O CONCÍLIO VATICANO II E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA – TANTO EM COMUM. POR NEIL C. LIVINGSTON

O CONCÍLIO VATICANO II E OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA – TANTO EM COMUM

POR NEIL C. LIVINGSTON

O CONCÍLIO VATICANO II O CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS E A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Se a unidade pudesse ser assegurada apenas pelo compromisso da verdade e da justiça, então vamos lá ser diferença e até mesmo a guerra. CG, p. 45.

Em 1958, um ano após a publicação do livro “Adventistas do Sétimo Dia responder” Questions on Doctrine, o Papa João XXIII convocou um grande Concílio Ecumênico da Igreja Católica Romana. Este Conselho histórico incluiria protestantes “observadores”. denominacionais. Depois de quatro anos de preparação, o Concílio Vaticano II convocado em Roma, em 11 de outubro de 1962.

“Os participantes com pleno direito de voto foram todos os bispos da Igreja Católica Romana, de ambos os ritos orientais e ocidentais, os superiores gerais de ordens religiosas isentas, e prelados com as suas próprias esferas de competência especiais”, escreveu Richard McBrien. “As igrejas cristãs não-católicas e alianças e leigos católicos organizações foram convidados a enviar observadores. Estes observadores, no entanto, não tinham nem voz nem voto nas deliberações do conselho.” (Richard P. McBrien, “Bibliografia”, Abbott, WA, ed., Os documentos do Concílio Vaticano II, 1966, grifo nosso).

“No início de 1965, o Conselho Mundial de Igrejas nomeou um grupo de trabalho para entrar em diálogo formal sobre assuntos de interesse mútuo e preocupação, com um grupo semelhante ao ser nomeado pelo [Vaticano] Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos.” (Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada de 1995, Art. “Ecumenismo”).

“Quando as principais igrejas dos Estados Unidos, ligando-se em pontos de doutrina que são realizadas por eles em comum, influenciarem o Estado para que imponha seus decretos e lhes apóie as instituições”, alertou Ellen White “, então a América Protestante terá formado uma imagem da hierarquia romana, e a aplicação de penas civis aos dissidentes será o resultado inevitável “. (O Grande Conflito, página 445, grifo nosso).

Posição da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre o Ecumenismo:

“O Comitê da Conferência Geral nunca votou uma declaração oficial a respeito do relacionamento adventista do sétimo dia para o movimento ecumênico, como tal,” assim afirma a Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia. “Um livro foi escrito lidar longamente com o assunto (BB Beach, Ecumenismo, benção ou maldição? Review and Herald, 1974).. ..” (Ibid., Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada de 1995, Art . “Ecumenismo”, ênfase acrescentada).

Em 1973, o mesmo B. B Beach foi co-autor de um livro com Lukas Vischer, Secretário do Conselho Mundial de Igrejas. O título do livro era, TANTO EM COMUM, “Entre o Conselho Mundial de Igrejas e a Igreja Adventista do Sétimo Dia”. (Veja abaixo, “muito em comum”). Esta também foi o mesmo B. B. Beach que em 1977 presenteou pela Igreja Adventista do Sétimo Dia co uma medalha de ouro ao Papa Paulo VI; Veja abaixo, o capítulo # 18, “Os Invasores”). No entanto, tendo em vista esses dois fatos, a liderança SDA contemporânea deixa Beach apresentar a posição da denominação sobre o tema do ecumenismo remetendo o estudante de história com o livro, Ecumenism-Boon ou Bane.

“Assim, enquanto não é exatamente uma posição oficial, há indicações claras sobre o ponto de vista adventista do sétimo dia”, afirma o SDA Encyclopedia, “a atitude de uma pessoa para o ecumenismo será determinada pelo conceito do indivíduo sobre a natureza da igreja. “(ibid., Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada de 1995, Art “Ecumenismo”. grifo nosso).

E o que são essas “indicações claras sobre o ponto de vista adventista do sétimo dia” sobre o ecumenismo? A liderança da Igreja diz de um lado de sua boca que, “a atitude de uma pessoa para o ecumenismo será determinada pelo conceito do indivíduo sobre a natureza da igreja.” Mas, enquanto o indivíduo tem uma opinião sobre o “ecumenismo” e “a natureza da Igreja,” o que é o conceito de liderança da IASD sobre Ecumenismo? A Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia nos dá uma resposta clara a esta questão:

“Adventistas do Sétimo Dia acreditam que todos os cristãos sinceros, de qualquer comunhão, constituem o povo de Deus…”, Afirma a liderança. “Eles lamentam que o seu sentido de missão mundial torna membro no Conselho Nacional e o Conselho Mundial impraticável.” (ibid., Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada de 1995, Art “Ecumenismo”. grifo nosso).

