IGREJA NÃO É EMPRESA (Pelo menos não deveria ser como estamos vendo por toda parte)

igreja empresa
No esforço de alcançar multidões a igreja moderna saqueou os egípcios e fizeram para si bezerros de ouro dos despojos. As táticas de marketing e as técnicas de negócio entraram para valer no planejamento das igrejas levando-as a perder o foco do mandamento bíblico. Lamentavelmente, os evangélicos são considerados um mercado para quem se pode vender produtos e serviços. E tudo isso porque os evangélicos assumem e gostam de ser tratados como mercado, como clientes. Muitos líderes pensam em igreja como pensam em supermercados. As mega-igrejas-empresas se tornaram semelhantes a McDonalds, Burger king, Habib´s, mercadejando serviços como estilo de música, berçários, clube de esportes, departamento de danças e coreografias, departamento de psicoterapia, conforto ambiental com poltronas, ar-condicionado, piso de granito, tapete persa e estacionamento garantido. Nesse contexto, a doutrina é substituída por histórias, o emocionalismo tornou-se o aspecto mais significante dentro da igreja, o evangelho se tornou trivial e perdeu sua profundidade, a fé virou uma atividade recreacional e a performance do pregador se tornou mais importante do que aquilo que é ensinado. Observa-se agora que o líder entra na igreja com uma pasta de executivo e não mais com a Bíblia. As igrejas-empresas em vez de expor a verdade bíblica e corrigir a vida de uma geração mergulhada no pecado têm escolhido descer na correnteza e dar aos ouvintes o que eles querem. Na realidade os líderes das igrejas-empresas camuflam a verdade bíblica com palavras religiosas e versos bíblicos, mas quando a camuflagem é removida, é muito difícil distinguir entre o que eles estão oferecendo e o que o mundo secular oferece. Esses líderes são repletos de truques e invenções e, despudoradamente, se adaptam ao nosso mundo pós-moderno, cego e vazio. As igrejas-empresas são a igreja de um discurso morno, sem sal. Diz-se igreja da graça, mas acaba sendo na realidade a igreja da tolerância, do cinismo. Nessas igrejas os mandamentos são tratados como meras sugestões, como filosofia de vida. A característica principal dessas igrejas é a sacerdotização dos púlpitos onde seus pastores vivem e pregam uma estrutura sacerdotal, papal e hierárquica. Suas ordens são arbitrárias e inquestionáveis e sempre acusam de legalista todo e qualquer oponente que ouse importuná-lo. As igrejas-empresas são regidas por um sistema onde o coronelismo e as arbitrariedades se misturam. A premissa de todo programa de marketing é que o consumidor deve ser agradado; ele deve ser mantido feliz; deve ser dado a ele o que ele precisa ou o que ele foi programado para pensar que precisa. Na ótica do marketing a necessidade do consumidor deve ser soberana. O consumidor está sempre com a razão. Essa premissa funciona muito bem para Mcdonalds, Burger King, Habib´s etc. Em se tratando da igreja do Senhor Jesus, a premissa de marketing é contraproducente, pois nem Cristo, nem a Sua verdade, nem o caráter cristão e nem o sentido da vida podem ser negociados. Ser cristão não é ser cliente. É ser discípulo de Cristo e viver para Ele. É ter tomado a cruz e decidido segui-lo. Igreja, como o Senhor Jesus ensinou, é um grupo de pessoas remidas, separadas deste mundo, para representá-lo aqui na terra enquanto Ele não volta. Portanto, igreja não é produto, não é serviço, pois sua função não é agradar nem a uns ou a outros, mas unicamente agradar o seu chefe maior – O Senhor Jesus, o único dono da igreja. Os líderes das igrejas-empresas apresentam Deus como uma fada madrinha que oferece às pessoas segurança, conforto e saúde. Esquecem-se esses lideres que a mensagem da cruz é loucura para aqueles que estão perecendo. Não há como mudar essa verdade. O próprio Evangelho é desagradável, sem atrativo, repulsivo, e alarmante para o mundo. A Palavra de Deus expõe o pecado, condena o orgulho, convence o coração dos ímpios, e demonstra ser a justiça humana desprezível, suja e trapo da imundícia (Is 64:6). É triste ver que igreja virou produto e crente virou cliente. Mais triste ainda é notar que a pregação da cruz vem virando acessório. Não precisamos de igrejas-empresas, não precisamos de aviões, de helicópteros, de pastores-executivos, PRECISAMOS SIM, DE IGREJAS DISPOSTAS A SEREM DESPREZADAS PELO MUNDO POR CAUSA DA CRUZ. A igreja precisa de boa dose de loucura – a loucura de se prender a uma mensagem que o mundo julga ultrapassada. JESUS DISSE: “SEREIS ODIADOS POR TODAS AS NAÇÕES, POR CAUSA DO MEU NOME” (Mat 24:9). “Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos” (Mat 10:25). Não somos ensinados a sacrificar a verdade em favor da paz. Paulo disse: “Ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos anuncie outro evangelho que vá além do que vos tenho pregado, seja anátema” (Gl 1:8). Somos convidados a andar na contracultura, na contramão do que este mundo nos impinge. Nosso caminho é o estreito, não o largo.

Ir. Marcos Pinheiro
FONTE: http://voltemosraizes.blogspot.com.br/2010/06/igreja-nao-e-empresa.html

Um Comentário

  • presbitero robson r pellegrino ( UNITARISTA BIBLICO)

    26 de maio de 2013 at 02:34

    fico triste de ver como os homens criam religiões para manipular outros, com seus conceitos escriturísticos ou dogmas de tradições misturados com as religiões pagãs.
    Que religião hoje é pura …

    Judaismo misturou doutrina caldeia, zoroatrismo,mitaismo e helenisco em seu credo
    islamismo uma salada de hindusimo,judaismo,cristianismo,zoroatrtismo(religião das piores)
    cristianismo Jesus não a fundou e sim simão(o mago) !

    Qual religiao que não quer mnipular com seus erros…
    Fui adventista,adventista da reforma de 14,adventista da promessa, igreja de deus 7 dia(prersbitero),igreja crista biblia adventista(unica que age com liberdade de expressão),mais tambem não muda seus credos errados.sEGUI OS JUDEUS caraitas alem de não aceitarem Jesus, uma mistura de tradições pagãs como o judaismo.
    Por fim fui muçulmano, como estava cego.

    JESUS NÃO FUNDOIU RELIGIÃO FOI EXPULSO DAS SINAGOGAS.
    PREGAVA DE NAS CASAS,RUAS,PRAÇAS, ENFIM VIVIA EM GRUPOS (CELULAS)

    RELIGIÃO FORMA DE POLITICA EMPRESARIAL PARA MANIPULAR MASSAS, ONDE UMA MINORIA DITA REGRAS( SEUS CREDOS NORMAS INTERNAS).

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