- Ao Deus Único - http://aodeusunico.com.br -

A CEIA DO SENHOR. MOMENTO ÁUREO, ORDENANÇA, ESTABELECIDA POR CRISTO

CEIA DO SENHOR

Nos Evangelhos vemos Cristo deixando dois ritos simbólicos para a sua Igreja.
Um deles é o Batismo e o outro é a Ceia do Senhor (Mt. 26:17-30; Mc 14:12-26 e 16:15; Lc. 22:7-23).
A Ceia do Senhor tem sido alvo de muita controvérsia ao longo dos séculos.
É verdade que costumes pagãos pouco a pouco foram contaminando os ritos.
A Ceia do Senhor foi deturpada pela Igreja Católica, ICAR, quando introduziu o dogma da transubstanciação e o novo sacrifício de Cristo na eucaristia; o uso de velas em igrejas protestantes; o estabelecimento pelas igrejas caídas de que só os clérigos podem oficiá-la, etc, instaurando o paganismo, sistema corrupto que o povo de Deus não pode tolerar ou aprovar.
Entretanto, não é por causa dessas distorções à verdade bíblica que devemos rejeitar o rito e as lições preciosas nele contidas.
Veja em anexo um texto muito rico em informações de como foi o próprio Deus quem estabeleceu o sistema cerimonial desde o princípio (Gen. 3:21) e mais tarde no monte Sinai.
Na passagem do povo de Deus pelo meio do rio Jordão, foi o próprio Deus quem autorizou a retirada de doze pedras do fundo do rio, com as quais Josué fez um memorial (Jos. 4), etc.
No Novo Testamento existem muitos símbolos significativos de verdades eternas. O livro do Apocalipse é cheio de símbolos.
A páscoa no VT era um memorial do velho pacto, provisório, imperfeito. A Ceia do Senhor é um memorial do Novo Pacto, Novo Concerto, permanente, perfeito.
“A Ceia (do Senhor) é uma instituição de Jesus para ser observada com critérios e com convicção de um corpo coeso, de uma igreja coesa, congregada”. Atualidades, temas atuais à luz da Bíblia, 98, Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira, páginas 84 e 85.
ceia
ceia2

Há hoje nos círculos cristãos alguns irmãos que, baseados em vídeos descompromissados com as verdades bíblicas e o cristianismo puro circulando na internet, desmerecendo a ceia do Senhor, classificando-a de pagã e que tal cerimônia não mais deve ser praticada pelo povo de Deus, razão porque esses irmãos queridos passaram a desencorajar outros preciosos irmãos a não mais participarem da cerimônia bem como do lava-pés, no entanto, não lhes oferecendo outra alternativa que supra os benefícios espirituais possibilitados pelo rito instituído por Cristo para seus discípulos.
O autor do livro Cristianismo Pagão admite que a Ceia do Senhor era “preciosa e viva”, mas “tragicamente, esta se moveu de um quadro dramático e concreto do corpo e do sangue de Cristo para um exercício intelectual abstrato e metafísico.” (Viola, 2005, pág. 112)
É fato que a forma de realização da cerimônia da Ceia do Senhor desde longo tempo tem sido transtornada pelo paganismo, o que não podemos aceitar.
Entretanto, por causa disso deveríamos deixar de participar de tão importante cerimônia (enquanto realizada da forma bíblica) instituída por Cristo tendo em mente os mais elevados ideais dos céus para sua igreja?
Vemos que o apóstolo Paulo em I Coríntios 11 repreende aos crentes que desfiguraram a cerimônia da ceia do Senhor e, logo em seguida, mostra o que recebeu do Senhor e entregou aos irmãos da sua comunidade de crentes em Cristo:
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão;
e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha (v. 26).
27. De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.

QUANDO ELE CONCLUI O TEXTO DE I COR. 11, ESCREVE: v.34. Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for. I Cor. 11:23-34.

COM ISSO, O APÓSTOLO MOSTRA QUE O LOCAL DE CULTO NAQUELE MOMENTO DA CEIA DO SENHOR NÃO ERA LUGAR DE ENCHER BARRIGA OU MATAR A FOME. ISSO SE FAZ EM CASA.
QUANTO AO PARTILHAR O PÃO COM OS NECESSITADOS, ISSO O CRENTE FIEL DEVE FAZER TODOS OS DIAS, POIS ASSIM CRISTO ENSINOU.