Quando os estados de liderança da Igreja “adventistas do sétimo dia crêem” o que eles realmente querem dizer é que a “liderança sadia” da Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita; “Para eles, isso pode ser apenas a posição do grupo majoritário da liderança sã que está determinado a colocar os freios em qualquer membro que procuram têr opiniões divergentes daquela da liderança responsável da denominação.” (Donald G. Barnhouse, Eternidade, 10/56, grifo nosso). Desde as Conferências Evangélicas de 1955-1956, a liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia tem ansiosamente dito ao mundo o que os adventistas do sétimo dia crêem. De fato, a Igreja publicou, e ofereceu a todos a um custo muito baixo, um livro intitulado, “Crenças fundamentais dos adventistas do sétimo dia”, hoje, 28 Declarações de Crenças Fundamentais.” Mas a divisão – corrente teológica no adventismo – atesta que muitos adventistas não acreditam que a mesma “nova” teologia esteja sendo promovido pela liderança da Igreja.

“Eles [os adventistas do sétimo dia] lamentam que o seu sentido de missão mundial torna membro do Conselho Nacional e do Conselho Mundial impraticável.” (ibid., Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada de 1995, Art “Ecumenismo”. grifo nosso).

Está a liderança da IASD “lamentando” que não pode unir as mãos com Babilônia no “Conselho Nacional e no Conselho Mundial” de Igrejas. Isso, no entanto, não é o “arrependimento” de leigos adventistas fiéis.

“No entanto, [liderança] da SDA procura trabalhar em comunhão com outros cristãos em todos os sentidos que não envolve um compromisso de que eles entendem ser a sua missão como povo.” (ibid.)

Voltando a 1926, muito antes de o ecumenismo estar em voga, o Comitê Executivo da Conferência Geral adotou uma declaração importante que é agora uma parte da Política Geral de Trabalho da Conferencia (075). Esta declaração tem implicações ecumênicas significativas. A preocupação da declaração foi para o campo e as relações com outras sociedades missionárias “missão”. No entanto, a declaração foi agora ampliada para lidar com “organizações religiosas” em geral. Ela afirma que adventistas do sétimo dia “Reconhecemos aquelas agências que exaltam a Cristo diante dos homens, como parte do plano divino para a evangelização do mundo, e.. .Mantenham em homens e mulheres cristãs alta estima em outras comunidades que estão engajados em ganhar almas para Cristo. “Nas relações da Igreja com outras igrejas, “cortesia cristã, franqueza e justiça” devem prevalecer. . ..(ibid., Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada de 1995, Art “Ecumenismo”. grifo nosso).

“De volta a 1926, muito antes de ecumenismo estar em voga, o Comitê Executivo da Conferência Geral adotou uma declaração importante que é agora uma parte integrante da Política de Trabalho da Conferência Geral.” Esta primeira declaração prova que o ecumenismo era a posição da liderança da IASD, não a posição de leigos adventistas. Na verdade, a liderança da Igreja tem inclinado para trás para garantir aos leigos adventistas que a Igreja nunca foi um membro “oficial” do Conselho Mundial de Igrejas Nacional – mas que a Igreja é apenas um “observador” para estes conselhos de Babilônia. Observe que SDA Encyclopedia afirma que, “Esta declaração tem implicações ecumênicas significativas.”

Embora que o que a política Conferência Geral votou em 1926 foi uma declaração de lidar com “outras missões,” liderança contemporânea admite que, “a declaração agora foi ampliada para lidar com` organizações religiosas “em geral”. Grandes avanços ecumênicos foram feitos desde 1955.

“Hoje, o Conselho Mundial de Igrejas tem como objetivo não tanto união organizacional como” reconhecimento mútuo “, os compiladores da SDA Encyclopedia.” O que isto significa é que as diferentes igrejas e denominações dão a reconhecer o batismo de cada um, Comunhão serviço (Eucaristia), e do ministério ordenado. Durante a última década do século XX, um termo-chave é ecumênica Koinonia, ou seja, a comunhão, a comunhão, a cooperação e a parceria solidária. “(Ibid., Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Art.” Ecumenismo “, ênfase acrescentada).

As igrejas e denominações de Babilonia “dão a reconhecer o batismo de cada um, serviço de comunhão (Eucaristia).” Então essa é a razão pela qual um cardeal da Igreja Católica Romana presidindo um fim de semana Ecumênico intitulado “Batismo, Comunhão e Eucaristia” no Union College, Nebraska, da igreja Adventista do Sétimo Dia.

Batismo será o tema das raízes e ramos de Convocação, de quinta a domingo em [Adventista do Sétimo Dia] Union College [Nebraska], patrocinado pelo Inter Ministérios de Nebraska.

Entre os palestrantes estão o cardeal William Keeler, arcebispo de Baltimore e presidente da Conferência Nacional dos Bispos Católicos; o reverendo Michael Kinnamon, reitor do Seminário Teológico de Lexington, em Kentucky; o Rev. Gayle Felton da Duke University Divinity School; e Brigalia Bam, secretário-geral do Conselho Sul-Africano de Igrejas.

 

O evento é o primeiro na série de convocações anuais para leigos e clero de três anos, disse Daniel Davis, secretário-executivo do Ministério Intereclesiástica de Nebraska.

 

Mais de 200 pessoas de todo Nebraska e em todo o país são esperadas para participar das Convocações em 1996 e 1997 que vai se concentrar em comunhão e ministério. “Junto com o batismo, eles representam as três questões ecumênicas chave que enfrentam os esforços de cooperação e unidade da igreja em todo o mundo”, disse Davis.

