- Ao Deus Único - http://aodeusunico.com.br -

Dia de Todos os Santos. Galeria dos Heróis da Fé – Hebreus 11

O Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Católicos, ortodoxos, anglicanos, luteranos celebram esse dia.
Os crentes em Cristo ao lerem cada dia a Bíblia Sagrada, especialmente o livro de Hebreus, capítulo 11, tem um vislumbre de homens e mulheres que tinham “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. Hebreus 11:1-3.
O capítulo descreve 1) Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo;2) Enoque trasladado para não ver a morte, porque agradara a Deus.
Sem fé é impossível agradar-lhe;
3) Pela fé Noé, divinamente avisado, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
4) Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
5 e 6) Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
7) Pela fé Sara concebeu um filho já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido, e desses descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e a areia na praia do mar.
…)Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
Pela fé José, previu a libertação do seu povo do Egito.
Moisés, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;… ficou firme, como vendo o invisível.
Pela fé Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. Hebreus 11:1-40.

O povo de Deus não celebra o dia de todos os santos, mas relembram sempre os grandes exemplos de homens e mulheres de viver santo, exemplos para nós hoje.