCRITURAS, LEIA O QUE O IRMÃO NICOTRA (NO LIVRO EU E O PAI SOMOS UM, PÁGINAS 50 A 52) RETIROU DAS SAGRADAS ESCRITURAS PARA EXPLICAR ISSO:
      “O Espírito Santo e Seus “Atributos e Ações Pessoais”
      Algumas pessoas defendem que o Espírito Santo é uma pessoa pois alguns adjetivos (atributos) e verbos (ações) relacionados ao Espírito são típicos de seres pessoais. Por exemplo:
      “Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” – Efésios 4:30.
      “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” – Romanos 8:26.
      “Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.” – Mateus 10:20
      “Apenas uma pessoa pode se entristecer”, alegam os trinitarianos. “Só uma pessoa pode ajudar, interceder e falar”. Os defensores da trindade afirmam que se o Espírito de Deus se entristece, ajuda, intercede e fala, então ele é uma pessoa divina! Este argumento faz sentido?
      A Bíblia emprega diversas figuras de linguagem, inclusive atribuindo ao Espírito qualidades e ações típicas do seu possuidor (um ser pessoal). Isto não significa que o Espírito seja uma outra pessoa. A prova deste fato são os muitos exemplos de atributos e ações pessoais atribuídos também a espíritos de seres humanos.
      O espírito do apóstolo Paulo orava: “O meu espírito ora de fato.” (I Cor. 14:14). Como um espírito (pneuma) de um homem pode orar se esta é uma ação pessoal? Seria, porventura, o espírito de Paulo uma segunda pessoa, além de Paulo? O verso seguinte explica: “Orarei com o meu espírito… Cantarei com o espírito.” (I Cor. 14:15). É claro que quem orava e cantava era o próprio Paulo.
      Lucas, autor do livro dos Atos, relatou que o espírito de Paulo se revoltou (Atos 17:16): “Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade”. Ora, revoltar-se é uma ação pessoal. Só um ser com autonomia e percepção pode se revoltar, mas a Bíblia diz que o espírito de Paulo se revoltou. Seria, porventura, o espírito de Paulo uma entidade pessoal independente do seu possuidor (Paulo)? Absolutamente não! Novamente aqui temos uma figura de linguagem. Quem se revoltou com a idolatria da cidade foi o próprio Paulo.
      Há muitos outros exemplos na Bíblia onde espíritos de seres humanos são descritos com atributos pessoais ou realizando (ativa ou passivamente) ações típicas de seres pessoais. Veja alguns na tabela a seguir.
      Texto Sujeito Ação / Atributo Pessoal
      Gênesis 41:8 Espírito de Faraó Perturbado
      Esdras 1:1 Espírito de Ciro Foi Despertado
      Jó 6:4 Espírito de Jó Sorver (Sugar) o Veneno
      Jó 20:3 Espírito de Jó Responde por Ele
      Salmo 73:21 Espírito de Asafe Amargurado
      Salmo 77:3 Espírito de Asafe Desfalece
      Salmo 143:7 Espírito de Davi Desfalece
      Isaías 26:9 Espírito de Isaías Buscou a Deus
      Ezequiel 3:14 Espírito de Ezequiel Excitou-se
      Daniel 2:1-3 Espírito de Nabucodonosor Perturbou-se
      Atos 17:16 Espírito de Paulo Revoltou-se
      I Coríntios 14:14 e 15 Espírito de Paulo Ora e Canta
      I Coríntios 16:18 Espírito de Paulo Recreou-se
      II Coríntios 7:13 Espírito de Tito Recreou-se
      Obs: Dependendo da tradução utilizada os atributos / ações podem sofrer alguma alteração.
      Concluímos que quando a Bíblia diz que o espírito de alguém se entristeceu, então trata-se de uma figura de linguagem. Literalmente, quem se entristeceu foi a pessoa, o possuidor do espírito, não o seu espírito. Quando o salmista diz que o seu espírito estava amargurado, na realidade quem estava amargurado era o próprio salmista.
      Isso vale também para o Espírito de Deus. Quando a Bíblia diz que alguém mentiu para o Espírito de Deus, na verdade isso significa que mentiram para o próprio Deus. Quando diz que o Espírito intercede, certamente está se referindo a Cristo, nosso único intercessor e mediador:
      “É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” – Romanos 8:34.
      “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” – I Timóteo 2:5”.