 

A convocação é uma oportunidade para as pessoas “para se unirem e comemorarem juntos, adorarem juntos, conversarem, desfrutarem juntos”, disse ele. “Tanto quanto sabemos esta é a primeira vez em qualquer lugar esse tipo de coisa tem sido feita.. ..”

 

Edward Cardeal Cassidy, presidente do Conselho Pontifício do Vaticano para a Unidade dos Cristãos, estava programado para participar, mas no último minuto foi enviado pelo papa para a Roménia. Monsenhor John Radano, um membro da equipe do Pontifício Conselho, vai participar como seu representante.

 

Um culto às 7 horas, no Colégio Vista da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 3015 S. 49 St., com [o Cardeal] Keeler falando em “Batismo ea Comunidade” é aberto ao público. . ..

 

Lincoln Journal Star, Sábado, 21 de outubro de 1995. (grifo nosso).

 

“Comunhão e ministério,` Junto com o batismo, eles representam as três questões ecumênicas chave enfrentam os esforços de cooperação e unidade da igreja em todo o mundo “, o Lincoln Journal Star relatou.

 

“A convocação é uma oportunidade para as pessoas` para se reunir e comemorar juntos, adorar juntos, conversar, desfrutar juntos. “” O que os pioneiros Adventistas dizer sobre adorando juntos, conversando, curtindo juntos, e, oh, sim, “celebrando” juntos [há essa palavra de novo] com as Igrejas caídas de Babilônia?

 

Aqui está um homem, por exemplo, que não concorda com a gente sobre o assunto da segunda vinda de Cristo. Ele acredita que somos totalmente equivocados em relação a esta grande verdade. Podemos sentir a união com um homem, e levá-lo para o nosso companheirismo e comunhão? Não podemos. Nós podemos, mas sinto que ele fecha os olhos a algumas das mais claras luzes das Escrituras, e se recusa parecer favorável a seu testemunho mais inequívoco. Não podemos, portanto, estender-lhe a mão da comunhão cristã. Só para com o sábado. Podemos ter comunhão com o homem que o viola? Não podemos. Em um ponto vital relacionada com o ensino da palavra de Deus, que estão em causa; e a união que de outra forma existe entre nós, é claro destruída. Assim, com os temas de batismo, o sono dos mortos, a destruição dos ímpios, etc. Onde não houver acordo em teoria, pode haver, no sentido cristão, não há uma verdadeira comunhão de coração e de comunhão de sentimentos.

 

James White, “Cinquenta argumentos irrespondíveis”, Review and Herald, 14 de janeiro de 1861. (grifo nosso).

 

Observe que James White informa que, “Nós podemos, mas sinto que ele [cristãos de outras igrejas] fecha os olhos a algumas das mais claras luzes das Escrituras, e se recusa parecer favorável a seu testemunho mais inequívoco.” James White afirmou ainda que: “Onde não há acordo em teoria, pode haver, no sentido cristão, não há uma verdadeira comunhão de coração e de comunhão de sentimentos.” Será que os pioneiros Adventistas acreditavam em ecumenismo? Eles definitivamente não!

 

“Tanto quanto sabemos esta é a primeira vez em qualquer lugar que esse tipo de coisa tem sido feito”, relatou o Lincoln Journal Star. É triste dizer que a liderança adventista do sétimo dia apóstata que desculpado “pela primeira vez em qualquer lugar esse tipo de coisa tem sido feito.”

 

Igreja Adventista  do Sétimo Dia – Resposta ao Concílio Vaticano II

 

Arthur S. Maxwell, então editor da revista Signs of the Times, deu um testemunho ocular sobre o Concílio Vaticano II em um sermão dado na Igreja da Universidade de Loma Linda, Califórnia. O título de seu sermão, “A mão estendida”, revela o tom de sua mensagem. Em seu discurso Maxwell divulgou os nomes dos principais adventistas do sétimo dia que tinham participado do Concílio Vaticano II. Este relatório oral é tão estranho para a posição pioneira adventista do sétimo dia sobre o papado e Ecumenismo que as declarações surpreendentes de Maxwell devem ser apresentadas com comentários.

 

Primeiro parágrafo do relatório de Maxwell sobre o Concílio Vaticano II

 

Primeiro, o uso de bem-vindas. Você vê, eu estive lá várias vezes, ou seja, a Roma. Sempre uma espécie de frieza lá, mas não mais, não mais! E era evidente em muitas maneiras. Por exemplo, na doação dessa imprensa passa, irmão Loewen estava lá desde a liberdade religiosa, o irmão Cottrell da Review and Herald, irmão Beach estava lá, do norte da Europa, e eu estava lá da Signs, e desde que você tinha uma boa razão para pedir um passe, você conseguiu. Se você fosse um editor ou um correspondente de um jornal real, eles deram o passe, e deram-nos a pessoas de todas as fés. Aqui, quatro adventistas têm esses passes. Achei que você gostaria de ver o meu. É o único documento que eu tenho que tem as chaves cruzadas e da tríplice coroa sobre ele. Eu tenho que ter cuidado quando eu mostrar isso. Eu não quero que ninguém pense que eu estou indo para a Igreja de Roma. Mas é muito pouco agradável a passagem, e foi muito valioso. Esta pequena passagem me leva em qualquer lugar que eu queria ir na hora do conselho.

