SEM DENOMINACIONALISMO

Mas que lhe é agradável àquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:35

A experiência do evangelho sendo compartilhado, também, com os gentios é, sem duvidas, uma demonstração maravilhosa, que, de forma extraordinária, ensinou aos discípulos que Deus não faz acepção de pessoas.

A lição que os cristãos primitivos aprenderam é a mesma que nós, unitarianos dos dias atuais, necessitamos, urgentemente, aprender, isto é: o povo de Deus não está restrito simplesmente a ex-adventistas, ou que a nossa fé deverá ser “engessada” aos moldes do pioneirismo da IASD, e o que diferir disto seja anátema!

Logo as pessoas que vierem a crer na doutrina do Deus único não terão que obrigatoriamente adotarem todos os pontos doutrinários que os ex-ASD, ou os pioneiros aprenderam em sua antiga denominação (Sábado, mortalidade da alma, juízo divino etc.), sob pena de que nem possamos dialogar com elas!.

Com esta declaração não estamos de forma alguma ab-rogando a crença nestes pontos fundamentais do ensino bíblico, mas o que pretendemos realçar é que naqueles dias o que importava para Deus não era simplesmente a descendência abraamíca, ou o zelo nas práticas do cerimonialismo judaico, pois o versículo em epígrafe não afirma que nenhuma destas coisas era o que agradava a Deus, mas o que sinceramente “o teme e faz o que é justo”.

Certa vez, ao advogar a necessidade de mais “flexibilidade” no acolhimento de pessoas oriundas de outras denominações cristãs que se mostrassem simpatizantes com a doutrina unitariana, fui acusado de estar promovendo o ecumenismo!

Hoje compreendo que toda a atitude que resulte em unir forças na propagação do conhecimento do verdadeiro e único Deus é, sem duvidas, promover o verdadeiro “ecumenismo” e cooperar com o anseio de nosso mestre “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:16”

Sábado passado (30/03/2013), com muita alegria o nosso grupo recebeu a visita de nossos irmãos do Recife, que também crêem no Deus único, mesmo sendo evangélicos da Assembléia de Deus (Irmão Valdomiro) e da Igreja Batista (Irmão Gilberto).

Desde que tomei conhecimento da existência de um grupo de evangélicos que crêem e ensinam o unitarianismo (http://www.unitarismobiblico.com), percebi que o conhecimento da pessoa de Deus não é exclusividade de nenhuma denominação religiosa, e muito menos que haja uma “porta fechada” para as pessoas que não passaram pela IASD.

Fraternalmente,

Heráclito Fernandes da Mota

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir Site »