      PERCEBE, MEU IRMÃO?
      ESSA É A VERDADE BÍBLICA.
      ACEITE-A, PARA SALVAÇÃO.
      ABRAÇO FRATERNO.

      Responder
  • FÁBIO

    19 de março de 2014 at 09:59

    Paulo vc me sugeriu:

    SUGIRO AO IRMÃO ASSITIR: ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA 1ª PARTE (Quem Deserta e Quem Permanece) EM: 1A. PARTE.

    Como vc me sugere algo em vc não acredita?

    Estou começando a assistir e vejo que toda a argumentação é fundamentada em profecias de EGW a qual vc procura desqualificar.

    Decida-se Paulo…

    Responder
    • Paulo Pinto

      19 de março de 2014 at 16:13

      ESTIMADO IRMÃO FÁBIO,
      GRAÇA E PAZ.
      EGW ESCREVEU VÁRIAS VEZES QUE NÃO ERA PROFETISA.
      QUEM A CONSIDERA ASSIM SÃO OS SEUS DEVOTOS E A iasd PARA FATURAR EM CIMA DE SEUS LIVROS.
      O VÍDEO MOSTRA COM TEXTOS DE EGW, MAS, PRINCIPALMENTE, PELAS ESCRITURAS SAGRADAS, QUE A iasd APOSTATOU PELAS RAZÕES QUE JÁ MOSTRAMOS SOBEJAMENTE E MUITAS OUTRAS RAZÕES.
      EU ACREDITO EM TUDO QUE EGW ESCREVEU E ESTEJA FUNDAMENTADO NAS ESCRITURAS SABRADAS.
      O QUE NÃO ACREDITO É NOS ERROS “PROFÉTICOS”, NOS CONSELHOS DESCABIDOS E CRIMINOSOS, COMO O DE DEIXAR UMA CRIANÇA INOCENTE PELO MENOS 3 DIAS SEM COMER, QUANDO O ERRO DO SEU MAL APETITE É CULPA DE MÃES QUE NÃO SABEM COZINHAR, SÃO MAL EDUCADAS E EDUCAM MAL AOS SEUS FILHOS, QUANDO É RACISTA, QUANDO DIZ QUE O DÍZIMO ESTÁ EM VIGOR (AINDA QUE NÃO CITE UM SÓ VERSO BÍBLICO NO NOVO TESTAMENTO – ENTENDIDO COMO APÓS A CRUZ DE CRISTO),….QUANDO COPIOU DOS LIVROS DOS OUTROS E MENTIU DIZENDO QUE FOI DEUS QUE LHE MOSTROU, NÃO ATRIBUIU O CRÉDITO AOS AUTORES MAS SOUBE PEDIR QUE QUEM CITASSE SEUS ESCRITOS LHE ATRIBUÍSSEM A FONTE, EGW. QUANDO,…….
      NÓS CREMOS NOS SEUS ESCRITOS, REPITO, QUANDO ESTÃO DE ACORDO COM A BÍBLIA.
      ELA MESMA ESCREVEU E NÓS SEGUIMOS ISSO:
      “Se os Testemunhos não falarem de acordo com a Palavra de Deus, rejeitai-os. Cristo e Belial não se unem.” — Mensagens Escolhidas, Vol. III, pág. 32
      ASSISTA O VÍDEO TODO, AS 4 PARTES, E VERÁ QUEM FOI QUE FICOU NA FÉ E QUEM SAIU DA FÉ PURA E GENUÍNA.
      MARANATA.