Arthur S. Maxwell, Editor, Signs of the Times, “A mão estendida,” Um sermão.

Relatório, apresentadado na Universidade de Loma Linda da Igreja Adventista do sétimo dia, Loma Linda, Califórnia. (grifo nosso).

Comentários sobre o primeiro parágrafo do relatório de Maxwell

Incrível! Esta declaração é preenchida com tantos detalhes surpreendentes que é quase impossível decidir por onde começar o comentário. Por um lado, um pioneiro adventista do sétimo dia seria chocado com a informação divulgada só neste um parágrafo. Por exemplo, na primeira frase Maxwell afirmou que eles receberam “a simpatia do acolhimento.” E na segunda frase, ele admitiu: “Eu estive lá várias vezes, isto é, em Roma.” Por quê? Por que o editor do The Signs of the Times foi a Roma “várias vezes?” O Vaticano é a sede do Anticristo, a Besta do Apocalipse 13! Em seguida, Maxwell afirmou que Roma os tinha sempre recebido com frieza. Palavras de Maxwell “, uma espécie de frieza.” Em seguida, ele acrescenta com prazer “, mas não mais, não mais!” Caso não os adventistas “observadores” do sétimo dia foram alarmados com a mudança em sua recepção pelo papado? Não o próprio Espírito de Profecia adverte que, “Houve uma mudança, mas a mudança não é no papado.” (O Grande Conflito, página 571, grifo nosso).

 

“O catolicismo na verdade se assemelha muito ao protestantismo que hoje existe”, escreveu Ellen White, “porque o protestantismo tem tão grandemente degenerado desde os dias dos reformadores”. (ibid., GC, p. 571, grifo nosso). Já nos adventistas do sétimo dia também “degeneraram”, a ponto de nós também estarmos se tornando como a Igreja de Roma? Hoje pode-se reformular a declaração de Ellen White para ler, “O catolicismo na verdade se assemelha muito ao adventismo que agora existe, pois o adventismo tem tão grandemente degenerado desde os dias dos pioneiros.”

A Igreja de Roma apresenta hoje uma frente justa para o mundo, cobrindo de justificações o registro de suas horríveis crueldades. Ela se revestiu de vestes semelhantes às de Cristo; mas ela não é alterada. Cada princípio do papado que existia em épocas passadas existe hoje. As doutrinas inventadas nas tenebrosas eras ainda são mantidas. Que ninguém se engane. O papado que os protestantes hoje se acham tão prontos para honrar é o mesmo que governou o mundo nos dias da Reforma, quando homens de Deus se levantavam, com perigo de suas vidas, para expor a sua iniquidade. Possui o mesmo orgulho e arrogante pressuposto com que dominavam sobre reis e príncipes, e reclamaram as prerrogativas de Deus. Seu espírito não menos cruel e despótico é hoje do que quando arruinou a liberdade humana e matou os santos do Altíssimo.

 

ibid., Ellen G. White, O Grande Conflito, página 571. (grifo nosso).

 

Então Maxwell divulgou os nomes dos adventistas que participaram do Concílio Vaticano II e admitiu que ele participou como representante do Signs of the Times, a primeira revista ministerial Adventista do 7º. Dia  de divulgação. Como editor, lhe foi dado um passe oficial ao Concílio Vaticano II, mas admitiu que “os deram a pessoas de todas as crenças.” Este fato por si só deveria ter alarmado Maxwell. Obviamente isso não aconteceu.

Maxwell, em seguida, descreveu a insignia no passe, que deveria ter imediatamente alarmado até mesmo a ressonância de Laodicéia. A insígnia no passe “tem as chaves cruzadas e a tríplice coroa sobre ele.” As chaves, os católicos romanos acreditam, representam as “chaves do reino” proferidas pelo apóstolo Pedro para a sucessão de papas como chefe da Igreja. E todos nós sabemos que a tríplice coroa representa – que o Papa é o rei do céu, da terra e das regiões inferiores.

 

“Que ninguém vos engane, por qualquer meio, para esse dia [o dia do Senhor] não virá, sem que antes venha a apostasia, e que o homem do pecado será revelado”, o apóstolo Paulo alertou. “Que se opõe e se exalta acima de tudo que se chama Deus ou é objeto de adoração, de modo que ele, como Deus se assenta no santuário de Deus, ostentando-se ser ele Deus.” (2 Tessalonicenses 2: 3, 4, grifo nosso).

 

“Eu tenho que ter cuidado quando eu mostrar isso”, Maxwell, brincando, admitiu. “Eu não quero que ninguém pense que eu estou indo para a Igreja de Roma.”