MAS, A CEIA DO SENHOR, É UM MOMENTO ÚNICO NA PRÁTICA DO CRENTE ENQUANTO VIVENDO EM COMUNIDADE, ATO PÚBLICO, ASSIM COMO O BATISMO E O LAVA-PÉS, EM QUE O CRENTE É CHAMADO A RELEMBRAR SOLENEMENTE O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ E SUA VOLTA À TERRA PARA BUSCAR OS QUE ELE VEIO SALVAR, E, NESSE MOMENTO, FAZER UM EXAME ÍNTIMO (ATÉ BEM ANTES, ACERTANDO AS CONTAS COM QUEM NECESSITASSE ACERTAR, PEDIR PERDÃO DE VERDADE, PERDOAR, SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS, PREPARANDO-SE PARA A ETERNIDADE).

NÃO HÁ OUTRO MOMENTO SOLENE NA PRÁTICA CRISTÃ EM COMUNIDADE, PARA SE FAZER ESSE EXAME ÍNTIMO, RENOVAÇÃO DO COMPROMISSO COM CRISTO, ACEITAÇÃO DO NOVO PACTO, A NOVA ALIANÇA, SEM A QUAL ESTARÍAMOS TODOS PERDIDOS.

SATANÁS DESEJA COM TODAS AS FORÇAS QUE ESQUEÇAMOS A NOVA ALIANÇA QUE DEUS FEZ COM SEU POVO MEDIANTE SEU DIVINO FILHO, POIS, ALIANÇA SELADA COM O SANGUE PRECIOSO DE CRISTO, SEM O QUE ESTARÍAMOS PERDIDOS.

SOMOS A FAVOR, SIM, DE TIRARMOS DA CERIMÔNIA DA CEIA TUDO QUE FOR PAGÃO OU NÃO AUTORIZADO POR CRISTO (ver slides no link: http://www.adventistas.com/2015/02/05/ecumenismo-voce-ainda-tem-alguma-duvida-de-que-a-iasd-seja-hoje-uma-mera-franquia-da-igreja-catolica/

MAS JAMAIS DEIXARMOS DE A PRATICARMOS DA FORMA QUE CRISTO NOS ENSINOU.

QUANTO À CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS, CERIMÔNIA DA HUMILDADE EXEMPLIFICADA POR CRISTO PERANTE SEUS DISCÍPULOS, REGISTRADA NO EVANGELHO DE JOÃO, CAPÍTULO 13, ESSA TAMBÉM TEM SIDO QUESTIONADA POR ALGUNS.

ENTRETANTO, TAL FOI A IMPORTÂNCIA DA MESMA PARA A VIDA ESPIRITUAL DOS SEUS DISCÍPULOS, QUE, QUANDO PEDRO FEZ RESISTÊNCIA AO ATO DE CRISTO LAVAR OS SEUS PÉS, CONSIDERANDO-SE INDIGNO, CRISTO PROFERIU PALAVRAS CHEIAS DE SIGNIFICADO, AS QUAIS NOS DEVERIAM FAZER REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPARMOS DA MESMA:

Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. João 13:8.

UMA ATO TÃO SIMPLES, MAS DE SIGNIFICADO TÃO PROFUNDO, AO PONTO DE CRISTO TER DITO A PEDRO QUE SE ELE NÃO PERMITISSE TER SEUS PÉS LAVADOS POR ELE, NÃO TERIA PARTE COM CRISTO!

NAS APRESENTAÇÕES POWER POINT EM ANEXO, VOCÊ ENCONTRARÁ BEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CEIA DO SENHOR, TENDO A PALAVRA DE DEUS COMO SEU FUNDAMENTO.

Ceia do Senhor_I
CEIA DO SENHOR_II PARTE

MARANATA!
PAULO AUGUSTO DA COSTA PINTO
http://www.aodeusunico.com.br
http://www.pacostapinto.com.br
ACESSE http://www.radiojuazeiro.com.br
E OUÇA-NOS DIARIAMENTE DE 2A A 6A-FEIRA 13:55 H, SÁBADOS 14H (2A A SÁBADO, 4 MIN DE PROGRAMA)