      Responder
  • FÁBIO

    19 de março de 2014 at 23:00

    Paulo,

    Eu não consigo compreender como vc consegue descontextualizar o que ela falou e afirmar isso:

    “EGW ESCREVEU VÁRIAS VEZES QUE NÃO ERA PROFETISA.”

    1. Vc já viu algum membro da igreja ter visões onde um anjo lhe relata acontecimentos futuros? 2. Vc já teve alguma visão onde Deus lhe revelou algum acontecimento futuro?

    Quem se comunica com Deus através de sonhos e visões é profeta. Ponto!

    *************
    Má compreensão do texto abaixo:

    “Se os Testemunhos não falarem de acordo com a Palavra de Deus, rejeitai-os. Cristo e Belial não se unem.” — Mensagens Escolhidas, Vol. III, pág. 32

    Aqui neste texto EGW estava querendo dizer o seguinte:

    Se vcs encontrarem em toda a minha obra, uma ÚNICA VÍRGULA, que não esteja de acordo com a Bíblia rejeitai TODOS os meus escritos. Acaso Cristo e Belial trabalham unidos?

    Paulo, preste atenção.

    Se a obra da profetisa contem alguns conceitos satânicos, TODA a sua obra está comprometida e Deus não falou absolutamente nada através dela.

    A lei e ao testemunho (Isaías 8:19).
    Se vc acredita que ela inventou alguma profecia vc deve rejeitar TODAS as profecias dela.
    Utilizar alguns textos de EGW e rejeitar outros é produto de uma profunda cegueira espiritual.
    Que comunhão há entre a luz e as trevas? Deus não trabalha em parceria com satanás.

    Por favor ore a respeito, não permita-se ser enganado pelo inimigo Paulo.

    Procure na Bíblia e vc jamais irá encontrar algum profeta bíblico que fosse usado por Deus e ao mesmo tempo pelo inimigo.

    Deus não trabalha desta forma.

    Responder
    • Paulo Pinto

      24 de abril de 2014 at 18:16

      OLÁ, JÚNIOR.
      NÃO ACHA SER PRECIPITADO DE SUA PARTE JULGAR O AUTOR DA MATÉRIA SEM AO MENOS CONHECÊ-LO?
      SE DESEJAR COMENTAR A MATÉRIA ESCRITA PELO IRMÃO ARISTÓTELES, TODA FUNDAMENTADA NA BÍBLIA E NOS ESCRITOS DE EGW, FIQUE À VONTADE.
      DEUS NOS ILUMINE E NOS GUIE EM TODA A VERDADE E NOS LIVRE DAS ENGANAÇÕES DAS RELIGIÕES.