 

Note-se que Maxwell admitiu que as contradições eram tão fortes que alguém poderia pensar que ele e os outros “observadores” adventistas estavam “indo para a Igreja de Roma.” Isto é como Samuele Bacchiocchi, em suas palestras anteriores, vestindo a capa escarlate e um vestido da Ordem dos Jesuítas e, brincando, perguntando a sua audiência, “Você já viu um Adventista do Sétimo Dia jesuíta?” E, em seguida, cerca de dez anos mais tarde, lamentando: “Você sabe, eu fui acusado de ser um jesuíta! ”

 

Parágrafo Segundo do Relatório de Maxwell sobre o Concílio Vaticano II

 

Em seguida, um outro aspecto da simpatia, da maneira que eles organizaram para a imprensa do mundo a ter os melhores lugares na cerimônia de abertura. Sentei-me para mais perto do Papa do que qualquer um dos cardeais. Eu tinha apenas 40 pés longe dele por três ou quatro horas, e eu tive a visão mais nítida, tão claro como alguns de vocês a 40 pés de distância. A razão que eu sei que ele estava com quarenta pés de distância, eu pisei fora após o culto terminar, porque eu pensei: “Ninguém nunca vai acreditar em mim, que eu me sentei tão perto de Sua Santidade.” Mas eu tinha uma vista maravilhosa, e eu tive algumas vistas em close-up mais fascinantes que eu não vou te dizer agora, mas eu gostaria de dizer que alguns de vocês de modo privado de alguns muito, muito interessantes pequenos detalhes humanos, o que você vê somente quando você está muito próximo de.

 

ibid., Arthur S. Maxwell, Editor, Signs of the Times, “A mão estendida,” Um Relatório Sermão, dada no sétimo dia da Universidade de Loma Linda Igreja Adventista, Loma Linda, Califórnia. (grifo nosso).

 

Comentários sobre o Parágrafo Segundo do relatório do Maxwell

 

“Sentei-me mais perto do Papa do que qualquer um dos cardeais”, Maxwell se vangloriou. Alguém poderia pensar a partir dessa declaração que Maxwell estava olhando sobre o Papa, como ele é visto com reverência por membros da Igreja Romana.

 

“O Papa não é um mero homem, mas como se fosse Deus e vigário de Deus.”

 

“O Papa não é apenas o vigário de Cristo, ele é Jesus Cristo, oculto sob o véu de carne.”

 

“Ninguém nunca vai acreditar em mim”, afirmou Maxwell, no temor do Anticristo sentado em seu trono a não mais de 40 pés de distância, “que eu me sentei tão longo, tão perto de Sua Santidade.”

 

Como no mundo poderia um alto funcionário da Igreja Adventista do Sétimo Dia chamar o homem do pecado, “Sua Santidade?” Pioneiros adventistas do sétimo dia ficariam espantados se soubessem que um adventista refere-se ao Anticristo como “Sua Santidade”. É surpreendente descobrir que Maxwell e outros adventistas “observadores” do sétimo dia foram enganados, assim como, na verdade, assim como outros “observadores” protestantes pela bajulação e astúcia da Igreja Católica Romana. Qual seria a resposta de Ellen White e de outros pioneiros Adventistas se ouvisse, “Sentei-me mais perto do Papa do que qualquer um dos cardeais.”

 

O papado é exatamente o que a profecia declarou que ele seria, a apostasia dos últimos tempos. [2 Tessalonicenses 2: 3, 4]. É uma parte de sua política assumir o caráter que melhor cumpra o seu propósito; mas sob a aparência variável do camaleão ela esconde o invariável veneno da serpente. “A fé não deve ser mantida com os hereges, nem com pessoas suspeitas de heresia.” (Lenfant, o volume 1, página 516). Ela [sobre o Papado] declara. Deve esse poder, cujo registro por mil anos é escrito com o sangue dos santos, ser hoje reconhecido como parte da igreja de Cristo?

 

Ellen G. White, O Grande Conflito, página 571. (grifo nosso).

 

Parágrafo Terceiro do Relatório de Maxwell sobre o Vaticano II

 

Em seguida, um outro aspecto desse novo uso, foi o discurso de abertura do papa. Eu tenho-o comigo. Eu não vou lê-lo, pois levou um longo tempo, mas foi um belo discurso. Este foi na abertura da última sessão. Você sabe o que seu tema era? Amor. Cito um parágrafo:. . ..

 

ibid., Arthur S. Maxwell, Editor, Signs of the Times, “A mão estendida,” Um Relatório do Sermão, apresentado na Universidade de Loma Linda da Igreja Adventista no sétimo dia de Loma Linda, Califórnia. (grifo nosso) ..

 

Comentários sobre o terceiro parágrafo do Relatório de Maxwell

 

Maxwell não só estava hipnotizado pelo grande show de esplendor no Concílio Vaticano II, sentado tão perto de “Sua Santidade”, mas ele também foi enganado pelas palavras do Anticristo! “E proferirá palavras contra o Altíssimo.” (Daniel 7:25). Falando do discurso do Papa na abertura da sessão final, Maxwell, comentou que “foi um belo discurso.” Então Maxwell perguntou e respondeu à sua própria pergunta: “Você sabe o que seu tema era? Amor.”

 

“Seu espírito não é menos cruel e despótico hoje do que quando arruinou a liberdade humana e matou os santos do Altíssimo”, Ellen White responde. (GC, p. 571).

 

Amor e bonito, ou, cruel e despótico? Quem está certo, amigo, o Papa, os “observadores” adventistas ou Ellen White, que escreveu sob a inspiração do Espírito Santo? Quem é que vai acreditar? Que a liderança ASD, até o ano de 1962, assim degeneraria em sua atitude para com Roma é tão incompreensível, tão incompreensível, tão incoerente, tão desconcertante e confuso, de modo incompreensível, que é impossível encontrar palavras no idioma Inglês para descrever o espanto de qualquer adventista do sétimo dia bem acordado que ama as mensagens dos três anjos.

 

Tanto em comum

 

Devido à influência Ecumênica no Concílio Vaticano II, o contemporâneo da Igreja Adventista do Sétimo Dia tem se envolvido com o Conselho Mundial de Igrejas, e mais tarde à Igreja Católica Romana. Se não houvessem outras provas para apresentar do que a narrativa documentada abaixo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia contemporânea estaria condenada nos tribunais do céu. No entanto, infelizmente, há muitos, muitos mais documentos de registro.

 

Beach Revelando Relatório Eyewitness

 

Embora ele não fosse um editor de um jornal ou revista, de acordo com Maxwell, Bert Beverly Beach participou do Concílio Vaticano II como um “observador”. “Irmão Beach, do norte da Europa, estava lá” (ibid.) Naquela época Beach foi o Presidente da Divisão Européia dos Adventistas do Sétimo Dia. Em 1980, B. B. Beach foi nomeado Secretário de Relações Públicas e Liberdade Religiosa (PARL), e do Departamento de Conferência Geral dos adventistas do sétimo dia, Depto. recém-formado.

 

Em 1973, Bert Beach foi co-autor de um livro com Lukas Vischer, Secretário do Conselho Mundial de Igrejas. O título do livro era, tanto em comum, o subtítulo, “Entre o Conselho Mundial de Igrejas e a Igreja Adventista do Sétimo Dia”. O livro foi publicado pelo Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra, na Suíça, em 1973. (Nota: – Uma cópia muito em comum pode ser obtido a partir de: Adventista Fundação de Leigos, PO Box 69, Ozone, AR 72854). O título do livro só conta a história “, tanto em comum, entre o a IASD e o Conselho Mundial de Igrejas.” O que adventistas do sétimo dia têm em comum com o Conselho Mundial de Igrejas? Como adventistas nunca vieram ao lugar onde eles achavam que tinham algo em comum com a grande assembléia das igrejas de Babilônia, as filhas prostitutas de Roma? Em seu livro Beach divulgou que a cooperação entre o a IASD e o Conselho Mundial de Igrejas realmente começou no Concílio Vaticano II.

 

“Em vista do fato de que as conversas informais entre o Conselho Mundial de Igrejas e a Igreja Adventista do Sétimo Dia têm sido realizadas de forma regular há mais de quatro anos”, escreveu Bert B. Beach, em 1973, “não é apropriado considerar a importância destes contatos e fazer um balanço do que foi feito até agora. “(Bert B. Beach, tanto em comum, página 98).

 

Por mais estranho que possa parecer, essas consultas anuais são subproduto do Concílio Vaticano II uma indireta. De fato, enquanto em Roma, em conexão com o Concílio Vaticano um membro da equipe do CMI e um representante adventista chegaram à conclusão de que uma reunião informal de um pequeno grupo de adventistas do sétimo dia com um número igual de representantes do Conselho Mundial de Igrejas faria cumprir um propósito útil – adventistas sendo insuficientemente informados sobre o Conselho Mundial de Igrejas, e os funcionários da igreja e líderes do CMI fazendo igualmente na necessidade de conhecimentos adicionais e mais abrangente a respeito da IASD.

 

Bert B. Beach, Tanto em comum, página 98. (grifo nosso).

 

Vamos tomar nota dos três pontos mais importantes desta declaração reveladora de Bert B. Beach.

 

(1) A admissão de Beach de que o evento era estranho. “Por mais estranho que possa parecer”, escreve ele. Era estranho que quatro Adventistas do Sétimo Dia “representantes” que se dirigem ao grande Concílio Ecumênico Vaticano II, à Igreja Católica Romana.

 

(2) Os dois homens, o representante oficial adventista do sétimo dia, e o do Conselho Mundial de Igrejas membros da equipe, decidiram que “iriam cumprir um propósito útil” para os adventistas do sétimo dia e o Conselho Mundial de Igrejas para atender.

 

(3) “Estes Consultas anuais [entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e do CMI] são subproduto do Concílio Vaticano II uma indireta. As consultas foram trazidas pelo espírito do grande Concílio Vaticano II da Igreja Católica Romana!

 

A primeira reunião foi realizada em 1965, os participantes sendo selecionados pelos dois organizadores. Assim, as conversas tiveram início em uma base completamente informal e foram realizadas sob a responsabilidade exclusiva dos participantes. As reuniões subsequentes tornaram-se um pouco mais formais, no sentido de que os organismos que empregam dos participantes da IASD terem autorizado e financiado a sua presença e os comitês executivos das três Divisões adventistas envolvidos deram a sua bênção, facilitando a seleção dos representantes; Conselho Mundial de Igrejas tem custeado as despesas do seu grupo. A Conferência Geral dos adventistas do sétimo dia foi mantida informada sobre as reuniões, embora não tomou parte ativa direto nas consultas, exceto por meio de suas três filiais da divisão da Europa. De 24-26 de novembro de 1969, Consulta foi a quinta na série.