      Responder
  • Nathã Luca Pereira Lopes

    7 de junho de 2019 at 09:13

    Bom dia a todos, Graça e Paz de Jesus sejam a todos. Prezados amigos, inclusive o senhor, Sr. Paulo. Sou adventista de berço, portanto, cresci ouvindo esse ensinamentos da chamada profetisa Sr.ª White. Não posso deixar de admitir que são um tanto radicais. Mas, enfim. Estou num dia corrido, com algumas matérias a estudar, então não tive tempo de ler toda a matéria que escreveste, mas, vou comentar pelo que li, além de alguns comentários.
    Aos poucos, surgem estudos que comprovam o que Ellen White escreveu. Isso é fato. Entretanto, a ciência ainda desconhece muitas coisas, mostradas na Bíblia e também por ela. A reforma de saúde da qual prega é, com certeza, fonte de luz a nós. Longe de mim dizer que consigo seguir isso fielmente, afinal, tenho minhas lutas com hábitos antigos.
    Sobre a dúvida se ela foi ou não inspirada por Deus, por enquanto, acredito que essa resposta só pode dar o Espírito de Deus, através de oração pessoal e sobre esse assunto, sim! Hoje, ainda há muitos que divergem, até mesmo dentro da Igreja Adventista, sobre a crença em sua veracidade. Digo que isso é normal (opinião minha, um garoto de 19 anos que apenas observa a vida). Sou tanto “cético”, e até brinco dizendo que se eu não fosse cristão, com certeza seria ateu, he he. Creio muito na experimentação: o que não pode ser provado tem grandes possibilidades de não existir. Mas, também admito que a ciência humana, tal como nós mesmos, é limitada, e jamais responderá todos os questionamentos. Por isso, pergunto-lhes a todos: como convencer um muçulmano fiel de que a crença dele pode ser equivocada e que a crença na Bíblia é a real fonte de vida? Ou a um espírita? Ou ainda a um budista que nunca ouviu falar de Deus. Esse trabalho cabe SOMENTE ao Espírito de Deus, que impressionará àquela pessoa da forma mais personalizada possível. O nosso trabalho é, tendo sido convencidos da veracidade de determinado assunto, transmitir aos outros. Portanto, retorno ao início deste enorme parágrafo: somente o Espírito Santo responderá a cada um se os escritos dela são realmente inspirados por Deus. Eu, hoje, 19 anos escutando sobre isso, apenas recentemente fiquei convencido da veracidade dos escritos dela.
    Quanto aos supostos plágios, é difícil eu falar sobre isso, já que desconheço qualquer outra fonte anterior a que ela possa ter mencionado sem se referir à fonte. Se puder me indicar os autores e obras que contém os supostos textos originais, gostaria de vê-los. Mas, mesmo que ela tenha cometido tal ato vergonhoso, e que a igreja Adventista tenha acobertado tal fato, lembremo-nos de que a liderança da igreja, ela mesma, e outros envolvidos, são seres humanos. Eu ficava me perguntando, nos últimos anos: Ellen White não pecou? Não há nenhuma menção há isso (não que eu conheça). Mas, vi, recentemente, um texto dela mesmo que subjetiva isso, além de mais um, hoje, citado pelo senhor, Sr.º Paulo, em sua postagem. Me convenci de que, apesar de poder ter sido inspirada por Deus, pode, como Salomão, ter cometido inúmeros erros. Vi hoje uma passagem de Salomão que é um tanto confusa. O homem inspirado por Deus para ser o mais sábio da História, teve uma passagem na qual deixa seus sentimentos serem expressos, e isso confunde muita gente. O fato é que, esse refletir que ele faz em suas passagens não torna menos inspiradas as suas conclusões. Portanto, digo-vos que a escritora pode sim ter escrito algo confuso, aparentemente contraditório, como alguns textos também sobre outros assuntos que não saúde.
    Reforço que lerei em breve o restante da postagem e procurarei me aprofundar mais neste assunto. Mas, o importante é: ela tendo ou não sido inspirada diretamente pelo Espírito Santo (visto que qualquer escritor, compositor, pregador, ou qualquer irmão cristão é inspirado por Deus, sim), as passagens dela contém conteúdos extremamente relevantes. As afirmações sobre carne, manteiga, ovos e outros produtos aos quais ela se refere como sendo ativadores de um apetite animal podem sim ser reais. Antes de tomar conhecimento desses textos, eu experimentei a sensação de que o que eu comia estava realmente me transformando. Quando alargava meus critérios com a comida, alargava-se também o número de pecados, condescendências e etc. Alimentos que fogem à dieta original do Éden podem sim ser maléficos. Pensem bem: o que é a perfeição senão um estilo de vida ao qual fomos criados? QUALQUER coisa que fuja à realidade estabelecida por Deus no início é imperfeição, portanto, provém do Diabo, pai da imperfeição, e atiça, com certeza, outros tipos de apetites, nos leva a cometer um segundo ato de imperfeição, um terceiro, quarto e etc. Cada passo rumo à perfeição ou à imperfeição torna o próximo mais provável.
    Sobre ela dizer que isso influencia na “salvação”, e depois aparentemente se contradizer, EU PENSO o seguinte: deve haver, por parte dos cristãos, um equilíbrio. Tudo rege em torno do equilíbrio. Se o imbecil do ser humano desequilibra alguma coisa, a Natureza toma as providências para que o equilíbrio seja reestabelecido, mesmo que para isso tenha de aniquilar o causador do problema. Então, a alimentação é sim um preparo para a vida eterna, já que lá não haverá carnes, alimentos animais, enlatados e etc. Deus não é um Deus de irracionalidade, nem de acaso, portanto, não fará com que, simplesmente, hábitos antigos desapareçam do nada quando formos para o Céu. Em meus poucos anos de vida, percebi que Deus é um Deus de processos. Tudo é um processo. Nada é de uma vez, nada é instantâneo. Nem mesmo a Salvação. É um parte de inúmeros processos. Então, nosso estilo de vida aqui, incluindo a alimentação pura e original, é uma preparação para o porvir, e qualquer coisa que não seja isso, não é que nos faça perder, mas é que torna mais difícil e insuportável caminhada cristã. Depois, vem o irmão reclamar que a vida é difícil, que está com depressão, que se sente sozinho e que os fardos e tentações são extremamente difíceis, mas ele mesmo não se treina para vencer o hábito alimentar. Já dizia alguém: “Nós somos o que comemos”. Não vai surgir ferro no nosso sangue se não o ingerirmos. Portanto, se ingerirmos coisas ruins, SEREMOS ou TENDEREMOS a ser pessoas ruins.
    É por causa desse texto enooooooooooooooorme que não mais duvido da veracidade dos escritos dela, mesmo se forem plagiados, o que é um erro gravíssimo para com a Literatura, mas não retira a verdade de suas mensagens.
    Espero um retorno do senhor, Sr.º Paulo, para que possamos conversar mais a respeito. Gostei bastante do conteúdo ( o pouco que li) de sua postagem. Tornar-me-ei seguidor aqui kkkkkk. Se quiser conversar e debater mais a respeito, lógico, com o devido respeito, me mande um email em: [email protected]. Desde já, obrigado!!! Deus abençoe e ilumine a todos.