 

Bert B. Beach, tanto em comum, página 98. (grifo nosso).

 

Há sete pontos mais importantes revelados neste comunicado escrito por Bert Beach. Vamos examinar cuidadosamente cada uma delas.

 

(1) Os participantes foram “selecionados pelos dois organizadores”. O representante oficial adventista do sétimo dia, e o Conselho Mundial de Igrejas membros da equipe “selecionados” os homens que iriam participar nas primeiras consultas quem foi o primeiro representante adventista “selecionado” pelos dois organizadores? Ninguém sabe.

 

(2) “As reuniões subsequentes tornaram-se um pouco mais formais.” Isso só pode significar que a liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi se tornando mais envolvida nas “consultas”.

 

(3) “Os corpos que empregam dos participantes da IASD ter autorizado e financiado a sua presença.” A IASD “autorizou e financiou a sua presença.” Será que a liderança da IASD usou dízimo ou do livre-arbítrio, oferecendo recursos para financiar as reuniões com as igrejas de Babilônia? Para usar qualquer um dos recursos que foram contribuídos para a pregação da mensagem do terceiro anjo, para consultar as igrejas caídas de Babilônia é realmente uma grave traição da confiança.

 

(4) “E os comitês executivos das três divisões adventistas envolvidos deram a sua bênção, facilitando a seleção dos representantes da IASD.” Após as consultas entre a IASD e WCC “tornou-se um pouco mais formal,” o homem que foi escolhido como o representante da IASD foi o Dr. Earle Hilgert, Professor de Teologia na Universidade Andrews. Desde que o Dr. Hilgert deixou a Igreja Adventista do Sétimo Dia para se tornar um presbiteriano, e tomou uma posição em uma Faculdade Presbiteriana em Chicago, Illinois, Dr. Raoul Dederen, Professor de Teologia na Universidade Andrews foi escolhido para suceder Dr. Hilgert como representante da IASD.

 

(5) “A Conferência Geral dos adventistas do sétimo dia foi mantida informada sobre as reuniões.” A Conferência Geral sabia sobre as reuniões e as aceitou sem protestar. Por não protestar as consultas com o Conselho Mundial de Igrejas, a Conferência Geral foi e está a colocar a sua aprovação sobre as consultas.

 

(6) “A Conferência Geral.. .Não tem tomado nenhuma parte ativa direta nas consultas, exceto por meio de suas três filiais de Divisão da Europa.” Um dos ramos da Divisão europeia “oficiais” não era outro senão Bert B. O próprio Beach. Por que tanto envolvimento das Conferências da Divisão Europeia em consultas entre IASD e o CMI? Porque, a partir de sua própria admissão, Bert B. Beach como Presidente da Divisão Europa do Norte participaram do Concílio Vaticano II como um “observador / representante”. Para verificar essa acusação, Beach, mais tarde co-autor, com o Secretário do WCC, o livro tanto em comum, “Entre a IASD e o Conselho Mundial de Igrejas.” Beach também serviria mais tarde como o secretário das Famílias Mundiais Confessionais, o ramo teológico do Conselho Mundial de Igrejas. Enquanto servia como secretário do WCF, Beach representaria a Igreja Adventista do Sétimo Dia em símbolo em um medalhão de ouro ao Papa Paulo VI. (Veja, WD Eva, Adventist Review, “Book, Medalhão Apresentado ao Papa”, 11 de agosto de 1977, (847), página 23).

 

(7) “24-26 de novembro de 1969, Consulta foi o quinto na série.” Quantas “consultas” tem havido entre a IASD e o CMI desde 1969 é uma pergunta interessante?

 

A Nova Face do ecumenismo

 

“Parece que o movimento ecumênico organizado chegou a um auge de entusiasmo e de influência no final dos anos sessenta, no rescaldo do Concílio Vaticano II”, diz Encyclopedia da IASD. “Desde então, o CMI tem ido para um período de marasmo ecumênico e até mesmo diminuir.” (Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada, Art. “Ecumenismo”, ênfase acrescentada).

 

“Muito da atividade ecumênica agora ocorre fora do CMI em nível local, na forma da juventude interdenominacional desestruturada e leigos de grupos de estudos bíblicos e de oração, bolsas de estudo e esforços de serviço à comunidade.” (ibid., Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia, Segunda Edição Revisada Art. “O ecumenismo.” (grifo nosso).

 

Vemos essa nova face do movimento ecumênico predominante no adventismo contemporâneo em cada uma dessas fases de compromisso. Vemos isso nas mais vibrantes “Celebration” cultos de adoração, voltados para a juventude. Vemos isso na literatura de divulgação no evangelismo aguado da denominação contemporânea. Vemos o ecumenismo em “empreendimentos de serviços à comunidade.” Esta foi a razão dada para a fusão dos hospitais adventistas em Colorado com o sistema católico romano “procedências”. (Veja, Judith Graham, equipe escritor do negócio “, procedências-adventistas, podem se tornar Partners,” The Denver Post, 13 de janeiro de 1995,

 

Vemos o novo rosto do ecumenismo em intereclesiais “bolsas de estudo”. Em algumas igrejas, ainda realizadas “interdenominacionalmente” festas do Super “Bowl”. Vemos o ecumenismo em “Estudo bíblico de leigos e oração em grupos.” Novamente citando James White:

“Em um ponto vital relacionado com o ensino da palavra de Deus, que está em causa;… E da união que, caso contrário existe entre nós, é claro está destruída, …” escreveu James White em relação ao nosso relacionamento com outras denominações. “Onde não há acordo em teoria, pode haver, no sentido cristão, não há uma verdadeira comunhão de coração e de comunhão de sentimentos.” (James White, “Cinquenta argumentos irrespondíveis”, Review and Herald, 14 de janeiro de 1861, ênfase acrescentada). (Veja acima a declaração completa no contexto).

 

As Casas Ecumênicas de Esperança

 

Garrie Williams, quando Secretário da Conferência Ministerial de Oregon, desenvolveu um sistema de estudos bíblicos domiciliares intitulado Esperança nos larees. O “ecumênico” Serendipity Novo Testamento para Grupos de Trabalho (NIV) foi o livro didático para as aulas. Basta examinar a ajuda marginal desta publicação para ver que ele é uma das ferramentas heréticas mais sutis da “nova” teologia, tão prevalente em todo o adventismo contemporâneo. A liderança da Conferência Oregon considerou as lições de um grande sucesso. A divisão norte-americana da IASD convidou Garrie Williams para ensinar este método de  estudo bíblico “Casas da Esperança” em toda a Divisão Norte-Americana. (Ver “As pessoas em Transição,” North Union Pacific Gleaner, 04 de março de 1991, página 21).

 

Traição da Mensagem do Segundo Anjo

 

Podemos concluir em nosso estudo da história do Ecumenismo na IASD que a Igreja ainda está ensinando a mensagem do segundo anjo? Não, não podemos. Está o fiel da Igreja cumprindo sua comissão de chamar as pessoas para fora de Babilônia, para fora das igrejas que guardam o domingo? Mais uma vez temos de responder, infelizmente, não. O contemporâneo da IASD agora reconhece as igrejas da Babilônia moderna como irmãs cristãs e, como tal, “Reconhecemos todas as agências que exaltam a Cristo antes que o homem, como parte do plano divino para a evangelização do mundo, e temos em alta estima os homens e mulheres cristãos de outras comunidades que estão engajados em ganhar almas para Cristo. “(General Comitê Executivo da Conferência, 1926, grifo nosso) .. (Veja acima,

 

A liderança adventista contemporânea já aceitou a tradução errada da Bíblia, do Conselho Nacional de Igrejas e aprovada pelo Papado. (“Nova” Versão Internacional). Eles aceitaram o falso Cristo da Babilônia moderna – o falso ensino de que Cristo possuía a natureza humana que Adão possuía no Jardim do Éden antes da queda. A liderança ASD rejeitou a “expiação final” no céu e substituiu-o com a expiação concluída e final sobre a cruz. Sim, a IASD está agora ensinando a maioria das falsas doutrinas de Babilônia moderna. Com uma falsa Bíblia na mão, inspirada pelos jesuítas de Roma, a “nova” teologia de um falso Cristo e uma falsa expiação é imposta como Creed, na forma de um manual oficial da Igreja.

 

“Não pode haver unidade entre a verdade e o erro”, alertou Ellen White. “Podemos nos unir com aqueles que foram levados para o engano somente quando eles são convertidos.” (Olhando para o alto, página 88, grifo nosso).

 

Convertidos para a Verdade

 

Chegou o momento em que as coisas devem ser chamadas pelos seus nomes corretos. A verdade vai triunfar gloriosamente, e aqueles que têm sido levados entre dois pensamentos devem tomar sua posição decididamente a favor ou contra a lei de Deus. Alguns vão estar com teorias que interpretam mal a Palavra de Deus, e minar o fundamento da verdade que tem sido firmemente estabelecida, ponto por ponto, e selada pelo poder do Espírito Santo. As antigas verdades são para ser revividas, a fim de que as falsas teorias que foram trazidos pelo inimigo possam ser inteligentemente rejeitadas. Não pode haver unidade entre a verdade e o erro. Podemos nos unir com aqueles que foram levados para o engano somente quando eles são convertidos.

 

ibid., Ellen G. White, Olhando para o alto, página 88. (grifo nosso).

 

Se Ellen White estivesse viva hoje, o que ela teria a dizer sobre quatro “Representantes adventistas” participarem do Concílio Ecumênico Vaticano II, em Roma, dirigido pelo Papa João XXIII e Paulo VI? O que ela disse sobre o fato de que a liderança adventista foi influenciada “, como resultado direto do Concílio Vaticano II” para estabelecer consultas com o Conselho Mundial de Igrejas?

“Agora e sempre devemos permanecer como um povo distinto e peculiar,” Ellen White responde: “livre de  toda a política mundana, desembaraçados da confederação com aqueles que não têm sabedoria e discernir as reivindicações de Deus, tão claramente definidas na sua lei. ”

 

(Battle Creek Letters, página 52, grifo nosso).

FONTE: http://omega77.tripod.com/NeilChap15.htm

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