    Responder
    • Paulo Pinto

      20 de junho de 2019 at 10:36

      Prezado irmão Nathã Luca,
      Paz e Graça
      Muito obrigado por ler a nossa página.
      Vejo muita sinceridade no irmão.
      Creio que a irmã White foi uma serva de Deus, mulher piedosa e que, como uma co-fundadora da igreja Adventista, exerceu e seus livros ainda exercem grande influência em favor da organização (embora seja hoje uma empresa e muito forte, associada à Igreja Católica – esta existente há quase 2 milênios, enquanto que a IASD tem 156 anos em 2019, e conseguiu ser a 2a mais rica igreja do mundo. https://aodeusunico.com.br/empresas-de-propriedade-do-vaticano/).
      No entanto, e aí concordo com o irmão, muitas informações escritas por EGW, muitas delas copiadas de outros e o pior, sem atribuir a fonte, o que é um crime quando se escreveu que TUDO que escreveu foi Deus quem lhe revelou, são verdadeiras e dignas de crédito e prática.
      Fiz parte da IASD de 1963 até 2004, ocasião em que fui expulso com minha família, POIS A IASD ENTENDEU NÃO TER MAIS LUGAR PARA QUEM ADORE AO DEUS DE ABRAÃO…. E DE JESUS – EFÉSIOS 1:17,… – (https://aodeusunico.com.br/doutor-em-agronomia-e-professor-da-uneb-adventista-ha-41-anos-e-expulso-como-cachorro-da-igreja-que-construiu/, https://aodeusunico.com.br/por-que-o-adventismo-vive-seu-ultimo-desapontamento-e-um-pouco-do-meu-desapontamento-quando-estive-nessa-corporacao-religiosa-2/, https://aodeusunico.com.br/por-que-o-adventismo-vive-seu-ultimo-desapontamento-e-um-pouco-do-meu-desapontamento-quando-estive-nessa-corporacao-religiosa-3/, https://aodeusunico.com.br/wp-content/uploads/2013/01/A_Trindade_21.ppt), portanto, 41 anos de atividade constante, atuando, desde professor de juvenis, diretor de Escola Sabatina, Mordomia,…..1o. Ancião por longos anos,…..membro da Comissão na Associação Bahia,….desde então, como adorador Unitariano, como Jesus e os apóstolos, ovo-lacto-vegetariano há quase 50 anos,….e, portanto, passando a conhecer muitas informações sobre a IASD, que ela não ensina: http://www.arquivoxiasd.com,….
      Sobre a irmã White, a quem sempre apreciei, fui decepcionado, ao saber de como ela agiu ou a iasd a fez agir: ” Ellen G. White pediu aos outros que iriam citar os seus escritos que fizessem menção dela como autora. Em 30 de janeiro de 1905, David Paulson solicitou a Ellen G. White que permitisse a utilização de seus artigos para a sua revista mensal The Life-boat. Willie White, filho de Ellen G. White, respondeu assim a solicitação em 15 de fevereiro de 1905: “Minha mãe me pediu que diga ao sr. que pode sentir-se livre de selecionar de seus escritos artigos curtos para a ‘The Life-boat’. Você pode fazer resumos destes artigos curtos e de escritos similares, dando o devido crédito em cada caso.” (D. M. C., Life of Ellen G. White, cap. 10). Diante disso é estranha a tentativa de defender Ellen G. White feita por Robinson, de que “ela atuava sem conhecimento dos padrões literários que consideravam o uso dos escritos alheios como condenável ou desleal.” (White and Robinson, “Brief Statements,” p. 18).<—MUITO ESTRANHO ISSO, NÃO? E PARA ALGUÉM QUE COPIAVA LIVROS INTEIROS DOS OUTROS E NÃO CITAVA A FONTE, RAZÃO PORQUE OPORTUNIZOU PROCESSOS JUDICIAIS.
      VEJA EM https://aodeusunico.com.br/ellen-g-white-e-o-plagio-p-hottman/.
      Em conclusão, respeito e tenho em minha estante dezenas de livros da irmã EGW, entretanto, não podemos esquecer os fatos que oportunizaram uma investigação feita pela IASD, por um PhD de sua confiança e revelou, após 8 anos de trabalhos de uma equipe sua e que custou meio milhão de dólares pagos por nós membros (na época ainda era membro e pagava 20% dos meus vencimentos brutos em dízimos e pactos, além de dedicar toda minha vida à obra, pagando altíssimo para trabalhar) https://pt.wikipedia.org/wiki/Veltman_Report "Ao que parece, o Dr. Veltman não crê na inspiração profética de Ellen G. White. Mas no prefácio do livro em questão, "Ellen White diz ter sido inspirada por Deus vendo as cenas de dor e sofrimento de Jesus na cruz do calvário." Entre o que foi copiado do romance de ficção, de uma jovem que escrevia cartas para seu pai (um rico comerciante no Egito), descrevendo as cenas do sacrifício de Cristo, e a visão que Deus teria mostrado as cenas do Golgota à Ellen White, surge uma cruel dúvida! "Eu tenho que admitir para começar, que no meu julgamento esse é o mais sério problema para enfrentar com referência à dependência literária de Ellen White. Isso atinge o coração da sua honestidade, sua integridade e portanto da sua honradez." Foram as palavras do PhD Fred Veltman após concluir suas pesquisas."
      NOSSA ÚNICA SALVAGUARDA É CRISTO, JOÃO 14:6, NÃO QUALQUER DENOMINAÇÃO RELIGIOSA OFICIALMENTE ESTABELECIDA.
      Como citou o ex-pastor asd, Osvair Munhoz, expulso da iasd por não acreditar nas mudanças de doutrina que a mesma fez nos últimos anos: “Deus possui uma igreja. Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos. Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mat. 18:20) Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma igreja.” E.G. White. Manuscript Releases, 17, p. 81,82. https://aodeusunico.com.br/pastor-da-iasd-e-excluido-por-discordar-das-mudancas-do-adventismo/

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »